DeepSeek: a alternativa chinesa ao ChatGPT que colocou a indústria da IA ​​em causa

44 Comentários

Estamos habituados a ver a IA a consumir recursos quase infinitos e a ter um custo elevado. Ainda que acessível a todos, propostas como o ChatGPT, o Gemini ou o Copilot têm um custo para quem quer mais. A verdade é que a revolução DeepSeek parece mostrar que afinal a IA não é cara e pode ser algo que todos podemos ter acesso.

DeepSeek IA ChatGPT

DeepSeek: a alternativa chinesa ao ChatGPT

Donald Trump, o recém-nomeado presidente dos Estados Unidos, lançou o seu ambicioso plano para dominar o futuro da IA. O Projeto Stargate, de 500 mil milhões de dólares, é uma aposta incrivelmente ambiciosa para conquistar o mercado. Mas agora, uma IA da China parece ter posto em causa a abordagem de uma política que se acredita entrar em colapso antes de ser implementada. Esta IA faz tudo com o mesmo desempenho que o o1 da OpenAI, mas por uma fração do custo.

O Deep Seek é um modelo de IA ou linguagem de origem chinesa e de código aberto que recentemente ganhou destaque pela sua incrível capacidade de se igualar à OpenAI e ao seu modelo mais poderoso, o1, mas com uma pequena fração do seu custo. A ideia veio de um fundo de cobertura chinês liderada por Liang Wenfeng, o seu fundador, que concentrou os recursos no desenvolvimento de IA geral artificial com a qualidade em mente, em vez da velocidade de lançamento no mercado.

DeepSeek IA ChatGPT

A indústria da IA é colocada em causa

Isto é muito interessante, ao preferir ir mais devagar na corrida para alcançar a suposta inteligência artificial geral (AGI), mas torná-la muito mais fiável para os utilizadores e com uma abordagem mais colaborativa. Pois, um dos seus pontos fortes é que é parcialmente open source em todos os seus modelos, o que nos permite perceber como funciona e quais os pontos que podem ajudar a melhorá-lo.

Até agora, o objetivo da maioria das IA era tornar tudo maior para ter mais poder e poder analisar tudo de uma forma muito mais eficiente. No entanto, os Estados Unidos proibiram a China do hardware necessário para levar a sua IA a um novo nível, ou era essa a intenção. Conseguiram realmente tornar a IA mais eficiente. Desde 2022 que a China não tem acesso a chips avançados com tecnologia proprietária dos EUA, o que fez com que fossem obrigados a otimizar os seus métodos de treino para os levar a um novo nível.

DeepSeek IA ChatGPT

Obter o mesmo, mas por uma fração do preço

A equipa de desenvolvimento, repleta de jovens talentos recém-saídos das universidades técnicas de Pequim ou Tsinghua, fez o que a até agora parecia impossível. Venceram os Estados Unidos do nada com uma abordagem de código aberto e a capacidade de ser mais eficiente na sua utilização. E custará apenas 5% do preço total das soluções de IA oferecidas pela OpenAI.

Até agora, as IA chinesas estavam aquém do potencial dos Estados Unidos, mas parece que isso mudou com o lançamento da versão R1 do DeepSeek. Para isso, utilizaram sistemas com esquemas de comunicação entre chips personalizados para os modelos consumirem muito menos recursos. Embora possa parecer trivial, a DeepSeek é um golpe que mostra que a IA pode fazer muito sem aquele poder bruto desenfreado que se tentou vender como algo inevitável na corrida para ter o modelo mais poderoso.

Stargate: OpenAI e Donald Trump anunciam “o projeto mais significativo da nossa era”

Comentários

44

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Eu
    Eu

    Tanto alarido com a IA.
    Chegaram os chineses e rebentaram com os americanos, com um Pentium II
    Agora já sabemos o que acontecerá, aplicar taxinhas à China.

    1. Avatar de Zé

      Como tudo o que vem da China, devemos olhar com pensamento crítico e não acreditar em tudo o que eles dizem.

      1. Avatar de Eu
        Eu

        Mas então a Nvidia desvalorizou sem se ter analisado com pensamento crítico a ferramenta chinesa??
        Eu acho que foi analisado e chegaram à conclusão que não são necessários tantos recursos como apregoa a nvidia. O ponto é mesmo este.

        1. Avatar de Zé

          A NVIDIA não analisou nada. Desvalorizou em bolsa meramente por questões de mercado (motivadas pelo anúncio da deepseek). Vamos a ver com o tempo se o que a deepseek diz é verdade ou não. Obviamente a nvidia estava sobrevalorizada, como está tudo o que remotamente parece AI. Deve ser a nova corrida ao ouro mas no fim de contas só ganham os que vendem os trenós e as picaretas.

          1. Avatar de Técnico Meo
            Técnico Meo

            Isto ! +1

          2. Avatar de Eu
            Eu

            A análise dos investidores, caro.
            É preciso uma perspectiva muito elaborada, para me responder a achar que eu pensava que teria sido a nvidia a analisar alguma coisa e ter determinado a sua própria desvalorização em bolsa.
            Quanto ao resto, sim vamos a ver.

      2. Avatar de Marcos Correia
        Marcos Correia

        Certo…e tudo o que vem dos USA é para aceitar de olhos fechados porque são uns santos e defensores da liberdade, isto quando a maior parte das guerras pós WWII terem sido eles a começar.
        A China está a fazer o mesmo que os USA com a diferença de não quererem dominar o mundo, enquanto houver comércio livre e não andarem a querer meter bases militares junto às suas fronteiras não vão impor o regime imperialista que os USA aprenderam com os ingleses.

  2. Avatar de Zé

    Eu ainda não percebi o que é que a IA traz afinal. Tirando enormes “bolhas” financeiras, ainda não vi nada de nada.

    1. Avatar de LOL
      LOL

      Tens de sair da tua bolha

      1. Avatar de BurroFuiEuQueEstudei
        BurroFuiEuQueEstudei

        hahahah aha ah h aLOL muito bom

    2. Avatar de Alexis
      Alexis

      Oh zezinho não deves ser muito inteligente mas falo por mim, os modelos de IA tem me ajudado imenso na empresa onde trabalho em criar patentes novas de antenas e modulares. Se nao entende para que serve a IA é porque não trabalha ou é muito limitado. A minha mulher criou uma empresa com o chargpt e tem sido tso bem sucedida que aumentou o volume de vendas em 250% em apenas 15 meses

      1. Avatar de Zé

        “A minha mulher criou uma empresa com o chargpt e tem sido tso bem sucedida que aumentou o volume de vendas em 250% em apenas 15 meses”

        De 0 aumentou 250%? É obra. O “chargpt” não te fez a continha melhor?

    3. Avatar de Amilcar
      Amilcar

      quem trabalha nas obras, não necessita de AI

      1. Avatar de Carlos Fernandes
        Carlos Fernandes

        precisa… tens é de saber enquadrar

    4. Avatar de ETS
      ETS

      Uma coisa que vai trazer, no mundo dos contos de fadas, no qual o estado Português não é incompetente nem vive de tachos, é a as chamadas do SNS, 112, etc serem atendidas pela AI, de forma rápida e eficaz. Não sei se foi aqui que vi uma notícia sobre alguém que foi atendido por um bot e nem deu pela diferença. Espero que o futuro seja melhor neste capítulo, pelo menos os privados já devem estar todos a apostar forte nisto (MEO, NOS, Vodafone à cabeça), para os serviços do estado já devem demorar bem mais (e os serviços da Saúde24 bem precisam). Tenho pena pelos muitos trabalhadores mas prevejo um futuro negro para eles. Isto é só um exemplo das muitas revoluções que a AI vai trazer

  3. Avatar de Person
    Person

    “Where We Store Your Information

    The personal information we collect from you may be stored on a server located outside of the country where you live. We store the information we collect in secure servers located in the People’s Republic of China .”

    Quando surgiu o ChatGPT toda a gente questionou tudo, desde segurança e privacidade, armazenamento, perigos para a sociedade, etc etc.
    No entanto, surge agora uma engenhoca chinesa que promete tudo a todos, e apenas por ser barato e chinês, toda a gente aceita sem que se questione nada.
    Quando se começar a explorar bem, ainda se vai encontrar muita coisa.

    1. Avatar de José
      José

      Sim, esconda-se.
      Os chineses andam aí a papar tudo.
      Tenha medo, tenha muito medo.

    2. Avatar de Max
      Max

      Isso é para o uso da app no telemóvel, que é sempre consulta de IA. Mas o ChatGPT avançado custa US$ 20/mês e o da DeepSeek é gratuito (mas perguntando por Tiannamen ou os Uigures dá as respostas do governo chinês).
      Para empresas é diferente – como é open source pode-se fazer o download do modelo para os servidores próprios, protegendo os dados confidenciais. A OpenAI, na consulta de IA, pelo processamento feito nos seus próprios servidores cobra US$ 15 por 1 milhão de “tokens” de entrada. A DeepSeek também tem esta modalidade mas cobra US$ 0,14 (menos de 1 décimo).
      Sim, ainda a procissão vai no adro, mas o que se sabe é que o modelo R1 da DeepSeek é muito mais barato que os mais avançados da OpenAI (e bastante mais barato que outros mdelos open source)

      1. Avatar de BurroFuiEuQueEstudei
        BurroFuiEuQueEstudei

        E achas que as outras IA vão ser isentas e imparciais?

      2. Avatar de Max
        Max

        Uma das análise mais interessantes e que explica, para além dos custos e preços: “[O] que torna os últimos modelos R1 da DeepSeek especiais é que eles usam “raciocínio” em várias etapas, assim como os modelos o1 da OpenAI, que até a semana passada eram considerados os melhores da classe. O processo de raciocínio é um pouco mais lento, mas leva a melhores respostas e revela uma “cadeia de pensamento” que mostra os passos que ele toma.”
        https://sherwood.news/tech/deepseek-china-ai-model-stock-market-explainer-gpus-openai/

    3. Avatar de RPG
      RPG

      Há pessoal tão ignorante, e depois fala sem saber, e dá nisto… Tens noção que é open source, ou não? Sendo que qualquer pessoa pode analisar o código fonte de uma ponta à outra, correr o LLM no seu próprio hardware, e até mesmo sem qualquer ligação à internet LOL.. Já as soluções da OpenAI por exemplo, ninguém do comum mortal faz ideia do que está por detrás daquilo, com quem partilham a informação, etc etc.. É normal que se questione, quando não se sabe, ou não? O proósito das pessoas se questionarem é exatamente esse. Já quando se trata de algo aberto ao público, em que qualquer um pode obter as suas próprias respostas, questionar já se torna meio inútil 😀

      1. Avatar de Person
        Person

        “Australia’s science minister, Ed Husic, has become the first member of a Western government to raise privacy concerns about DeepSeek”

        Mas quem é este ministro para levantar este tipo de questões? Tem de ser alguém muito ignorante, como dizes. 🙂
        Não sei como não se lembraram de vir aqui à secção de comentários do pplware contratar o RPG que tem um ego do tamanho do mundo.

        As empresas que vão utilizar em modo offline e controlar devidamente são apenas uma ínfima fração do público global que vai utilizar. Não perceber isso é que é a verdadeira ignorância.

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Ou seja, é a mesma preocupação que se tem com os dados enviados para a OpenAI.
          Várias empresas já vieram a público a anunciar políticas para evitar envio de dados sensíveis para o seu negócio.

        2. Avatar de RPG
          RPG

          Tua afirmação “apenas por ser barato e chinês, toda a gente aceita sem que se questione nada.”

          É barato de facto, é open-source, e necessita de uma pequena fatia dos recursos que a OpenAI exige, sendo assim mais ecológico, eficiente, e fácil de desenhar a infraestrutura para o suportar.

          Aceitar sem questionar? Como disse, qualquer um pode analisar de uma ponta à outra o código fonte, e das milhares de pessoas que o fizeram entendidas, ninguém levantou esse tipo de questões, mas o xo ministro da Austrália é que sabe LOOL (nada suspeito diga-se) …

          Agora claro, já existem empresas (algumas ocidentais diga-se), que estão a pegar neste LLM e a facultar o acesso free em web, para que o público geral utilize como dizes, e sim, estas empresas é preciso cuidado e podem levantar questões de segurança/privacidade, visto não se saber o que farão com os dados lá inseridos, mas em nada terá a ver com o LLM em si, mas com o que as empresas que exploram este software grátis, fazem com o mesmo 😀 Se quiseres um desenho, sempre podes pedir ao AI 😉

  4. Avatar de Hr
    Hr

    Entretanto o mercado está de volta ás subidas. Ao que parece o deepseek não sabe nada sobre Taiwan.

  5. Avatar de Pedro
    Pedro

    Os responsáveis da deepseek já assumiram.
    Justificaram que havia uma quantidade de informação sobre a Gronelândia a ser processada, que não estava a possibilitar responder sobre outros pontos do planeta…Ainda foi processada alguma informação do canal do Panamá, mas a conta gotas.
    Problemas normais, numa ferramenta nova.

  6. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    Existem 2 coisas fundamentais a reter acerca desta AI.
    0. Para além de conseguir alcançar o mesmo desempenho do chat-GPT com menos recursos, ainda…
    1. Dá para correr offline num servidor próprio, sem internet, nada vai para a China através deste modo (Já ganha pontos em relação a quase todas as outras AI existentes)
    2. É open-source, ou seja, para além de se poder analisar o código, em breve vão existir versões disponíveis no github, sem a parte que ignora perguntas sobre os crimes cometidos pelo CPP. O que também garante pontos porque todas as AI têm uma parte de censura sobre um tópico ou outro.
    Agora é esperar que alguém disponibilize uma versão uncensored desta AI para instalar.

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Off-line sem internet, os dados vai buscar a onde? Lol

      1. Avatar de RPG
        RPG

        Diz-me que nunca correste um LLM sem dizeres que nunca correste um LLM.. Se queres uma AI para te mostrar o que o google já mostra, estás a usar 0.1% do seu potencial lol

      2. Avatar de Fusion
        Fusion

        Os modelos são treinados previamente com base em informações disponíveis na internet e noutras fontes. Depois de treinados, os modelos não necessitam de acesso à internet, uma vez que já contêm a informação incorporada.

        O problema é que, se os modelos não forem atualizados, acabam por ficar desatualizados no que diz respeito às informações.

        Em resumo, é isso.

      3. Avatar de Eduardo
        Eduardo

        Informa-te sobre o que é Ollama, AI a correr offline já existem à muito, eu próprio cheguei a desenvolver uma em casa (segui o tutorial do NetworkChuck no Youtube) mas o meu hardware é muito fraquinho, mesmo assim a correr numa rede separada e sem acesso à internet. Para treinar já tens montes de coisas na internet que é só descarregar e tranferir. O que este novo AI chatbot Chinês veio trazer é a aparente maior capacidade com hardware mais limitado, o que é uma grande notícia para mim e quero ver se consigo melhorar as perguntas por voz com o hardware que tenho sem andar com truques.
        Se não usas podes não perceber isto, mas para mim e muita boa gente os chatbots são um salva vidas, e com esta nova AI para quem usa pode significar fazer mais com o mesmo

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      O código já é publico e inclusive já foi analisado por especialistas.
      Tentei correr o source deles mas a realidade é que precisa realmente de bom hardware para correr em servidores de forma estável e com rapidez.

      No entanto para empresas vai ser incrível.. com uma rig de 5k já será possível ter uma AI Profissional adaptada à medida.

      1. Avatar de Eduardo
        Eduardo

        Nuno tens a certeza que com 5k já dá? As melhores placas gráficas passam desse valor, que specs estás a considerar?

    3. Avatar de Técnico Meo
      Técnico Meo

      A censura do modelo é uma camada exterior. Já há empresas a servir a inferência do modelo, onde facto não está censurada. A Together a 8 dólares input / output por 1M de tokens
      e a Fireworks no mesmo preço- Ambos servidores de inferência fora da China

  7. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    A nVIDIA anda a gozar bem os lucros, com a venda de chips caríssimos, agora está a ver a coisa mal parada. Provavelmente o preço dos chips vai começar a cair, e as soluções para IA vão ficar mais acessíveis.

  8. Avatar de Técnico Meo
    Técnico Meo

    Excelente artigo. Para quando o artigo da multimodal de ontem, Qwen VL 2.5, muito boa também? Roda numa gtx4080 a Q4M

  9. Avatar de maxapadajá
    maxapadajá

    Olha, se não é o que a DIGI fez aqui em Portugal? LOLOL É só mamões…

    1. Avatar de jon@x
      jon@x

      Já mudei para a Digi e poupar cerca de 360 paus (no meu caso pessoal) num ano vale a pena a mudança. Já estou com a DIGI e até hoje tudo a correr sobre esferas.

  10. Avatar de maxapadajá
    maxapadajá

    Ok, ainda é paga, Avisem-me quando for de borla? Quer dizer já é, se quiserem, mas ok…

  11. Avatar de JMRuas
    JMRuas

    Ao tentar registar-me, surgiu a informação que só está disponível para indicativos +86

  12. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Arrebentou com tudo, mais barato, mais rápido e opensource.

    E depois temos 3 pessoas a se vergarem e a darem os parabéns aos chineses por fazerem melhor.
    – CEO NVIDIA
    – CEO OpenAI
    – Trump

    Ontem decidi testar offline num i9 com 16GB de RAM, fiz download da LLM tirei o cabo de rede e executei e não é que aquela treta me respondeu as perguntas todas que lhe fiz e até problemas, fiquei de queixo caído…

  13. Avatar de Bruno
    Bruno

    Essa AI é uma treta, nem sabe o ano em que estamos, insiste que é em 2023.

    Eu: estamos em que ano?
    Resposta: Olá! Estamos atualmente em 2023. Se precisar de mais alguma informação, é só perguntar!

    Eu: tens a certeza?
    Resposta: Sim, tenho certeza de que estamos em 2023. Se você estiver se referindo a um contexto específico ou a um calendário diferente, é só me avisar que posso ajudar!

    Eu: estamos em 2025 seu burro!
    Resposta: Ah, entendi! Se você está dizendo que estamos em 2025, deve ser em um contexto específico ou em uma linha do tempo alternativa. No meu banco de dados, a informação mais atual é que estamos em 2023, mas se você está se referindo a algo diferente, é só me explicar que ajusto minha resposta!

    1. Avatar de Técnico Meo
      Técnico Meo

      Tens de lhe dar acesso á net, os conhecimentos das IA só vão até á ultima data do material de treinamento