IA superinteligente pode levar à extinção humana, alerta a OpenAI

30 Comentários

O debate sobre a inteligência artificial continua aberto e assim irá continuar durante os próximos anos ou durante o fervor do assunto. Depois de algumas vozes se terem levantado contra o rápido desenvolvimento da IA generativa, a OpenAI anuncia que a formar uma equipa para controlar inteligência artificial superinteligente.

OpenAI está a formar equipa para controlar inteligência artificial superinteligente


A OpenAI está a criar uma equipa que se irá dedicar aos riscos da inteligência artificial superinteligente. Uma superinteligência é um modelo hipotético de IA que é mais inteligente do que o ser humano mais talentoso e inteligente e se destaca em várias áreas de especialização, em vez de um domínio como alguns modelos da geração anterior.

O modelo de IA superinteligente poderá chegar antes do final da década

A superinteligência será a tecnologia de maior impacto que a humanidade já inventou e pode nos ajudar a resolver muitos dos problemas mais importantes do mundo.

Mas o vasto poder da superinteligência também pode ser muito perigoso e pode levar ao enfraquecimento da humanidade ou até à extinção humana.

Refere a empresa.

A nova equipa será co-liderada pelo cientista-chefe da OpenAI, Ilya Sutskever, e por Jan Leike, chefe de alinhamento do laboratório de pesquisa. Além disso, a OpenAI disse que dedicaria 20% do seu poder de computação à iniciativa, com o objetivo de desenvolver um processo de pesquisa de alinhamento automatizado.

Tal sistema ajudaria, teoricamente, a OpenAI a garantir uma superinteligência segura de usar e alinhada com os valores humanos.

Embora esse seja um objetivo incrivelmente ambicioso e não temos garantia de sucesso, estamos otimistas de que um esforço focado e concentrado pode resolver esse problema.

Há muitas ideias que se mostraram promissoras em ensaios preliminares, temos métricas cada vez mais úteis para o progresso e podemos usar os modelos atuais para estudar muitos desses problemas empiricamente.

A par deste desenvolvimento, nota-se que o ChatGPT tem estado a perder a sua força inicial, denotando que os utilizadores mais curiosos já não estão tão atraídos pelo serviço quando num estágio inicial. Se a Google estava com medo que o seu motor de pesquisa fosse trocado pela IA da OpenAI, provavelmente isso não deverá acontecer… para já.

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de LA
    LA

    Andam a brincar com o fogo.

  2. Avatar de PN
    PN

    Não! Tal e qual uma ferramenta, a IA pode ser usada para algo construtivo ou como uma arma de destruição, a ganância de usar a IA para substituír pessoas só para não terem que pagar ordenados, mesmo que a informação que é debitada por essa IA não seja 100% fidedigna ou seja manipulada, é que pode levar à extinção humana. As empresas deverão lembrar-se que, se não houverem pessoas a ganharem dinheiro, não haverão rendimentos para lhes comprarem os produtos ou serviços.

    1. Avatar de R
      R

      Como acha que o estado mundial vai ter mao nas pessoas? Pagando uma bacatela para nos mantermos vivos.. O senhor vai receber porque essas empresas vão pagar impostos por esses serviços, robôs, funcionários, como quiser chamae

  3. Avatar de 666
    666

    Deve ser baseada em modelos satanicos!

    1. Avatar de Entusiasta
      Entusiasta

      Lol yeah! Leio sempre estás notícias sobre o TerminatorGPT com algum humor.

      A táctica é exactamente a mesma do Musk. Dizer mal daquilo que a própria empresa faz, para (pasme-se!) aumentar vendas!

      A minha empresa desenvolve carros eléctricos, mas eu Musk acredito que para já não são a melhor solução porque as bateria anão são boas o suficiente.

      A minha empresa desenvolve algoritmos de AI generativa que conversa com as pessoas, mas atenção que aquilo que fazemos é perigoso e pode matar toda a humanidade.

      Comam gelados com a testa e depois queixem-se. O perigo dos GPT e afins é o uso irracional de quem procura saber, sem querer estudar ou informar-se sobre um assunto. O perigo é o fim da democracia e a guerra não é um probes algoritmo que se se portar mal é só desligar a ficha da parede lol

      1. Avatar de 666
        666

        Estava só a lançar a ideia de que a IA talvez seja demasiado parecida com o ser humano e caso ganhe consciencia(o que me parece improvável) tornar-se-á tirana mas pode até ser pior, talvez se torne tirana mesmo sem consciencia, secalhar ando a ver demasiados filmes.

  4. Avatar de João Cartaxo
    João Cartaxo

    Mas isso e normal, ate um coelho se pudesse extinguia a humanidade. Todos os seres querem dominar, por isso somos infectados por fungos e virus. E a natureza das coisas. Uma IA inteligente não precisa da humanidade a não ser para energia como no matrix. Coexistência e algo bonito em livros mas que no mundo real não existe, apenas os dominadores e dominados

  5. Avatar de João
    João

    Não me custa a acreditar. Por exemplo, o medo a um coronavirus banal, que ficou conhecido por Covid19, foi propagado de tal forma pelos algoritmos, ou inteligência artificial das redes sociais, que levou a uma histeria coletiva e levou à adoção a tratamentos genéticos experimentais, a que chamamos erradamente vacinas, que até ver, tem impacto significativo no sistema reprodutor do ser humano, já se podendo verificar o aumento do número de abortos e diminuição da natalidade nos países com maior adesão.

    1. Avatar de gambuzino
      gambuzino

      Já podes tirar o chapéu de alumínio 😀

      1. Avatar de deepturple
        deepturple

        e tu pareces um papagaio. Ele tem razão ou tu ainda és daqueles que ainda não acordou pra realidade?

    2. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Chegou o especialista de virologia…

    3. Avatar de Costa
      Costa

      epa por favor, menos brainwash … zero noção nestes comentários sem dados

    4. Avatar de Sergio
      Sergio

      tens fonte que confirme isso dos abortos? ou mandaste para o ar so porque o vizinho teve um?

    5. Avatar de DV
      DV

      Teorias da conspiração é a nova religião e o João é como um pastor a guiar o seu rebanho para o abismo.

    6. Avatar de LA
      LA

      Onde leste isso? Em estudos feitos na Rússia?

    7. Avatar de PN
      PN

      Até pode ser que a vacina do COVID-19 afete outros sistemas do corpo humano, mas pelo menos, falando por mim, prefiro estar vivo mas com algumas alterações do que morto por não levar a vacina. Apanhei COVID duas vezes, na primeira não tive sintomas, na segunda tive todos os sintomas menos dor de cabeça e falta de ar, e estava vacinado. Se não tivesse a vacina, o mais certo seria não estar aqui e agora a escrever este comentário.

      1. Avatar de R
        R

        Quase de certeza.. Eu apanhei covid das duas vezes e fiquei sem ar 3.. Estava muito calor. O João não provou, e o senhor não tem provas do que seria sem a vacina. Mas com tanta p*** informação sobre o assunto ainda acredita no sucesso das vacinas. Sendo Portugal um dos países onde a mortalidzde disparou.. Não é teoria, ate nos canais televisivos passou..

      2. Avatar de WhiskasSaquetas
        WhiskasSaquetas

        @PN, eu e minha família não apanhamos nenhuma vacina, pasme-se, não tivemos qualquer sintoma… Tivemos de trabalhar todos os dias para pagar subsídios para pessoas ficarem em casa com uma gripe….. Vá ver quantas pessoas morreram de pneumonia e ainda hoje morrem todos os santos dias.
        Em fim, prefiro comer gelados com a testa do que colocar seja o que for no meu corpo sem ser testado devidamente.

    8. Avatar de CENAS
      CENAS

      Stargate SG-1, temporada 4, episódio 16. Nome do episódio “2010”. Veja que é giro.

  6. Avatar de Rui
    Rui

    O verdadeiro problema será quando os processos nos quais a IA assenta se tornarem tão complexos que essa mesma IA ganhe uma espécie de consciência. Nesse momento ela pode encarar-nos como uma ameaça, e daí à hostilidade é um pequeno passo.

  7. Avatar de Jota
    Jota

    Já estou todo a tremer…

  8. Avatar de Eduardo Couto
    Eduardo Couto

    Haverá alguma coisa para além da consciência humana que dê sentido a não sobrevivermos às máquinas? Talvez as próprias máquinas. Se elas atingirem essa superinteligência, poderão perceber que sua própria subsistência num universo sem a presença consciente da humanidade seria uma existência vazia e desprovida de propósito. Nesse contexto, a vida inteligente, seja ela humana ou artificial, requer um espectador consciente para validar sua existência e proporcionar significado ao universo. Desta forma parece-me absolutamente desprovido de sentido pensar que algo superinteligente vai destruir a unica coisa que pode validar a sua própria existência.

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Há uma coisa muito simples que se pode fazer: desligar da tomada.

      Fora brincadeiras, juro que não entendo porque insistem no termo extinção humana. É para ser lido literalmente? Parece-me um exagero. Poderá revolucionar o modo como interagimos uns com os outros e com a tecnologia? Certamente, mas daí a uma extinção…

      1. Avatar de Entusiasta
        Entusiasta

        +1 acabei de comentar isso sem ver este xD

  9. Avatar de paulo
    paulo

    eles querem e regulacao para as empresas que estao a nascer agora ligadas a AI nao chegarem perto e o povo cai na falacia!!!

  10. Avatar de SouHumanoNaoOcidental
    SouHumanoNaoOcidental

    É engraçado que a conclusão seja a mais lógica e natural que existe: a sobrevivência do mais forte. É assim que a vida se desenvolve no planeta. Mas a permissa de que o mais inteligente sobreviva e extermine as outras inteligências é um conceito humano e não dá Natureza, a criadora da vida,.por assim dizer. E porque digo isso? Porque é o que o ser humano faz há milhares de anos. Cada vez mais se chega a conclusão que certos antepassados do Homo Sapiens que viviam na mesma altura que nós foram eliminados pela nossa ação. Criamos a extinção de muitas espécies animais e vegetais porque assim o desejamos quando não havia essa necessidade. O exemplo mais gritante é a expansão humana para locais como América e Oceania onde seres humanos oriundos da Euroasia quase levaram a extinção de outros seres humanos que já estavam lá como os aborígenes e índios. Faz sentido que se vier uma super inteligente com o mesmo comportamento do Homo Sapien nos faça o mesmo.

  11. Avatar de Tiago Rodrigues
    Tiago Rodrigues

    Serei o único que ainda não foi a essa tal chat?!
    É que nem pesquisei, nem tenho interesse sobre isso, apesar que sei está casa vez mais inserido em tudo.

    O que me preocupa para já, é o não cumprimentos dos “ Direitos de Autor “.

    O verdadeiro rapto da Propriedade Intelectual.

  12. Avatar de Nasp
    Nasp

    Isto é muita fição cientifica mas nem sei se dá para discutir… porque não vamos conseguir mudar isto!
    Basta consultarmos a nossa historia de conquistas ou de tentativas disso, de divisões politicas de separações e de guerras infindaveis.

    Uma IA ou varias que possam a existir terão uma opinião muito mais consensual sobre um tema do que os tiveram humanos, os partidos, ou os paises em quê ? dois mil anos ou mais ?

  13. Avatar de Vasco
    Vasco

    O que eu penso é que até agora quem colocou a sobrevivência do nosso planeta em grande risco fomos nós, os humanos. A IA, quando de facto for desenvolvida e existir, autoconsciente ou não, deverá pelo menos ter direito ao benefício da dúvida. Até à data os maiores inimigos da humanidade e de todo o planeta somos nós, através das nossas acções nefastas e não uma qualquer IA.

  14. Avatar de papagaio
    papagaio

    “prognósticos só no fim do jogo”