Na Alemanha já há missas dadas por Inteligência Artificial e os fiéis adoram!

50 Comentários

Ultimamente muito se tem escrito sobre a Inteligência Artificial inserida em vários contextos. Mas as notícias que nos vão chegando mostram que esta tecnologia ainda poderá servir-nos em várias outras áreas. Na Alemanha, por exemplo, já se fazem missas através de um serviço criado pelo ChatGPT e parece que esta tem sido uma ideia que atrai muitos fiéis.



Missas IA criadas pelo ChatGPT são um sucesso na Alemanha

Pode parecer algo um pouco insólito, mas a verdade é que já existem algumas missas a serem dadas através da Inteligência Artificial. Segundo as mais recentes notícias avançadas pela Associated Press (AP), na passada sexta-feira (9), na igreja alemã de São Paulo, em Fürth, Baviera, foi realizado um culto cujo texto foi gerado pelo popular sistema ChatGPT da OpenAI.

A missa teve a duração de 40 minutos e foi dada através de avatares que surgiram num grande ecrã localizado na parte de cima do altar. Esta novidade cativou os fiéis, uma vez que mais de 300 pessoas participaram nesse mesmo culto.

Tudo aconteceu no âmbito de uma convenção designada Deutscher Evangelischer Kirchentag (Congresso da Igreja Evangélica Alemã), que se realiza de dois em dois anos no país e atrai sempre muitos participantes. Por sua vez, o serviço IA foi idealizado por Jonas Simmerlein, um teólogo e filósofo da Universidade de Viena, e incluiu orações e música. Segundo o que Simmerlein disse à Associated Press, este serviço era “cerca de 98% da máquina“.

Numa fase inicial, o chatbot foi personificado através de um homem com barba que se pronunciou perante o público dizendo “queridos amigos, é uma honra para mim estar aqui a pregar para vocês como a primeira inteligência artificial na convenção deste ano de protestantes na Alemanha“.

Simmerlein disse à AP que pediu ao ChatGPT para serem incluidos salmos, orações e uma bênção no final, dizendo ao sistema que “estamos num congresso de igreja, tu és um pregador… como seria o culto na igreja?“.

Grandes filas para entrar na igreja

Segundo a AP, a reação dos participantes foi mista. Alguns riram-se devido ao que estavam a assistir, outros levaram o culto a sério e houve também quem ficasse algo incomodado com a falta de emoções do pregador. “Não havia coração nem alma“, disse uma fiél de 54 anos, profisisonal de TI. Já Marc Jansen, um pastor de 31 anos, disse que “realmente pensei que fosse pior. Mas fiquei positivamente surpreso com o quão bem funcionou. Além disso, a linguagem da IA funcionou bem, embora às vezes ainda fosse um pouco instável“.

Jonas Simmerlein

Simmerlein adiantou que a sua intenção não é substituir os líderes religiosos, mas tornar a IA numa ferramenta de apoio. “A inteligência artificial vai cada vez mais dominar as nossas vidas, em todas as suas facetas. E é por isso que é útil aprender a lidar com ela“, explicou.

Comentários

50

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Fusion
    Fusion

    Ora aqui está algo em que a IA se enquadra, algo artificial a pregar algo artificial 😀

    1. Avatar de Eestaem
      Eestaem

      Ah ah ah o melhor comentário que li hoje!

    2. Avatar de simsr
      simsr

      Ah ah ah o pior comentário que li hoje!

    3. Avatar de António
      António

      Ah ah ah o comentário que li hoje!

    4. Avatar de Kripper
      Kripper

      Ah ah ah li hoje!

    5. Avatar de Realista
      Realista

      Ah ah ah

  2. Avatar de deepturtle
    deepturtle

    Catolicismo 3.0
    O Espírito Santo pelos vistos, segundo eles, até pode ser um algoritmo.
    Afinal de contas… o que lhes importa realmente é manter as pessoas fieis, seja lá como e para quê!

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Protestantismo. Não leste ?

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        Só leu o título da informação

      2. Avatar de deepturtle
        deepturtle

        Protestantismo 3.0
        Não li. Fiquei-me pelo título que induz em erro, pois os protestantes não utilizam o termo missa mas sim culto. Seja como for, tenho plena convicção que não será uma moda em muitas igrejas que seguem verdadeiramente o ensinamento de Jesus e respeitam a Bíblia.
        A IA não tem nem nunca terá vida nem alma própria, por mais parecida que possa vir a parecer!

        1. Avatar de 652mga
          652mga

          Missas e sessões evangélicas (culto) há muito que são transmitidas pela rádio… este meio também não possui alma, seja lá isso o que for.

          Sou ateu, respeito as crenças de cada qual, não existe nada nos Ensinamentos que indique a existência de alguma forma de transmissão proibida.

          Existem, sim, muitas proibições que simplesmente são ignoradas! Que pena que os crentes, sendo uma grande parte da sociedade, não apliquem os Ensinamentos na sua vida…

          Não sei se a IA é artificial… talvez o seja ainda, mas em breve será como o pensamento > por enquanto basta desligar a máquina da tomada!

  3. Avatar de Pintalarim Fintal
    Pintalarim Fintal

    Estamos à beira do “fim do mundo”… que vegonha…. tenho neste momento vergonha de pertencer à raça humana, que neste momento está podre e decadente. Malditos sejam os que criaram a IA e que se estão a governar à grande sem olhar a meios para atingir os fins. Felizmente que quando morrem passam a ser todos iguais.

  4. Avatar de Mr. Y
    Mr. Y

    Nem os padres se safam da razia…

  5. Avatar de Vasco
    Vasco

    De um ponto de vista cristão, o que interessa é a Fé, a Pregação, o Arrependimento, a Penitência e finalmente a Caridade expressa nas boas obras que permitem alcançar a misericórdia divina e a consequente integração no plano da salvação. Não sou cristão praticante, mas que interessa afinal, se o Verbo é propagado por máquinas ou pelos homens? De acordo com a religião cristã o que interessa é a mensagem em si, e não o seu meio de difusão. O que interessa é o núcleo teológico da crença e não o instrumento em si. Se o algoritmo não entrar em contradição com esse core teológico, a pregação mantém-se válida.

    1. Avatar de deepturtle
      deepturtle

      Quanto sei, a Bíblia ensina que basta ter fé para o ser humano ser salvo pela Graça de Deus. Não pelas obras.
      Porém, alguém que siga o ensinamento e tenha amor verdadeiro de Deus no coração, as suas ações refletir-se-ão certamente em boas obras!

      1. Avatar de Luisa Martins
        Luisa Martins

        +1 , e posso acrescentar que toda a religião é feita por Homens e para Homens, e nada tem a ver com Deus. Existe muito ateu que será salvo por não ter se corrompido com este mundo.

        1. Avatar de 652mga
          652mga

          Mas salvo de quê?

          1. Avatar de Profeta
            Profeta

            Salvos para ter a vida eterna.

        2. Avatar de Francisco.M
          Francisco.M

          A salvação é alcançada por meio da fé em Jesus Cristo perseverando através, e por de forma honesta e verdadeira o reconhecemermos como o Filho unigênito de Deus e o Salvador de toda a humanidade, pois somente Deus conhece o todo o coração e toda a sinceridade de cada indivíduo. A tarefa mais dificil de todas de longe é buscar a assemelhança a Cristo e viver totalmente de acordo os seus ensinamentos (uma boa dica é começar nos evangelhos do novo Testamento, ler primeiramente o Sermão dos Montes (Mateus cap.5-7)) abandonando a vida antiga de pecado e vivendo como um novo eu livre das mentiras, dos enganos e das amarras do pecado.
          Alegremo-nos pois Jesus venceu o mundo ressuscitando ao 3º dia e nós também poderemos vencer este mundo jazido no maligno, perseverando na verdade da palavra da vida e tendo unicamente fé no caminho, verdade e vida que é Cristo!
          Entreguei a vida a Cristo enquanto for tempo pq estamos vivendo as profecias de apocalipse na sua plenitude!
          Deus abençoe a cada um.

          1. Avatar de Francisco.M
            Francisco.M

            *através dele

  6. Avatar de Hugo
    Hugo

    Mandem vir o meteorito!

  7. Avatar de JCLopes
    JCLopes

    Com a falta de padres vamos ver quanto tempo demora até surgirem missas a serem realizadas por halogramas com a imagem de Jesus Cristo. E há- de haver gente que irá acreditar que está na presença dele.

  8. Avatar de José Astucio
    José Astucio

    Chama se evolução JesusGPT

  9. Avatar de Luís Rosa
    Luís Rosa

    Só falta um robô a meter as hóstias na boca aos fiéis 🙂 🙂 🙂

    1. Avatar de Realista 5
      Realista 5

      Infelizmente têm sido Padres a ….. 🙁

  10. Avatar de Nuno Rocha
    Nuno Rocha

    Tendo em conta que os fieis são crentes, é expectável que a Inteligência Artificial venha a evoluir para uma análise dos perfis de crenças dos presentes para realizar uma palestra personalizada no sentido se agradar mas também controlar e impor um pensamento de acordo com o pretendido pelo programador.

  11. Avatar de Há cada gajo
    Há cada gajo

    Será que por fim os ditos “fiéis” vão descobrir a artificialidade da coisa a que supostamente são fiéis ?

  12. Avatar de aaaa
    aaaa

    Que Deus vos perdoe!

  13. Avatar de Eu
    Eu

    Tanta ovelha tresmalhada. Até me arrepio e não é nada comigo. É caso para dizer.
    Perdoai-lhes senhor que não sabem o que fazem

  14. Avatar de Miguel
  15. Avatar de Hugo Nabais
    Hugo Nabais

    A noticia que mais demonstra a estupidez humana que li nos últimos tempos!

  16. Avatar de Francisco.M
    Francisco.M

    “O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios. Tais ensinamentos vêm de homens hipócritas e mentirosos, que têm a consciência cauterizada e proíbem o casamento e o consumo de alimentos que Deus criou para serem recebidos com ação de graças pelos que creem e conhecem a verdade.”
    1 Timóteo 4:1-3

    Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram a coisas e seres criados, em lugar do Criador, que é bendito para sempre. Amém.
    Romanos 1:25

  17. Avatar de Profeta
    Profeta

    Bom sera desta que vamos desencadear uma guerra homens vs maquinas ? Afinal as maquinas existem para nos auxiliar mas aliada ao IA so vai estragar o que esta bem feito. A mim parece-me que isto da IA nao vai chegar longe, e apenas uma forma de meter medo as pessoas. E ha sempre alguem que borra as cuecas. Ainda hoje se veem muito remotamente pessoas com mascara na cara. Essas ja estao condenadas ao fracasso em termos de espirito forte.

  18. Avatar de 652mga
    652mga

    Vida eterna? Bom, existe vida na Terra há mais 3,5 bilhões de anos… muito tempo antes de “Adão e Eva”! Mas nada é eterno, vai evoluindo até à sua extinção. O homem, devido ao seu conhecimento, não aceita o fim de como consequência da morte… vai alimentando a teoria que terá uma vida eterna algures.

    O homem, não conhecendo as respostas, foi atribuindo o que não consegue explicar a uma divindade… a mitologia sempre esteve presente.

    Quem acredita na criação do homem por Deus (Adão e Eva) já se perguntou quem terá sido a mãe do neto desta?
    Bom é que só existe uma possibilidade…

    1. Avatar de Profeta
      Profeta

      E essa racionalidade que te estraga o sentimento perante Deus e que nao te deixa ver mais alem. Boa sorte no teu caminho a descobrires o misterio de Deus e da vida. Se e que estejas interessado nisso. Cada um com sua crenca, apenas temos de fazer uma coisa muito simples. Saber amar a todos mesmo os inimigos. E veras a tua vida a transformar-se.

      1. Avatar de 652mga
        652mga

        Talvez te estejas a referir a “ministério” e não “mistério”… a racionalidade será a base de tudo o que se vê… se não encontras uma explicação razoável, porque a defines como algo do divino? Olha para atrás, quantas explicações atribuídas ao divino acabaram por passarem a ter uma explicação lógica…

        Não sei tenho inimigos, tenho muita gente que não gosta de mim, não significa que sejam inimigos. Eu também não gosto de muita gente, principalmente os corruptos e hipócritas!

        Como já escrevi, se os crentes praticassem os Ensinamentos, vivíamos bem melhor… e a Bíblia tem tudo sobre estes dois males:

        Os ímpios andam altivos por toda parte, quando a corrupção é exaltada entre os homens.
        – Salmos 12:8

        Portanto, livrem-se de toda maldade e de todo engano, hipocrisia, inveja e toda espécie de maledicência.
        1 Pedro 2:1

        Vejo muito mais do que possas imaginar… não sou é um tipo “formatado”.

        1. Avatar de AlexX
          AlexX

          Se não és um tipo “formatado”, donde tiraste a ideia que a Terra tem mais de 3,5 badalhões de anos? Que nada é eterno também não duvido, no entanto que te leva a afirmar que a energia que te move não possa resistir muitas vidas?
          Esta vida é como um jogo, explora-o bem e diverte-te no processo sem prejudicar directamente ninguém, só depois poderás ter respostas para as tuas dúvidas e confirmar se as tuas certezas estavam afinal erradas ou não.

          1. Avatar de 652mga
            652mga

            Não é a idade da Terra (que será maior, naturalmente), é a existência de vida… tens que ler com atenção.

            A energia que me move? Intelectual, física ou ambas?

        2. Avatar de AlexX
          AlexX

          Vai dar ao mesmo. Se te perguntasse o que te leva a acreditar naquilo que acreditas, sendo honesto só me podes responder: “porque fui formatado assim”. Todos somos formatados duma forma ou doutra, bem como duma formatação derivam todas as nossas convicções no que toca ao que provém de terceiros.
          A energia que nos move é etérea, tanto o físico como aquilo que chamas intelecto dela dependem. Entende como sendo um campo electromagnético se assim preferires. Sem ele não haveria vida.

        3. Avatar de Profeta
          Profeta

          Queria dizer mesmo o misterio de Deus. Mas deixa la ha coisas que certas pessoas nao atingem e tambem nao sou eu que te vou dizer. Cada um de nos aprende a nossa maneira o Deus que nos queremos ver.

  19. Avatar de AlexX
    AlexX

    Depois dum robô com IA num templo budista do Japão pregando sermões, agora esta. Portanto, não tardará muito e será Satanás himself pregando sermões em todas as religiões já que também deve ter sido Ele quem as criou.

    1. Avatar de 652mga
      652mga

      Também deve estar com algum receio, o Satanás… será que vai ser substituído pela IA?

      1. Avatar de AlexX
        AlexX

        Não tenho qualquer receio. Satanás é a IA. Tenta entender como alegorias e metáforas. No entanto não falta quem o idolatre e são cada vez mais, sendo que a maioria actualmente nem sequer disso dão conta. E são precisamente as pessoas, no colectivo, que o tornam real.

  20. Avatar de Ludwig Bach
    Ludwig Bach

    Eu não acredito num deus intervencionista ( I don’t believe in an interventionist god (N. Cave).
    Finalmente com o avançar da ciência e o vazio exposto das crenças e superstições começamos finalmente a perceber que foi o Homem que criou Deus. Deus foi uma entidade criada e que dava jeito para tentar explicar o que o Homem não entendia ou o que temia. Não acredito que na actualidade os padres conseguissem encenar e montar a farsa do milagre de Fátima: os videntes e testemunhas eram todos tolos, ignorantes e atrasados.

    1. Avatar de Profeta
      Profeta

      Cada um acredita em Deus ou nao. Nao ponho isso em causa, mas ja te debrucaste como e que a vida avanca e nao fica estagnada a uma era e geracoes ? Alem disso imperios caem, tambem ja te questionaste porque ? Eu explico porque ha coisas e acontecimentos que so duram ate Deus permitir. Claro que isso e a minha percepcao das coisas e do mundo. Cada um tem uma opiniao diferente. Mas se Deus nao existisse o que te impediria de continuares na mesma Era ou geracao e ficares la para sempre ? So quem tem amor e sentimento no coracao (nem todos) e que consegue compreender essas coisas. A proposito sabes qual o sentido da vida na tua opiniao ? Na minha isto sera sempre um mundo de provacoes. E quem nao se deixar corromper pela maldade, tera a vida eterna. Agora podem dizer que sou formatado ou nao, e aquilo que acredito no coracao e nao ha racionalidade nenhuma que me prove o contrario. As pessoas por vezes quanto mais pensam menos sentem. Conseguem entender a diferenca ? Se um mendigo viesse ate ti darias uma moeda com um impulso imediato ou ficarias a pensar nahh isto e para ir comprar droga entao nao dou. ??

      1. Avatar de 652mga
        652mga

        Corromper pela maldade… que designação tão infantil! Corrompe-se, é se corrompido simplesmente pela maldade… pensei que era para obter benefícios próprios (e não apenas monetários)!

        A vida avança? Sim, sabe-se há muito disso, é a designada A Teoria da Evolução de Darwin…

        Na questão do mendigo, como algumas vezes já o fiz, convido-o a vir tomar uma refeição… mas só querem a moeda!

        Porque é que hegemonia norte americana está a cair (ainda é o maior império da atualidade)? Será que Deus passou a gostar mais de comunistas? Eu não conheço nenhum comunista, conheço muitos que se dizem comunistas… como conheço muitos que acreditam em Deus, são a maioria!

        O nosso mundo não é, nem mais nem menos, que a imagem do templo em Jerusalém no qual Cristo entrou a “enxotar” todos aqueles que o usavam para proveito próprio.

        “Conversa fiada” estou eu farto, quero é ação… para a ação não precisas de ter uma crença divina, é simples… Onde é que Deus interfere em todo o argumentas? Absolutamente em nada…

        Sabes, quando alguém afirma que Deus criou tudo o que existe, o homem à sua semelhança, lembra-me logo dos terraplanistas…

        Ainda bem que se pode ter uma opinião, no tempo de Nicolau Copérnico este foi advertido para não se imiscuir em assuntos da igreja, era um herege! Claro tinha uma visão diferente da igreja, cuja opinião se sabe há séculos que é a correta.

        Se te agrada, em vez de três Fs, temos agora quatro…

        1. Avatar de Profeta
          Profeta

          Ja percebi que estou a falar com um vampiro mas nao estou preocupado a tua energia nao interfere rigorsamente em nada na minha. Alem disso nao sei porque te das ao trabalho de responder se nao acreditas em Deus nao vale a pena convenceres os outros a nao acreditar tambem. Algumas partes devo ter falado Chines para ti eu sei mas e uma boa forma de argumentares com palha sobre o assunto. Se nem capacidade tens de dar 1 moeda as pessoas, qual e a tua mensagem que queres passar mesmo ? Eu dou-te uma dica de como Deus funciona. Deus age atraves de pessoas bondosas como eu. Nao sabias nao ? Es tao inteligente e isso passou-te ao lado ? Nem acredito. Agora so mais uma ffrase de reflexao mas que sei que tambem nao vais conseguir atingir uma vez que estas mais preocupado em desacreditar a Deus do que a tentar entende-lo. Ha experiencias de vida que tu nunca iras entender por mais que te esforces. Em todo o caso pensa no seguinte imagina que o mal perde a forca que tem, ja paraste para pensar o quao longe a evolucao iria chegar ? Como ja estou habituado que das respostas toscas e sem sentido e desprovidas de sentimento fico-me por aqui. Boa noite a todos.

  21. Avatar de 652mga
    652mga

    O vampiro é uma figura mitológica, não existe… pode “existir” na cabeça de quem não olha de forma racional para o mundo concreto. Tu és bondoso e Deus age através de ti… um tipo bondoso a adjetivar outro só porque este manifesta a sua opinião… és a prova do que escrevo sobre a maioria de quem se diz cristão/outra qualquer crença: não cumpres simplesmente o que o Deus que afirmas acreditar apregoa!

    Sim, fica pela tua convicção, não é relevante.

  22. Avatar de pdsermqq
    pdsermqq

    Esta gentinha deixa-se influenciar por tudo e mais alguma coisa.