IA vai gerar um boom de produtividade e afetar 300 milhões de empregos

35 Comentários

Muito se tem falado na Inteligência Artificial e muitas empresas do setor tecnológico acreditam que este conceito vai mudar o mundo tal como o conhecemos. Contudo, há também o lado B das consequências menos positivas que daqui podem advir. De acordo com uma recente pesquisa da Goldman Sachs, a IA deverá desencadear um boom de produção dentro de 10 anos, mas também afetar 300 milhões de empregos.



IA pode gerar um boom de produção dentro de 10 anos

Segundo uma recente pesquisa da Goldman Sachs, os avanços ao nível da Inteligência Artificial podem trazer muitos benefícios significativos quanto à produtividade, mas também afetar uma grande quantidade de empregos. Em concreto, a pesquisa refere-se à possibilidade de automatizar cerca de um quarto de todo o trabalho feito nos Estados Unidos e também na zona Euro.

As informações reveladas nesta segunda-feira (27) indicam que os sistemas de IA “generativos”, como o popular ChatGPT da OpenAI, podem criar um método que não se distingue da produção humana.

Desta forma, estima-se que esta tecnologia possa desencadear um boom de produtividade que levará a aumentar o Produto Interno Bruto (PIB) global anual em cerca de 7% num período de 10 anos.

Imagem DARBUS AI

Inteligência Artificial pode gerar milhões de desempregados

Como em tudo, há sempre o outro lado menos bom que deve ser considerado e acautelado. Desta forma, Joseph Briggs e Devesh Kodnani, os dois autores da pesquisa da Goldman Sachs, adiantam que, caso estas previsões se concretizem, a tecnologia também poderá trazer consequências e “perturbações significativas” no mercado de trabalho. Mais especificamente, os autores indicam que a IA generativa poderá afetar cerca de 300 milhões de empregos, sendo que entre as profissões que devem correr um maior risco estão advogados e funcionários administrativos, uma vez que se podem tornar redundantes.

Estima-se que cerca de 2/3 dos empregos nos EUA e na Europa possam estar expostos a algum grau de automatização de IA, com base nas tarefas que desempenham. Nos Estados Unidos, a IA poderia afetar de alguma forma 63% da força de trabalho, sendo que cerca de 7% dos trabalhadores norte-americanos exercem funções e tarefas que facilmente podem ser desempenhadas pela IA generativa.

Já na Europa, a pesquisa aponta que 1/5 do trabalho possa ser realizado pela Inteligência Artificial.

 

Leia também:

A Inteligência Artificial será a coisa mais importante na próxima década, diz a AMD

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Provavelmente vão surgir novos trabalhos, teremos de nos adaptar, mas que é assustador lá isso é.
    Nu futuro não vai haver trabalho para todos, não sei como vamos fazer mas alguma coisa têm de ser feita, podemos não ter trabalho mas continuamos a ter estomago, há quem defenda um subsidio de existência, assim como se vai financiar o subsidio não sei.

    1. Avatar de Urtencio
      Urtencio

      O Costa desta vida arranja uns robots para tomar conta das vacas, outros para galinhas e outros para semear batatas.. um luxo para a malta que já vagueia diariamente pelos cafés hoje em dia..

    2. Avatar de Fusion
      Fusion

      Se houver um subsidio de existência então porque tenho eu que trabalhar?
      Esse será o ponto, porque alguém quererá trabalhar se existe esse subsidio?

      Trabalho = Dinheiro
      Não quer trabalhar = Não tem dinehiro

      Simples assim.

      O desafio aqui será encontrar emprego para todos. Uma das medidas seria reduzir a carga diária de trabalho e criar varios turnos de trabalho para assim todos poderem ter oportunidade de trabalhar.

      1. Avatar de André
        André

        Vida é para ser vivida, trabalhar às vezes faz parte

        1. Avatar de Fusion
          Fusion

          Ninguém te impede de viveres, agora não venhas exigir dinheiro e benefícios daqueles que efetivamente trabalham

          1. Avatar de João Pratas
            João Pratas

            Isso já acontece

  2. Avatar de GM
    GM

    A IA de uma empresa vai depois adquirir os produtos / serviços que as IA de outras empresas eficientemente produziram.

  3. Avatar de Gekko
    Gekko

    A sociedade sempre foi e sempre será gerida e mantida por gente sem escrúpulos e nenhum tipo de respeito pelo próximo.
    O boom de produtividade sempre existiu, se pensarmos na revolução industrial para cá, a produtividade galopou patamares, mas os salários, são sempre mantidos no limite mínimo possível.
    Aqui a optimização é sempre, produtividade máxima, salários mínimos.
    Depois aparecem as ideias comunistas e do proletariado, para dar alguma esperança ao desgraçado e que em termos utópicos seriam até interessantes, mas na prática são uma forma rígida de escravidão e negação do indivíduo como ser, que se torna numa peça na máquina de um todo, enquanto as elites do aparelho são os gestores da máquina.
    Ou então, aparece sempre a questão do nacionalismo, os de fora é que destroem o país puro, o apelo á furia e ódio, como justificativa da fraudulenta forma de gerir espectativas de uma sociedade pobre, sem luxos e que o salário é apenas de sobrevivência ou pouco mais.
    Mas o espantoso é que nunca a sociedade foi tão produtiva.
    Aliás, a produtividade cresce em todo mundo, nuns lado mais, noutros menos, mas o salário é aquela trela no pescoço que adestra as sociedades, mantém o animal de estimação sempre pronto a dar mais um pouco do seu tempo ao seu dono, em troca de mais uma migalha na sua gamela.
    Sempre foi e sempre será assim, mas boom’s de produtividade existem constantemente.

  4. Avatar de Gondzilla
    Gondzilla

    É sempre a mesma conversa quando surge uma tecnologia nova que pode (e deve) substituir tarefas repetitivas e aborrecidas. Desde os primórdios da revolução industrial que é assim. Simplesmente os empregos evoluem e novos serão criados com funções diferentes e ajustadas aos novos tempos.

    1. Avatar de Fusion
      Fusion

      Exatamente! Não percebo porque raio os operários fabris tanto querem manter o raio dos empregos, será que eles gostam de ficar o ano inteiro a fazer o mesmo trabalho chato? Deixem as maquinas fazer isso

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        A questão das máquinas é ‘passado’. Numa linha de produção de automóveis, por exemplo, já é totalmente dominado por robots com uma grande redução de operários.
        A IA vai mais longe e atinge profissões mais ‘intelectuais’ (não encontro um termo melhor)! É certo que devemos ver a IA como uma ferramenta porque ela só por si não faz nada. O mais provável é que isso venha a reduzir o número de pessoas necessárias. O risco é esse. O que fazer com essas pessoas sabendo a escala do crescimento destas tecnologias que não seguem o ritmo da formação?

    2. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Até ao aparecimento da eletricidade vendia-se gelo de porta a porta, ou carvão e agora não passa de uma recordação, mas demora tempo até ao aparecimento das novas profissões que consiga absorver todos, e o estomago vai continuar lá.
      Vamos todos continuar a precisar de casas e reparações nas casas vamos todos ser trolhas 🙂

      1. Avatar de Fusion
        Fusion

        Verdade, mas pegando nos teus exemplos, acho que o Chat GPT não irá construir a minha casa nos proximos anos.

        O que pode acontecer e é ja o que acontece, é que os empregos como obras e efins serão pagos a preço de ouro e os empregos mais técnicos como programação e afins serão pagos com ordenados miseráveis

        1. Avatar de B@rão Vermelho
          B@rão Vermelho

          Já se consegue imprimir casas 🙂
          Aquilo que refiro em relação ao subsidio de existência, é verdade, à correntes de opinião que defende a ideia.
          Profissões como os artistas e cantores devem de estar a roer as unhas até aos cotovelos, acho que a AI está muito virado para este tipo de criatividade.

        2. Avatar de LUISSM
          LUISSM

          E no futuro, os conselhos dos pais para os filhos vai inverter.
          Antes era: Estuda se não vais para trolha.
          Agora vai ser: Estuda se queres ir para trolha.
          Ou, se queres um empreso seguro vai para trolha.
          🙂

          1. Avatar de Burru
            Burru

            SE não quiseres ir para trolha vai para político…. profissão do futuro…

      2. Avatar de Hugo Nabais
        Hugo Nabais

        O problema é que desta vez, nesta mudança a IA e a robotica, poderão a seu tempo substituir quase todas as profissões. Quando os médicos, engenheiros, padeiros, biologos, investigadores, gestores, programadores etc forem todos substituidos pela IA o que sobra para nós fazermos?

      3. Avatar de Santos
        Santos

        Exato, vendia-se gelo de porta em porta e após o aparecimento do frigorífico, quem vendia gelo começou a produzir frigoríficos.
        Quem vendia carvão começou a produzir equipamentos de aquecimento. Evoluíram, e nós temos que o fazer, mas não acredito que vá tirar empregos aqueles que efetivamente criam algo novo do zero, porque uma máquina não o consegue fazer.

    3. Avatar de Filipe
      Filipe

      Serão criados a velocidade e volume pretendida? e pelo qual a pessoa tem formação?
      Programadores apos os IA tornar-se-ão obsoletos pq a IA vai substitui-los, tanto na programação como melhorar e otimizar… Jornais e revistas com IA incorporada necessitarás sempre de mto menos pessoas. condutores deixarão de existir com carros autónomos (taxis, comboios, etc)
      Os empregos que continuarão serão os manuais que nao são de fabrica como construção ou agricultura ou pesca… QQ projeto de Arquitetura ou Engenharia serão “desenhados” em minutos, em 3D, tornando-os mais realistas e com menos erros e omissões, melhor planeamento e Orçamentação. Tudo o que seja escrito seráde resto a IA fará sempre melhor, sem pausas e sem queixas. E quando se conseguirá criar “robos” com mãos ou outros…
      Já se deveria ir pensando como será feito o equilíbrio… como se irá alimentar/ ganhar dinheiro para viver… Passaremos a estar representados por alguma IA/Robo para ganhar dinheiro.. É preocupante.

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        Sem reclamar?
        Só enquanto não chegar a Portugal, quando aqui chegar vai logo fazer greves e ter expectativas irrealistas e vai ficar endividada 🙂

    4. Avatar de Tiago
      Tiago

      Deves achar que o teu trabalho é intocável, ou que nunca serás substituído.

  5. Avatar de Tiago
    Tiago

    Eu avisei. E não venham com a treta “ai e tal medo da evolução, têm que se adaptar”.
    Trabalho em IT, e posso dizer que tudo o que seja low code vai desaparecer. O que vão fazer essas pessoas?
    Vários especialistas dizem que em 10 anos qualquer um poderá programar.

    1. Avatar de Urtencio
      Urtencio

      Tenho uma quinta no interior! arranjo-te trabalho..
      até daqui a 10 anos xD

      1. Avatar de Urtencio
        Urtencio

        opa esquece a oferta…
        afinal acho que prefiro um robot o gajo trabalho 24h/7

        1. Avatar de AlexX
          AlexX

          Bem que vais precisar de muros altos e vários cães da Boston artilhados com automáticas para defender a quinta ou tás sujeito a acordar e ver que alguém fez a colheita toda por ti e ainda fez o favor de levar as galinhas, coelhos, cabritos, uns leitões, o novilho e que mais houver…

      2. Avatar de Tiago
        Tiago

        Obrigado amigo 🙂 é bom ver que os portugueses ajudam-se uns aos outros. Mas, na realidade estou um pouco assustado pelo meu trabalho. Já vemos a AI a substituir humanos em tarefas como por exemplo análise de códigos e erros, criação de linhas.

  6. Avatar de SMGor
    SMGor

    300 milhões de desempregados? E eu pensava que ia ser 100 milhões. Pelo andar da carroça ainda vamos acabar a servir a IA.

  7. Avatar de Jota
    Jota

    Matrix coming soon…

  8. Avatar de AlexX
    AlexX

    O número 300 milhões é para esquecer. Quando estimam que 1/5 do trabalho na Europa poderá ser feito por IA dentro de 10 anos, têm que perguntar é: dentro de 10 anos, que número apontam eles para esses 5/5 na Europa? Em Portugal dizem rondar actualmente os 5 milhões. Em 2033, se o país tiver eventualmente 6 milhões de habitantes e 3 milhões forem esses 5/5, 600 mil serão afectados ou substituídos por IA, números por alto e bastante optimistas. A IA não paga impostos nem compra nada mas não se preocupem que vai ficar tudo bem.

  9. Avatar de LUISSM
    LUISSM

    Uma coisa é certa, isto não voltará a trás!!!

    Os humanos são demasiado gananciosos e ambicionam poder a todo o custo. As outras espécies não são muito diferentes, mas tratemos da nossa.

    Mesmo que no mundo civilizado/ocidentalizado se tente regular ou mesmo pausar o processo, como pedem os subscritores da carta aberta, a ásia não o vai fazer. É uma ferramenta demasiado valiosa para que alguém se dê ao luxo de ficar para trás.

    E vai ser uma corrida desenfreada para conseguir a versão mais avançada, a que traga mais vantagens, mais poder.

    Vejam o que se faz no armamento? Quando se percebeu o poder destrutivo das armas nucleares alguém parou de as desenvolver? Só não as utilizam pelo medo de destruição total, mas continuaram a desenvolvê-las e melhorá-las com a justificação de defesa territorial em último caso.

    Acham que os diferentes poderes no planeta, USA, EU, RUSSIA, CHINA, podendo deitar mão numa ferramenta destas não o vão fazer para se colocar à frente dos outros?

    1. Avatar de Ritmo Forte
      Ritmo Forte

      Isso mesmo. Graças a eles, os envolvidos diretamente, os inventores, desenvolvedores, pesquisadores, os lideres, os ricos, e nao a nós meros mendigos e ignorantes da sociedade, o mundo caminha para a destruicao.

  10. Avatar de Santos
    Santos

    Há coisas que a IA não tem:
    – criatividade;
    – imaginação;
    – humor;
    e muito importante o fator humano.
    Portanto que haja 300 milhões de desempregados acho que é muito para não dizer absurdo porque tiramos o rendimento a tantas pessoas, e os produto que a IA terá vai ser vendido a quem? Aos desempregadoa que de repente ficaram sem dinheiro? Toda a gente já viu o que aconteceu aos carros que conduzem sozinhos, acham mesmo que vai substituir advogados? Ou jornalistas? Ou criadores de conteúdo? Há vídeos na NET a mostrar as limitações do chat GPT e acreditem que são muitas mesmo.
    Estamos todos com medo e sofrer por antecipação. Claro que vão existir mais desemprego em algumas coisas, mas eu não estou a ver um robô a assentar tijolo, ou a amassar pão. É Inteligencia Artificial, e só evoluí naquilo que queremos que ela evolua.
    A era do exterminador ainda não é agora que chega

  11. Avatar de Santos
    Santos

    Aqui há dias vi um gajo a pegar em IA e fez um teste, que a IA escrevesse um código que dissesse se o número, introduzido pelo utilizador, era par ou ímpar. A IA fez o código e funcionava. O indivíduo que estava a testar fez o mesmo código em muito menos linhas e mais “limpo”, ambos funcionavam. Mas agora imaginem um software complexo, será que a IA conseguirá fazê-lo bem, sem erros? Será que funciona a 100%? Não vale a pena sofrer por antecipação.
    Tudo o que o estado tem que fazer é formar pessoas para trabalharem com a IA. Lembrem-se uma máquina não pensa.