Windows Vista aumenta participação no Mercado

25 Comentários

Estudos recentes mostram que a fatia de mercado correspondente ao Windows Vista tendo vindo a crescer constantemente, mês a mês, desde seu lançamento. Já o adversário directo, o Mac OS X, manteve os resultados sem grande alteração… Ainda assim o sistema operativo mais utilizado continua a ser o Windows XP.

Vista Junho 2007

No último mês, 4,52% dos sites monitorizados foram visitados por computadores com Windows Vista. Em Janeiro, aquando do seu lançamento, esse número era de 0,18%. Em Fevereiro já eram 0,93%, em Março 2,04%, em Abril 3,02% e em maio 3,74%.

Quanto ao Mac OS X (somando os resultados do Mac PowerPC e do Mac Intel), este manteve-se praticamente constante nos seus 6% de penetração no mercado. Em Janeiro, 6,22% dos internautas usavam o Mac OS X, número que subiu para 6,44% em maio mas caiu para 6% em Junho, o que mantém o desempenho médio.

A este ritmo, o Windows Vista deverá ultrapassará os 6% da Apple lá para fim de Agosto. Com a fatia da Apple constante, é fácil notar que o crescimento do Windows Vista se deu sobre o Windows XP, que caiu de 85,02% em Janeiro para 81,94% em Junho.

A notícia surge pouco depois do presidente da Acer, Lanci Gianfranco, ter afirmado que «toda a indústria está desapontada com o Windows Vista». Na sua opinião, o novo sistema operativo da Microsoft apresenta problemas de estabilidade e compatibilidade com aplicações existentes no mercado. «O Vista teve um impacto mínimo na venda de novas máquinas. Muitos consumidores simplesmente preferem o XP». Lanci diz, ainda, que a Acer continua a vender computadores com Windows XP porque o Vista não agrada a muitos dos seus consumidores alvo.

Partilhar:
Tags:

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de EL1TE

    Então e Linux? Nada? Querem ver que são os 2,2% (Other)??

    😐

  2. Avatar de S. Costa

    Mas que “retada”… sabia que estava de longe à frente da “concorrência” mas por números assim nunca pensei.
    O Vista vai ter muito que dar para se aproximar do XP!!!

  3. Avatar de EL1TE

    @S.Costa

    deixa sair os jogos APENAS DirectX10… que vais ver o XP a ficar para trás, e mesmo com o DirectX “emulado” no XP não significa que funcione a 100%, tal como qualquer emulação é tudo muito mais lento.

    Fiquem bem;-)

  4. Avatar de ZeX
    ZeX

    Claro que vai crescendo.
    Não porque as pessoas o queiram mas porque não lhes são dadas opções de escolha e as novas gráficas gomobile são o melhor exemplo disto ao não terem drivers para os SOs mais antigos. Mesmo assim, pelo que tenho lido, o crescimento está a milhas de distância das previsões, e dos desejos, optimistas da M$.
    Não é um SO que se compre porque se queira ter mas sim porque tem que ser.

  5. Avatar de Ganondorf
    Ganondorf

    Windows Vista = Windows XP + interface bonita + mais bugs

  6. Avatar de Tyurias

    tenho a mesma opinião do ZeX
    não é pk s ker mas pk s é obrigado…

    inda à uns dias atras fui ajudei um kolega meu a escolher as componentes para um desktop e no final, para escolher o sistema operativo… nem nos davam a opção do XP (klaro k isso tb s resolve) 🙂

    fikem bem
    hasta

  7. Avatar de EL1TE

    @Ganondurf

    Mais bugs? Lolada do mês 😀

    Claro, o XP ne mcom o Service Pack 2 deixa de ter crashes constantes seja no Explorer seja em jogos, é super seguro, quando aparecem montes de avisos de ataques hacker, ao qual no Vista é RARíSSIMO.

    Tirando conclusões, o XP é o fracasso que sempre foi, é rápido? em jogos? aplicações? experimentem o Windows 98 ou mesmo o 2000 que vão ver o que é rápido.

    Enfim… fiquem bem 😉

  8. Avatar de PEDRO
    PEDRO

    No mundo MS neste momento Windows XP ainda é melhor para a maioria do Hardware em circulação e tem melhor performance eu pelo menos ate 2008 não deixo de usar o XP. Alias ja pus a amigos meus o Vista e todos me pediram o XP de volta so axaram piada uns primeiros dias. É k tipo so cresce o uso do Vista devido ao OEM pk kem sabe mudar de SO continua a preferir XP (no meu caso com Dual Boot com Ubuntu ou outra distro) 😉

  9. Avatar de Trollitito
    Trollitito

    Eu concordo com o EL1TE, senão de caminho estou aqui a dizer que Windows XP = Windows 98 + interface mudada + bugs, lol.
    Pelo que sei o Vista foi criado do princípio e é normal que possa haver um ou outro bug, mas que se a minha memória não me falha acho que não encontrei nenhum. Já no XP, mesmo após Service Pack, foi possível encontrar bugs. O Service Pack 2 do XP creio que ocupa uns 200Mb, anda aí perto, mas tanto Mb porquê? Eram assim tantos os erros? (Não digo que tudo isto seja só para corrigir problemas, mas talvez a maior parte)
    E em segurança do Vista nem se fala, mesmo no princípio quando andei sem qualquer tipo de protecção nada me aconteceu, agora com a suite do NOD32 raramente tenho avisos de ataques ou algo do género, já no XP…
    Mas claro, o Vista pode (agora) ser mais lento em comparação ao XP (como este comparado ao 98, lol) mas foi feito a pensar em algo mais à frente, certamente daqui a uns tempos teremos todos um processador de 2/4 núcleos, uma gráfica com suporte a directx10, ram para dar e sobrar e discos enormes com velocidades superiores, coisa que fluirá no Vista que nem um brinquedo.
    Não defendo que o Vista seja o Windows do futuro, até porque penso que já está em criação o Windows Vienna, mas não faço ideia do que daí possa vir. Mas com o tempo tudo mudará, pois muita gente faz coisas básicas num computador, usam XP mas isso é-lhes indiferente desde que dê para jogar, imprimir, ou seja o que for, desconhecendo também o Windows Vista ou outro SO. (Apenas a minha opinião…)

  10. Avatar de Carlos

    Muito brevemente e sem me alongar vou dar a minha opinião,eu actualmente uso o XP e o Vista depende do PC que estiver a usar na altura, e digo o Vista dá 10 a 0 ao XP em tudo o que eu pensava ser impossivel . Até ao principio de 2008 o Vista vai ultrapassar o XP em numero de utilizadores, já são mais de sessenta e seis milhões . E para acabar não há SO’s do futuro apenas do presente até porque o WIN 7 já está bastante adiantado .

    Bem Haja
    Carlos

  11. Avatar de nrocha

    @ EL1TE

    Se fosse o mercado dos servidores a conversa era outra :] Agora em desktop é capaz de ser assim, no entanto mesmo que a percentagem seja pequena comparativamente com os outros não faz com que sejam poucas pessoas a usar em desktop linux.

    CoolMaster

  12. Avatar de kendimen

    Ainda fico impressionado é com os 4% do Windows 2000!!! 😐
    Já agora, sendo estes valores de SO’s genuinos e “não genuinos” haverá valores ou forma de extrapolar para apenas sistemas operativos genuinos?!!? Alguém tem alguma ideia?

  13. Avatar de EL1TE

    @nrocha

    no mercado dos servidores a história era outra? não me parece, até porque o Longhorn Server ainda não saiu… 🙂

    Depois há que fique bem claro que o XP quando saiu era uma “aberração”, não me vão querer comparar o XP quando saiu com o Vista quando saiu pois não?? 😀

    PS: Eu gosto é dos Live CD das distribuições Linux, isso sim, é do best!

    Fiquem bem 😉

  14. Avatar de Tiago
    Tiago

    Não concordo com os dados apresentados. Esses dados estão longe da realidade.

  15. Avatar de nrocha

    @ EL1TE

    É facil! http://news.netcraft.com/archives/2007/07/09/july_2007_web_server_survey.html e vês que o apache (que se supõe que esteja a correr em Linux ou outro unix) esta a frente das soluções da microsoft. E isto só a nivel de web servers, porque já se sabe que servidores de email, dns, etc esta quase tudo em linux.. isto a nivel da internet. Não estou a falar a nivel empresarial onde bastantes redes têm servidores em windows, no entato tambem existem muitas que têm servidores num dos UNIX.

    Tambem existem companhias que preferem Linux over * (inserir outra coisa qualquer), e a NASA é um grande exemplo disso: http://flightlinux.gsfc.nasa.gov/ .. Já estava a ver o space shuttle com os displays todos a mostrar o blue screen hhehe.

    CoolMaster

  16. Avatar de ZeX
    ZeX

    @Trollitito
    “O Service Pack 2 do XP creio que ocupa uns 200Mb, anda aí perto, mas tanto Mb porquê? Eram assim tantos os erros?”

    Se bem me recordo o SP2 saiu cerca de 2 anos dp do lançamento do XP e com qq à volta de 230Mb

    Ora vejamos então o que já temos para o Vista(s curtas)…
    (O tal em que era tudo novo e no final acabou num espécie de skin artística e mais umas mariquices a enfeitar o xp, que por sua vez já era um update do 2000 que, por sua vez, foi assente em cima do velhinho NT4…) 🙂

    Vista release date -> January, 30 ->>

    Windows Vista – Critical Updates
    KB925902: Security Update for Windows Vista
    KB929123: Cumulative Security Update for Windows Mail for Windows Vista
    KB930178: Security Update for Windows Vista
    KB931213: Security Update for Windows Vista
    KB933566: Cumulative Update for Internet Explorer 7 in Windows Vista
    KB935807: Security Update for Windows Vista

    Windows Vista – Recommended updates
    KB917607: Windows Help program (WinHlp32.exe) for Windows Vista
    KB925528: Update for Windows Vista
    KB928089: Update for Windows Vista
    KB929399: Update for Windows Media Format 11 SDK for Windows Vista
    KB929451: Update for Windows Vista
    KB929615: Update for Windows Vista
    KB929735: Update for Windows Vista
    KB929761: Update for Windows Vista
    KB929762: Update for Windows Vista
    KB929777: Update for Windows Vista
    KB929824: Update for Windows Vista
    KB930955: Update for Windows Vista
    KB931099: Update for Windows Vista
    KB931573: Update for Windows Vista
    KB931836: Update for Windows Vista
    KB932246: Update for Windows Vista
    KB932406: Update for Windows Vista
    KB932590: Update for Windows Vista
    KB932649: Update for Windows Vista
    KB932988: Update for Windows Vista
    KB933612: Update for Windows Vista
    KB933872: Update for Windows Vista
    KB933928: Update for Windows Vista
    KB935280: Update for Windows Vista
    KB935652: Cumulative Update for Windows Media Center for Windows Vista
    KB935855: Update for Windows Vista
    KB936357: Update for Windows Vista
    KB936824: Update for Windows Vista
    KB936825: Update for Windows Vista
    KB937077: Update for Windows Vista
    KB937123: Update for Windows Vista
    KB938637: Update for Windows Vista

    Nuns cálculos rápidos “a olho” diria que já aqui estão perto de 100Mb… aos 6 meses… 😉

  17. Avatar de Trollitito
    Trollitito

    Engraçado que eu não precisei de tantos updates assim, tenho feito desde sempre e não foram tantos, mas seja como for, que vantagem tem o XP sobre o Vista? Eu só vi a velocidade, pois o meu pc também não é uma máquina, mas se assim fosse não haveria nenhuma vantagem, pelo menos no meu ponto de vista. Certo que quando comecei a usar o Vista não achei que tivesse grande vantagem, mas após cerca de 9 meses de uso do Windows Vista apercebi-me que afinal tinha mais vantagens. Acho que quem o usa se vai apercebendo disso aos poucos, pois mau era daqui em diante a Microsoft fazer SO’s piores que o seu anterior Windows XP.

  18. Avatar de EL1TE

    @ZeX

    o tamanho de um update único é sempre maior do que a junção de todos num service pack, para quem não sabe os updates, tal como os patches nos jogos, escrevem em “cima” de ficheiros a que estão destinados corrigir, é como abrir um ficheiro de texto e substituir/corrigir/apagar letras e/ou palavras, o que quero eu dizer com isto? quero dizer que não vai ser preciso criar um setup por cada correcção (os setups geralmente têm tendência a ser muito maiores do que para aquilo que vão fazer, principalmente os mais pequenos), concluindo será um update único que ocupará muito menos espaço do que se forem os mesmos updates à parte.

    E lembrem-se que o Windows vista tem uma programação mais complexa, daí os updates serem maiores.

    O primeiro service pack do Windows XP foi lançado em 11 meses após o lançamento do Windows XP, esperemos então pelo lançamento da versão final do primeiro Service pack para o Vista.

    PS: Daqui a pouco dizemos que o melhor Windows é o Windows 95, que por sua vez passará a ser o recomendado em todos os campos (not).

    Fiquem bem… 😉

  19. Avatar de ZeX
    ZeX

    @ EL1TE

    Eu sei disso. E repara que atirei um calculo “a olho” porque o conjunto de todas aquelas patches mais as versões para o 64 bits já ocupam 210MB. (Em 6 meses) 😉

    Quanto ao 95… claro que não. (Percebi a ironia, não vale a pena explicar) 😉
    Mas olha que se tivesses falado no 2K estava capaz de até concordar contigo:

    Máquina ligada 24/7 ->>
    Operating System: (Win2K)
    Installed: (165wks 4hrs 6mins 21secs ago)
    Total Bluescreens (Nos últimos 6 meses) -> 0

    Máquina do “disparate” (é a do instala/desinstala) ->>
    Operating System: (Win2K)
    Installed: (86wks 18hrs 30mins 51secs ago)
    Total Bluescreens (Nos últimos 6 meses) -> 2

    I rest my case! 😉

    @ kendimen
    Queres ver que 1/2 daquele total de 4% são só à minha conta? 😉

  20. Avatar de EL1TE

    @ZeX

    eu já tinha dito que o Windows 98 e mesmo o 2000 são ambos mais rápidos que o XP

    [lol]PS: Em quantos Service Pack já vai o Windows 2000?[/lol] 😀

    Fica bem 😉

  21. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Uma crítica: é de bom tom colocar a fonte das noticias.

  22. Avatar de Carlos

    @ZeX

    Usas o Vista no teu dia a dia para seres tão radical ?
    Para mim é o melhor, mais rapido, seguro e bem estruturado SO que a Microsoft já lançou, e não me refiro ás “mariquiçes” gráficas .

    Bem Haja
    Carlos

    P

  23. Avatar de m4n_in_bl4ck
    m4n_in_bl4ck

    @ Sérgio

    Se fores vasculhar pelos artigos q escrevi até hoje vais perceber q em nenhum deles faltam os créditos ao autor original. Excepção feita para aqueles q são feitos de raiz por mim…

    Mas já agora, qual é a fonte?

  24. Avatar de Ganondorf
    Ganondorf

    @EL1TE

    Ok, vou ser mais especifico. Tem mtas incompatibilidades, o que o torna menos funcional, assim como um SO com mtos bugs. Melhor assim?

  25. Avatar de Trollitito
    Trollitito

    Lol, muitas incompatibilidades? Quais? Eu só conheço uma: Netcount (aliás, apenas a opção “Bloquear Tráfego Internacional” é que não é compatível, de resto, dá tudo lindamente). Muitos bugs.. Como quem diz “tropeço em muitos a viajar no explorer”, lol. Enfim…