5G: NOS, MEO e Vodafone não vão usar Huawei no core da rede

65 Comentários

Tendo em conta as características, o 5G é sem dúvida um enorme salto no mundo das telecomunicações. Isso irá ter reflexo em várias áreas da sociedade, especialmente no mundo empresarial. No entanto, todas as estratégias foram desenhadas antes do mundo ter entrado numa era de pandemia e nesse sentido terá de existir certamente uma avaliação (tendo em conta o investimento por parte dos países).

Segundo notícias recentes, a NOS, MEO e Vodafone não irão mesmo usar equipamentos da chinesa Huawei no core da rede.


Huawei sem equipamentos no core da rede 5G em Portugal

As três empresas que dominam o mercado das telecomunicações em Portugal revelaram que não vão usar tecnologia Huawei [HWT.UL] nas suas redes 5G, apesar de o governo portugueses não proibir a empresa chinesa de fornecer infraestrutura crítica. O core (assim designado no mundo das redes), ou seja, a estrutura principal de comunicações, abrange servidores, gateways, equipamentos de segurança e routers que encaminham o tráfego para as antenas.

Até o momento ainda não houve uma reação do governo português, mas o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, disse à Reuters que “não há problemas à priori” com nenhum fabricante “.  O ministro referiu ainda que “Não tem nada a ver com as opções ou imposições do Governo português, que nesta matéria está absolutamente alinhado com a orientação europeia”.

Nuno Santos revelou ainda que um grupo criado pelo governo português para avaliar riscos e questões de segurança cibernética relacionadas com o 5G concluiu que não havia nenhum problema de segurança com nenhum fornecedor em particular.

A Huawei ainda não reagiu a esta situação. Uma porta-voz da NOS disse à Reuters que a empresa “não terá equipamentos Huawei na sua rede principal” e escolherá os “melhores parceiros” para cada um dos componentes da rede.

A Vodafone Portugal revelou que “A Vodafone anunciou que na sua rede 5G principal não incluirá a Huawei nas mais diferentes operações; portanto, naturalmente, a Vodafone Portugal não é exceção”.

De acordo com um estudo recente foi revelado que a exclusão da Huawei das redes 5G pode ter um impacto de 40 mil milhões de euros no PIB europeu até 2035. Já no caso de Portugal o impacto pode ser de 63 milhões em Portugal.

Comentários

65

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Manolo
    Manolo

    Muito mal. A Europa a baixar-se perante os Estados Unidos. Os equipamentos da Huawei são muito mais superiores.

    1. Avatar de Urtencio
      Urtencio

      Ai são?

    2. Avatar de Manolo
      Manolo

      Essas empresas são conhecidas por espiar utilizadores. Enquanto que a Huawei é de confiança pois mostrou o código fonte. As outras empresas não mostraram! São apenas suspeitas lançadas pelo homem laranjinha que tem um complexo e medo ficar atrás da china.

      1. Avatar de Tadeu
        Tadeu

        Tens noção que as alternativas são Europeias e não Americanas, certo?
        Quanto a conheceres o código fonte dá-te uma falsa noção de confiança, não só porque são sistemas dinâmicos, como os chips podem fazer muita coisa fora desse código!

        1. Avatar de RPG
          RPG

          Alternativas são Americanas sim. Trata-se da Cisco ou Juniper. Não existem alternativas viáveis a estas duas neste segmento. Fora isso, a verdade é que até hoje não foi apresentado nada que comprove ou fundamente os boatos da Huawei fazer isto ou aquilo. Embora na minha opinião, seja preferível não optar pela Huawei neste segmento, também por uma questão de segurança, mas é numa de evitar a eventual possibilidade de.. lol

      2. Avatar de James
        James

        Impossível confiar na china comunista e Genocida, não seja um otário ignorante, merece a pandemia

    3. Avatar de Jorge Tomaz
      Jorge Tomaz

      O Ghengis Khan não era Chinês, era Mongol, e conquistou a China, teve um dos maiores impérios de sempre..

    4. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      A Europa? Isto são empresas em Portugal, e não representam a totalidade da Europa. A Vodafone Portugal já há muito que tinha indicado que o parceiro para o 5G em Portugal é a Ericsson. Na Europa mais depressa se baixam-se aos chineses do que os norte-americanos. O presidente das selfies até se babou e tudo com o homólogo chinês.

    5. Avatar de Técnico Meo
      Técnico Meo

      +11111

    6. Avatar de Soba
      Soba

      Preferias que se baixa-se aos chineses, já basta termos aí o virus

  2. Avatar de José
    José

    Má decisão. Portugal vai gastar mais dinheiro por tecnologia inferior. Quando poderia ter melhor e mais barato. E por fim acabam de ser espiados na mesma. A NSA já se tá rindo.

    1. Avatar de Tadeu
      Tadeu

      Será tecnologia inferior? Tens alguma prova?
      Quanto a gastar mais dinheiro, até pode ser, mas também será dinheiro que circulará dentro da Europa

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      NSA? A Ericsson e a Nokia são respetivamente suecas e finlandesas, não tem nada a ver com a NSA, que é uma entidade norte-americana. Além disso, é tecnologia europeia, gera empregos e riqueza na Europa. A Huawei é mais barato porque podem dar-se ao luxo de vender abaixo do preço de custo, o PCC financia tudo que é para poder espiar as comunicações.

      1. Avatar de José Abreu
        José Abreu

        Exatamente

    3. Avatar de Joselito
      Joselito

      Compra lixo chinês e agora quer obrigar os outros também!

  3. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    O governo português não proíbe equipamentos da Huawei na infraestrutura de telecomunicações em Portugal para não criar um mal-estar com a China, mas nos bastidores óbvio que fez um acordo com as operadoras para não utilizar esses equipamentos chineses.

    1. Avatar de Frederico
      Frederico

      Portugal a dançar na corda bamba come sempre, pois não tem espinha dorsal. O governo tem medo de mostrar uma posição firme. Farto deste governo piegas. Até mete dó!

      1. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Todos os governos republicanos foram sempre assim, os animais de estimação dos EUA e da Europa. Se o governo não mudar a política não tarda nada seremos a colónia americana na Europa.

        1. Avatar de Tadeu
          Tadeu

          lol!
          será que querias um governo monárquico?

          1. Avatar de Samuel MG
            Samuel MG

            Pelo menos iria dar um “murro na mesa”

        2. Avatar de Asdrubal
          Asdrubal

          Todos os governos pós D. Sebastião foram uma desgraça. Deixaram roubar as colónia no norte de África ali prós castelhanos, até Olivença, território continental do país. Até o senhor de Santa Comba Dão que tantos aplaudem, foi pau mole a deixar roubar As colónia na Índia, e as tropas tiveram que fugir com as mãos entre as pernas. Mesmo até o bochechas entrega as colónias africanas a terroristas ditadores. Enfim, nada se aproveita.

          1. Avatar de Big Boss
            Big Boss

            Foi principalmente devido ao terramoto de 1755 e depois com a independência do Brasil em 1822 que Portugal perdeu a sua riqueza.

          2. Avatar de Euéquesei
            Euéquesei

            Os reis que sucederam ao Afonso Henriques, pelo menos os 4 primeiros, foram muito bons.
            A partir de D. João II, até ao presente tivemos apenas um Homem como deve de ser no governo, foi ele o Marquês de Pombal.
            O resto, daí para a frente, uns foram gatunos, outros, incompetentes, e outros, ainda piores, traidores.
            Salazar, gatuno não era, que morreu pobre.
            Traidor isso então muito menos.
            O resto é subjectivo e cada um pensa como quiser.
            O grande mal de Portugal é que os Portugueses são pouco exigentes.
            Temos o exemplo actual, como é que é possível que as pessoas votem em corruptos e incompetentes que de poucos em poucos anos nos metem na bancarrota?
            Em 40 anos já foram 3 e a 4 vem já a seguir.
            Não damos para mais do que isto.
            É de país mais pobre para penúltimo dos mais pobres e vice versa e andamos nisto.
            É difícil mudar quando as próprias pessoas não querem que isto mude…

          3. Avatar de Samuel MG
            Samuel MG

            Se não me falha o conhecimento, que as vezes falha, Rei D. Pedro (o da Inês) foi depois do D. Sebastião. Certo?
            Foi um únicos Rei que governou como deve ser.

          4. Avatar de GM
            GM

            Euéquesei, Tu é que sabes. Com uma clarividência tão grande, podes sempre dar um passo em frente e mostrar o caminho à manada.
            Quer tu, quer muitos analistas que por aí andam, dizem precisamente o mesmo. E nesse particular, a análise está correcta. Tal como está correcta a análise de um eleitor com pouca escolaridade, que ainda assim tenha alguma massa cinzenta, e que diz precisamente o mesmo, embora talvez não tão elaborado. Só não conseguem definir a forma de como alterar “a coisa”. Que o “povo” vota sempre na mesma marmelada? Não é argumento, pois a marmelada que aparece na montra é sempre a mesma. Um vestido de azul, outro vestido de verde, outro de vermelho, outro de rosa, outro de laranja, outro de branco, outro de preto, etc. Muda-se de moleiro, não se muda de ladrão. Quando puderes intervir momento a momento nas decisões – democracia participativa e não representativa – aí as coisas mudam. Até lá, deixa andar.

    2. Avatar de RPG
      RPG

      Que acordo foi esse que fez nos bastidores? LOL.. explica lá isso ao detalhe sff já que sabes mais que os outros.

      1. Avatar de miguel
        miguel

        Só quem andou distraído é que nao se percebeu que o emissario do Trump quando veio cá ultimar o governo tuga a nao aceitar a Huawei.
        A partir dessa data o 5G ficou logo congelado pela ANACOM a tal entidade “independente”, e agora sabemos isto, só mesmo um ceguinho não via o desfecho.

      2. Avatar de Asdrubal
        Asdrubal

        Há sempre assuntos a ser decididos no obscuro. 99% das coisas que acontecem no mundo passasse no secretismo, e nunca é conhecido.

    3. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Não é verdade. O governo socialista não alinha com o governo de Trump, de forma alguma, e nunca iria fazer nada para agradar os norte-americanos, até porque eventuais represálias nunca poderiam ser contra Portugal, mas sim a nível da UE, porque os acordos com os EUA são europeus.
      As operadoras lá têm as suas razões, e são empresas privadas, livres de tomar as suas decisões.

    4. Avatar de José Abreu
      José Abreu

      Isso é uma teoria da conspiração palerma

  4. Avatar de Napoleão Bonaparte
    Napoleão Bonaparte

    Acho muito bem.
    O “imperialismo” chinês é um perigo e eles não têm quaisquer escrúpulos em espiar de toda a forma e feitio (o fim justifica os meios).
    Claro que os americanos são pouco melhores em termos de espionagem, mas trata-se de um estado democrático.
    Em caso de conflito, com a Huawei a ser controlada pelo Governo, acham que teriam complexos em utilizar as infraestruturas que a empresa instala nos vários países ocidentais?! Quer se trate de conflito bélico, quer se trate de conflito económico agressivo.
    Instalar o sistema 5G através da Huawei significa ficar tecnologicamente e em termos de informação nas mãos dos chineses e eles têm grandes planos para o futuro do mundo.
    Deixem-se de conversa fiada e vejam ” O mundo segundo Xi JI-Ping”, que está disponível na internet (Rtp Play. creio eu). Depois… podemos falar!

  5. Avatar de Almeida
    Almeida

    Esperemos que sim, vamos ver se será mesmo erickson e nokia. E não motorola, cisco etc

    1. Avatar de RPG
      RPG

      Equipamentos core, estamos a falar de equipamentos de backbone nos quais nem existe “tecnologia 5G”, mas sim equipamentos com tecnologia já há muitos anos no mercado, com grande largura de banda e interfaces óticas.. O mais certo será optarem por uma Cisco claro, e/ou Juniper… Ericsson, nokia e motorola não são nada neste segmento lol.

      1. Avatar de Alguém
        Alguém

        Lol digo eu.
        Vai ler o 3GPP e depois falamos.

        Ericsson e Nokia claro que tem ofertas completas em tudo o que é soluções de CS, IMS, 5GS, etc.. Isso é o core.

        1. Avatar de RPG
          RPG

          LOL É só routers da Nokia pelos datacenter desse mundo fora 😀 Manda aí modelos que sejam usados entao sff

      2. Avatar de PML
        PML

        RPG, não é nada disso. O core IP é uma coisa é aí a Cisco o, juniper e Nokia são os grandes players. Este é o core móvel e é a este que se refere o artigo. Neste meio de facto a Nokia, Motorola, Ericson e claro tb a Huawei são as marcas mais fortes.

        1. Avatar de Alguém
          Alguém

          Exacto. Ambos temos razão.

          Aqui não se está a falar do Core IP. Claro que tudo o que é máquinas que pertencem ao Core móvel precisam de ligar ao IP.

  6. Avatar de Tadeu
    Tadeu

    Sinceramente não estava à espera! Depois de todos o bajular à Huawei por parte das entidades portuguesas…

    1. Avatar de RPG
      RPG

      A verdadeira tecnologia 5G está nas antenas e derivados, não nestes equipamentos core que se limitam a fazer routing do tráfego. Claro que a Huawei gostaria que fossem os equipamentos deles de uma ponta à outra.. mas nunca foi assim, e assim continuará. Qual o espanto?

      1. Avatar de Tadeu
        Tadeu

        O espanto é ser verdadeiramente banida da rede em Portugal, quando se faziam tantas vénias à sua tecnologia e à China!
        Quanto às antenas poderá também não ter a sorte que desejava. Se as sanções dos Estados Unidos se prolongarem durante muito tempo, irá perder acesso a fornecedores importantes para os seus equipamentos, o que pode colocar em causa a certificação dessas antenas.

        1. Avatar de RPG
          RPG

          Mas não foi banida nem nada que se pareça (Em Portugal ou na Euroa).. optaram por continuar a usar marcas com que ja trabalham há dezenas de anos. Cisco e Juniper fazem parte do core da esmagadora maioria das redes no planeta. Huawei embora tenha equipamentos de topo neste segmento, e esteja a crescer, são ainda relativamente recentes e com alguma tecnologia/software que nem todos estão familiarizados. Grande vantagem da Huawei será o valor dos equipamentos face à qualidade e capacidade de bandwidth/throughput dos mesmos. No entanto, quem desenha o core da infraestrtura de uma operadora, geralmente não olha a valores.. isso depois quem paga, ou aprova ou não aprova.

  7. Avatar de Redin
    Redin

    A minha posição contra a China é de revolta pelos constantes atropelos aos direitos humanos e civis. O roubo descarado da propriedade intelectual, etc.
    Se esses produtos fossem produzidos na Coreia do norte teriam o mesmo sucesso?
    Os EUA mostram uma prepotência nunca antes vista. Se já eram, então com este presidente da Trampa ficou pior.
    Não estará na altura da Europa se impor?
    Também não me parece. Na vez de ficarem unidos, vê-se o que acontece em Bruxelas.
    Acho que vou migrar para Marte.
    RAIOS… Lembrei agora que perdi a boleia ontem do foguetão Atlas.
    Estou condenado. 🙁

  8. Avatar de Marco
    Marco

    Acho muito bem. É melhor gastar mais dinheiro que estar dependente de tecnologia de uma empresa patrocinada pelo país comunista, tecnologia 5g que vai mudar o mundo.

  9. Avatar de Marco
    Marco

    E mostra que as operadoras Vodafone,nos, meo não estão a dormir, mais vale prevenir do que remediar.

    1. Avatar de Euéquesei
      Euéquesei

      Não estão nem nunca estiveram a dormir, então quando se trata de aumentar os preços aí estão todos bem acordados…

      1. Avatar de GM
        GM

        Tu é que sabes, mesmo 🙂 .

  10. Avatar de Miguel
    Miguel

    Engraçado os comentários por aqui.

    Como se as empresas americanas não fizessem exatamente o mesmo tipo de espionagem. Já para não falar que mais metade dos que aqui comentam fazem compras online no Ebay, Aliexpress, etc mas produtos chineses é que não….

    1. Avatar de Jorge Tomaz
      Jorge Tomaz

      Vê o que está acontecer em Hong Kong, com a nova lei de segurança Chinesa, já vários jovens entre os 14 e 23 anos foram presos,e podem apanhar prisão perpétua. Apenas por críticar a China, defender a democracia Liberdade em Hong Kong! A polícia pode fazer buscas em qualquer casa, sem ter necessidade de mandato judicial,pode controlar as chamadas, SMS, Apps, podes ir preso apenas por suspeita de estar a atentar contra a China. Se usares a palavra Liberdade Democracia Independência, vais preso sejas cidadão de Hong Kong ou até estrangeiro!! E Hong Kong tinha mais Liberdade que o resto da China, agora imaging Como será na China!!

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Podem sempre optar por empresas não norte-americanas, nem chinesas.

  11. Avatar de njag
    njag

    Finalmente Portugal “Europa” a abrir os olhos.

    1. Avatar de Euéquesei
      Euéquesei

      Para dizer um disparate desses, quem precisa de abrir os olhos é vc.

  12. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    A China é uma grave ameaça à democracia ocidental eu pessoalmente sempre que posso evito made in China a longo prazo vai nos ficar caro…

    1. Avatar de Euéquesei
      Euéquesei

      Tenha calma que quem vai destruir a democracia ocidental não são os chineses.
      Está em processo acelerado…
      Vá a Marselha e veja por si a democracia que lhe vai estar reservada…

      1. Avatar de José Abreu
        José Abreu

        São os corruptos do novo banco, do BES, o centeno, etc

    2. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Evitar Made in China é impossível.

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Infelizmente é, a não ser que se vá viver uma vida tipo era medieval. Mas até é relativamente simples em muita coisa do dia-a-dia evitar o made in China, e só questão de procurar e abrir o olho. Ainda há uns meses, queria comprar uma cafeteira tipo italiana, as que se vendiam no Ikea ou no Auchan, tudo made in China, mas acabei por comprar uma Bialetti fabricada em Itália. Pilhas alcalinas compro Varta, feitas na Alemanha. Com algum trabalho é possível evitar muita coisa made in China.

      2. Avatar de Marco
        Marco

        Não vejo problema comprar produtos made in China, mas no futuro não muito longe ter um aeroporto ou uma fábrica com tecnologia 5g de uma empresa ligada ao governo chinês é outra coisa.

  13. Avatar de Miguel
    Miguel

    O QUÊ???????????

    Na Meo a rede DWDM é quase inteiramente da HUAWEI, e a que não é para mudarem até final de 2022.
    As BTS 4g são muitas da Huawei, as 5g vão ser todas.

  14. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Vou pôr o dedo na ferida!! Portugal tem falta de empresas neste sector das redes e por isso estamos sempre dependentes do estrangeiro.

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Não estava a falar das boxes mas sim da rede 5G.

    2. Avatar de gertrudes bonifácia
      gertrudes bonifácia

      melhores routers?

  15. Avatar de Xi The Pooh
    Xi The Pooh

    Confiar em tecnologia chinesa é como dar a um ladrão as chaves de casa e fazer prometer que não vai assaltar a casa assim com o dono/dona da casa deixe a casa para ir trabalhar LMAO…. Huawei’s, ZTE’s, Xiaomi’s……. apenas empresas fantoche para mascarar que afinal é tudo controlado por uma única entidade PARTIDO COMUNISTA CHINES…. temos opções dentro da europa, que não espiam e são companhias não controladas por governos e de paises democraticos.

    “Huawei são muito mais superiores” XD LMAO este teve ter um quiosque para ser montado na festa do avante… ah que cada personagem….valha-me deus…. #BuyMeIspyYou Huawei 2020

  16. Avatar de James
    James

    Todos precisam boicotar a mentirosa china comunista genocida. Ou então, mereçam a onda de pestes chineses… Otários que lambem ovos chineses, merecem ser escravos da China

  17. Avatar de Vergazoit
    Vergazoit

    Vou avivar a memória da malta mais nova pois eu trabalhei na Philips portuguesa em Ovar à cerca de 35 anos onde chegou a haver 2.200 funcionários, foi nessa altura que iniciamos vender o conhecimento tecnológico que a Europa era líder a Philips mãe holandesa começou pelos componentes e mais tarde a parte de televisão como podem ver a muito tempo que demos o ouro ao bandido agora já a pouco a fazer para inverter a situação.

  18. Avatar de Euéquesei
    Euéquesei

    Oh GM, eu mostrar o caminho à manada?
    A manada está a ser conduzida pela propaganda em todos os jornais e TVs.
    Querem lá ver outro caminho, é sempre por ali.
    Este povo é amorfo, sem reacção para nada, é um corpo semi morto, em coma.

    A revolução francesa aconteceu precisamente por causa da corrupção, roubo descarado… As coisas podem mudar mas é preciso que as pessoas queiram.
    Claro que os Franceses não são os Portugueses e muito menos os franceses de 1789 são como os franceses de hoje que em duas ou três décadas terão a França com mais Árabes que franceses.

    Eu o que faço é orientar me o melhor que posso e já não é nada mau.