XX Semana Informática do IST (SINFO) é já na próxima semana!

18 Comentários

É já entre o próximo dia 24 de Fevereiro e 1 de Março terá lugar a XX Semana Informática do IST (SINFO), o evento de entrada livre e gratuita para todos os interessados em tecnologia.

20 anos depois da sua primeira edição, a SINFO reúne grandes nomes internacionais de entidades como a Dreamworks, PixarBioware, Arena-Net, Partido Pirata Sueco, Stack Overflow, Arch Linux, Raspberry-Pi e outros. Além de conferências e debates, a SINFO contará com workshops e empresas que se darão a conhecer em apresentações e uma feira tecnológica.

sinfo_splash

A SINFO é um evento com grande tradição académica, desde 1993. Inteiramente organizado pelos alunos de LEIC/MEIC, é um evento que pela primeira vez começará ao domingo, 24 de Fevereiro e perdurará até 6ª feira, 1 de Março. Domingo será dedicado a workshops e ao concurso de ideias Innovation Awards. O resto da semana será tematizada:

  • 2ª-feira, 25 de Fevereiro: Digital Entertainment
  • 3ª feira, 26 de Fevereiro: File Sharing and Piracy
  • 4ª-feira, 27 de Fevereiro: Software Engineering
  • 5ª-feira, 28 de Fevereiro: Cybernetics & Bioengineering
  • 6ª-feira, 01 de Março: Path/to/Success

Cada um dos dias contará sempre com apresentações de empresas, uma conferência principal, debate e workshops. Veja o programa completo.

SINFO_speakers

Já se encontram confirmados nomes mundialmente conhecidos como:

  • Afonso Salcedo: Lightning artist na Dreamworks e Pixar.
  • Ray Muzyka: Fundador da Bioware.
  • Colin Johanson: Lead designer na Arena-Net.
  • Rick Falkvinge: Fundador e lider do Partido Pirata Sueco.
  • Joel Spolsky: Fundador do Stack Overflow.
  • Kevin Warwick: Professor de Cibernética na Universidade de Reading.
  • Allan McRae: Actual developer do Arch Linux.
  • Rob Bishop: Developer, engenheiro de produção e evangelista da Fundação Raspberry-Pi.

Todas estas personalidades darão palestras individuais e participarão também em debates, juntamente a nomes nacionais como José Tribolet (Criador do INESC-ID Lisboa), Luís Sousa (Presidente da ASSoft), Celso Martinho (SAPO), Lúcio Ferrão (CTO e co-fundador da OutSystems), Artur Arsénio (CEO da Ydreams Robotics), Pedro Tomás (Cortivis – Inesc), Reginaldo Rodrigues de Almeida (apresentador do Falar Global da SIC Notícias) e muitos outros.

A SINFO conta ainda com workshops de Android, Robótica, Domótica, Rasberry Pi,  Game Design e muitos mais.

Vêm também à SINFO empresas como a Novabase, Microsoft, Altitude Software, Ericsson, CustoJusto, Ydreams Robotics, OutSystems, Deloitte, Ernest & Young, entre outras. Os visitantes da SINFO terão a oportunidade de conhecer estas e outras empresas em apresentações e dirigindo-se ao seu stand na feira tecnológica. Submeta aqui o seu CV para ser contactado por estas mesmas empresas!

A SINFO é um evento aberto a todo o público interessado, dentro e fora do IST. Todas as palestras, debates e workshops são totalmente gratuitos e de entrada livre.

Não deixe de visitar a Semana Informática do IST. Com nomes como estes, será com certeza um dos maiores eventos do ano. Não falte!

XX SINFO: Site | Facebook | Evento

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Domingues
    Pedro Domingues

    Mais uma vez, eu vou lá estar batidinho!! 😀

  2. Avatar de Duarte Valente
    Duarte Valente

    Quando é a palestra sobre o Raspberry Pi ?

  3. Avatar de António Mendes
    António Mendes

    Fiquei a saber deste evento partir do site do Guild Wars 2, quando anunciaram que o Colin Johanson vinha a Portugal. Quando vi que também vinha o Dr. Ray Muzyka e Joel Spolsky, até me caiu o queixo.
    Parabéns ao IST por este programa excelente e por me ter metido inveja tremenda :), uma vez que não posso ir.

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      É bem verdade, mas exceptuando o espaço, o IST não tem qualquer crédito. Todo o crédito vai para um grupo de alunos de engenharia informática que até têm que pagar pelo espaço na universidade.

      (Irá existir live stream de várias palestras e praticamente tudo será filmado e publicado no youtube para os interessados 😉 )

  4. Avatar de João Oliveira
    João Oliveira

    Eu gostava de ir, mas é no estrangeiro, se fosse em porto(gal):)… no entanto entendo é um país, desculpem, cidade pequena….

    1. Avatar de Pedro Domingues
      Pedro Domingues

      Não sei se percebi. Isto é em Portugal, em Lisboa, Alameda, IST.

      No entanto no Porto também podia haver algo assim. Só em Lisboa é que há gente com iniciativa?

    2. Avatar de maccouch

      é, eu também já fui a imensos eventos da Universidade do Porto em Évora…

      (facepalm…)

  5. Avatar de Pedro
    Pedro

    Só é pena que este ano tenham dado super ênfase à multimédia e como sempre pouco à área de Sistemas de Informação.

    Vá lá que ao menos temos um debate com o professor Tribolet como moderador, deve ser bastante interessante =)

    Mas eu percebo, os jogos é que puxam muita gente para estes eventos, apesar de não ser tanto por aí que a informática ajuda a mudar o mundo para melhor =)

    1. Avatar de Jorge Palma
      Jorge Palma

      Tentaremos abordar um pouco mais essa área no próximo ano, deixa as tuas sugestões (temas, oradores, etc) no nosso facebook ou nos nossos questionários no final da semana. 😉

  6. Avatar de Miguel
    Miguel

    Acho piada tomar conhecimento deste evento pelo pplware e nao pelo IST, visto nao haver qualquer tipo de informação na faculdade..mas nada a que a maioria nao esteja habituado por aqueles lados 🙂

    1. Avatar de Ana Narciso

      Miguel, percebo o que dizes, mas indirectamente, estás a tomar conhecimento pelo IST, porque eu sou do IST, eheh.
      Agora a sério, já fui coordenadora do evento e tenho-o em grande consideração. Nesta altura do campeonato a equipa já deve andar a colocar cartazes um pouco por todo o lado.
      E quando essa informação falha, é para isso que o Pplware serve 😉

      1. Avatar de Jorge Palma
        Jorge Palma

        Ainda não estão em todo o lado porque o IST este ano decidiu impor novas regras sobre a colocação de faixas, cartazes etc.
        Desde já as nossas desculpas, mas é uma situação que escapa ao nosso controlo.

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        Pois mas metade das pessoas do IST não conhecem sequer o pplware, tendo em conta que o email é todos os dias bombardeado com informações inúteis e sem interesse para a população académica, ao menos podiam divulgar por ai, ou mesmo com outro tipo de informação sem ser “faixas”.

        Todos os eventos do ist pecam pela divulgação, é a minha opinião que estou la diariamente e apenas tenho conhecimento sempre dos eventos por outros sítios na net 🙂

        1. Avatar de Jorge Palma
          Jorge Palma

          O IST não dá autorização aos núcleos para spammar o alunos, os e-mails que recebes terão que ser enviados pela própria instituição. No entanto podes subscrever os canais de notícias e do GCRP para saber notícias sobre eventos. Ou então podes usar o facebook:
          /sinfoist por exemplo

        2. Avatar de Redin

          Parar combater essa problemática das informações inúteis que se recebem no email, estarei cá eu para mostrar como resolver. Tenho agora a oportunidade para fazer um pith na sexta e no sábado onde irei demonstrar como acabar com um problema que já dura há 40 anos que é o spam.

  7. Avatar de Stand Virtual

    Não conhecia o pplware, parabéns pelo evento.