90% vão deixar a Netflix se pagarem pelas contas partilhadas no serviço de streaming

31 Comentários

De entre os serviços de streaming que existem, a Netflix acaba por ser o mais popular de todos e já conta com um significativo número de utilizadores em todo o mundo. O serviço disponibiliza vários conteúdos interessantes e está constantemente a receber novidades. No entanto é cada vez mais certo que os assinantes que queiram continuar a partilhar as contas na plataforma vão ter que pagar um valor extra.

Desta forma, na nossa última questão semanal questionámos os nossos leitores se iriam cancelar a Netflix caso começassem a pagar pelas contas partilhadas. E a esmagadora maioria das respostas foi que “sim”. Vamos então conhecer os resultados completos.


Se pagar pelas contas partilhadas na Netflix, vai deixar o serviço?

Finalizada a questão da passada semana, segue então agora a divulgação de todos os resultados através da análise das 2.276 respostas obtidas.

Através da análise dos resultados não existem grandes dúvidas sobre a opinião dos leitores. Ou seja, a esmagadora maioria, com 90% dos votos, responderam que caso comecem a pagar pelas contas partilhadas na Netflix, vão cancelar o serviço (2.059 votos). Por sua vez, os restantes 10% responderam que iriam manter o serviço de streaming quando essa cobrança começar (217 votos)

Resultados em gráfico

Para uma melhor perceção visual, segue então o gráfico com os resultados desta questão.

Nos comentários ao artigo da questão é claro o descontentamento dos utilizadores com esta taxa extra pela partilha de contas na Netflix. Muitas pessoas acabam por partilhar a conta com amigos e familiares, sendo que alguns também dividem o valor da mensalidade entre todos os utilizadores. Para já ainda não sabemos ao certo o valor que será pago, no entanto a maioria dos leitores já tomou a sua decisão do que vão fazer quando essa cobrança começar.

Mas se não respondeu à nossa questão, diga-nos então agora se vai cancelar a Netflix caso comece e pagar pelas contas partilhadas.


Participe na nossa questão desta semana

Questão desta semana:

Concorda com a compra da Activision Blizzard pela Microsoft?

  • Sim. (68%)
  • Não. (32%)

Total Votos: 1.327

Loading ... Loading …


Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, para conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.

Assim, caso queiram ver algum tema votado nas nossas questões semanais, basta deixarem um comentário com o mesmo ou enviem para marisa.pinto@pplware.com.

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    A questão é que se eles não querem ser mais clientes nessas circunstâncias então a Netflix também não os quer como clientes… digamos que é uma simbiose perfeita de ambas as partes quererem a separação: e que fiquem todos felizes… uns com mais uns trocos nos bolsos e outros com menos uns trocos nos bolsos.

    1. Avatar de Artemus
      Artemus

      A diferença é que um cliente não vai à falência mas, se 90% dos clientes, a nível mundial, tiverem a mesma iniciativa, adeus Netflix.

      1. Avatar de Sandro
        Sandro

        Tens pena da Netflix? Eles lucram mais se tivessem quietos.

        Eu não pago “extras” por partilhas. Paguei é meu.

        Mais uma vez como é que a Netflix comprova que as outras casas com outros equipamentos não são meus? Por exemplo 3 casas uma de férias, outra antiga de pais e outra nossa.

        Como é que o Netflix vai verificar se é ou não eu? Mac address? E se tiver uma televisão diferente e equipamentos la diferentes? O MAC address não é o mesmo! Muito menos o IP!

        vão pedir um comprovativo de morada é? Tiro no próprio pé da Netflix lol

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Basta limitarem o stream de conta a 1 dispositivo, ficas somente a conseguir usar 1 dispositivo por conta, juntas isso a IP track e Voilá… mas sim é um tiro no pé sem duvida…

          1. Avatar de Nuno
            Nuno

            Pois respondeste-te a ti próprio se fosse essa a implementação não era 90% que deixava era 100% ficava um serviço sem sentido

        2. Avatar de Carlos Almeida
          Carlos Almeida

          Essa é a grande questão.
          O RGPD e a lei de proteção de dados impede que os operadores identifiquem o equipamento e morada do equipamento a partir do qual é efetuado o acesso, logo só poderão identificar de uma forma genérica, a zona mais ou menos próxima, com erros tremendos.
          Sempre que chego ao entroncamento a uma residência de férias, recebo um mail a dizer que foi efetuado um acesso em Castelo Branco.
          Por outra palavras, eu posso partilhar a conta com o meu vizinho, mas não posso usar na minha casa de férias, nem os meus filhos que estão na universidade podem usar, apesar de fazerem parte do agregado familiar.
          O Netflix deixa de ser um produto “móvel” para passar a ser um produto residencial.
          Além disso trata-se de uma medida discriminatória que só vai ser implementada em alguns países.
          Vou aguardar, mas à primeira cobrança deste género estou fora.

          1. Avatar de Joao Ptt
            Joao Ptt

            Um truque é arranjar uma VPN com IP exclusivo ao qual todos se ligam antes de aceder ao serviço e depois acedem por essa ligação para ser sempre do mesmo IP, e exclusivo para garantir que não aparecem vários clientes diferentes associados ao mesmo IP.

            Idealmente a VPN deveria estar associado à Internet na morada principal do cliente, idealmente a mesma deve ter uma excelente velocidade e latência para a experiência de utilização não ser péssima… e na morada do cliente porque as VPN em centros de dados tendem a ser identificadas facilmente e a sua utilização por vezes proibida.

          2. Avatar de Manuel da rocha
            Manuel da rocha

            A netflix vai cobrar 8 euros por cada utilização fora do IP base de onde foi feito o pagamento. Ao criares 500000 identificadores, passam 3, ao 4 cobram 8 euros, ao 5 cobram 16….
            É que a empresa viu contas a terem 60000 ligações simultâneas com os mesmos ids. Pior: clientes ApplePay aparecem a pagar o serviço profissional, de 830 dólares, mensais, e acabam por descobrir que esses mesmos clientes fazem 260000 dólares, mensais, a vender acessos através dos serviço que adquiriram.

      2. Avatar de JV
        JV

        Este “estudo” deve ser muito certo… 90% dos clientes a nível mundial não são uns tesos que andam a aldrabar para não gastar 10€ por mês

  2. Avatar de Jorginho
    Jorginho

    Netflix? Minha resposta é CloudStream. Mais não digo.

  3. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    O resultado deste inquérito reflecte o que se vai passar a nível mundial se os assinantes que queiram continuar a partilhar as contas na plataforma irem ter que pagar um valor extra.Não tenho a mínima dúvida.Vai ser certinho.A Netflix vai ter um rombo no número de assinantes que vai ser uma loucura.

    1. Avatar de PeFerreira
      PeFerreira

      Penso que não. Aliás, acho que estão a espera de obter lucro com estas medidas dado que os que partilham conta vão provavelmente para uma conta base. (teoria perfeitamente válida caso mantivesse a mesma qualidade de a 2/3 anos)
      O resto da europa/américas não se importam muito com 3/4 euros a mais no final do mês. Agora quando se trata de um português? Casa a arder.

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Não me parece, isso só acontece em países onde se divide contas, a amostragem não é grande.
      Mesmo nesses casos vejo as pessoas mais depressa a reduzir o número de ecrãs do que a cancelar serviço.

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Se a amostragem não é grande qual é a razão destas medidas?

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          a ideia seria nesses países ao limitar os acessos terem mais subscrições, o que vai acontecer será o oposto.

    3. Avatar de Manuel da rocha
      Manuel da rocha

      A empresa está a fazer o mesmo que as operadoras de cabo andam a fazer: eliminar os sub-contratos. Tal como o cardsharing, em que um cliente pagar 2000 euros mensais, acaba com 80000 euros de receitas, que não paga impostos, ficando com 78000 euros de lucro, na netflix acontece o mesmo. Há vários a vender 90000 acessos a metade do preço do pacote base. O mesmo se passa em dormitórios universitários, em que pagam o maior serviço disponível e revendem a colegas.

  4. Avatar de Pedro Pinto
    Pedro Pinto

    Eu vou um deles que cancela a Netflix se cobrarem mais algum pelas contas partilhadas.
    A Netflix vai sentir o sabor amargo da ganância.
    Quando as concorrentes fizerem o mesmo, vai tudo voltar ao mesmo, cancelar e ir buscar ao local costume.

    1. Avatar de Manuel da rocha
      Manuel da rocha

      A netflix tem de ir pelo caminho que a Disney-Discovery foi: vender acessos por dispositivos. Se alguém paga por 4 dispositivos, são 4 que podem usar. Se quiserem usar 70000 mais, não funciona.

  5. Avatar de PeFerreira
    PeFerreira

    Eu sou 1 dos que (mais um grupo) desistiu da Netflix. Simplesmente não vale a pena, quase nem usufrui daquilo nestes últimos meses.
    O facto de magicamente o meu perfil (e o dos meus colegas) ser eliminado definitivamente e sermos ignorados pela equipa de suporte da própria empresa ajudou também na causa.

  6. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Existem aí serviços legais que fazem um mix de todos os serviços de streaming numa só conta. Take a look

  7. Avatar de Carlos Almeida
    Carlos Almeida

    Netflix – 4 equipamentos em simultâneo – 191,88€/ano
    HBO – 3 equipamentos em simultâneo – 46.99/ano
    Amazon Prime – 3 equipamentos em simultâneo – 46.99/ano
    Disney plus- 4 equipamentos em simultâneo – 89.90/ano.

    Por outras palavras, Pelo preço do netflix tenho os outros 3 (183€) e ainda sobra.
    É tentador!

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Exactamente.

    2. Avatar de Angelo
      Angelo

      Mas não tens a quantidade de conteúdo da Netflix, para não falar dos exclusivos.
      Também depende dos conteúdos pretendidos. Conteúdos infantis? Netflix muito à frente. Conteúdos de outros países (Espanha, Koreia, etc)? Netflix muito à frente.
      Animé? Netflix muito à frente.

      Eu tenho Netflix e Amazon Prime (este último assino pelos benefícios da loja, não por causa do serviço vídeo). Uso muito pouco o Prime. A minha filha e mulher só usam Netflix.

      Eu vou esperar pela alteração da Netflix. Se só chatearem quando há mais gente não pertencente ao núcleo familiar, tudo bem. Se realmente quiserem que pague um extra para a minha filha e mulher terem os seus perfis, então mantenho só o meu perfil e elas podem usá-lo. Provavelmente vou ter o inconveniente de me aparecer bonecada na minha lista e nas séries vistas, mas lido bem com isso. 🙂

  8. Avatar de Carlos Almeida
    Carlos Almeida

    “Impedir o bloqueio de dispositivos
    Para garantir o acesso ininterrupto à Netflix, ligue-se à rede Wi-Fi na sua localização principal, abra a aplicação ou site da Netflix e veja qualquer coisa, pelo menos, a cada 31 dias. Este procedimento irá criar um dispositivo confiável para ver a Netflix, mesmo quando se encontra fora da sua localização principal.

    Queremos recordar-lhe que é fácil fazer o registo na Netflix, sendo que oferecemos vários planos. Como sempre, os membros podem mudar de plano ou cancelar o serviço quando quiserem.”

    Se for assim, não tenho problemas

  9. Avatar de A.
    A.

    Devo esclarecer que infelizmente o RGPD, não impede a recolha legal do MAC address, basta saber aplicar e justificar …
    Para além de que a ilegalidade RGPD, em muitos casos tem compensado, olhem para o Grupo Meta (FB, Insta)

    1. Avatar de Carlos Almeida
      Carlos Almeida

      O MAC address identifica o equipamento mas não identifica a localização e num PC, não estou a ver como é que vão identificar o Mac Address.

  10. Avatar de Miguel
    Miguel

    Se querem para com a partilha de contas, podiam começar por vender uma subscrição individual com resolução 4K , portanto com suporte para um só stream em simultâneo em 4K (mais barata do que a atual subscrição 4K, mas imagino que mais cara do que 1/4 do valor atual) em vez do atual plano de 4K para 4 utilizadores/streams em simultâneo.
    Falo por mim e pelos meus amigos com quem partilho conta. Dessa forma todos pagaríamos a subscrição individual 4K (que no total certamente representaria um valor mais elevado ao fim do mês).

    1. Avatar de TheRealTruth
      TheRealTruth

      Ninguem usa 4K, e la estas tu novamente. Quem é que usa? Tu? Ok e os teus pais? O teu vizinho, os teus amigos usam?

      É preciso ter equipamentos para rodar 4K e nem todos têm. 4K é um scam, foca-te é na qualidade. E não em ter ultra mega qualidade que ninguem consegue usar.

      A maioria das pessoas por agora consegue usar 720, 1080HD foca-te nisso e estas OK.
      4K é algo que a sociedade não usa no seu dia a dia muito menos empresas com Windows XP.

      Jovens idem, desde que vá a net e abra ta feito lol…

    2. Avatar de Manuel da rocha
      Manuel da rocha

      99% dos clientes que pagam pelo serviço 4K usam 0,00001% do que está disponível, porque gastam 500 GB por mês quando bastava terem o serviço 1080P, por 25% do preço, que viam o mesmo e poupavam 89,55% do tráfego online. Há pessoas, como tu, que usam o telemóvel de 4000 euros para ver vídeos 4K e ficam admirados de a super bateria e os 3 powerbanks de 20000w não conseguem aguentar 2 horas do flime.

  11. Avatar de Sed
    Sed

    eu sou um.

    hbo tb, amazonprime video.

  12. Avatar de deepturtle
    deepturtle

    vcs dão demasiada importância a filmes e filmezinhos. esse é que é o verdadeiro problema
    já os v/ pais e avós levavam com a mesma “terapia” de TV só que era menos sofisticada.