Momento histórico: Primeira lei do mundo sobre inteligência artificial

11 Comentários

Os colegisladores da União Europeia (UE), o Conselho e o Parlamento Europeu já chegaram a acordo para aquela que será a primeira lei do mundo sobre inteligência artificial.


Acordo provisório sobre a lei relativa à inteligência artificial…

A IA refere-se à área da ciência da computação que visa desenvolver sistemas e tecnologias capazes de realizar tarefas que normalmente exigiriam inteligência humana.

De acordo com a informação publicada na rede social X pela presidência espanhola do Conselho da UE “chegaram a um acordo provisório sobre a lei relativa à IA”, um regulamento que “visa garantir que os sistemas de IA implementados e utilizados na UE são seguros e respeitam os direitos fundamentais e os valores europeus”.

 

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, escreveu que este avanço é uma “estreia global”, já que será “um enquadramento legal único para o desenvolvimento de uma IA em que se possa confiar”.

De referir que a designada “Lei da IA” ainda necessita de aprovação final. No entanto, ultrapassou-se o impasse político que ameaçava o objetivo europeu de definir regras harmonizadas para a IA.

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Só tachinhas, todos contentes certamente com mais medidas que só servem para sustentar os políticos de Bruxelas através das coimas!

    1. Avatar de p_t
      p_t

      Claro. É preferível não fazer ou legislar nada, não é?

  2. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Começou… 😐

    1. Avatar de Contador
      Contador

      Obrigado por avisares. Estavamos todos à espera do teu comentário.

  3. Avatar de Fred
    Fred

    Estes politicos e seus apoiantes (vulgo lóbis) não conhecem, ou querem ignorar os princípios da robótica enunciados e propostos por Isaac Asimov (3 mais o princípo 0). Estariamos a poupar muito tempo e dinheiro. Assim começando do zero há, garantidamente, mais uma legião de chupistas a beneficiar.

    1. Avatar de Absurdo
      Absurdo

      Principios da robotica? Primeiramente nem fabricas de robos deveriam existir. Ou seja, se queres resolver o problema tem q proibir fabricas de robos e todas empresas antieticas do tipo a neuralink e tambem o uso de IA em guerras.

  4. Avatar de jota
    jota

    Não há lei nem força nenhuma no mundo que possa parar a destruição da raça humana por causa da IA! É tarde demais!

    1. Avatar de Burrinho
      Burrinho

      Pois eu não vejo a hora de que uma IA seja desenvolvida especificamente para a Saúde e seja implementada em todos os consultórios médicos auxiliando estes profissionais – sejam eles de clínica geral ou de uma qualquer especialidade – no diagnóstico de problemas que de alguma forma afectem a nossa saúde ou bem estar.
      Até mesmo para tarefas tão simples como alertar médicos para exames já feitos que, infelizmente, por vezes passam despercebidos ou são esquecidos, teria a sua utilidade.

      Talvez com a IA pudéssemos finalmente ter diagnósticos muito mais rápidos em vez de (como demasiadas vezes acontece) termos de esperar anos e anos a fio por uma resposta e uma solução que pode tardar demasiado em chegar… frequentemente fazendo dezenas de exames ao longo de todo esse tempo para ir descartando hipótese atrás de hipótese.
      Com um diagnóstico muito mais rápido tudo o resto poderia ficar também muito mais célere aumentado a eficiência, libertando os limitados recursos, poupando o erário público, aumentando o nosso bem estar e a nossa qualidade de vida até uma idade muito mais avançada.
      Eu só vejo vantagens. Quanto a eventuais preocupações de privacidade não creio que fossem maiores do que as que já enfrentamos.

      1. Avatar de Absurdo
        Absurdo

        A sua geracao pode se beneficiar da “euforia” que esta acontecendo em relacao aos beneficios da IA. Isso é “amostra gratis” ou seja, cavalo de troia. Mas chegara um tempo que essa euforia podera terminara em desgraca, maldicao. Entao, lamento. Enfim, nao era nem para eu ter nascido

        1. Avatar de Profeta
          Profeta

          Mas voces ainda nao aprenderam nada com estas crises e circos mediaticos a escala mundial ? E tudo mais do mesmo para continuar a espalhar o medo e o terror. Vide o caso covid e outras crises anteiriores. Com a IA anda agora esta nova moda e que vai destruir alguns empregos (e possivel que sim) mas nao e aquela desgraca que todos pensam que ira acontecer. Por isso isto do IA e mais um esquema dos DDT. Depois a euforia passa e volta tudo ao normal e nao se passa nada. De tempos a tempos estas coisas tem vindo a acontecer e muita gente cai neste tipo de armadilhas, principalmente muitas empresas, essas sao sempre as primeiras a serem enganadas.

  5. Avatar de andre
    andre

    nao se chama legislar, chama-se expulsar.

    O que vai ser feito vai ser feito, só que o lucro não fica na europa.