Será uma vingança? Elon Musk quer comprar OpenAI por 97 mil milhões de dólares

18 Comentários

A chegada da OpenAI marcou um momento importante no mundo da tecnologia. Esta empresa de IA trouxe esta tecnologia para todos e agora quer tornar-se lucrativa. Elon Musk desde cedo se mostrou contra esta mudança, que tem tentado contrariar. Agora, num novo movimento, o dono do X quer comprar OpenAI por 97 mil milhões de dólares. Será que consegue bater Sam Altman?

Elon Musk OpenAI Sam Altman comprar IA

Elon Musk quer agora comprar a OpenAI

Um grupo de investidores liderado por Elon Musk anunciou uma oferta de mais de 97 mil milhões de dólares para comprar a OpenAI, mas o CEO da empresa de inteligência artificial (IA), Sam Altman, recusou imediatamente a proposta.

Elon Musk, a xAI e um consórcio de investidores adiantam que querem comprar o criador do ChatGPT. A ideia é revertê-lo para a sua missão open-source como um laboratório de investigação sem fins lucrativos. Esta oferta de Musk ocorre num momento em que a OpenAI enfrenta desafios financeiros e pressão dos investidores para se tornar rentável. A empresa tem aumentado os preços dos seus produtos e serviços.

Nas palavras de Elon Musk é hora da OpenAI mudar. Numa declaração do seu advogado “é hora de a OpenAI retornar à força de código aberto e focada em segurança para sempre que já foi”. Além disso, adiantou ainda que “nós garantiremos que isso aconteça”.

Conseguirá ficar com a IA de Sam Altman?

O CEO da OpenAI, Sam Altman, rejeitou rapidamente esta proposta, através da rede social X do próprio Elon Musk. A resposta é (quase) jocosa e revela “não, obrigado, mas podemos comprar o Twitter por 9,74 mil milhões de dólares se quiserem”. Elon Musk, entretanto, não gostou da piada de Altman, escrevendo “trapaceiro” (Swindler) em resposta e depois chamando-o de “Altman vigarista” (Scam Altman).

Elon Musk foi um dos fundadores da OpenAI em 2015, deixou a empresa em 2018 devido a divergências com a direção. Desde então, critica a OpenAI por esta se ter tornado demasiado comercial e por abandonar a sua missão original de desenvolver uma IA segura e benéfica para a humanidade.

Resta saber se Elon Musk irá aumentar a sua oferta ou se irá desistir da sua tentativa de comprar a OpenAI. No entanto, esta notícia já causou grande agitação no mundo da tecnologia e levanta questões importantes sobre o futuro da IA e o papel das grandes empresas de tecnologia no seu desenvolvimento.

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de joão
    joão

    confesso que não simpatizo muito com o Scam, mas a resposta dele foi excelente!!!

    Ainda assim, gostava imenso que conseguissem comprar a OpenAI!

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Eu adoraria quea OpenAI comprasse o twitter!

      1. Avatar de João
        João

        Ahahah também teria piada!!!

  2. Avatar de MLopes
    MLopes

    um dos maiores fdp do planeta tem o desplante de dizer isto: “Desde então, critica a OpenAI por esta se ter tornado demasiado comercial e por abandonar a sua missão original de desenvolver uma IA segura e benéfica para a humanidade.”
    como se ele sequer em algum momento pensasse em beneficiar a humanidade seja no que for. aliás, a recente e ilegal metida da pata em milhões de dados de cidadãos anónimos é de certo para beneficiar a humanidade…!

    1. Avatar de Anung
      Anung

      Revolucionou e iniciou o comercio global a larga escala de carros electricos.
      Pagamentos online com paypal
      Exploração espacial
      combate ao repugnante wokismo

      Tu é que deves ser o maior, tu é que tens contribuido muito para o bem da humanidade.
      Haja paciência para tanta inveja.

      1. Avatar de Nice
        Nice

        O homem só comprou aquilo que os outros fizeram para ganhar dinheiro, e agora quer fazer o mesmo com a OpenAI, isso não é revolução nenhuma, é apenas sede de dinheiro…

      2. Avatar de PTO
        PTO

        A Tesla não foi criada por ele.
        O Paypal não foi criado por ele.
        Exploração espacial não fez nenhuma.
        Tenho sérias dúvidas que um egocêntrico patológico como ele consiga perceber as nuances e imensa complexidade do movimento woke.

      3. Avatar de Tó

        aliás, o Paypal é conhecido pelas suas práticas e preços bastante beneficientes. E a exploração espacial então, ui, o benéfico que tem sido para os bolsos da humanidade. E quando se comprou o Twitter e ele conseguiu a proeza de ainda ficar pior do que o monte de esterco que já era. Só benefícios.

        Mas é preciso haver acólitos. Parabéns! Estou tão invejoso que nem sei o que faça se o Musgo não pensar em mim

      4. Avatar de MLopes
        MLopes

        os argumentos ad hominem não dizem nada abonatório…sobre ti!
        mas vou dar-te uma oportunidade, todos merecem: enumera aí o que é que a humanidade, constituída por toda a população humana do globo ganhou com o que disseste que ele fez, e vou dar de baratop que foi ele que fez.
        aproveita e diz aí qual foi a percentagem do seu enriquecimento nos últimos 20 anos e qual é percentagem anual de crescimento do seu valor/património tangível e intengível
        😉 vá lá, em vez de me insultares faz um esforço

        1. Avatar de Mlespo
          Mlespo

          O MLopes dirigindo-se a outro comentador atira-lhe com: “os argumentos ad hominem não dizem nada abonatório…sobre ti!”

          Mas então por que utiliza o MLopes “argumentos ad hominem” para destratar outros? E é de notar que os insultos do MLopes (acima) foram 1000 vezes piores do que qualquer coisa que tenha sido dita (também acima) pelo comentador a quem se dirigiu.

          Há muitos por aqui a dizer muito mal de outros apenas por se encontrarem em campos opostos mas o MLopes juntou-lhe esse travo especial a hipocrisia que tanto caracteriza a extrema-esquerda. Parabéns, caro MLopes, os seus camaradas devem estar orgulhosos de si pela sua fiel representação do que é ser de esquerda!

    2. Avatar de Mlespo
      Mlespo

      Muito gosta a extrema-esquerda de dizer mal daqueles que realmente têm iniciativa e que realmente fazem alguma coisa.

      É precisamente nisto que a (extrema-)esquerda bate qualquer outro quadrante: na arte de mal-dizer.

  3. Avatar de MR
    MR

    Cada vez chora mais criou Xai Grok que não chega a ser melhor que Chatgpt de longe o melhor…

  4. Avatar de nameblomcc
    nameblomcc

    Anda a perder tempo no X e agora está a ser ultrapassa pela concorrência em todas as áreas. ESTUDASSES!

  5. Avatar de Zé

    Isto andará alguém a por a AI a imprimir dinheiro? Só pode…

  6. Avatar de PTO
    PTO

    O nazi agora quer beneficiar a humanidade enquanto está, como pet dog de Trump, a pôr indiscriminadamente dezenas de milhares de trabalhadores no desemprego. Que se vá f““!

    1. Avatar de Zé

      Olha que não sei quem será pet dog de quem…

      1. Avatar de MLopes
        MLopes

        o @PTO tem razão, mas tu também!

  7. Avatar de 2 dedos de testa
    2 dedos de testa

    Será que dá para pagar a alguém o serviço de o meter num vaivém com rota para uma galáxia distante, à deriva?