Xiaomi vai lançar loja na Europa, mas sem vender smartphones

15 Comentários

A Xiaomi é mais uma das marcas que tem mais tem crescido no mercado dos smartphones. Sendo ainda uma das mais novas e mais recentes marcas a chegar ao mercado, depressa viu crescer a sua fama e a sua escolha por parte dos consumidores.

Ainda uma marca com uma penetração reduzida em mercados como o Europeu ou o Norte Americano, quer agora dar um salto e entrar em força nestas duas áreas.

Para conseguir entrar agora nestes mercados a Xiaomi resolveu agora abrir uma loja online na Europa, mas com uma particularidade, não vai vender smartphones.
xiaomi_1

A notícia da chegada da loja Mi.com à Europa veio do próprio Hugo Barra, que o anunciou numa conferência que teve lugar no Mobile World Congress.

Este lançamento ainda não tem data marcada, mas a Xiaomi pretende seguir o mesmo modelo que irá implementar na versão Norte Americana, ou seja, a venda dos produtos que a empresa fabrica, mas fora da esfera directa dos smartphones.

Muitos podem pensar que esta decisão é pouco lógica, mas a ideia da Xiaomi é conseguir garantir uma penetração da marca nestes mercados, associando-a a equipamentos de lifestyle e não apenas aos smartphones.

A oferta da Xiaomi irá centrar-se nos seus outros produtos, onde tem disponíveis a Mi Band, auscultadores, colunas, baterias externas, set-up boxes, TV’s e até equipamentos de purificação de ar.

Esta loja servirá a médio prazo para validar novos produtos que a Xiaomi irá produzir e para aferir do interesse dos consumidores nessas novas ofertas.

Apesar de serem os seus produtos mais conhecidos, os smartphones, como o Xiaomi Mi 4, o Xiaomi Redmi 2 ou vários outros modelos, não vão estar disponíveis para compra.

xiaomi_2

Segundo o próprio Hugo Barra o interesse da Xiaomi na venda de smartphones está neste momento nos mercados asiáticos e em países emergentes.

Não fica de qualquer modo descartada a possibilidade destes equipamentos passarem a fazer parte destas lojas, mas isso será apenas no futuro e sem qualquer compromisso da marca.

A Xiaomi é actualmente uma das marcas do top de vendas, posicionando-se ao lado de marcas já bem mais estabelecidas no mercado.

Esta sua vontade de vir para a Europa, e também para os Estados Unidos, vem dar aos consumidores a possibilidade de terem acesso a alguns dos seus produtos de topo e que são menos conhecidos.

Resta saber da apetência dos consumidores por estes produtos, que fogem do que é habitual na oferta da Xiaomi.

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de AlexX
    AlexX

    Fique a loja online registada onde a carga fiscal seja das mais baixas para o cliente e eles e ganhamos todos. Tudo aquilo em que metem a marca, mesmo não sendo fabricado por eles é de considerar como alternativa a semelhantes mais caros.
    …não vão vender smartphones mas se pudessem vender todos os acessórios para eles já seria fantástico…

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      a partir dum determinado volume de negócio para um país da União Europeia, as companhias a operar dentro da União são obrigadas a cobrar o IVA do país de destino!

      1. Avatar de AlexX
        AlexX

        Sim mas comentei como cliente, não para revender ou encomendar um contentor de equipamentos 😀 No máximo 5 ou 6 capas diferentes para o lelé… a lente macro e mais uma ou outra coizita 🙂

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          estou a falar do volume de negócios da loja para um país, não o volume de compras que um cliente faz!

          Já agora se fosses um revendedor terias isenção de IVA, no mínimo através de reembolso!

  2. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Ui, vamos poder comprar a MiTV 2 a bons preços.

    1. Avatar de Carlos Almeida
      Carlos Almeida

      Isso é que era!! 😀

  3. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    É fácil perceber por que é que não abre lojas na Europa para vender smartphones – para não levar com processos judiciais por não pagar licenças de patentes.

    Como aconteceu na India.

    http://www.ft.com/cms/s/0/cd0c9b5e-ad2f-11e4-a5c1-00144feab7de.html#axzz3TYW8Sugp

    1. Avatar de AlexX
      AlexX

      Mas já estão de novo a vender na India. Terão regularizado a situação?
      E os smartphones estão sendo vendidos desde há muito e um pouquinho pelos principais países da europa sem que até à data tivesse havido contestação ou impedimento jurídico disso…

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        estão a ser vendidos sem presença oficial na Europa. Como tal a Xiaomi não pode ser “atingida” por processos

      2. Avatar de Benchmark do iPhone 6
        Benchmark do iPhone 6

        Desde dezembro e até início de fevereiro continuavam, legalmente, banidos. Talvez tenham arranjado uma forma de vender arranjado um site online, “sem relação” com a Xiaomi. Nesta notícia há uma referência.

        http://www.zdnet.com/article/india-probes-xiaomi-over-possible-sales-ban-violation/

  4. Avatar de fork
    fork

    Vão vender a mi TV?

  5. Avatar de Diego
    Diego

    Alguem sabe para quando é k eles vao lancar o REDMI 2 com 2 gigas (acho k vai chamar REDMI 2s) estou maluco a espera…

  6. Avatar de Fábio Jorge Paiva
    Fábio Jorge Paiva

    Uma marca que merece a confiança e acima de tudo uma referencia de qualidade preço de 5*****. Neste momento já tenho um Redmi Note 2, Mi Band, Mi Key, MI Powerbank 16 000 e Xiaomi 2nd Piston Earphones. 100% satisfeito xD