Endoscopia com tubos? Cápsula endoscópica já existe em Portugal

7 Comentários

A ULS São José inaugurou, esta segunda-feira, um equipamento inovador com um sistema de cápsula endoscópica totalmente automatizada e controlada magneticamente.


Cápsula permite a visualização do estômago e do intestino delgado

Esta cápsula endoscópica robotizada permite a visualização completa do estômago e do intestino delgado, com recurso a inteligência artificial para avaliação das imagens. Inaugurado pela Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, o equipamento está instalado no Centro de Responsabilidade Integrado (CRI) de Gastrenterologia no Hospital Curry Cabral.

Este novo robô, o segundo instalado em Portugal e o primeiro no sul do país, permite estudar o tubo digestivo com fiabilidade e segurança e com uma equipa clínica reduzida. Por outro lado, não é necessária sedação anestésica nem recobro, o que permite ao utente retomar de imediato a sua atividade normal.

Com este novo sistema, é possível ter menos recursos alocados, sendo apenas necessária a intervenção da Enfermagem, antes do exame, do técnico superior de diagnóstico e terapêutica, durante a endoscopia, e do médico. Para realizar o exame, o utente ingere, minutos antes, uma pequena cápsula contendo uma câmara, que depois é expelida naturalmente. Trata-se de uma evolução face à endoscopia digestiva convencional, um procedimento médico também minimamente invasivo, eficaz e seguro, mas associado a alguns eventos adversos e implicando mais recursos humanos.

Todos os anos, em todo o mundo, milhões de pessoas fazem endoscopia digestiva. Nas últimas décadas, o estudo endoscópico do tubo digestivo (esófago, estômago, intestino delgado e colorretal) tem tido uma grande evolução tecnológica nas suas potencialidades diagnósticas e terapêuticas, sendo a cápsula endoscópica uma evidência desta evolução.

Contudo, devido à anatomia do estômago, esta cápsula mais antiga apresenta limitações, que têm vindo a ser ultrapassadas com o novo sistema robótico. Graças ao sistema magnético, este modelo permite que a cápsula percorra toda a superfície da mucosa do estômago, recolhendo imagens. Está também em desenvolvimento uma cápsula endoscópica para estudo do cólon e do reto.

Partilhar:

Comentários

7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Não permite extrair tecido para biópsia, o que impossibilita teste da Helicobacter pylori. Penso que será pouco útil na maioria dos casos. O mesmo na colonoscopia, em que com as técnicas atuais é possível extrair pólipos.

  2. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    SNS veio uns anos atrasado, já se faz no privado em PT, pelo menos desde 2018

  3. Avatar de carai
    carai

    Pena não apresentarem as limitações disto.:
    Não dá para parar/rodar a cápsula num ponto para observar melhor as estruturas;
    Não dá para remover qualquer pólipo, caso detete algum durante a passagem, vai ter que se sujeitar o doente à endoscopia.
    Como será esperado, sai pelo ##, portanto o doente tem que lavar e devolver.

    1. Avatar de naodou
      naodou

      mas serve como primeira linha

      1. Avatar de GAMBITO
        GAMBITO

        Não serve para nada, pois só o usam quando o doente recusa a colonoscopia, detetando algo tem que se sujeitar.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Então serve como primeira linha

  4. Avatar de TiagoR
    TiagoR

    Um avanço no SNS mas com limitações em exames digestivos segundo o médico de medicina geral.