5G: Mais de metade dos portugueses desconhece vantagens

43 Comentários

O tema 5G em Portugal tem sido assunto do dia em Portugal. De um lado a Autoridade das Comunicações e do outros as operadoras. Recentemente a Vodafone até avançou com um providência cautelar, estando o leilão 5G em risco de suspensão.

E os portugueses, será que conhecem as vantagens do 5G? Um estudo diz que nem por isso.

5G: Mais de metade dos portugueses desconhece vantagens


Um Estudo da Samsung em parceria com a IPSOS revela que para 70% dos inquiridos, o facto de estarem satisfeitos com a tecnologia atualmente em vigor faz com que não se sintam atraídos pela quinta geração de rede móvel.

5G é uma super tecnologia de comunicação… portugueses não a conhecem bem

Os resultados hoje divulgados mostram que apesar de 84% dos inquiridos já terem ouvido falar sobre o tema, mais de metade, cerca de 68% da amostra, desconhece os benefícios do 5G. Videochamadas (teletrabalho) com elevada qualidade (81%) e o acesso a uma ligação sem falhas (82%) assumem-se como as principais necessidades dos portugueses relacionadas com a implementação da nova rede móvel.

Cerca de metade (45%) prevê substituir o seu atual equipamento 4G por um 5G no espaço de um ano, mas preço e falta de conhecimento sobre esta tecnologia foram apontadas como as grandes barreiras à compra. Mais de metade dos portugueses (52%) considera que a nova rede móvel trará benefícios para a sociedade a nível global.

A quinta geração móvel, irá permitir velocidades maiores e tempos de resposta menores e tudo, ou praticamente tudo, estará ligado entre si.

Com o 5G os próximos anos trarão definitivamente uma maior relevância para temas como a IoT ou a AI e a Samsung tem vindo a adaptar a sua oferta através do lançamento de diversos equipamentos compatíveis com a quinta geração da rede móvel.

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Vitor
    Vitor

    Com os problemas que a implementação do 5G em Portugal está a “atravessar” (processos e providências cautelares não faltam) acho que podemos esquecer o 5G…damos o “salto” diretos do 4G para o 6 ou 7G!!

    1. Avatar de A Verdade
      A Verdade

      Mais radiação a que estamos sujeitos!! Depois queixam-se de cancros e outros problemas de saúde!! Foi sempre aumentando até chegar ao 4G!! Ainda querem alargar mais a radiação… é até acabarem com as pessoas!! Reduzir-lhes o tempo de vida até ao mínimo possível… :/

      1. Avatar de José Fonseca Amadeu
        José Fonseca Amadeu

        Esperemos que sim, as pessoas andam a durar muitos anos.

        1. Avatar de André Ferreira
          André Ferreira

          Adorei 😀

      2. Avatar de VP
        VP

        Se calhar tu és daqueles que vai à praia e sai de lá tipo lagosta. Mas com essa radiação já não te preocupas.

      3. Avatar de Graça Marques
        Graça Marques

        Temos uma estação de Radio-Comunicacao, já Substituiram o Material: as pessoas sentem o corpo a Tremer, acordam com o Coração acelerado, plantas queimadas, o Terraço ficou todo Preto e têm dores de cabeça, fortíssimas. Vão Matar-nos…

        1. Avatar de Rui M
          Rui M

          Eu quando queimo esse tipo de plantas tambem fico acelerado e a tremer, as dores de cabeça depende do que beber

  2. Avatar de Rikardo S.
    Rikardo S.

    Tao mal se fala do 5G que já parece Covid. Mas alguém tem interesse nisso…,

  3. Avatar de Pirata das cabernas
    Pirata das cabernas

    Sou contra o 5g. Depois vamos ser controlados por nanochips que vão ser dados por vacinas…

    1. Avatar de AD9
      AD9

      Sim, vacinas essas criadas pela família Rothschild

      1. Avatar de Pirata das cabernas
        Pirata das cabernas

        Sim faltou me isso…

        1. Avatar de paulo g.
          paulo g.

          Ainda por cima transmite o Covid da estupidez.

          1. Avatar de Spoky
            Spoky

            Como é o teu caso.

          2. Avatar de PeFerreira98
            PeFerreira98

            Calma rapaz, existe uma coisa chamada sarcasmo que normalmente é identificada com um (/s) no final das frases. Creio que o nosso colega pirata se esqueceu dessa identificação.

  4. Avatar de TabonitoTa
    TabonitoTa

    Cuidado. O 5G vai tornar a terra plana 😉

  5. Avatar de Gato por Lebre
    Gato por Lebre

    OK, PPLWare, façam o artigo onde explica as vantagem do 5G, como ele é beneficio para o cidadão e socidade e diferenças entre o 4G…

  6. Avatar de Ja Foste
    Ja Foste

    Também gostaria de saber as vantagens em relação ao 4G

    E que muitas zonas de Portugal e ilhas não são cobertas por qualquer tipo de rede como é que isso pode ser bom…

    Quando os serviços de telecomunicação estão a preço de ouro a anacom não faz trabalho nenhum só empata

  7. Avatar de Ja Foste
    Ja Foste

    Já agora a quem não gostava do TRUMP e gosta do Biden ele é pro ciber-vigilancia

    1. Avatar de Pirata das cabernas
      Pirata das cabernas

      Daqui a um ano vamos ver ondam os que diziam que o Trump não Sérvia…

  8. Avatar de Pedro Pinto
    Pedro Pinto

    A tentarem vender gato por lebre. Já no 4G a técnica era a mesma em comlaracao ao 3G, melhor videochanadas, maoor velocidade fora de casa. Agora com o 5G, em vez de usarem outros pretextos de vendam, quase que mandam a baixo o 4G a dizer que este tem mhor qualidade, bla bla. Sejam pelo menos inteligentes e usem pretextos realmente convincentes. Com o 4g também conseguia enviar vídeos 4k em direto através de um drone, pretexto usado pela NOS para tentar vender o 5G, quando colocou um miúdo amador que nunca tinha pilotado um drone a demonstrar. Nem o 4G conseguiram pôr a funcionar em pleno quanto mais o 5G.

    1. Avatar de plf
      plf

      Lembro-me dum spot da Vodafone a mostrar um tipo a conduzir um carro de rally com as janelas todas tapadas, usando telemoveis q projetavam o que filmavam para monitores dentro do carro. Isto era 4G – inovação, velocidade, fiabilidade, etc, tudo XPTO… afinal isto não presta?
      https://www.youtube.com/watch?v=U11XsWPkuAA

      1. Avatar de rjSampaio
        rjSampaio

        e eu lembro me de quando apresentaram o dsl em Portugal comparando a velocidade entre rdis e adsl que era muito melhor… ” afinal isto não presta?”

  9. Avatar de joao
    joao

    Passem pro 6G que a meu ver deveria ser adotada a tecnologia da Starlink. O 6G vai ser a Starlink!

  10. Avatar de plf
    plf

    Até agora as únicas vantagens concretas que vi são: mais rápido e menor latência… tanto alarido por causa disto?
    Outra coisa que não percebo é falarem em IoT em 5G. Até agora só tenho visto IoT (localizadores, sensores e afins) a funcionar em 2.5G/3G/GPRS. Não estou obviamente a falar de smartwatches ou outros dispositivos com alto poder de processamento pq isso é outro campeonato…

    E desvantagens? É que como diria o César das Neves, não há almoços grátis: frequências mais altas, necessidade de mais antenas… isso não conta?

    O 4G dizia-se que seria Long Term Evolution (LTE). Desde que apareceu o 4G, não vejo nem evolução nem que tenha durado muito até ser ultrapassado por uma nova tecnologia.

    Para mim, o 4G serve perfeitamente, mas elucidem-me por favor, porque sou um leigo nisto e as operadoras o que vendem é que isto é espetacular mas quando se pede clarificações, transformam-se em túmulos!

    1. Avatar de José Fonseca Amadeu
      José Fonseca Amadeu

      A latência é muito menosprezada, para mim é o mais importante, até podia ser apenas 20 mbps a ligação, o mais importante é a latência.
      Para além disso tens ainda a densidade, não deves andar em cidades populosas nem aeroportos nem ir a eventos para perceber o problema do 4G, mesmo num país como Portugal.
      E tens ainda outros pontos que ninguém liga, como eficiência de espectro e energetica, que significa celulas mais pequenas menor consumo o que irá potenciar a mais celulas e com isso maior cobertura.
      5G já vem atrasado para as necessidades de países de 1º mundo.

      1. Avatar de plf
        plf

        Ou seja…

        Células mais pequenas, com menor consumo: Check!
        Maior número de células, originando maior proximidade dos terminais às mesmas: Check!
        Maior proximidade = Menor latência: Check!
        Maior capacidade derivada do maior número de células e evolução tecnológica: Check!
        Maior velocidade derivada de tudo o que está acima + evolução tecnológica: Check!

        Certo? Se for assim já me faz algum sentido

      2. Avatar de RPG
        RPG

        Maior vantagem, para além da latência, é sem dúvida a questão da densidade, da quantidade de ligações que suporta por antena etc.. Verdade seja dita, aqui por Portugal até se pode argumentar que o 5G é demasiada areia para a nossa camioneta, que não precisamos de tanto etc etc.. O nosso pequeno Portugal tem 10M de habitantes. Existem dezenas de cidades com essa população.. aí sim fará uma diferença absurda durante os próximos anos. Não é por acaso que tem sido a China a investir mais no desenvolvimento destas tecnologias.

      3. Avatar de Peace
        Peace

        A latência e a velocidade de transmissão andam de mão dadas. Quanto mais rápido envias e recebes dados, menor a latência. Obviamente existem outros fatores que impactam a latência.

    2. Avatar de Técnico Meo
      Técnico Meo

      Estas publicidades sempre foram um flop. Subida nalguns segmentos de frequências, ocupação de outras mais baixas 700mhz para maior propagação, mas claro, com menos densidade de dados. Sobe-se a frequência, perde-se propagação, ganha-se mais dados, a subida de frequência permite teoricamente mais dados . Depois inventam umas larachas como a internet das coisas que já ai anda há muito , que vai não sei o que com o 5G…enfim…. quem não percebe de RF fica com a ideia com o 5G é o motor warp do star trek. Vamos os chegar um dia em que os putos pensam que o wifi semeia-se no batatal.

  11. Avatar de Ze Duarte
    Ze Duarte

    Acho que é mais “metade dos portugueses não quer saber”

  12. Avatar de Ricardo Gonçalves
    Ricardo Gonçalves

    Uma vantagem também é a capacidade das antenas de agregar mais dispositivos a elas. Bom para concertos e outros eventos. Para não falar da IoT

  13. Avatar de Alfredo Pereira
    Alfredo Pereira

    Só faz sentido investir já no 5G se uma das vantagens for a cobertura, visto que o 4G em questões de cobertura ainda tem muito que andar.

    1. Avatar de Peace
      Peace

      o 4G não tem questões de cobertura, os operadores é que não investem. Tenho MEO e a cobertura deles em 4G é uma vergonha, a velocidade em 3G é uma vergonha, a velocidade em 2G é tb uma vergonha mas aqui é mais devido à tecnologia. Em casa apenas tenho 2G, com apenas 1 ou 2 “pauzinhos” de rede, isto num centro urbano na zona de Lisboa. É uma vergonha.

  14. Avatar de PeterOak
    PeterOak

    Conheço a tecnologia e não vejo qualquer vantangem face às atuais. Ninguém precisa de uma conexão móvel com tanta velocidade!

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      pareces o “bil gates”, mas só na ingenuidade… “ninguem precisa de mais de 640kbytes de ram”

  15. Avatar de Pedro
    Pedro

    Eu só queria um “pauzinho” de rede quando viajo Foz-Côa (meu trabalho) para Vila Real (casa)

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Seja qual for o G!

  16. Avatar de PeFerreira98
    PeFerreira98

    Dada a nossa densidade populacional baixa creio que o 5G não devia de ser prioridade. Daria mais prioridade a extensão da cobertura 3G pelo pais inteiro bem como a cobertura de fibra optica (isto sendo outras praias). Mas que sei eu…

  17. Avatar de Pedro Silva
    Pedro Silva

    O 5G não traz utilidade para o comum dos mortais. O facto de controlar aparelhos à distância ou melhorar a jogabilidade online não vai justificar os preços dos tarifários que vão ser impostos e o aumento do preço dos telemóveis com uma tecnologia que, repito, a nível doméstico não se vai notar a melhoria propalada das comunicações móveis e apenas vai acentuar o desgaste das baterias. Para mais, quem vai descarregar um filme pela rede móvel?

  18. Avatar de Jacinto
    Jacinto

    Eu tb gostava de conhecer as vantagens de um pseudo 5G que mais não vai ser que um 4.5G. Em vez de se melhorar a frequência, temos de sempre de saltar para outro, só pk sim, ou pk alguem com mt dinheiro o mandou fazer. Tretas.

  19. Avatar de diogo
    diogo

    Eu ainda vou experar mais uns anitos até a tecnoligia amadorecer, e os preços dos equipamentos baixarem também

  20. Avatar de Miguel Gandara
    Miguel Gandara

    5G? Já ficava satisfeito que houvesse 2G em todo o território nacional.

  21. Avatar de Antonio Saraiva
    Antonio Saraiva

    com o 5G podem retirar o exemplo da ditadura comunista chinesa. Tirando o aspecto da radiação das torres, que existe, e entrando em outro ponto mais importante é o medo que se vai ganhar ao sair de casa para não apanharem multa. Lá vai o fascista ditador da china que se descuidou ao deixar escapar uma pandemia lhe apeteceu aplicar uma nova lei para restringir a circulação numa determinada zona pública ou quem não tem certificado de circulação as amigas camaras de vigilância a cada 10m e fácil de encontrar qualquer pessoa em 7 minutos pela IA (Inteligência Artificial) farão o serviço. Já em pleno funcionamento ou pagas a multa no minuto ou se não a cumprires retiram-te a liberdade, não sei se depois será só liberdade ou pouco mais… Disse e fui.