Pentágono responde aos progressos militares da China com IA no ar, na terra e no mar

25 Comentários

Os Estados Unidos da América (EUA) já arquitetaram uma forma de responder à investida militar da China. O Pentágono quer colocar sistemas e veículos autónomos alimentados por Inteligência Artificial (IA) no ar, na terra e no mar.

Forças armadas da China

A tensão entre os EUA e a China não é de agora, sendo as potências “dois galos no mesmo galinheiro”. A diferença é que, neste caso, a coisa é mais séria…

Apesar de os EUA terem o orçamento de defesa mais robusto do mundo, a China não lhes passa despercebida. Aliás, o país tem vindo a ser avisado para a necessidade de considerar o crescimento da força militar chinesa, cuja evolução tem sido notória.

Pentágono

Se, no início do milénio, o Pentágono considerava que as forças armadas da China eram “largamente arcaicas” e pouco adequadas às ambições do partido vigente, agora, o cenário mudou.

De tal forma que os EUA estão cientes de que os objetivos de modernização militar do gigante asiático são sérios e que, eventualmente, a China desenvolverá uma força “nalguns casos superior” à dos EUA ou de qualquer outra potência que considere uma ameaça.

 

Pentágono quer dissuadir a China

Durante uma reunião com fornecedores governamentais, a vice-secretária da defesa dos EUA, Kathleen Hicks, reconheceu que o Pentágono está a trabalhar numa estratégia de dissuasão militar centrada na China.

A vice-secretária da defesa explicou que o foco da estratégia dos EUA é o desenvolvimento de plataformas pequenas, inteligentes, baratas e, na maioria, autónomas, alimentadas por IA.

Kathleen Hicks, vice-secretária da defesa dos EUA
Kathleen Hicks, vice-secretária da defesa dos EUA

Esta resposta do Pentágono à investida militar da China deverá estar operacional em 2025.

O objetivo é que as forças armadas dos EUA tenham frotas de veículos não tripulados em terra, no ar e no mar, que possam operar como enxames, de forma coordenada – voando em grupos ou cumprindo missões específicas. A previsão é que um grande número destes veículos seja alimentado por energia solar.

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de TS
    TS

    Getting ready for WWIII 🙁

    1. Avatar de David
      David

      Cenário mais provável!
      Em vez de se unirem para melhorar a qualidade de vida de todos… nada disso! Vamos mas é destruir…

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        Impossível. Desde que em 91 o trio Reagan/Thatcher/Wojtyla ganhou a guerra fria que os imperialistas não param de meter nojo ao mundo e de exigir tudo debaixo do tacão da bota deles. Foi a invasão do Iraque, da Sérvia, Afeganistão Síria, sei lá mais… E volta meia volta lá vem o acesso de raiva por Cuba, Venezuela, Irão, Coreia do Norte, ainda não estarem debaixo da bota deles. Para não falar da China e da Rússia, claro.

        1. Avatar de kussuk
          kussuk

          ” que os imperialistas não param de meter nojo ao mundo e de exigir tudo debaixo do tacão da bota deles. Foi a invasão do Iraque, da Sérvia, Afeganistão Síria, sei lá mais…”

          Estiveram 20 anos no Afeganistão, estão melhor agora?

          O grupo Wagner/Federação Russa faz perpetuar no poder os ditadores em Africa como troca da exploração dos minérios.

          É daqueles que acha que a cumpla deste guerra é da NATO?
          Que a Finlandia foi coagida a a entrar na organização abdicando da neutalidade?

        2. Avatar de Eu
          Eu

          Grunho o Comuna de serviço 😀
          Tem que estar sempre um camarada presente em cada aldeia, como na China.
          Na internet, este é o camarada de serviço na caixa de comentários do Pplware.

          1. Avatar de Matias
            Matias

            Visite um quartel da NATO americano e veja qual é a bandeira mais alta Asteada….

      2. Avatar de Matias
        Matias

        Especialidade de quem vive da desgraça dos outros .. vejam bem a história… Eles estão em todas e bem lá longe…

    2. Avatar de NegacionistaPorqueDáJeito
      NegacionistaPorqueDáJeito

      Outra vez? Pensei que tinhamos entrado nela quando a Rússia invadiu a Ucrania.

    3. Avatar de SC
      SC

      A segunda guerra mundial nunca acabou mas agora os nazis acusam os invadidos de serem nazis, evolução curiosa da propaganda negra.

      1. Avatar de Eu
        Eu

        Quem defende o próprio país de ataques cobardes e não anunciados, e sempre negados até ao último dia, são chamados de nazis.
        Ora pois, só mesmo nacionalistas é que protegem o seu país!

        Mas, quem invade um país soberano baseado na defesa dos seus compatriotas e baseado em fábulas do tempo dos czares e, pior ainda, de uma utopia como foi a USSR (ou CCCP para eles), e que querem ocupar o que dizem ser deles, e que esse povo é seu irmão, mas matam tudo o que mexe e destroem todo o património desse território, é só algo completamente absurdo com origem num lunático doido como o Putin.
        Em qualquer lugar do mundo uma pessoa como ele estaria afastada da sociedade e submetido a um processo de correção…

  2. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    IA é programação feita mediante inteligência natural, para quando aceite como algo normal e útil servir para uns quantos a utilizem para o fim que se destina: PROGRAMAR.

  3. Avatar de awake
    awake

    Só faltava ter o nome Skynet 😀

  4. Avatar de nel
    nel

    No futuro as gerras serão apenas jogos de computador na vida real.
    Será programar os barcos, aviões e os robôs para lutarem autonomamente entre si. Ao menos haverá menos mortes humanas.

  5. Avatar de jorgeg
    jorgeg

    Quantas bases militares tem a China perto dos imperialistas EUA
    Quantas bases militares tem a Russia perto dos imperialistas EUA

    A economia americana e baseada em guerras, ou nos das os teus recursos ou invadi-mos em nome da democracia.

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Alerta! Mais um camarada!

      Os EUA são um império? Mas, que raio de império tem um governo e presidente eleitos por voto popular? E em que todos obedecem à lei comum do país?

      O que dizer da Rússia, China e Coreia do Norte?
      Lá os governantes não são eleitos e mandam em tudo o que querem, sem lei nem roque!
      Isso parece-me mais um Império!
      Pelo menos no caso da Rússia e da China, que têm um vasto território e em que ninguém se pode opor aos governantes sem acabar morto ou “desaparecido”. Mesmo os mais ricos e poderosos, pois esses são meros peões que servem de cofres dos seus imperadores!

      1. Avatar de Joaquim Sobreiro
        Joaquim Sobreiro

        Enquanto se medem poderes militares de países, não se fixam na realidade que está nas grandes corporações. O poder a caminho de uma NOM, de governo único. O poder de entidades de fundos privados são os que decidem. OMS, Banco Central Americano, oligarcas de todas as cores. As agências de comunicação detidas por essas entidades fomentam e alimentam o medo e o ódio criado.

        1. Avatar de Eu
          Eu

          Xii, que grande esquema de Teoria da Conspiração!

          Com que então as empresas e comércio livres em países democráticos é que são o Monstro do Mal e vão destruir o Mundo?

          O que dizer de indivíduos estranhos e tão misteriosos como o todo poderoso autocrata Putin (e seus oligarcas capachos), ou o “líder supremo” Kim Jong-un, ou até o também quase autocrata Xi Jinping?

          É isto um poder de confiança, vindo de pessoas que instigam conflitos e guerra, quando todo o mundo estava praticamente em paz?

          Porque anda a Coreia do Norte, ou melhor o dito “líder supremo” a brincar aos mísseis há tanto tempo?
          E a China/Xi Jinping com aqueles joguinhos no mar, bem perto de Taiwan?
          Ou os balões “meteorológicos” sobre os EUA?

          Ou o Putin, que desde há muito tempo fazia testes frequentes, via aérea e marítima, de entrada nos céus e mar pertencentes à NATO?
          Isto para não falar dos grandes negócios de petróleo e gás que a Rússia fez no passado recente com a Europa, de modo a ter a sua enorme dependência energética nas suas mãos!
          Não foi isto tudo feito de forma bem planeada e arquitectada com o objectivo de que a Europa não interviesse nesta dita “Operação Especial”?
          Porque será que o Putin sempre negou tudo até aos últimos dias antes de 24 de Fevereiro de 2022 e dizia que tudo não passava de Histeria do Ocidente?

          1. Avatar de Joaquim Sobreiro
            Joaquim Sobreiro

            Engenharia social .

          2. Avatar de Joaquim Sobreiro
            Joaquim Sobreiro

            Fomentar o ódio para defender uma causa justa e vamos lá, democrática.

          3. Avatar de Eu
            Eu

            Pois, mas por aqui existem diversos órgãos de comunicação livres de dizer o que quiserem dentro dos limites da lei aceite por todos.
            Enquanto que nesses países autocráticos foram fechados todos os media livres e independentes, apenas existindo media estatais completamente dominados pelo autocrata no poder!

            Se estivesses lá nem sequer podias expressar a tua opinião como fazes livremente aqui, sem pensar em possíveis represálias da censura, com possível pena de prisão.

  6. Avatar de Aves
    Aves

    Mas ninguém ainda leu nada sobre o novo mapa da China, publicado recentemente?
    Podem começar por este artigo: “ O novo mapa expansionista da China reclama territórios de quase todos os países vizinhos, incluindo da “amiga” Rússia”
    https://visao.pt/atualidade/mundo/2023-09-03-o-novo-mapa-expansionista-da-china-reclama-territorios-de-quase-todos-os-paises-vizinhos-incluindo-da-amiga-russia/
    Vejam em especial o “mapa dos 10 traços” do mar da China reivindicado pela China. Os primeiros traços, em cima à direita incluem Taiwan e o estreito de Taiwan, Depois desce pela costa das Filipinas ( a menos de 200 milhas) e vem quase até à Malásia, apanhando o estratégico estreito de Malaca. Depois sob, do lado esquerdo, até passar perto da costa do Vietname. Trata-se de águas internacionais ou reivindicadas pelos países limítrofes. A pretensão chinesa já foi rejeitada por um tribunal internacional que reconheceu designadamente a pretensão das Filipinas.
    E o que tem feito a China para procurar justificar a sua pretensão? Tem militarizado imensos atóis é construído ilhéus artificiais, fortificados e com pistas de aviação.
    E o que têm feito os EUA, a Autrália e o UK. Navegar navios de guerra e aviões militares nas águas internacionais para as manter abertas, sempre em conflito latente com a China, o que tem criado incidentes, até agora pequenos.
    O mar da China reivindicado por Pequim tem um valor incomensurável, além da sua importância estratégica. Só para dar um exemplo, o estreito de Taiwan tem águas internacionais por onde se faz a navegação para o Japão.
    É que não custa nada reconhecer o imperialismo chinês (além dos EUA e Rússia). Não o reconhecer é querer fazer dos outros parvos.

    1. Avatar de Matias
      Matias

      Está na altura do Marcelo querer a metade do planeta que tinha em 1500…’Tambem temos direito…

  7. Avatar de EEQTR911
    EEQTR911

    E se for IA Turbo ainda melhor.

    1. Avatar de Tapados
      Tapados

      O “h”umano ainda não percebeu que a IA é cocseu maior inimigo….

  8. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    Coitados.