Elon Musk lançou a xAI, a sua empresa dedicada à IA e a compreender o universo

27 Comentários

Elon Musk tem estado próximo da nova IA, ainda que de uma forma não muito construtiva na maior parte dos casos. Agora, e como já tinha prometido, Elon Musk veio apresentar a sua nova criação. A xAI é a sua empresa dedicada à IA.

Elon Musk xAI IA inteligência artificial

Ainda é muito cedo para saber como irá funcionar a xAI e em que moldes irá funcionar, mas esta empresa é já uma realidade. A sua chegada segue-se depois de várias provas terem surgido para a existência desta nova proposta de Elon Musk.

Foi com um simples tweet que o homem forte da Tesla revelou ao mundo esta sua novidade, sem dar qualquer detalhe ou outra informação específica sobre o seu propósito. Ainda assim, descreveu como tendo o propósito de “entender a verdadeira natureza do universo”.

No site da empresa temos presente a lista dos intervenientes e é possível ver que a equipa tem uma grande experiência nesta área. Os seus elementos estiveram presentes em outros desenvolvimentos com a própria OpenAI ou outros projetos na área.

Neste mesmo site é possível ver qua a xAI vai trabalhar em estreita colaboração com outras empresas do universo de Elon Musk. Temos aqui, e de forma clara, a indicação de que trabalhará com X (Twitter), Tesla e outras empresas para progredir na sua missão.

Para explicar melhor o que é a xAI e como vai funcionar, está prometido para o dia 14 de julho uma conversa no Twitter Spaces. Espera-se que nesse dia Elon Musk mostre muito mais do que espera criar para, como está descrito, “entender a verdadeira natureza do universo”.

Depois de se mostrar contra a IA e toda a inteligência artificial, Elon Musk acaba de marcar a sua posição nesta área. Com a xAI vai desenvolver a sua própria solução e assim ajudar novamente a conhecer o que o universo tem para nos oferecer.

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Lol
    Lol

    Em vez de inteligência artificial poderia investir na natural. Ultimamente só tem feito asneirar

    1. Avatar de Fusion
      Fusion

      Que asneiras? Tanto quanto sei o Elon Musk continua a ser o homem mais rico a face da terra.

      Depois em relação ao Twitter, o homem tentou salvar aquilo dos fascistas de extrema esquerda, ao devolver o discurso livre sem censura.. que culpa ele tem que as novas gerações sejam todas woke ou que tenham abordagem “discurso livre e aberto sem censura desde que não violes os meus ideais woke”

      O Twitter em principio vai falir em prol do novo twitter da META.
      Mas vai falir mas não é por causa do Elon, vai falir porque a carneirada snowflake não aguenta opiniões diferentes das dela, caso contrario és apelidado de homofóbico, racista, transfobico etc etc etc

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Que confusão vai nessa cabeça. Ser homofóbico, racista, transfóbico, etc não é ter opinião…

        1. Avatar de Fusion
          Fusion

          Em nenhum momento no meu comentário falei isso, obvio que quem tem esse tipo de discurso tem que ser responsabilizado criminalmente, tolerância zero para homofóbico, racista, transfóbico, etc..

          O que estou a dizer é, se tiveres uma opinião diferente do que a extrema esquerda tem, eles sim te apelidam de homofóbico, racista, transfóbico etc, mesmo que o teu discurso não tenha nada a ver com isso. Só o simples facto de não concordar com a retorica de esquerda, ou queres dialogar já és apelidado de fascista e por aí fora.

          1. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            Acho que estás a generalizar demais mas não és o único. Isso também acontece no outro extremo.

          2. Avatar de NegacionistaPorqueDáJeito
            NegacionistaPorqueDáJeito

            Fusion +100000000

          3. Avatar de Fusion
            Fusion

            @Mr. Y Estou a generalizar sim, no entanto o que disse não deixa de ser verdade, basta ires a qualquer rede social numa qualquer secção de comentários ou mesmo até na “vida real” numa qualquer conversa com alguém da nova geração.

            Alias não precisamos de ir muito longe, basta olhar aqui no pplware quando o assunto é carros elétricos.

            Se por x ou y motivos uma pessoa não conseguir ou não quiser ter um carro elétrico é logo apelidado de negacionista do ambiente, ou mesmo até na altura do covid com aqueles que eram reticentes em relação a vacina (mas uma vez por x ou y motivos) e são logo apelidados de negacionista do covid bla bla bla

            Quando o dialogo não é promovido é daí que nascem os extremismos, tanto da esquerda como da direita.

          4. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            Concordo 100% contigo.
            Mas evito essas generalizações (ninguém está imune) para tentar evitar que o ambiente continue tão polarizado como está.

        2. Avatar de Duarte
          Duarte

          É um ideal.
          Mas mostra lá factos concretos que mostrem esses istas e fobicos todos da moda.

      2. Avatar de Nuno V
        Nuno V

        Fascismo é por definição de extrema direita. O que disseste é uma contradição.

        E não achas um bocado estranho dizeres que é livre de censura quando vários grupos de esquerda e anti-fascistas foram banidos do Twitter tanto antes de Musk tomar a rédeas da empresa, bem como depois? O Twitter antes promovia conteúdos de liberalismo, agora prefere promover conteúdos nacionalistas, fascistas, racistas, misoginia,… Aliás, Musk deu o poder de moderação do twitter a vários grupos de extrema direita.

        E falas da carneirada não aceitar opiniões diferentes, quando estás tu também aqui a demonstrar que és um carneiro e também não toleras qualquer tipo de opinião.

        1. Avatar de Fusion
          Fusion

          Eu sei o significado de fascista, e bem sei que por definição é de ideologia de direita, no entanto a falta de palavra melhor, do que tenho visto acaba em termos práticos dar ao mesmo pelos folks da extrema esquerda.

          Concordo completamente em que malta de qualquer extrema seja banida, mais uma vez, o futuro e as decisões importante sobre qualquer sociedade é feito através do dialogo, que tanto as extremas direitas e esquerdas não são capazes de ter.

          “O Twitter antes promovia conteúdos de liberalismo…” o Twitter ou qualquer empresa privada não tem o dever de promover qualquer ideologia politica ou ser tendencial no tipo de conteúdo que as pessoas publicam. Umas das obrigações que deve ter, é sim de banir pessoas que espalhem o odio e crimes (seja de que forma for), tudo o resto (e estando dentro da legalidade) qualquer pessoa deve ter a liberdade de dizer o que quer que seja.

          Existe muitas coisas com que eu não concordo, no entanto não me meto ameaçar as pessoas ou a cancelar as mesmas porque as nossas opiniões divergem, sabes o que faço? Leio/vejo e se não me identificar com o conteúdo passo a frente e não me passo da marmita como muita gente.

          Explica lá porque sou eu um carneiro?
          “…não toleras qualquer tipo de opinião…” Em que ponto dos meus comentários eu digo que não tolero a opinião dos outros? Quando o que eu mais quero é que exista dialogo entre todos sem ser extremista…

        2. Avatar de nuno a
          nuno a

          Não podias estar mais errado amigo, Fascismo surge na italia graças a Benito Mussolini, Socialista, sim leste bem socialista do Partido Socialista Italiano PSI e mais tarde forma o seu proprio partido o Partido Nacional Fascista PNF.
          A origem do fascismo é de Esquerda, foi criado por um socialista

          cumprimentos

          1. Avatar de Bruno
            Bruno

            O fascismo é uma ideologia política de extrema-direita com viés conservador e radicalizado. A sua génese nada tem que ver com o socialismo ou qualquer outra ideologia considerada de “esquerda”. O que é dito é um disparate de todo o tamanho.

          2. Avatar de nuno a
            nuno a

            Bruno vou repetir por outras palavras para ver se entendes. o Criador do Fascismo e do partido nacional fascista foi Benito Mussolini.
            Benito Mussolini era Socialista, editor do jornal socialista, militante do Partido Socialista Italiano PSI
            Logo quem criou o Facismo foi um Socialista
            isto é um facto, não é uma coisa do tipo ” não me interessa a historia, a cleopatra era negra porque a minha avó disse”

            cumprimentos

          3. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            E isso prova alguma coisa? Há muitos políticos que mudam de ideologia. Por exemplo, o Pacheco Pereira já foi do PCP.

          4. Avatar de Nuno V
            Nuno V

            Lamento meu amigo, mas está redondamente errado. Mussolini não era socialista, este foi expulso do PSI precisamente devido ás suas ideias reacionárias. Bem como Mussolini era apoiante de movimentos de sindicalismo nacional, ou seja, movimentos de extrema-direita. Bem como Mussolini ilegalizou o PSI, bem como e este apenas voltou a ser legal após a queda do governo fascista italiano. O socialismo são filosofias e sistemas económicos cuja característica principal é que os meios de produção são propriedade social e não propriedade privada. O termo privatização foi popularizado quando Hitler e Mussolini estavam á frente dos seus respetivos países quando estes privatizaram a maioria das empresas que publicas. Como tal, Mussolini não era um socialista, muito pelo contrário, era de direita.

          5. Avatar de Dono da verdade
            Dono da verdade

            Certo. Mesmo o partido Nazi alemão é Nacional Socialista, é dai que se forma o nome Nazi

          6. Avatar de Nuno V
            Nuno V

            Lê o que Hitler escreveu sobre a razão do nome do partido. O fascismo surgiu como reacção do capitalismo ao crescimento dos movimentos socialistas na Europa que tinham substancialmente mais força que no presente. O nome foi dado precisamente para atrair os votantes de esquerda. Porque razão achas que os livros de Marx, Engels e toneladas de outros filósofos de esquerda não só foram banidos como foram estes foram queimados na Alemanha Nazi?

          7. Avatar de Rambo
            Rambo

            Facismo no brasil é EXTREMA DIREITA, como foi nosso ex presidente Bolsonaro. Comunismo é esquerda. Alguma coisa voce esta aprendendo errado.

    2. Avatar de Duarte
      Duarte

      É…o melhor é mesmo ele te contratar, mas dúvido que deixes as teus mega projectos de sucesso.

  2. Avatar de Stanley
    Stanley

    Quando me pego a comparar os feitos do Musk e Putin, fica claro quem aponta pro futuro e quem aponta pro passado.

  3. Avatar de Jorge Carvalho
    Jorge Carvalho

    Então ele não pediu à uns dias a open ai para suspender as operações por causa dos perigos da ia ?

  4. Avatar de A gata
    A gata

    Por isso Xai

  5. Avatar de EEQTR911
    EEQTR911

    Nem a IA iria compreender aquele cérebro pequenino do Musk. O homem já anda à deriva há décadas.

  6. Avatar de AlexX
    AlexX

    Portanto, anunciam a formação da xia para perceber a realidade e a primeira questão desta é logo quais as fundamentais perguntas sem resposta. Fiquei curioso por conhecer de que ou qual realidade se trata, porque há muitas. Tal como perguntas fundamentais sem resposta, filósofos por ex iriam perguntar algo que só aparenta ser básico como: “Quem somos nós?”, mas sabem de antemão que vem aí mais uma catrapalhada de mentiras como resposta à “verdadeira natureza do universo”. Ah, e a subscrição duma conta por um valor simbólico para menti…. ups, respostas mais detalhadas.