A culpa é dos utilizadores? Netflix demite mais de 300 funcionários

32 Comentários

Não há dúvidas que no seu segmento a Netflix é uma referência. O serviço cresceu bastante, mas com algumas lacunas que têm infernizado o progresso da plataforma, como é o caso de utilizadores que partilham contas. Além disso, a Netflix tem hoje mais concorrência!

Segundo as mais recentes notícias, o serviço de streaming Netflix vai despedir 316 funcionários em todo o mundo.

A culpa é dos utilizadores? Netflix demite mais de 300 funcionários


Netflix perdeu 200.000 subscritores durante o primeiro trimestre do ano

A Netflix anunciou esta quinta-feira o despedimento de 316 funcionários em todo o mundo, num movimento para ajustar as contas devido à perda de subscritores que vem verificando desde o início de 2022.

A maioria das demissões acontece nos escritórios dos Estados Unidos e Canadá com 216, enquanto há 53 na Europa, 30 na Ásia e 17 na América Latina, revela Lusa.

Trata-se da segunda ronda de demissões da empresa, que em maio demitiu outros 150 trabalhadores depois de as suas ações terem caído ao informar aos investidores que o seu crescimento havia estagnado.

Reed Hastings e Ted Sarandos, numa carta enviada aos funcionários e recolhida pela revista norte-americana The Hollywood Reporter, lamentam o que está a acontecer…

Lamentamos não termos visto a nossa desaceleração antes, para que pudéssemos ter garantido um reajuste mais gradual dos negócios

A culpa é dos utilizadores? Netflix demite mais de 300 funcionários

Apesar da toda esta má situação, a empresa prometeu que no próximo ano e meio a sua força de trabalho poderá crescer novamente em mais de 1.000 novos empregos, embora não tenha especificado em quais áreas.

De acordo com os números mais recentes, a Netflix perdeu 200.000 subscritores durante o primeiro trimestre do ano, período que obteve lucro líquido de 1.597 milhões de dólares (1.519 milhões de euros), abaixo dos 1.706 milhões de dólares (1.622 milhões de euros) alcançados nos três primeiros meses do ano anterior.

Entre as várias novas medidas que está a equacionar, e que afetariam os consumidores, a Netflix poderia cobrar uma taxa adicional pela partilha de uma conta com outras residências e começar a transmitir publicidade no pacote de assinatura mais barato.

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Não sei se já está contabilizado na perda de utilizadores o facto de ter “desligado” o serviço na Rússia.
    A Netflix já faz lembrar os Taxistas não estavam habituados a concorrência, também acho que é a aplicação mais fácil de utilizar mais intuitiva mas nestas coisas o preço é o que mais conta

    1. Avatar de João
      João

      Tem de aprender a lidar com a concorrência.
      Eu até concordo com preços tendo em conta o numero de utilizadores em simultâneo, mas faz sentido limitar os conteúdos ao HD para o pacote intermédio?
      Se eu só tenho um ou 2 acessos em simultâneo vou ter de ter um pacote para 5 para ter acesso ao 4K?
      Porque não ter o pacote base a 9 € + 1€ para cada utilizador extra e mais 1€ para 4k?

      1. Avatar de Oh
        Oh

        +1
        Ora nem mais.

  2. Avatar de JS
    JS

    A culpa é sempre dos outros

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Deixam de pagar o serviço, seja porque querem, ou porque foram expulsos (Rússia).
      Aparece muita concorrência, alguma da qual fica com o conteúdo que antes estava disponível na Netflix.
      Diria que sim: os outros tiveram efeito no resultado final (despedimentos).
      E com a inteligência artificial, pode ser que a empresa despeça toda a gente incluindo os administradores e accionistas e funcione sozinha.

  3. Avatar de João
    João

    Os utilizadores das outras plataformas tambem partilham contas e isso até é positivo, pois muitos deles não teriam Netflix se não fosse dessa forma.
    Ou seja, em alguns casos impedir a partilha vai significar a perda de um cliente.
    Deviam estar focados apenas no numero de utilizadores em simultâneo.

    1. Avatar de Orlando
      Orlando

      Como é que isso pode ser positivo? tens uns subscritor, aparece o irmão/primo/sei-lá-o-que e diz que quer partilhar a conta, então passam a ser dois utilizadores mas só 1 é que paga!, isso não é positivo para o negocio.

      1. Avatar de R!cardo
        R!cardo

        Então mais vale não haver partilhas e só haver um utilizador por conta. Mas ao preço que é quase ninguém vai aderir.

      2. Avatar de Oh
        Oh

        Tens razão Orlando.
        Mas neste momento arriscam-se é nem o irmão/primo/sei-lá-o-que nem sequer subscreverem o serviço. A netflix foi com muita sede ao pote agora a concorrência vai comê-la de cebolada.

  4. Avatar de nuno a
    nuno a

    pago 15,99 por mes porque partilho a conta com os meus pais e sogros, se nao poder partilhar a netflix não ganha duas contas, perde uma .

    1. Avatar de Abreu
      Abreu

      Já somos 2!

    2. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Façam assim: pague a sua, os seus pais paguem a deles, e os sogros que paguem a deles, assim em vez de uma conta, passam a três! E em vez de a Netflix receber uns míseros 15,99, passa a receber 47,97 que é um valor muito mais justo e simpático por fornecer o serviço a tanta gente!
      Deveria ser 15,99 por pessoa, mas vá lá que 15,99 por família está aceitável, desde que não abusem e queiram ver em mais que um aparelho.

      1. Avatar de R!cardo
        R!cardo

        15.99€ por pessoa e sem partilhas achas que a Netflix teria sucesso?

        1. Avatar de anonimus
          anonimus

          Amigo, podes ter a certeza que teria sucesso na mesma, tal como as plataformas concorrentes, simplesmente facilitaram a partilha agora estão a sofrer na pele as consequências, o pessoal mal habituado é que anda sempre a reclamar, mas tem de se lembrar eles tema a faca e o queijo na mão, se de hoje para amanhã bloquearem as contas por IP acabou-se as partilhas.

          Todos nos sabemos que para fazer barato as coisas recorremos a estratagemas, mas tudo tem um inicio e um fim e ninguém consegue controlar isso.

        2. Avatar de Joao Ptt
          Joao Ptt

          Tenho dúvidas que a Netflix seja viável no longo prazo a 15,99 por pessoa.

          Lembre-se que quando as pessoas vão ao cinema o preço normal é de 6,90 por filme (pode ser mais ou menos conforme outros factores).

          A Netflix deveria estar a cobrar à volta de 5,00 por cada filme/ episódio de série, e por dispositivo… idealmente deveria ser 5,00 por pessoa a assistir, mas isso para já ainda é complicado de fazer em larga escala porque as coisas no terreno ainda não estão preparadas para tal.

          Vale lembrar que não é só produzir/ pagar os direitos de utilização, também têm os custos de distribuição/ manutenção/ desenvolvimento, e agora além dos impostos de cada país, ainda têm os mete nojo dos estados a dizer que parte dos lucros têm de ir para produções feitas no seu país… já não lhes basta a extorsão em impostos (que poderiam perfeitamente reencaminhar para a dita indústria que tanto “gostam”) e ainda querem que a empresa abdique de parte dos lucros à força porque suas excelências, lá nas suas cabecinhas acharam que tinha de ser assim.

    3. Avatar de João
      João

      Há tantos casos desses e são estes “prevaricadores” que sustentam a empresa.
      Em vez de duas famílias com uma conta, vão passar a ter duas famílias sem conta nenhuma.

      1. Avatar de R!cardo
        R!cardo

        Ora nem mais

      2. Avatar de anonimus
        anonimus

        E achas que a empresa está ralada com isso, vai sempre existir quem pague pelo serviço independentemente das condições.

    4. Avatar de iDroid
      iDroid

      A resposta mais sensata desta thread.

  5. Avatar de nfu
    nfu

    é preciso é despedir, porque em 3 meses “só obteve lucro líquido de 1.597 milhões de dólares (1.519 milhões de euros)”.

    é mesmo preciso ter descaramento. considerações sociais nenhumas. que belo mundo em que vivemos.

    1. Avatar de Vitor Tavares
      Vitor Tavares

      Amigo,as palavras “consideração” e “social” foram abolidas dos dicionários modernos! Se alguma destas multinacionais apresentarem um “prejuízo” de 1 Euro em relação às expectativas a primeira solução é despedirem/dispensarem trabalhadores…é a forma mais rápida e eficiente de recuperarem.

  6. Avatar de paulo
    paulo

    Eu diria mais, se continuarem com aquela equipa de tradutores (ai ai a minha querida língua portuguesa) até devia pagar multa por tratarem tão mal o português. Infelizmente não é exclusivo deles, as outras plataformas padecem do mesmo mal. E nós, obviamente também. Nunca mais se vão ver traduções profissionais à séria neste país, até os canais do estado já publicam coisas irrepetíveis.

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Traduzir bem é uma arte, e é preciso despender tempo e pagar a pessoas realmente boas na sua profissão para garantir traduções fidedignas.
      As empresas não querem saber da qualidade, a não ser que isso as impeça de ganhar o dinheiro.

    2. Avatar de Vitor Tavares
      Vitor Tavares

      Isso começa em Portugal…infelizmente a adulteração do Português começa nas escolas porque os próprios professores não têm uma qualificação adequada ao ensino do idioma. E depois acontece a barbaridade que são as legendas e inserção de caracteres nos canais de televisão que,ainda por cima,se intitulam como “informativos” e “educadores”! Nem sequer sabem a diferença entre milhares e milhões…uma tristeza!

  7. Avatar de R!cardo
    R!cardo

    Kodi+Real Debrid = 4€ mês e têm tudo.

    1. Avatar de OTalPortista
      OTalPortista

      Stremio? = 0 e tem tudo. ( Pelo menos o que eu preciso )

  8. Avatar de jorgeg
    jorgeg

    Go Woke, Go Broke!
    Ja deveria ter fechado!

  9. Avatar de João
    João

    Estamos a falar de pessoas que pagam e que partilham contas, mas cumprindo os limites dos utilizadores em simultâneo.
    No meu caso durante 9 meses por ano o meu agregado familiar está em 3 zonas do país e no dia é que proibirem os meus filhos estudantes de acederem por estarem a 300Km de casa cancelo o serviço na hora.
    Lutar contra isso é lutar numa batalha perdida, que está a causar danos de imagem terríveis às empresa.
    Faz-me lembrar do meu primeiro acesso móvel à internet que nas condições do serviço dizia que era expressamente proibido fazer chamadas VOIP através daquele acesso.
    Aceitem que dói menos.

  10. Avatar de secalharya
    secalharya

    Netflix and Chill.

    Agora faço apenas Chill.

  11. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Eu não pago Netflix e vejo tudo o que preciso.
    O meu maior problema é que para ver um filme demoro 15 dias dado que adormeço sempre a meio.
    O filme do Batman estou à 1 mês para o ver.
    Entretanto já me esqueci do que já vi……
    E olhem que poderia ter a Netflix por cerca de 5 euros ano, garantido.
    Como? Pois, isso não posso dizer.
    Desolée…

    Atenciosamente, PorcoDoPunjab

  12. Avatar de Bruno
    Bruno

    O único fator que tem feito a NetFlix perder subscritores é o facto de eu ter Disney+, HBO Max e Amazon Prime Video e pagar aproximadamente o mesmo por essas 3 assinaturas de que pago pela da NetFlix. No entanto, as soluções que os brilhantes gestores da NetFlix pensam adotar passam por AUMENTAR!!! os custos relacionados à partilha de contas e ainda sobrecarregar com publicidade os utilizadores que ainda não abandonaram a NetFlix para a concorrência, usufruindo ao invés das subscrições mais humildes?! Só vai enterrar mais a NetFlix. Têm que baixar os preços, e assumir que foi um erro terem-os aumentado, apenas porque quando o fizeram a concorrência não tinha força. Se não podem baixar o preço, têm que perceber que erro de gestão fizeram para não conseguirem acompanhar os preços da concorrência. Somado ao facto de que, se o utilizador tiver filhos, Disney+ detém os direitos sobre os filmes Marvel e HBO Max sobre os filmes DC, não prevejo nenhum bom resultado para a NetFlix com as medidas que os seus gestores apresentam. A não ser que mudem de área de negócio (gaming, por exemplo), ainda assim sem garantias de sucesso.