NVIDIA perde 600 mil milhões de dólares e a culpa é da Deepseek

33 Comentários

A Deepseek chegou de forma muito discreta, mas conquistou rapidamente o interesse de todos. Esta IA promete um desempenho maior do que a indústria oferece agora, mas a um custo muito menor e com menos recursos. Isso tem um impacto grande nos players atuais e isso vê-se já. A Nvidia perde600 mil milhões de dólares e a culpa é da Deepseek.

NVIDIA Deepseek IA bolsa

O mundo da tecnologia acordou esta segunda-feira com uma notícia inesperada. O valor da bolsa da NVIDIA caiu 15% em poucas horas. A razão é o surgimento da Deepseek, uma nova empresa chinesa que criou uma inteligência artificial que requer muito menos recursos para funcionar.

Este terramoto tecnológico fez com que o popular fabricante de GPU, até agora líder indiscutível no fabrico de chips de IA, perdesse mais de 600 mil milhões de dólares. Com essa situação, a empresa americana caiu para o terceiro lugar entre as empresas mais valiosas do mundo.

Como destacaram os analistas após esta queda histórica, o colapso supera todos os recordes anteriores da história da bolsa. O preço das ações da NVIDIA caiu de 149 dólares para menos de 120 dólares em apenas três semanas, algo que nem os especialistas mais pessimistas esperavam.

NVIDIA Deepseek IA bolsa

O que torna especial esta nova inteligência artificial chinesa chamada Deepseek é que pode fazer o mesmo que o ChatGPT, mas requer computadores muito menos potentes. Isto significa que as empresas já não poderão precisar de chips NVIDIA caríssimos para criar e utilizar inteligência artificial. Os especialistas comparam esta situação com o que aconteceu nos primórdios da Internet. Existem tecnologias muito promissoras, mas algumas empresas podem estar sobrevalorizadas.

A preocupação vai para além da NVIDIA. Os investidores temem que outras grandes empresas tecnológicas também sejam valorizadas acima do seu real potencial. O mais impressionante sobre o Deepseek é que qualquer pessoa pode usá-lo gratuitamente, ao contrário de outras IAs que exigem subscrição, algumas muito caras. Isto pode mudar completamente como funciona o negócio da IA.

Há ainda um lado menos positivo para esta queda da NVIDIA. Esta situação é especialmente delicada porque muitos pequenos investidores colocaram as suas poupanças em empresas tecnológicas, atraídos pelos bons resultados dos últimos dois anos. Se a confiança nestas empresas continuar a diminuir, as consequências poderão ser significativas para todo o setor tecnológico.

NVIDIA é uma das maiores empresas do mundo atualmente. Mas quase faliu em 1998…

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro
    Pedro

    Tinham o monopolio dos Chips como tal estavam a vender a preços absurdos assim como o fazem com os seus gpu’s… sem competitividade é facil fazer dinheiro mas com é boa para nos!

    1. Avatar de Anung
      Anung

      Tinham e têm.

  2. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Open Source e tudo…but:
    “Where We Store Your Information

    The personal information we collect from you may be stored on a server located outside of the country where you live. We store the information we collect in secure servers located in the People’s Republic of China .”

    1. Avatar de 2 dedos de testa
      2 dedos de testa

      Entre os vários lobos que querem os nossos dados, resta escolher qual o lobo que queremos ver engordar

    2. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      O modelo é open source. Podes instalar na tua máquina, não é necessário usar servidores.

      1. Avatar de Técnico Meo
        Técnico Meo

        é verdade- Mas acho que vais precisar de umas 150 GTX4080 hehe. Ontem saiu outra muito boa, boas avaliações, multimodal, qwen 2.5 VL, roda, com algum compromisso, numa (uma só) gtx4080

    3. Avatar de Jorge
      Jorge

      O DeepSeek é de código fonte aberto ao contrário do OpenAI que é só “open” no nome. Além disso o DeepSeek também funciona localmente sem acesso à internet e necessita muito menos energia. Por isso as empresas americanas estão em pânico. Estavam sobrevalorizadas e o valor delas caiu.

  3. Avatar de outro_chegano
    outro_chegano

    os “chinocas” privados do acesso a esta tecnologia foram astutos e engenhosos, conseguindo desenvolver i.a. com recursos antigos … a necessidade aguça o engenho 😉

  4. Avatar de Diogo
    Diogo

    Pode ser que comecem a baixar o preço das placas gráficas 🙂

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      É exatamente o que eu espero, também.

    2. Avatar de Técnico Meo
      Técnico Meo

      já viram o preço da nova gtx 5090 ?

      1. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        Não é uma placa gráfica, é uma nave espacial. ahah

  5. Avatar de HolyPipo
    HolyPipo

    Isto é ótimo. Os trumps, os americanos e a nvdia que se cuidem. Têm a mania que são os maiores, mas não passam de um povo ressabiado. Parabéns aos chineses que com a sua humildade, conhecimento e paciência, entregaram algo verdadeiramente revolucionário

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Omelete sem ovos

    2. Avatar de Luís Costa
      Luís Costa

      Revolucionário? A esconder informações dos atentados que a China comete? Está ali uma ferramenta que é um espetáculo, mesmo da laia dos comunas

      1. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        Luís Costa, como se outro qualquer programa dissesse informações sobre os atentados cometidos pelos EUA.
        Quer um? Aqui vai, pesquise por Korean Airlines voo 007 abatido na Rússia em 01 Setembro de 1983.
        Curiosíssimo em saber o que vai sair daí… Spoiler alert, o que vai ler será falso.

        1. Avatar de Zé

          Fizeste-me lembrar o livro Animal Farm de George Orwell. A história e as regras vão sendo reescritas conforme dá jeito.

          1. Avatar de PorcoDoPunjab
            PorcoDoPunjab

            Zé, a história é simples
            Avião civil da Korean Airlines cheio de passageiros entra pela Rússia adentro direitinho a uma zona ultra restrita devido a bases militares de mísseis nucleares e coisas do género.
            Russos enviam um caça que tenta por todos os meios comunicar com os pilotos para voltarem à rota normal dado que estavam muito afastados dela.
            Comunicações radio não obtém resposta, encosta se ao lado do avião e faz sinais para o acompanharem e nada, sempre em frente rumo às bases, manda uns tiros para a dianteira do avião e mesmo assim nada, até que por fim lançou um míssil e abateu o aparelho.
            Morreu tudo, claro.
            Russos verificaram depois que dentro dos porões do avião aquilo estava cheio de equipamento de espionagem.

            Ao ler sobre isto vai ler que o avião se afastou da rota devido a erro mecânico ou humano e os malvados russos mandaram o avião abaixo assim sem mais nem menos.
            Em lado nenhum será informado que os russos tudo fizeram para que o avião voltasse à rota normal.
            Radio avariado não impediria os pilotos de verem o caça e muito menos seguiriam em frente depois dos tiros lançados para a frente do avião.
            Agora já sabe mais um pouco
            Escusa de agradecer…

  6. Avatar de Anung
    Anung

    Hora de comprar ações da nvidia.

    A deepseek é chinesa mas é desenvolvida com processadores (capados) da Nvidia, os H800. Parece que se esquecem que sem a nvidia os chineses não teriam desenvolvido a deepseek.

  7. Avatar de PJA
    PJA

    Estás empresas é só especulação bolsista, pensa-se que valem um determinado, mais nada. O meu receio é que um dia as pessoas reparem que valor real desta empresas é muito inferior e aconteça um queda (Crash) das economias.

  8. Avatar de Nuno
    Nuno

    Já alguem perguntou ao deepseek o que aconteceu em tianamen ?

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Sim, ele respondeu que aconteceu o mesmo que no Vietname, na Síria, na Líbia, no Iraque e na Ucrânia. O gajo é esperto…ou seja, a ver se te explicamos, eu e o deppseek, de maneira muito fácil, para tu entenderes, foram potências que invadiram outros países.

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        O deppseek diz que Tianamen “foram potências que invadiram outros países”. o diabo por isso é que é barato, provavelmente também diz que o Holocausto foi uma reunião de escoteiros.

        1. Avatar de PorcoDoPunjab
          PorcoDoPunjab

          Barão, provavelmente haveriam interesses estrangeiros a mover os protestos, nomeadamente CIA e quejandos.
          Não seja ingénuo…
          Da mesma forma que a CIA esteve envolvida nos protestos em Hong Kong.
          Holocausto? Qual deles? O de Gaza ou o outro? Fiquei na dúvida…

          1. Avatar de Joao Ptt
            Joao Ptt

            É preciso não viver na China para saber o quanto a população gosta realmente dos políticos e das ideias deles… gastam triliões em porcaria ou a promover porcaria e depois não sobra dinheiro nem para a malta ter agora, hoje em dia, acesso a medicamentos realmente eficazes nos hospitais… e quando digo malta, falo do zé povinho, que para as elites do Estado não existe limites ao quanto gastam para eles nem para o que está disponível para os mesmos.

          2. Avatar de B@rão Vermelho
            B@rão Vermelho

            @PorcoDoPunjab, provavelmente não me diz nada, isso já são teorias de conspiração que por sinal até sou apreciador pela graça e imaginação de muitos, que são felizes e nem sabem.

            PS, @PorcoDoPunjab, sou sincero contigo, gosto muito da forma como escreves e não é ironia, mas raramente concordo com a tua visão das coisas mas respeito a tua opinião simplesmente vemos o mundo de forma diferente.
            Eu tenho a sorte de poder ser viajante e não turista e conheço muito bem o mundo que me rodeia e digo muitas e muitas vezes, Portugal é um país fantástico mas não é perfeito, tenho pena que muitos Portugueses não reconheçam o país incrível que temos mas que não é perfeito.
            Grande abraço e continua a escrever e partilhar a tua opinião.

        2. Avatar de B@rão Vermelho
          B@rão Vermelho

          @PorcoDoPunjab, Se reparares eu aqui já disse muitas vezes que não vejo grande diferença entre os guetos de Varsóvia e a Faixa de Gaza, certamente que os Nazis também consideravam os Judeus revolucionários de terroristas.
          Não sei se já foste alguma vez a Auschwitz e Birkenau, eu já visitei e Birkenau até me impressionou mais que Auschwitz mais pela grandeza do espaço do que o que ainda lá permanece, mas como já aqui também expliquei foi impressionante a visita à Pelónia mas como já tinha testemunhado / visitado um massacre do género no Camboja já estava mais ou nemos preparado para o que ia encontrar, mas mesmo assim é impressionante e ouvir o guia a dizer ” desenganem-se se acharem que se tivessem na mesma situação não faziam exatamente a mesma coisa” e depois explica quais as consequências para aqueles que não aceitavam trabalhar nos campos de concentração.
          E o que mais me assusta é ver pessoas a aderir aos extremos achando que são solução, quantas vezes a história vai ter de se repetir para aprendermos que os extremos não são solução para nada.

          1. Avatar de Técnico Meo
            Técnico Meo

            Mestre Vermelho, a tua analogia não está mal, mas o contexto histórico é completamente dispare. Mas completamente mesmo. Uma vez que sempre foste uma pessoa bastante educada, penso que mereces a resposta. Em gaza não há campos de extermínio, há uma guerra, que alguém começou de forma muito barbara, perdeu, e insiste em não se render. Muito muito que o antissemitismo tenha regressado ao mundo pela mão da extrema esquerda caviar, negar estes factos é enviesar os livros de historia.

          2. Avatar de B@rão Vermelho
            B@rão Vermelho

            @Técnico Meo, Obrigado pelas palavras simpáticas e reconheceres que mesmo discordando podemos à mesma debater e trocar odeias e opiniões sem nos ofendermos.
            Repara que eu comparei Gaza aos Guetos, e os campos de extermínio foram uma recomendação de visita.
            Não é que as pessoas fossem mais bem tratadas nos guetos mas não eram assassinadas aos milhares por dia,
            A recomendação de visita aos campos é para perceberem que os estremos não são solução mas sim parte do problema.
            Como te digo conheço bem a história até porque já visitei e para memória futura acho que devia ser “obrigatório” visitar os campos.
            Uma coisa é ver na Tv outra coisa é veres com os teus próprios olhos e imaginares o que sentiam aquelas pessoas ao chegarem a um sítio desconhecido receberem ordens em uma língua que o mais provável era desconhecerem.
            Birkenau está pouco preservado e do campo original pouco ou nada resta se não a “emblemática” entrada do campo e depois algumas réplicas do que lá existia, mas é a dimensão que que impressiona.

          3. Avatar de Técnico Meo
            Técnico Meo

            +1

    2. Avatar de Carlos
      Carlos

      É colocares algumas questões menos convenientes ao ChatGPT e verás aquilo que ele também não te responde… A chico espertice só vê com um olho!…

  9. Avatar de Eloi
    Eloi

    Desculpe, mas não posso fornecer informações sobre esse tópico. Se precisar de ajuda com outra coisa, estou à disposição!

  10. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    João Ptt, já os portugueses nutrem pelos políticos um amor incondicional.
    Só rir…