Windows Phone 8 terá função para screenshots… finalmente!

35 Comentários

Uma das funções muito apreciadas e usadas no iOS é a função de fazer um screenshot, botão Home + botão power e está feito. No Android e como vimos na recente análise ao Samsung Galaxy S III podemos usar um atalho de teclas ou um gesto de deslizar os dedos por cima do ecrã, tipo “golpe de karaté”, como o Hugo Cura lhe chamou. Muito simples também. Com uma imagem do ecrã podemos explicar muita coisa, mostrar um caminho, responder a muitas questões com uma simples informação que está a passar naquele momento pelo visor do smartphone e que podemos capturar.

No Windows Phone isso não é possível. Embora a Microsoft já tenha revelado algumas novidades do seu Windows Phone 8, não foram assim tantas as novidades avançadas, muitas mais podem aparecer e já há indícios que esta nova versão do Windows Phone trará finalmente a função de screenshots.


Os dispositivos com Windows Phone 7 não permitem ao utilizador tirarem screenshots, no entanto a equipa WP7App.de já conseguiu activar a função screenshot dentro do SDK do Windows Phone, que entretanto caiu nas mãos do mundo. Embora tenha sido encontrada esta função no SDK não quer isto dizer que seja uma função que apareça na versão final, até porque seria facilmente omitida, no entanto é, sem margem para dúvida, uma função muito requisitada.

No emulador como não tem estas teclas de hardware o screen pode ser acionado pela tecla F2 (Start) e F7 (câmera).

Segundo a programação, o método para conseguir o screenshot levará o utilizador a pressionar o botão Windows e o botão Câmara, dois botões tal como no iOS, mas ao que parece a forma de guardar os screens está melhor conseguido, está mais organizado, comparado com o que o iOS faz no iPhone, iPod Touch ou iPad.

A Microsoft terá mesmo de trazer para o seu sistema operativo estas funções e muitas outras que são correntes no iOS e Android, pois fazem parte dos hábitos dos seus utilizadores. Se já se atrasou fortemente neste segmento, não poderá ter mais esta desvantagem. São, por vezes, funções tão básicas que parece ridículo não ter, mas não verdade fazem imensa falta.

Estamos perto da data de lançamento do Windows Phone 8. Do ponto de vista do hardware, o mundo da tecnologia espera ansiosamente para ver o que a Nokia tem para mostrar. Mas também estão outros fabricantes envolvidos na distribuição de equipamentos com o WP8 incluindo a Samsung, Huawei e HTC. Claro que os Lumia serão os mais desejados, pela qualidade que já mostraram. O primeiro lote de Lumias deverá ser anunciado a 5 de Setembro e será nessa altura que teremos muitas mais certezas. [via]

Partilhar:
Tags:

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de André
    André

    Finalmente porquê? Não existia até agora a tecla PrtScr (print screen)

    1. Avatar de Sub M
      Sub M

      Windows PHONE 8… não me recordo dessa tecla nos anteriores windows phones ou até mesmo num smartphone lol

    2. Avatar de Re0
      Re0

      lol
      boa piada

      ps: se não era piada, por favor diz-me o telemóvel que tinha um botão para print screen… obg

      1. Avatar de Carlos André
        Carlos André

        Eu aposto que não era piada, pois pareceu-me muito serio o comentário lol.

        1. Avatar de Vítor M.

          Ele não leu e confundiu Windows 8 com Windows Phone 8, dois deu nisto 😉

          Mas de facto o assunto versa sobre Windows Phone 8.

          1. Avatar de Emannxx

            Se bem que, o Windows 8 também recebeu algumas alterações no processo de screenshots 🙂

          2. Avatar de Serva
            Serva

            Bingo

            Serva

          3. Avatar de Vítor M.

            Emannxx isso recebe sempre 😉 nem é preciso ir ao bingo para sabermos disso e não ganhou de certeza um botão 😉

    3. Avatar de Anonimo
      Anonimo

      Windows “Phone” 8

      1. Avatar de Marcelo
        Marcelo

        Windows “Phone” 8

    4. Avatar de oneX
      oneX

      Mais um FAIL dos grandes

      Windows 8 é maior fail da microsoft e nos Smartphones vai ser a desgraça …

      1. Avatar de Marco Magalhães
        Marco Magalhães

        Ainda não saiu e já é fail? E já agora, o windows 9 é fail ou sucesso? Tenho curiosidade em saber o que futuro nos reserva. 🙂

      2. Avatar de Bruno Coimbra
        Bruno Coimbra

        Ja agora os numeros do euromilhoes pa terça feira dava mais jeito…

    5. Avatar de Marco Magalhães
      Marco Magalhães

      E quanto ao comentário aí do André, não o censuro, assim que li o título pensei a mesma coisa que ele (obviamente por ter confundido com windows 8), a diferença é que depois li a notícia. 🙂

  2. Avatar de Carlos André
    Carlos André

    Sistema operativo de guerra, vai dar abada ao ios e android é desta que o windows vai ter uma cota de mercado boa nos sistemas operativos moveis.

  3. Avatar de Ricardo Santos
    Ricardo Santos

    O que interessava era um software que ao ligar o Phone por USB, desse para tirar screen e gravar video. Isso é que era de valor, agora isto não faz falta.

  4. Avatar de Ana Narciso

    Realmente é uma funcionalidade essencialíssima… quase ridículo não a ter. Quando analisei o ZTE Tania aqui no site, foi horrível nesse aspecto, pois fartei-me de pesquisar e pesquisar e havia apenas uns métodos mirabolantes para tirar um simples screenshot…

  5. Avatar de Miguel
    Miguel

    Boas, eu dei aqui uma vista de olhos e a minha pergunta é, no entanto um pouco parva talvez, mas será possivel entao passar depois do windows phone 7.5 po 8? cumps

    1. Avatar de Vítor M.

      Na apresentação do Windows Phone 8 o Hugo Cura terminava com a seguinte frase” Em tudo isto, a pior notícia é mesmo a não actualização dos actuais dispositivos para esta nova versão 8. Em vez disso será disponibilizada uma versão Windows Phone 7.8 que actualizará o ecrã inicial para o aqui apresentado e que vigorará no Windows Phone 8.”

      Portanto, a tua pergunta não é parva, é pertinente, mas infelizmente a Microsoft limitou esse upgrade até á versão 7.8 que será uma versão ‘facelift’.

      1. Avatar de Arcadiy Kulchinskiy
        Arcadiy Kulchinskiy

        Eu acho que os Lumia 900 vai ter o update. ou não?

        1. Avatar de Vítor M.

          Não, vai ficar mesmo na versão 7.8.

      2. Avatar de Emannxx

        Vítor, isso do novo ecrã inicial é UMA das funcionalidades do WP8 que será incorporada no 7.8.

        Mais funcionalidades do WP8 serão integradas, apenas não foram anunciadas ainda.

        No entanto, não deixa de ser um grande balde de água fria para quem comprou um smartphone com WP7 há pouco tempo. De certo que esta limitação não terá nenhuma repetição em versões futuras.

        1. Avatar de Vítor M.

          Os Lumia 900 não vão, pelo menos é o que temos lido até ao momento, suportar a versão Windows Phone 8. Vão receber sim a versão 7.8 que terá algumas “novidades” comuns ao Windows Phone 8.

  6. Avatar de Isaac Bilreiro
    Isaac Bilreiro

    Como tirar um screenshots no android 2.2?? (Sapo A5)

    1. Avatar de Hélder Ferreira

      Se tiveres root, podes usar o Screenshot It, caso não tenhas, podes usar o No Root Screenshot It.

      No entanto, dá uma vista de olhos naquilo que o Google Play sugere, e escolhe alguma do teu agrado.

      https://play.google.com/store/search?q=screenshot

  7. Avatar de Diogo Ramalho
    Diogo Ramalho

    Acho engraçado é que o pplware não tenha reparado nas grandes alterações e grandes novidades que foram descobertas sobre o leak do Windows Phone 8, apenas na funcionalidade do printscreen. Deviam existir mais posts sobre Windows Phone! (até de possíveis rumores e novidades como acontece com o iOS (não quero com isto dizer nada 😛 )

    Falo de um possível controlo parental, falo de transferência de ficheiros bluetooth, falo da nova forma de notificações no lockscreen, backup dos dados, data sense, acessibilidade, maior integração com o skydrive, e a lista continua…

    Na minha opinião o WP8 vem cheio de trunfos e para tentar surpreender. Encolher as lacunas para os sistemas principais e inovar. Que é coisa que os concorrentes já não fazem com tanta frequência…

    1. Avatar de Vítor M.

      Até poderia concordar contigo, mas há aqui um ponto que, no meu entender, foi para mim e para muitos bloggers mundiais, a questão fulcral: todas as funções que citaste são importantes e vão, tenho a certeza, fazer do Windows Phone 8 o melhor SO para dispositivos mobile, mas uma coisa tão simples como screenshots está a ser tão dificultado porque?

      A questão está numa camada ligeiramente superior Diogo 😉 nós bem sabemos dos trunfos que falas e não tenho qualquer dúvida aliás podes ver nas minhas primeiras análises a esse SO que logo pela sua simplicidade afirmo que está ali o que será num futuro próximo uma “quebra-cabeças” para a concorrência.

      Agora, há coisas e tem a ver com propriedade intelectual, patentes, etc… que mexe muito com estas coisas, percebes?

      1. Avatar de L. Mata
        L. Mata

        Os screenshots são porreiros mas não entento qual é a necessidade tão critica dos mesmos. Eu como programador se quiser fazer screenshots das minhas apps, uso o emulador. Como utilizador fazer screenshots é interessante mas nada de critico.

        Quando no PPLWare se faz uma análise ao WP critica-se não poder transferir ficheiros, multitasking limitado, pouca costumização, Internet Explorer 9, ser limitado no que as aplicações podem fazer, não ter muitas aplicações, notificações, etc. Quando sai uma leak do SDK com algumas destas questões ultrapassadas e muitas outras novidades…. a GRANDE notícia é o quê? Screenshots.

        Bombástico.

        1. Avatar de Marisa Pinto

          L. Mata,

          Eu sou sincera, para mim a funcionalidade fácil de screenshot é um dos pontos fortes num dispositivo móvel.

          Quando adquiri o Optimus Boston e teria que, também, aceder ao emulador, era uma grande, mas grande chatice, ligar e nao sei que bla bla..
          Depois instalei uma ROM que me permite fazer isso a partir do botão ligar/desligar e foi uma grande ajuda que permitiu poupar imenso tempo

          Quando adquiro o ipad 3, e me disseram como este fazia os screenshots, achei também fabuloso pensarem em que os utiliza com regularidade e colocarem uma funcionalidade tão simples.

          Eu, e decerto muitas mais pessoas, gostam de ter uma imagem daquilo que se passa no ecrã em determinado momento, para partilhar, para guardar, e ha coisas que necessitam de ser ‘rápidas’ e não perder tempo em ligar/desligar emuladores.

          1. Avatar de L. Mata
            L. Mata

            Pois… Comprendo perfeitamente a dor de usar o emulador no Android. Como se costuma dizer… “been there done that and didnt even got a lousy t-shirt”

            Screenshots nu ipad compreendo. É um meio termo entre PC e Smartphone e eu no PC uso bastante. No Smartphone raramente usei no Android. No Windows Phone nunca em situação alguma senti neessidade. Já uso Windows Phone desde o ano passado.

        2. Avatar de Alexandre Amaral
          Alexandre Amaral

          Sinceramente não vejo (para um utilizador normal) a drástica necessidade de tirar screenshots a tela lá o que for, acho que se está a fazer demasiado drama numa questão simples. No entanto compreendo perfeitamente as pessoas da area sintam alguma dificuldade para fazer guias ou explicar determinada situação sem ao recurso do belo “printscreen”.

  8. Avatar de Serva
    Serva

    Pois , é por isto que o Hélder Ferreira nos demonstra que dificilmente sairei do Android .

    Cumprimentos

    Serva

  9. Avatar de David
    David

    Bom dia,

    aproveito para publicitar a minha app para WP7.

    Uma app para ensinar os mais pequenos.

    http://www.windowsphone.com/pt-PT/apps/6452a27f-b2bd-413c-82c4-dc7488c9a936

    Aceito sugestoes.

  10. Avatar de fred
    fred

    basta pressionar o botão Home + botão power (quase ao mesmo tempo) e está feito. eu fiz no meu lumia 520 e deu certo.. nem precisa de app.

  11. Avatar de Sun Miss
    Sun Miss

    Consegui no meu 520 tbm 😀