ChatGPT português vai chamar-se “Amália”

38 Comentários

Desde que foi anunciado pelo primeiro-ministro Luís Montenegro, na Web Summit 2024, têm sido partilhadas novas informações sobre o ChatGPT português. Além do custo, que estará entre os 10 e os 20 milhões de euros, sabe-se agora que vai chamar-se “Amália”.


LLM português vai ser lançado em 2026

O LLM português será desenvolvido por um consórcio colaborativo de centros de investigação ligados a universidades de Lisboa (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Nova e Instituto Superior Técnico, da Universidade de Lisboa), em articulação com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia e o Centro para a IA Responsável e deverá estar pronto no primeiro trimestre de 2025.

Paulo Dimas, presidente executivo do Centro para a AI Responsável, revelou que o LLM português se vai chamar Amália e refere que a primeira versão não será perfeita. A versão final “será lançada só em 2026”, acrescenta.

Vamos estar a trabalhar em cima de trabalho já desenvolvido por estes centros de investigação: portanto, há trabalho de vários anos nesta área, tanto na área dos dados para a língua portuguesa, trabalho feito pelo centro de investigação da Nova Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), há trabalho feito também no âmbito do Técnico” e “também há trabalho que vai ser transferido do lado da Unbabel, por toda a experiência” que a tecnológica “tem a criar modelos multilíngue e modelos que estão sendo, neste momento, treinados em supercomputadores

Questionado sobre o que o LLM português representa para si, Paulo Dimas classifica-o enquanto “peça-chave no ecossistema nacional de inteligência artificial”.

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de xbt
    xbt

    esta mal.
    devia ser “tono” ou “manel”, no maximo “maria”

    1. Avatar de Felizmundo Soares
      Felizmundo Soares

      zémane

    2. Avatar de tbss
      tbss

      é o que é

      agora só quero saber se a tal de amália será software livre ou código proprietário já que teve colaboração com o estado

      dinheiro público código público

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Desde quando? Muitas empresas recebem incentivos do Estado e nem por isso são públicas….

  2. Avatar de Realista
    Realista

    Perdeu-se uma grande oportunidade… podia-se chamar Cátia Vanessa

    1. Avatar de Byte Bandit
      Byte Bandit

      Em honra a uma moça que conheceste em 1987 em Moscavide?

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Também conhecias a Cátia Vá Nessa?

      2. Avatar de MACnista
        MACnista

        … não foi em Moscavide, foi no Algarve a Cátia dos recipicientes…LOLOLOLO

        1. Avatar de BurroFuiEuQueEstudei
          BurroFuiEuQueEstudei

          Eu não tive a vossa sorte, conheci umas 10 Cátia Não Vou Nessa…..

          1. Avatar de MACnista
            MACnista

            LOLOLOLL boa!!!

  3. Avatar de LA
    LA

    Vai nos dar música, como os nossos politicos.

  4. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    20 milhões belo tacho… Espero que o envelope do chatgpt seja dourado!

    1. Avatar de PML
      PML

      Se não fazemos nada, é porque não fazemos. Se fazemos algo é um tacho. Assim anda a mentalidade tuga… 20M€ num projeto destes não é nada. O orçamento de Espanha para a AI é dezenas de vezes superior ao nosso. Possivelmente o Rodrigo acho que devemos investir na compra de charruas e combóios a vapor, pois é isso que nos traz desenvolvimento.

  5. Avatar de Bruno M.
    Bruno M.

    No futuro será submetido à “transição” e ser o “Mohammed trans”…..

    Isto vai de mal a pior!

  6. Avatar de Carlos Correia
    Carlos Correia

    Amélia era melhor

  7. Avatar de Jorge
    Jorge

    Granda Portugal, a OpenAI teve de abrir montes de rondas de funding até agora, se alguns 18 biliões de dollars e Portugal safa um programa por 20 milhões apenas

    Abram os olhos americanos!!

    1. Avatar de Bruno M.
      Bruno M.

      Portugal no seu melhor e PSD a ser exactamente igual ao PS!
      Só muda o D de Dois no final.

  8. Avatar de Zé

    Já estou a ver o fado que isto vai dar…

  9. Avatar de Nome
    Nome

    Em Portugal é só amália e eusébio, que tristeza de país somos. Tantas figuras dos descobrimentos que podiam dar nome ou até mesmo da literatura, como o Camões, mas não, ou é amália ou é eusébio….

    1. Avatar de GM
    2. Avatar de TheOne
      TheOne

      Podia ser pior… podiam ter lhe chamado “Ronaldo”.

    3. Avatar de X
      X

      O pessoal dos descobrimentos eram todos psicopatas e narcisistas toxicos.

    4. Avatar de Hacker Alhinho
      Hacker Alhinho

      Só não baptizaram de Camões para a malta depois não fazer rimas…

  10. Avatar de Pedro
    Pedro

    Só podia ter esse nome, só existe Lisboa….. Ou era camoes ou Amália.

  11. Avatar de A
    A

    Raios partam os saudosismos tugas… Por isso não saímos da cepa torta

  12. Avatar de Bibó
    Bibó

    Ninguém da nomes humanos a estas coisas, só neste pais provinciano. Para já serve para vulgarizar a memoria da artista, já nem quero saber de chats portugueses.

  13. Avatar de X
    X

    Além da probreza o que temos todos em comum? o desenrasque, esta IA devia de se chamar Desenrasca.

  14. Avatar de papamoscas
    papamoscas

    Mas uma forma de encher os bolsos a meia dúzia parasitas.. e depois acaba por desaparecer como mts outros projetos. Vai ser mais um fiasco como os Magalhaes!

    1. Avatar de Vítor M.

      Atenção, o projeto Magalhães não foi um fiasco. Pode não ter sido o mais transparente possível, mas foi de longe um dos projetos mais inovadores da Europa, se não mesmo ao nível mundial. Levou um computador a famílias que nunca teriam hipótese de ter a máquina que mudou o mundo. Não sejam injustos e intelectualmente desonestos.

  15. Avatar de zaorapk
  16. Avatar de O-das-CAldas
    O-das-CAldas

    Não e Amalia – é Amal.IA
    Outra confusão é quando está pronto. Começaram por dizer que é no primeiro trimestre de 2025 – quando é em 2026.
    Quanto a para que serve, só agora foram referidos dois exemplos:
    – Ferramenta de ajuda à aprendizagem dos alunos porque conhece os currículos de cá
    – Ajudar doentes ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica) a voltar a comunicar.

  17. Avatar de Hélder+Lemos
    Hélder+Lemos

    Esse valor será o estimado só para o desenvolvimento do modelo, ou incluirá também os custos de operacionalização do modelo, como a infraestrutura e custo de operação?

  18. Avatar de Nirelle
    Nirelle

    A pergunta que se deve fazer como foi ou é treinada?

  19. Avatar de Rr
    Rr

    OLLAMA, Mistral 7B , Open WebUI, por menos de 4 mil euros posso ter uma “IA” pessoal.

  20. Avatar de Nino
    Nino

    Fiquei abismado com a vossa capacidade de raciocínio, dá para explicarem de forma diferente ? É que dá-me a sensação de que, está a falhar qualquer coisa.

  21. Avatar de Amália Cornelia
    Amália Cornelia

    Meter nomes de pessoas numa IA é no mínimo insólito, mas ao menos metiam;

    CamõesGPT
    VascoGPT
    InfanteGPT

    Por aí…

    Agora, Amália? Este país não faz sentido

  22. Avatar de Banana Tuga
    Banana Tuga

    bananadomanelGPT
    josedosfrangosGPT
    quimdasiscasGPT
    oliviadosqueijosGPT
    josefinacamaradearGPT
    mariadospneusGPT

    E a versão paga seria sem dúvida

    fatimaGPT (a 69 cêntimos por mês o preço mensal)

    Agora…
    Amália? f*d

  23. Avatar de Fatinha dos Orifícios
    Fatinha dos Orifícios

    Tenho inside information e
    fatimaGPT vai ser o nome da versão paga

    Posso dizer que o preço da subscrição mensal será de 3,69€

    Se for subscrição anual será 39,69€ e ainda têm direito a ir à árvore onde os pastorinhos fumaram o seu mega boob em conjunto