WWDC 2013 já com data de realização confirmada

19 Comentários

Estamos a menos de 1 mês de um dos mais importantes eventos do ano para o mundo Apple. Refiro-me, claro, ao WWDC (Worldwide Developers Conference), evento no qual, anualmente, a Apple se junta com os programadores que desenvolvem para as suas plataformas e divulga as novidades relativas ao futuro dos seus produtos.

A Apple tem vindo a desenvolver um mercado sustentável e com grande visão para o futuro. São produtos cuja continuidade se nota nos incrementos tecnológicos, nos ajustes de design das estruturas e nos sistemas que suportam todo o universo Apple.

wwdc_banner_thumb

A conferência anual que a Apple promove para os programadores, a WWDC, está a aproximar-se rapidamente. Teoricamente o dia de realização do evento já se sabia, mas já foi confirmado oficialmente, no dia 23, pela Apple ao portal noticioso AllThingsD. A conferência terá inicio no dia 10 até ao dia 14 de Junho e irá começar pelas 10 horas da manhã, fuso horário do pacífico, 19 horas de Lisboa, e haverá a tradicional Keynote da Apple a abrir a conferência.

Para este ano, segundo os rumores, estará em cima da mesa como hipótese o novo iPhone 5S, o iOS 7, um upgrade ao MacBook Pro c e s/ Retina / MacBook Air / Mac Pro, a 2ª geração do iPad Mini, iPad 5ª geração, Siri para o segmento automóvel, o novo iCloud e, claro, o lançamento do OS X 10.9 que tem como nome de código Cabernet.

Alguns destes rumores já foram referidos por nós em Abril, neste artigo.

MacBook Pro (com e sem Retina), MacBook Air e Mac Pro

macbook_thumb

No WWDC do ano passado a Apple introduziu a nova linha dos MacBook Pro 15″  e Mac Pro com novo design, com e sem Retina e equipados com os processadores Intel Core i5 e Core i7 Ivy Bridge.

Como é de esperar este ano, a gigante de Cupertino não irá introduzir uma nova linha radical destes segmentos mas irá, com certeza, apresentar um upgrade ao hardware.

De acordo com vários relatos e do blog especializado em assuntos Apple, Apple Insider, este ano a Apple poderá incluir nos seus computadores a nova linha de processadores da Intel conhecidos por Intel Haswell (Ver aqui todas as novidades desta nova tecnologia) que serão lançados para o mercado no dia 3 de Junho.

Este novo processador de 22nm foi desenhado especialmente para os convertíveis ou para os conhecidos Ultrabooks, uma vez que consome muito menos energia que a tecnologia anterior.

iPad Mini 2º Geração e iPad 5

Ainda há muita discordância da apresentação / lançamento da 2ª geração do iPad Mini e do iPad 5 durante o WWDC 2013.

Várias fontes apontam para que estes dois equipamentos serão lançados para o mercado durante o mês de Setembro, o que poderão ou não ser apresentados durante este evento.

Mas as coisas poderão aquecer.

É esperado que o iPad Mini 2 venha com a mesma resolução do iPad 4 (2048 x 1536), que foi apresentado no ano passado, com um ecrã de 7.9″ e um poderoso processador Apple A7 Dual Core. Também se pensa que terá uma bateria com capacidade de 10 horas de uso constante, uma câmara HD para o FaceTime e uma câmara iSight com gravação de vídeo HD em 1080p.

Um outro rumor aponta que a Apple irá tentar reduzir a espessura tanto do iPad Mini 2 como do iPad 5 usando uma tecnologia da empresa japonesa Sharp conhecida como IGZO (Indium Gallium Zinc Oxide) nos seus ecrãs.

Agora referente só ao iPad 5, é especulado que não tenha margens laterais nenhumas, isto é, a parte frontal será praticamente só o ecrã e a tecla home. Desta forma, o novo iPad deixará de ter uma estrutura tão grande e ficará mais parecido ao iPad Mini.

No entanto nem tudo é um mar de rosas, o preço do iPad 5 será bem superior ao preço de lançamento do iPad 4 e este não irá ter qualquer redução de preço nas lojas Apple Store e possivelmente nas outras também.

iOS 7

ios7_thumb

Talvez seja desta que os utilizadores de iOS irão ver uma nova interface. Até agora a equipa de design da Apple tem vindo a seguir as directrizes de design do Steve Jobs, mas essa ideologia, apesar do legado do falecido estar sempre presente dentro e fora da empresa, poderá ter acabado no iOS 6.

De acordo com o 9to5Mac, o Vice Presidente de design industrial, Jony Ive, responsável pelo design do iOS e do Mac OS, referiu que a equipa está agora mais focada no Look & Feel do que em novas funcionalidades.

Estas declarações são bastante promissoras perante os últimos rumores, o iOS 7 poderá realmente ter um novo design.

O actual design do iOS já tem vários anos, pouco mudou desde o seu aparecimento, um novo design certamente dará uma nova lufada de ar fresco e possivelmente trará novos interessados.

Interface geral

fullinterface_thumb
Conceito do novo iOS e do efeito flat

Algumas fontes próximas da gigante de Cupertino referiram ao portal noticioso 9to5Mac que o iOS 7 terá uma nova interface em tons de branco e preto e todo ele com um design (incluindo os ícones) plano (Flat Style), assemelhado ao estilo Windows Phone.

Este estilo começou a ter maiores proporções após o lançamento do Windows Phone, e tem-se visto grande adopção nas páginas web.

As barras de navegação e as tabs, foram redesenhadas e passam a não ter texturas e gradientes. Algumas barras no iOS 7 terão um pequeno efeito de desfoque.

A barra de estado, em algumas aplicações, será menos transparente do que no iOS 6. Também o teclado irá sofrer alterações, continuará a ser semelhante ao presente nas versões anteriores do iOS, mas o design será em tom de cinza claro e não terá sombras.

A interface no geral deixará de ter qualquer sombras, passando mesmo a ser totalmente estilo flat.

Home

ios_interface_thumb
O actual e tradicional home screen do iOS

O home será totalmente redesenhado, não terá texturas skeuomorphic, a partir de agora os utilizadores terão os wallpapers a seguir o swipe das screens, para o caso do uso de imagens panorâmicas como fundo, a mesma funcionalidade que está presente no Android praticamente desde sempre.

É uma funcionalidade bastante interessante para quando queremos usar imagens grandes e sem intenções de a cortar.

Os ícones deixarão de ter efeitos reflectores e 3D, as alterações são mais notáveis nos ícones da câmara e da galeria, enquanto que o icone do Game Center, perderá o efeito verde e as peças de xadrez.

Ecrã de bloqueio

ios_lockscreen_thumb
O conhecido lockscreen

Desde o lançamento do iOS que o estilo do ecrã de bloqueio sempre foi o mesmo e apesar de não ser um ponto essencial, vai passar a ter um fundo preto e sem qualquer efeitos de brilho. O mesmo estilo será, igualmente, aplicado ao ecrã de bloqueio por Pin.

Caixa de notificações

notifications_ios_thumb
Estilo actual da caixa de notificações do iOS, um pouco retro dada às tendências actuais

A Apple vai deixar cair o uso de texturas para uma cor flat em tons de preto e cinza com o texto em branco, nada de novo a contar que a nova interface será neste estilo.

Aplicações

Aqui é que poderá não agradar os utilizadores e programadores. De acordo com o 9to5Mac, as aplicações serão redesenhadas e passarão a ter um fundo de cor branca (cor base) podendo depois ser aplicado temas para mudar a cor.

Talvez esta ideia pudesse ser aplicada ao sistema em si e o utilizador poder também aplicar temas e assim personalizar a interface ao seu gosto.

Acho que está na altura da Apple deixar de ser tão restrita nestes aspectos. Se viesse a incluir esta e outras funcionalidades semelhantes sem que fosse necessário o recurso ao Jailbreak só teria a ganhar.

Também as aplicações de sistema seguirão o mesmo caminho das outras, por exemplo, a aplicação calendário terá botões vermelhos enquanto que a aplicação Mensagens terá em tons de verdes.

app_ios7_concept_thumb
Este estilo de calendário é bastante parecido ao estilo presente no Android

Integração social

ios7_social_news

A nova versão do sistema operativo móvel da Apple irá ter integração dos sistemas sociais Flickr e Vimeo.

A conferência, como referido, irá ser realizada durante os dias 10 a 14 de Junho em Moscone West em San Francisco.

Este ano a Apple parece que irá surpreender toda a gente com o novo design do iOS distanciando-se assim do estilo Mac OS e aproximando-se a um estilo mais simples.

É pena que a Apple não esteja, por agora, com ideias de tornar o iOS um pouco mais livre de forma a que o utilizador possa personalizar a interface ao seu gosto.

A redução do tamanho do iPad através da eliminação das margens laterais do tablet é também bastante promissor.

Este ano parece que a Apple quer-se redimir dos erros dos últimos 2 anos onde não apresentou grandes inovações como vinha a fazer até ao lançamento do iPhone 4.

Mas mais uma vez, parece que a Apple não vai conseguir manter o segredo das novidades, apesar de que na mesma consiga causar alguns efeitos de surpresa, o real e o poderoso efeito da surpresa já o perdeu há algum tempo.

Como todos os anos, o Pplware irá fazer cobertura do evento.

Homepage: Apple World Worldwide Developers Conference

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de eduardo
    eduardo

    a data já estava confirmada desde que a Apple anunciou a conferência há 1 mês!
    O que foi agora anunciado foi a existência duma “keynote” no seu início, como vem sendo habitual

  2. Avatar de eduardo
    eduardo

    “No entanto nem tudo é um mar de rosas, o preço do iPad 5 será bem superior ao preço de lançamento do iPad 4”

    Se há coisa com que se pode contar é que o iPad não vai aumentar de preço (em dolares)

  3. Avatar de Woot!
    Woot!

    Conclusão agr vão copiar o design do Windows Phone e Windows 8….que ironia… Processam toda a gente e acabam sempre copiar tb. Era bom a ms tb ter patenteado o design flat….

    De qualquer das formas não acredito que isso irá acontecer, só acredito qd vir. Para além disso Apple fans e design flat não combinam, aliás foram estes Apple fans que muito criticaram o flat do Windows e veneraram o 3d do ios/macos

    1. Avatar de eduardo
      eduardo

      A Apple e a Microsoft têm acordo de patentes nesta área, por isso não se espera que haja qualquer luta entre as duas, principalmente porque há muitas variações de “flat design”, com o UI do Windows Phone a usar uma variação bastante forte, demasiado forte. Ninguém espera que a Apple siga esse rumo excessivo, aliás o que todos dizem é que é uma “simplificação” do design do UI já usado.

    2. Avatar de miguel
      miguel

      mas tu achas que alguem quer windows no pc, telemovel ou tablet’?? lol, nao quero virus nem ecras azuis nos meus iDevices. a microsoft é que copia tudo que a apple faz, mac os, ipod, iphone, ipad, tem vergonha pa.
      Agora sobre a wwdc…aí vem mais uma revolução, sem o steve, será que conseguem mudar o mundo pela milionésima vez??? espero que sim, não me canso de ver os coreanos nojentos (samsung) a copiar ahahah.

      1. Avatar de Carlos André
        Carlos André

        Não entendo então porque há a necessidade de nos mac haver o bootcamp para windows, já que o windows é cópia do mac os x, para que ter uma funcionalidade de fazer partição para um sistema cheio de vírus e ecrãs azuis como tu dizes?

  4. Avatar de Carvalho
    Carvalho

    Começa tudo a tremer

  5. Avatar de Mrfipe
    Mrfipe

    Mas porque é que em toda e qualquer publicação que tenha a ver com algo da apple, tem que aparecer um ou milhares de comentários depreciativos….

    Eu sou utilizador dos dois sistemas pois tenho softwares específicos para cada um e denoto vantagens nos dois, e tiro partido disso, não me limito a dizer que um ou o outro é que é bom…

    1. Avatar de David Toffee
  6. Avatar de screwman
    screwman

    Ora cá esta uma bela resposta 🙂

  7. Avatar de Xinoura
    Xinoura

    Fanboys!!!! Enfim!!!!

  8. Avatar de José Furtado
    José Furtado

    E o iPhone 5s já se sabe para quando o seu lançamento?!

    1. Avatar de Hélder Ferreira

      Deverá ser lançado neste evento.

      1. Avatar de eduardo
        eduardo

        quase todos os últimos rumores apontam que seja só lá para Setembro.
        Aliás a própria Apple já disse que não eram esperados lançamentos de produtos até o Outono. Se isso se referia ao iPhone não dá para ter a certeza, mas parece ser o mais lógico. E o lançamento só ocorrerá depois do iOS7 ficar estar pronto, e isso parece que vai demorar mais uns meses

  9. Avatar de Benchmark do iPhone 5
    Benchmark do iPhone 5

    É provável que seja anunciado o iWatch, que já “apareceu” num anúncio do iPhone. Muito jeitoso por sinal 😀

    http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/apple-teria-escondido-imagem-de-iwatch-em-comercial

    1. Avatar de eduardo
      eduardo

      :S achas mesmo que a Apple ía “mostrar” um produto não lançado num anúncio publicitário do iphone? aquilo era um relógio Dolce & Gabbana
      http://www.amazon.com/Dolce-Gabbana-Womens-DW0734-Contact/dp/B005OLI9AS

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
        Benchmark do iPhone 5

        Há que tempos que se conhece o design do iWatch. Basta “googlar” 🙂
        O do vídeo foi só para disfarçar.

        https://www.google.com/search?q=iwatch&um=1&ie=UTF-8&hl=pt-PT&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&biw=768&bih=886&sei=w7GjUeeROsPE7Aap3ICwAg

        1. Avatar de eduardo
          eduardo

          se achas que conheces, boa sorte com isso!

  10. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    se não estou em erro o IOS6 no WWDC 2012, mas depois só saiu em setembro com o iphone 5. Aqui poderá acontecer algo do genero