Yahoo Axis, uma forma de pesquisa diferente

13 Comentários

As formas tradicionais de pesquisa de conteúdos na Internet não têm evoluído muito desde a sua criação. Continuamos a ter de aceder a uma página onde colocamos os termos que queremos pesquisar e os resultados são por norma excertos de texto onde se encontra aquilo que pesquisámos.

Este modelo está a ser lentamente quebrado e as alternativas começam lentamente a surgir. O Yahoo acaba de lançar o Axis, que pretende redefinir a forma como procuramos conteúdos, sem termos de usar os métodos a que estamos habituados.



O Yahoo Axis pretende revolucionar a forma como procuramos conteúdos e como acedemos aos resultados dessas mesmas pesquisas. E pretende criar uma experiência de utilização transversal aos vários dispositivos que possamos usar, tornando essa pesquisa e navegação contínua entre estes dispositivos.

Vamos deixar de aceder a uma página para efectuar essa pesquisa e passamos a poder fazê-la em qualquer lugar, durante a nossa navegação.

Esses mesmos resultados vão deixar de ter o aspecto que sempre tiveram a passa a ser mostrada uma miniatura da página onde os mesmos se encontram, para que possamos ter uma melhor noção do que vamos encontrar e validar de imediato o resultado que mais nos interessa.

O Axis apresenta já também a apresentação de resultados antes da conclusão da escrita, prevendo o que o utilizador pretende pesquisar. Muitas vezes o resultado que procuramos está disponível antes de terminarmos a escrita deste.

Para além da pesquisa temos também acesso a uma página pessoal onde podemos guardar os resultados mais importantes das nossas pesquisas e até nos nossos links favoritos.

Todas estas pesquisas e favoritos são também transpostas entre dispositivos e estão acessíveis em todos os que usarmos.

O Yahoo Axis está dividido em três frentes distintas. A primeira, para o Desktop, integra-se com os principais browsers e disponibiliza uma nova barra de pesquisa no final das páginas.

Sem sairmos da navegação que estamos a realizar podemos obter de imediato resultados de pesquisas sobre temos que descobrimos ou que pretendemos pesquisar.

Nessa barra, e se nos autenticarmos (conta Yahoo, Facebook ou Google) podemos também criar e gerir a nossa lista de favoritos.

Nos dispositivos móveis, para já apenas iOS (iPhone e iPad) o Axis comporta-se como um browser. Podemos colocar na caixa de endereço a página que pretendemos visitar e ele transporta-nos para lá.

A qualquer momento podemos efectuar uma pesquisa, colocando os termos pretendidos nessa mesma barra de endereço. Os resultados são apresentados e podemos de imediato navegar para a página pretendida.

Também aqui a apresentação dos resultados é feita de forma visual, com a disponibilização de miniaturas dos sites obtidos nos resultados.

Os favoritos que criaram noutros dispositivos ou noutros browsers são também transpostos para esta aplicação e estão acessíveis para consulta ou para que continuem as pesquisas que efectuaram antes.

Vejam no vídeo abaixo a forma de utilização do Axis e a integração que este permite com vários dispositivos e com a sincronização de resultados e de favoritos.

O Yahoo tenta recuperar a sua posição no mercado das pesquisas, procurando trazer de novo a si o papel importante que teve em tempos.

O Axis é revolucionário e vai mudar a forma como realizamos as nossas pesquisas, integrando-nos ainda mais com os resultados do que procuramos e tornando mais simples chegarmos ao que queremos.

Esperemos que este seja o caminho a seguir e que o Yahoo tenha feito a aposta certa. Não podemos esquecer a posição que os concorrentes ocupam e o peso que têm neste mercado.

Homepage: Yahoo Axis

Partilhar:
Tags:

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno Gonçalves
    Nuno Gonçalves

    Parece interessante, tenho de ver dps com mais detalhe 🙂

  2. Avatar de Mike

    A ideia é interessante, mas como o Bing, a Yahoo não tem os resultados de pesquisa que o Google tem. Já tentei usar uma alternativa ao Google mas não fiquei nada satisfeito.

    1. Avatar de Pedro Santos
      Pedro Santos

      Eu gosto do DuckDuckgo.

      1. Avatar de Eu
        Eu

        eu uso DuckDuckGo e IxQuick

  3. Avatar de Paulo T.

    Parece ser mais uma alternativa mas vamos lá ver se consegue rivalizar com os outros.
    Já agora para linux nada, como sempre.

    🙂

    1. Avatar de Hugo António Ferreira Gonçalves
      Hugo António Ferreira Gonçalves

      Existe um plug-in para o firefox…

  4. Avatar de Paulo Bastos

    Acho que o Yahoo devia estar mais preocupado com a lentidão e os bugs do serviço de email, uso a muito tempo e considero um dos melhores até bem melhor que o gmail que tb uso desde do inicio, mas a este ritmo deixo de usar de vez o mail do Yahoo.
    Já agora o Flickr que tb lhes pertence está cada vez mais lento e a precisar de um novo lay-out (mas isso penso que está para breve) a ver vamos.

    1. Avatar de Bancada de Imprensa

      Não percebo, Paulo Bastos, como podes achar que o email da Yahoo é melhor (nas tuas palavras até melhor que gmail) mas sofre de lentidão e bugs e consideras deixar de vez o serviço.

      Então mas não é melhor que o gmail? Decide-te e sê coerente no que escreves (tb podia colocar aqui uns links para aprenderes a tirar o máximo partido do gmail, mas isso já é outra história)

  5. Avatar de Filipe Nunes
    Filipe Nunes

    é impressão minha ou (ainda) não há a app na Appstore tuga?

  6. Avatar de Alucard

    Como utilizador habitual da pesquisa do Yahoo fiquei agradavelmente surpreendido. Há muito tempo que não via nada de realmente original e inovador vindo da Yahoo! Espero que isto seja só a ponta do iceberg e que o gigante adormecido acorde finalmente. Quanto à pesquisa do Yahoo não ser tão boa como a da Google, até pode ser verdade, mas o Yahoo! já cruza os seus resultados com o algoritmo do Bing, por exemplo, o que melhorou a pesquisa e temos que ver que ao contrário de certa empresa, o Yahoo não recolhe sistematicamente dados para saber o que comem ao pequeno almoço e a raça do vosso gato :)…

  7. Avatar de luis
    luis

    Gostei bastante do aspecto grafico mas pelo menos o plugin do firefox é muito lento :S já removi :/

  8. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    É pena para desktop ser apenas um add-on a outros browsers!

  9. Avatar de Manuel Serol

    Estupendo!! Mas em Portugal ainda não funciona, pelo menos não consigo encontrar aplicação para iPhone, iPad, Mac conforme descrito. Estou ansioso por experimentar, acho que a grade e velhinha Yahoo acertou novamente!! 🙂