45 euros! É quanto os portugueses pagam em média por Internet/TV/telemóvel

43 Comentários

No final de 2023, o número de subscritores de pacotes de serviços foi de 4,7 milhões (+114 mil ou +2,5% face ao ano anterior). O crescimento está sobretudo associado às ofertas 4/5P (+144 mil ou +5,9%). Os portugueses pagam em média 45 euros por pacote de Internet/TV/telemóvel.


As ofertas 4/5P foram as mais utilizadas, contando com 2,6 milhões de subscritores (55,4% do total de subscritores de ofertas em pacote), seguindo-se as ofertas 3P (com 1,7 milhões de subscritores, 35,7%).

As ofertas isoladas, single play ou 1P, isto é, que não são comercializadas em pacote, representaram 68% dos acessos móveis e 14,9% dos acessos fixos.

De acordo com a informação reportada pelos quatro principais prestadores de comunicações eletrónicas, no final do 2.º trimestre de 2023 cerca de 13% do total de subscritores de pacotes pertenciam ao segmento não residencial. As ofertas 2P apresentavam um maior peso entre os subscritores não residenciais (24,3%) por comparação aos subscritores residenciais (6,4%).

Em 2023, as receitas de serviços em pacote foram de 2,04 mil milhões de euros (51,9% do total das receitas retalhistas de comunicações eletrónicas), tendo aumentado 9,0% face ao ano anterior (o maior crescimento registado desde 2016). As receitas de ofertas 4/5P representaram 67,1% do total das receitas em pacote ou 34,8% do total das receitas retalhistas.

Pagamentos em média: Ofertas 4/5P: 45,27 euros e 28,84 euros no caso das ofertas 3P

A receita média mensal por subscritor de pacote (36,80 euros sem IVA) registou igualmente o maior crescimento desde 2016 (+5,8%). A receita média mensal foi de 45,27 euros no caso das ofertas 4/5P (+4,8%) e de 28,84 euros no caso das ofertas 3P (+5,2%).

Representação de pessoa a receber um alerta

Em 2023, a MEO foi o prestador com maior quota de subscritores de serviços em pacote (41,6%), seguindo-se o Grupo NOS (35,1%), a Vodafone (20,6%) e a NOWO (2,7%). Face ao ano anterior, a MEO e a Vodafone aumentaram a sua quota de subscritores (+0,4 p.p. e +0,2 p.p., respetivamente), enquanto as quotas do Grupo NOS e da NOWO diminuíram (-0,4 p.p. e -0.2 p.p., respetivamente). Em termos líquidos, a NOWO foi o único dos prestadores referidos a diminuir o número de subscritores de pacotes.

Por tipo de oferta, a MEO apresentou a maior quota de subscritores em todos os tipos de oferta: 2P (47%), 3P (39,6%) e 4/5P (42%).

Por outro lado, a MEO apresentou igualmente a quota de receitas de serviços em pacote mais elevada (41,1%), seguindo-se o Grupo NOS (40,4%), a Vodafone (16,9%) e a NOWO (1,6%). Face ao ano anterior, o Grupo NOS e a Vodafone aumentaram a quota de receitas (+0,2 p.p. e +0,1 p.p., respetivamente), a NOWO e a MEO diminuíram as suas quotas (-0,2 p.p. e -0,1 p.p., respetivamente).

  • Modalidade 2P (double play) trata-se de um pacote de 2 serviços que inclui o serviço telefónico fixo e o serviço de banda larga fixa ou o serviço telefónico fixo e o serviço de televisão por subscrição;
  • Modalidade 3P (triple play) trata-se de um pacote de 3 serviços que inclui o serviço telefónico fixo, o serviço de banda larga fixa e o serviço de televisão por subscrição;
  • Modalidade 4P (quadruple play) trata-se de um pacote de 4 serviços que inclui os 3 serviços fixos (serviço telefónico fixo, de banda larga fixa e de televisão por subscrição) e acrescenta um serviço móvel (serviço telefónico móvel ou de banda larga móvel);
  • Modalidade 5P (quintuple play) trata-se de um pacote de 5 serviços que inclui os 3 serviços fixos (serviço telefónico fixo, de banda larga fixa e de televisão por subscrição) e acrescenta os 2 serviços móveis (serviço telefónico móvel e de banda larga móvel).

Partilhar:

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro
    Pedro

    A MEO tem o máximo de subscritores, mas é a única operadora que cobra, infamemente, a app tv MEOGO €4,99!
    A Vodafone e a NOS não cobram por usarem a app tv nas respetivas operadoras! Eu sinto-me enganado pela MEO!

    1. Avatar de k
      k

      +/-

      eles cobram pelo MEO Go SE USARES FORA DE CASA. Dentro de casa, na tua rede, é gratuita. O que para mim está mais que bom, não tenho interesse em ver TV fora de casa, mas dá me jeito para pôr noutras TV da casa, basta uma tv com android ou uma box qualquer android barata tipo uma mibox/stick firestick, etc.

      Eu mudei de voda para meo o mês passado e o meo tentou esse argumento na renovação. Só me disseram que o meo go não estava incluido se eu não subscrevesse ao meo energia também, coisa que eu não quis. Omitiram cuidadosamente que na verdade, tenho meo go na mesma, só não é fora de casa.

      Não estou insatisfeito com o meo:
      – 35.5€/mês durante 2 anos, primeiro mês de oferta
      – 1Gbit/400Mb (podia ter sido mais barato com menos velocidade)
      – 1 box android com todos os canais (200?) excepto os premium (sportv, etc)
      – router com wifi6 e um extensor de sinal wifi6 (que eu nem quis mas eles deram na mesma)
      – linha de telefone fixo com chamadas gratuitas, etc que ninguem usa
      – ofereceram um cartão de dados que nem faço ideia de que trafego tem
      Como bónus incluido (que não me disseram), tenho meo go caseiro e 25Gb de armazenamento em cloud na meo cloud.

      – podia ter também incluido um cartão de chamadas/dados por mais 12€ se meo go se também tivesse aderido ao meo energia como prestador de eletricidade. Não aceitei porque isto não é bom negócio.
      Primeiro, tenho um cartão woo sem fidelização por 10€ com 16Gb (que estão sempre a oferecer mais) e 2000min, sem precisar de adesões adicionais – eles disseram-me que não conseguem fazer os 10€. Segundo, isto só se mantem enquanto eu tiver meo energia. O plano de energia não tem fidelização mas tiram-te as “vantagens” que te deram por aderir se trocares. Terceiro, o meo energia não é o provedor com melhores preços para mim.

      A box android do meo é fenomenal. Facilmente a melhor box das 3 operadoras. É extremamente rápida, fluida (os canais mudam instantaneamente), é android e tem chromecast incluido. Liguei-lhe um comando bluetooth e jogo frequentemente jogos na TV do meu pc com steamlink, sem falhas.
      É um brutal contraste com a porcaria da vbox da voda que é lenta que doi, foi trocada cerca de 20 vezes (não é exagero) em 4 anos e de duas em duas semanas tem que levar um reset e não tem funções nenhumas.

      O router, para router de operadora, é porreiro. Dá 930/440Mbit por wireless no meu telemovel, testando a uns 3m do router, o que é impressionante. É quase o mesmo valor que por cabo.
      Outro contraste brutal com os routers da NOS são um lixo cheios de bugs.

      Para já não tenho nada de mau a dizer.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Tiveste sorte, eu tenho a box da era da ADSL e eles recusam a trocar. Vamos ver se daqui a dois meses (término do contrato) eles não mudam.

        1. Avatar de Sergio
          Sergio

          Eu com a vodafone costumo bater o pé nessa questão de trocarem os equipamentos se quiserem a renovação.. normalmente dizem que não estão autorizados a tal, que tem de ser outro departamento.
          Mais perto do termino de contrato, se bateres nesse argumento e deres o exemplo que sendo novo cliente de outra operadora por preço semelhante, teras equipamentos mais atuais.. eles acabam por ceder

          Não adianta estar a contratar velocidades que depois não sao distribuídas com a melhor eficacia presente no mercado

      2. Avatar de Tromp
        Tromp

        Quando a box da meo me permitir gravar os canais que vejo no inicio da lista e popar-me a perder tempo a procurar, a gradeço.
        Comandos por voz nem pensar, não uso e muito menos quero a cuscoid a parasitar dados.
        O problema da meo box é ter mesmo lá o android da treta.

  2. Avatar de Manuel da Rocha
    Manuel da Rocha

    Esses valores estão muitíssimo puxados para baixo. Tenho MEO 3P na versão mais barata que existe, pagava 38,79 (passou para 41 euros). Como é que podem dizer que a média era 28? A mais barata era a NOWO que vendia a 30,99 mais o aluguer da box e do router, que dava 1 euros a menos do que pago.

    1. Avatar de SVR
      SVR

      Nao sei se ainda funciona assim, mas quando andava a vender porta a porta, conseguia descontos (muito) melhores do que aqueles que se consegue arranjar na loja normalmente. Embora isto fosse so para quem trocasse de operadora e ja foi ha quase uma dezena de anos atras.

      A Vodafone, por exemplo, faz 30.5€ (por 4 meses) no site, por isso é possivelmente que vendedores porta a porta consigam esse preço por mais tempo (digo eu de que) e que quem tivesse contratos anteriores tenha conseguido manter os preços

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Igual. Inicialmente era 38€, depois passou para 41 e agora fixou-se nos 43 há uns meses. Por sorte daqui a 2 meses vou renegociar/terminar o contrato

      1. Avatar de João
        João

        @Manuel Rocha, estás a ser roubado, o pacote mais baixxo que existe 3P custa 29,99€ 200/100 na meo.

  3. Avatar de Mestre Interespacial
    Mestre Interespacial

    Por Internet/TV/telemóvel ?? Era bom,era. Eu nem com telemóvel agregado. Pago uns euros a mais mas é por ter os canais TV CINE activos mas pago mais que 45 euros, sem dúvida. Tenho o pacote 3P, de Internet/TV/Telefone fixo.

    1. Avatar de Marco Libe
      Marco Libe

      Eu tenho fibra 1000 e 150gb de net 5g no s24 ultra por 29 euros MEO.

      1. Avatar de livreseforsopamim
        livreseforsopamim

        Eu tenho 300g!!! ehehehheh

    2. Avatar de FM
      FM

      Mas tu sabes ler!?!?!?!? É a media. isso dis-te alguma coisa.!??!?!!?

  4. Avatar de Mestre Interespacial
    Mestre Interespacial

    Mas atenção que também tenho o pacote gaming da Vodafone(1 Gb download/400 Mb upload). Não deve haver muitos em Portugal com este pacote gaming.

    1. Avatar de k
      k

      Eu pago 35.5 por esse mesmo pacote (1/400). O “truque” é seres novo cliente, que não é truque nenhum é só o cartel a funcionar. Devia ser como eletricidade, sem fidelização.

  5. Avatar de Odius
    Odius

    €28 por 3P em Portugal? Quem é que anda a desafiar o Cartel? Eu passei de quase €33,50 para quase €39. Por isso é que a incompetente da ANACOM avisa que é demais mas não as força a baixar preços. Isto vai chegar a um ponto em que a Starlink será mais barata que as operadoras a funcionar em Portugal.

  6. Avatar de jota
    jota

    Um absurdo quando comparado com países com muito mais poder de compra!

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      E com muito mais habitantes, chama-se economia de escala

      1. Avatar de Zorro
        Zorro

        Chama-se pagar os mercedes aos acionistas.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          claro, lá fora andam clio

        2. Avatar de Odius
          Odius

          Esqueceste dos apartamentos e moradias.

      2. Avatar de o tuga nao percebe nada disto
        o tuga nao percebe nada disto

        Oh Zeca, percebes tanto de economia de escala, como eu de mulheres. Vai ver lá na tua internet quantos habitantes tem Singapura, e qual é a média de preços da internet fixa lá. Espera, eu poupo- te trabalho:
        https://www.moneysmart.sg/broadband

        https://www.ceicdata.com/pt/indicator/singapore/population

        Conclusão: Metade da população de Portugal e com preços ou idênticos, ou mais baixos.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          escolhes bem os teus exemplos, 5 milhões de pessoas num país com um tamanho 90 vezes inferior a Portugal…
          consegues deduzir o resto?

          por acaso vivi em singapura durante 6 meses quando tive a fazer um projecto e tenho lá ainda alguns colegas de curso que por lá ficaram, ainda andávamos aqui nós a brincar aos adsl já eles tinham o país todo fibrado, é impossível competir com o avanço tecnologico de singapura, primeiro porque o investimento é todo em torno de continuar que seja a cidade mais inteligente do mundo como depois é fácil de executar devido à densidade populacional e salários elevados

          1. Avatar de SouHumanoNaoOcidental
            SouHumanoNaoOcidental

            O avanço de Singapura, e sou uma pessoa que não esteve lá, é devido a mentalidade deles. Singapura soube no passado que era a ponte entre o Ocidente e o Oriente. E era necessário mudar o mindset do país. Para avançar e ser relevante temos de ser pragmáticos. E foram a procurar das melhores práticas no estrangeiro e replicaram as mesmas no seu país (cidade). Se forem a procura de práticas usadas em Singapura como a gestão da água, resíduos, energia irão verificar que são ideias provenientes de países com isso bem implementado. Adotaram uma legislação flexível para absorver e replicar as melhores tecnologias no seu país. Outra parte foi a introdução do inglês como língua, apesar de ser um estrangeirismos permitiu que multinacionais se fixassem na cidade. Olhando para Portugal e tendo em conta o século XXI e XXI como referência dá para ver que sendo o país da Europa com maior exposição ao sol, com uma das maiores fronteiras marítimas, uma porta de entrada e saída de mercadorias da Europa simplesmente ficamos no passado feudal.

    2. Avatar de JP
      JP

      A DIGI está prestes a apresentar soluções!

      1. Avatar de Hjulmand M.
        Hjulmand M.

        Sim usando infraestrutura dos outros. Mais barato com menor qualidade.

        1. Avatar de O Botânico
          O Botânico

          vamos ver! se calhar até vai surpreender e entregar um serviço bem válido a preço mais competitivo! é prematuro estares já a falar mal, a menos que sejas cliente ou conheças factos… e mesmo assim não significa que se aplique à generalidade dos casos.

  7. Avatar de Santos
    Santos

    Os preços apresentados não correspondem à verdade, só de telemóvel pago quase 16€ (15,69€), para um tarifário de porcaria.
    Do serviço TV, Net e Fixo são quase 35€ com o mínimo de canais e 50Mb de net. No total são 50€ mensais.

    1. Avatar de Marco Libe
      Marco Libe

      Porque es nabo, na meo comprei o s24 ultra e tenho 150gb de net e so pago 7 euros mes pelo telemovel nompacote com fibra 1000 fica tudo por 29. Aprendam a negociar

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Tu não negoceias nada, são eles que te convencem de que fizeste um bom negócio ao oferecer-te mais serviços mantendo os tarifários mais baixos.
        Também tenho o melhor serviço da vodafone pelo valor mais baixo e não tive de negociar absolutamente nada.

        1. Avatar de Marco Libe
          Marco Libe

          Aprende a comentar, não dizes nada que se aproveite.

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Então? O comercial fez-te um preço que não estava já planeado é isso?
            Explica lá como se negoceia…agora quero aprender.

        2. Avatar de Sergio
          Sergio

          isso qualquer empresa tem o seu valor minimo para venda do produto.

          Negociar pouco tem haver se fizeste bom ao mau negocio, apartir do momento que te é apresentado um valor e tu com menor ou maior agilidade conseguiste outro valor.. já negociaste.

          Depois há bons e maus negociantes, se a Vodafone tem um intervalo num pacote X, de ir dos 72,90€ ate aos 52,90€, e tu com paciência ao longo de meses e várias chamares conseguires algo perto dos 52.. é obvio que fizeste bom negocio.

          Porque tambem se te armares em carapau inflexível e quiseres 45.. tambem cagam para ti.

  8. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    é mais ou menos isso que pagamos aqui mas sem telemoveis, vodafone 1/400, disney + hbo + prime, box tv play, 46,5€, foi a minha mulher que negociou com eles, não faço a minima ideia se é bom ou mau, de qualquer forma a empresa paga-me isso na folha de ordenado como ajuda de custo pelos dias que estou em teletrabalho

    1. Avatar de Tromp
      Tromp

      Ah…ok
      À boa maneira esquerdista, a parasitar o patronato

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Não, ha boa maneira economista o patrão concede benefícios para fazer retenção de recursos qualificados que de outra forma lhe sairia mais caro caso esses recursos saíssem.
        Na minha empresa os benefícios vão desde dias extra de férias, pagamento de despesas associadas a teletrabalho, computador e telemóvel e em alguns casos carro extensível a uso pessoal com via verde e cartão frota com limite 2000€, fora o padrão de seguro de saúde para o agregado familiar e prémios de produtividade até 25% do ordenado anual.

  9. Avatar de César Boaventura
    César Boaventura

    enganem-me que eu gosto

  10. Avatar de Sergio+J
    Sergio+J

    isso é TV/Net/Voz ou TV/Net/Voz/Telemovel? É que com telmovel duvido que essa seja a média. Pode have pessoas que até o tenham com uma boa renegociação de contrato, mas não é a média. E não estou a falar do meu caso, mas dos muitos que conheço

  11. Avatar de tito+portugal
    tito+portugal

    Eu pago 75€ por um serviço ADSL (pois vivo no interior), pois fibra não há, dizem eles.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      75€ por adsl? isso é maluqueira, na minha casa no alentejo pago 65€ por starlink porque não quis investir 5000€ para me passarem a fibra.

  12. Avatar de Bruno Fonseca
    Bruno Fonseca

    Eua tenho vodafone a 40€ é caro. Quero mudar mas a NOS 5G também tem preços altos. Não sei o que fazer.

    1. Avatar de bot101
      bot101

      Se está a falar de tarifários móveis pesquise por WOO ou UZO. São tarifários low-cost que começam a partir dos 10€ por mês com um plafond de dados e minutos de chamadas generosos para o preço.

  13. Avatar de Assobia+para+o+lado
    Assobia+para+o+lado

    Pacote 3P 27,99€/ mês em fibra ótica FTTH
    200/100,
    180 canais + TV Cines incluídos grátis,
    2 boxes,
    router wifi 6,
    telefone fixo,
    Operador NOS