EUA: Adolescentes detidos por criarem imagens ‘deepfake’ de nudez de colegas de turma

30 Comentários

As ferramentas estão ao estender da mão, acessíveis a qualquer mentalidade. Tanta tecnologia e facilidade de utilização nem sempre são bem aproveitadas. Um exemplo chega-nos dos EUA onde adolescentes “despiram” colegas de turma, com tecnologia deepfake. Os jovens foram presos e sobre eles recai acusações criminais que podem ser as primeiras relacionadas com a partilha de imagens explícitas geradas por IA.


Usar IA “para despir” os colegas, pode dar prisão

Dois estudantes do ensino secundário da Florida foram detidos em dezembro e acusados de crimes de terceiro grau por alegadamente terem criado nus falsos de colegas de turma (masculinos e femininos). Um artigo da Wired cita relatórios policiais que dizem que dois rapazes, de 13 e 14 anos, são acusados de usar uma “aplicação de inteligência artificial” sem nome para gerar imagens explícitas de outros estudantes “entre os 12 e os 13 anos”.

O incidente poderá ser o primeiro caso de acusação criminal nos EUA relacionado com imagens de nudez geradas por Inteligência Artificial (IA).

Foram acusados de crimes de terceiro grau ao abrigo de uma lei da Flórida de 2022 que criminaliza a disseminação de imagens sexualmente explícitas deepfake sem o consentimento da vítima. Tanto as detenções como as acusações parecem ser as primeiras do género no país relacionadas com a partilha de nus gerados por IA.

A imprensa local noticiou o incidente depois de os alunos da Pinecrest Cove Academy, em Miami, na Flórida, terem sido suspensos a 6 de dezembro e o caso ter sido comunicado ao Departamento de Polícia de Miami-Dade. De acordo com a Wired, eles foram presos em 22 de dezembro.

Deepfake: a tecnologia poderá estar sem controlo

Os menores que criam nus e imagens explícitas de outras crianças gerados por IA têm-se tornado um problema cada vez mais comum nos distritos escolares nos EUA. Segundo o que é dado a saber, apesar de haver já vários casos deste tipo, o da Florida parece ser o primeiro com prisão efetiva.

Em muitos países, tal como nos EUA, não existe uma lei que trate de nus falsos não consensuais, o que faz com que estas situações possam ser tratadas de forma desproporcional, visto que ainda não se sabe como lidar com a IA e os seus resultados nefastos.

Cada vez há mais casos da utilização da IA generativa em questões de material de abuso sexual de crianças, deepfakes não consensuais ou pornografia de vingança.

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mestre Interespacial
    Mestre Interespacial

    Que vergonha. Pobre juventude que andas sempre pior. Isto é degradante.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Isto sempre se fez, só que antigamente faziam umas edições manhosas que se via claramente que eram montagens

      1. Avatar de AlexS
        AlexS

        Sim, o photoshop já existe há muito.

    2. Avatar de berlaitada
      berlaitada

      Nunca foste adolescente? Se tivesse sestas tecnologias quando tinhas 12-13 anos ias usá-las para ler os Lusíadas em pdf queres ver? Tem juízo. Os pais é que são os culpados por não se interessarem minimamente por entenderem as novas tecnologias e continuarem no mundo analógico. Se tivesse filhos nunca conseguiriam entrar no tiktok e nem lhes desinstalava as apps, pensa lá…

      1. Avatar de Luís Gonçalves
        Luís Gonçalves

        Dever pensar que eles já não conhecem ferramentar como tor ou proxy e VPN. Também deves estar num mundo analógico

  2. Avatar de luis
    luis

    São as empresas tipo Samsung que promovem a IA e oferecem a toda a gente e depois querem condenar as pessoas por falsificar fotos que eles promovem nos anúncios tv?

    1. Avatar de AlexS
      AlexS

      Uma empresa que faz publicidade ás facas que produz não está a dizer que alguém agora pode esfaquear o vizinho.

      Não sei o que passa na mente de algumas pessoas mas parece que não sabem ter detalhe e qualidade no pensamento. É tudo 0 e 1. Efeitos do digital?

      1. Avatar de há+cada+gajo
        há+cada+gajo

        Não, agora a culpa é sempre dos outros. A autocrítica há muito que desapareceu da escola, há muito que desapareceu da educação e formação pessoal, pois hoje são todos uns coitadinhos sensíveis e muito vulneráveis a quem nada se pode dizer ou contraria, pelo que a culpa é sempre…de terceiros !

  3. Avatar de mojorisin
    mojorisin

    embora não concorde com a situação, não vejo onde está o crime?
    estupidez, sim, crime, não vejo onde!

    1. Avatar de Nirelle
      Nirelle

      Crimes:
      – roubo de identidade
      – violação de privacidade
      -burla
      -etc.

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Se eu criar uma imagem tua e a publicar, com todas as consequências para ti que daí podem vir, achas que é apenas estupidez?

      1. Avatar de J J
    3. Avatar de Paulo+Sobral
      Paulo+Sobral

      …até ao dia que alguém da sua familia , se calhar uma filha, seja alvo dessa mesma tecnologia e você depois pense o contrário quando se vir na mesma situação.

    4. Avatar de Ricky
      Ricky

      É crime toda a conduta que a lei tipifique como tal. Se há uma lei da Florida que criminaliza a disseminação de imagens sexualmente explícitas deepfake sem o consentimento da vítima, pronto, aí tens o crime, concordes ou não.

    5. Avatar de João
      João

      Não vês, ou estás a perguntar se não vês??
      É que, quando alguém faz uma afirmação e termina com ponto de interrogação, fica confuso.
      De resto, pelos comentários abaixo, já deves ter percebido onde está o crime e onde está a estupidez 🙂

  4. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Daqui a nada vão criminalizar os papéis colados a dizer “chutem-me” ou as idas ao poste, que tanto bem fizeram aos nossos miúdos

    1. Avatar de Nuno V
      Nuno V

      Estás a ser irónico, ou julgas mesmo que a comparação que fizeste é remotamente equiparada?

    2. Avatar de Nirelle
      Nirelle

      Sabes que isso é bullying e por isso é CRIME.

  5. Avatar de Rui
    Rui

    Não, não! A IA só tem coisas positivas, estão enganados, certamente…!

    1. Avatar de SVR
      SVR

      A IA é um pouco como o nuclear. Tanto pode funcionar como uma fonte de energia bastante fiável como dar numa das armas mais terríveis que existem.

      A IA tem potencialidades incríveis agora não é bom nem má. Ao contrário do ser humano….

      Ou seja mais uma vez, vai depender de quem as usar…

      Se bem que como já alguém apontou e, vale o que vale, mas já sem a AI os adolescentes faziam estas “brincadeiras”

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Concordo plenamente. A questão é que 90% dos comentários e notícias que vejo apenas enaltecem os aspectos positivos. Daí a minha ironia.

          1. Avatar de Rui
            Rui

            Ah ah ah

    2. Avatar de há+cada+gajo
      há+cada+gajo

      Diz aí algo que só tenha aspectos positivos ou que só tenha aspectos negativos. Fico aqui à espera…

  6. Avatar de Cláudia+Santos
    Cláudia+Santos

    Apenas fizeram deep fakes de alguém que publica este tipo de fotos para todos verem.

    Eles a fazer deepfakes e ela deepinsides.

  7. Avatar de bc1qcqr9rf9ccu3j7gdjs8anxpkgd3futzg6httjfy
    bc1qcqr9rf9ccu3j7gdjs8anxpkgd3futzg6httjfy

    A má lingua é outra forma de humilhar as pessoas, essa mesma gente tem filhos ou vai ter, agora por causa de uns não podemos restringir a nossa libredade é preciso ter boa fé como utilizamos a ferramentas com que trabalhamos .

  8. Avatar de jose
    jose

    o ser humano tem medo do que desconhece!

  9. Avatar de pimpao
    pimpao

    Quanto mais pesada e exemplar for a pena, mais conhecida sera’ mundialmente evitando novas imitacoes.

  10. Avatar de Sub Alphie
    Sub Alphie

    Então agora a culpa é dos miúdos? Que eu saiba isto já se faz a muito tempo, a única diferença é que agora é mais perfeito. Trata-se de uma imagem falsa feita por um “robot”, logo não deve ser considerado crime.

  11. Avatar de Rúben
    Rúben

    Dos EUA chegam coisas muito boas, mas também outras muito más, sem sentido nenhum.
    Existe uma certa liberdade de expressão que chegam a ofender e difamar gravemente a imagem das pessoas e isso faz parecer que para eles esta tudo bem.
    Considerar crime e prender crianças de 12 anos por este tipo de brincadeira parva é no mínimo um exagero , isso sim é que é crime, e um crime grave! Merecem prisão sem duvida quem prende crianças que sem pensarem mas consequências é apenas por imaturidade estão simplesmente a brincar com um software que lhes está facilmente acessível.
    Completamente desproporcional! Estou chocado como se podem prender crianças de 12 anos por uma brincadeira tão estúpida e simples, que qualquer criança de 12 anos poderia ter feito, inclusive os nossos filhos! Não é assim tão grave, eles na verdade não fizeram nada, o software é que os “despiu”, se quiserem proibir este tipo de software para este tipo de situações podem o fazer, mas agora prender miúdos de 12 anos por algo que não são responsáveis nem é assim tão grave , isso sim é um crime e merece pena de prisão e muito pesada! Qualquer miúdo de 12 anos, já fez coisas bem piores, seguindo este critério tão simples, todas as crianças estariam presas! Na verdade essas fotos não são reais! Podem até pensar numa forma de penalizar certo tipo de comportamentos, mas pena de prisão para este caso especifico, isso sim e um crime grave !
    Estou tão estupefacto, que acho que esta notícia é que é deepFAKE, só pode ser!