Windows Phone 7 Mango atinge RTM

47 Comentários

A Microsoft continua incansável no que se refere a recuperar terreno aos seus rivais nas plataformas móveis. Foi apenas em Maio que a empresa de Redmond anunciou a versão Mango do Windows Phone 7 (WP7).

Terry Myerson Corporate Vice President da Microsoft, anunciou no blog oficial do Windows Phone que a versão Mango atingiu o estatuto de RTM (Released to Manufacturing). Segundo o responsável da Microsoft, a nova iteração, do sistema operativo estará disponível este Outono.

Podemos portanto esperar a partir de Setembro a comercialização de novos dispositivos já com o WP7 Mango pré-instalado, e sensivelmente na mesma altura os possuidores de Smartphones com a versão anterior, terão acesso gratuito à actualização. Podemos ainda esperar que assim que saia o WP7 Mango a comunidade de ROMs, vá fazer todo o tipo de “tweaks” ao novo WP7 e disponibilizar novas e sempre úteis funcionalidades.

O modelo de actualização é da responsabilidade da Microsoft. Isto significa que ao contrário do Android em que essas actualizações são das responsabilidade dos OEM ou das operadoras de telecomunicações, a Microsoft pretende seguir um modelo mais coeso como o que verificamos no iPhone.

O responsável da Microsoft destaca algumas das principais inovações do WP7 que a seu ver (e nosso também) são as mais relevantes:

  • Nova vista de conversação para email que ajuda aos possuidores do WP7, envolverem-se em longas discussões por email, com amigos e colegas sem o peso actual da vista tradicional de email.
  • Threads que aglomeram texto, IM e Chat do Facebook em apenas uma conservação.
  • Sistema aprimorado de multitasking de aplicações que permite de forma eficiente ver email, ouvir música e jogar.
  • A integração de aplicações nos resultados de pesquisa do WP7 Mango e maior integração com os Hubs de música, imagens e vídeo.
  • Internet Explorer 9 para um incremento significativo na velocidade de navegação e suporte a novos standards web como o HTML5

Se quer saber mais detalhes acerca do WP7 Mango, não deixe de ler a nossa análise detalhada de todas as funcionalidades aqui. Com rumores que já este ano a Nokia irá lançar o seu primeiro Smartphone WP7, espera-nos um final de ano bastante interessante. Será que o WP7 Mango, marca o regresso da Microsoft à ribalta do mercado móvel? Os outros concorrentes no entanto não irão certamente menosprezar a Microsoft, pelo que podemos esperar novidades no iOS e Android.

Partilhar:
Tags:

Comentários

47

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro
    Pedro

    Desculpem o offtopic, mas quando é que saem os resultados do passatempo Kingston?

  2. Avatar de tsa
    tsa

    Dizem que uma pessoa antes de se afogar vem à superficie 3 vezes. Para o Windows Phone 7 esta é a segunda.

    1. Avatar de Bruno Silva
      Bruno Silva

      LOL.

      Android e iOS estão longe deste SO, mas longe para tráz!

      Sou utilizador de todas as plataformas, incluíndo Windows Mobile.

      Windows Phone 7.5 que tenho no meu LG não tem comparação, é rápido, é clean, é fácil. é bom!

      Android, Galaxy Tab: de origem com Froyo, actualmente com 2.3.3 MOD, acho-o muito Windows Mobile 6.5 e tal, certamente um pouco mais rápido já que o meu Galaxy roda a 1.6 GHz!

      iOS, tenho um iPhone 3GS 32GB, e gosto, apesar de não achar nada de novo comparado com o iPhone 1, é tudo igual só melhorou a segurança e a rapidez, o que digo falta de imaginação, ou não sei. A Apple muda de nome de SO mas ao fundo é igual ao antigo!

      Para mim, gosto de todas, mas o Windows Phone 7.5 é algo de espectacular, não conheço ninguem que não esteja sastifeito com ele!

      1. Avatar de a Friend®

        Acho que o teu primeiro iPhone foi o 3GS 🙂

        Os iOS tiveram saltos gigantes na mudança de versão, até mesmo na sub-build. Se mexeres num iPhone 1 com o iOS3 e o iPhone 4, com o iOS4 ou 5 é uma diferença abismal, especialmente na tecnologia implementada. (frameworks, api’s, etc).

        A única coisa que leva a acreditar que é tudo igual é só a interface, que embora tenha modificado ligeiramente, é basicamente a mesma, assim como a do Windows Phone será. Alias, repara, o iPhone a inteface é a menos introsiva de todos os SO’s, já que é barra superior e icons, o que poderia diferenciar mais? Quando se trata de simplicidade e minimalismo não há muito a mexer.

        1. Avatar de Garoto

          Gosto muito do iphone4. Acho um SO muito completo, mas o facto de não se puder personalizar a interface, deixa muito a desejar… Para mim é sem dúvida o ponto negativo. Talvez por isso e pelo preço, o Android tem ganho cada vez mais mercado perante uma microsoft parada, onde apenas os usuários criavam apps e temas e etc etc de forma a colocar o WM 6.5 ao lado de android e do iphone. Perante este SO tenho que admitir que é bastante ousado e rompe com o tradicional que temos visto até agora.. Tenho muita curiosidade para ver o que vai sair da Microsoft&Nokia e não pretendo comprar nenhum smartfone até ter a certeza do que vai sair daqui. Até agora estou a gostar…

          1. Avatar de a Friend®

            Quem quiser personalizar e até mesmo por a interface do WP7 num iPhone pode… basta fazer JB.

            As marcas não fazem altenativas radicais em termos de personalizaºão porque quando fazem algo é ter em conta a personalização nativa e ao fazerem alernativas radicais, o que funciona na “simples” poderia não funcionar tão bem na personalizada e isso matava a experiência que o utilizador poderia ter com o equipamento. Esse é um dos factores que tem vindo a prejudicar o Android, pois existem marcas e operadoras que levam a personalização ao extremo e por vezes para “embelezar” tanto que pôem os recursos dos equipamentos no limite.

  3. Avatar de RaCcOn

    Espero o sucesso deste sistema operativo…
    Ao menos optaram por ser eles a facultar as actualizações de sistema, o que fará com que as pessoas tenham consciencia de que tem um sistema operativo actualizado no seu terminal.

  4. Avatar de a Friend®

    O @aver tinha deixado um link noutro artigo interessante que continha este video: http://www.youtube.com/watch?v=f4Y7ulxBg-c

    Tirando a parte do Ballmer, está interessante.

    1. Avatar de aver
      aver

      Já agora, todo o artigo do Infoworld 😀

      É sobre o Fujitsu Toshiba IS12T (waterproof), o primeiro smartphone Windows Phone 7 “Mango” que saiu ontem para o mercado japonês. Promete.

      http://www.infoworld.com/d/mobile-technology/first-windows-mango-phone-unveiled-168169

  5. Avatar de Mike
    Mike

    Sendo eu fã deste sistema operativo, posso apenas dizer que anseio pela saída do Mango e espero que seja bem sucedido.

  6. Avatar de Luis
    Luis

    por acaso sabem quando é que o marketplace abre aqui em PT?

    1. Avatar de Bruno Silva
      Bruno Silva

      Sim, sei. Em Outubro ao mais tardar.
      Má novidade, a língua PT só será para os novos dispositivos, eu já tenho o WP7.5 ISV e tem o teclado PT e a língua está e estará ausente para os dispositivos da 1ª geração, o que condeno, porque não era o que tinha percebido por parte da Microsoft.

      1. Avatar de João Pereira
        João Pereira

        A versão final lançada em Portugal incluirá o idioma português…

        1. Avatar de Bruno Silva
          Bruno Silva

          Como disse e segundo sei, só nos novos dispositivos! Ou seja todos os que são comprados após a saída oficial do WP7.5

          1. Avatar de Diogo Ramalho

            O update que recebemos não é o Mango por inteiro. Alguma das coisas só serão incluídas na versão mesmo final, ou seja, em outubro. Até lá temos de esperar! 🙂

          2. Avatar de João Pereira
            João Pereira

            É para todos. Não fazia sentido nenhum se a beta tivesse todos os idiomas existentes.. Penso que já houve uma discussão acerca desse mesmo assunto no App Hub.

      2. Avatar de Carlos
        Carlos

        Não tinhas percebido isso porque não foi isso que foi dito.
        E há alguma razão para não dar para pôr o telemóvel em português? De preferência uma *boa* razão…

    2. Avatar de Diogo Ramalho

      O market em portugal já abriu. Há praí 2 semanas.

      Os programadores já foram informados para distribuírem as apps pelos restantes países.

      1. Avatar de Luis
        Luis

        então pq é que o meu HTC 7 Mozart continua a dizer que “Marketplace is not yet available in your country/region”, sabes?

        1. Avatar de Diogo Ramalho

          Não faço ideia, eu com o meu Zune (Beta) consigo até fazer download de apps. Aliás, eu sou programador e já foram feitos downloads de países como portugal, que não é uma loja inicial. Eu estou com a versão 7712 de programador, ou seja, pré-mango. Se calhar é esse o motivo de eu ter acesso e tu não.

          Ou seja, se calhar ainda não está aberto ao publico mas está funcional. Deve ser para estrear na altura do lançamento do mango. É o meu palpite, então. Pensava que já esta aberto ao publico… sorry

          1. Avatar de Luis
            Luis

            Obrigado, Diogo… eu como sou um simples utilizador só tenho que me aguentar à bronca e esperar que esteja tudo a funcionar para o comum dos mortais 😉

  7. Avatar de Ganhoto

    Eu tenho a Beta no meu Telemóvel..
    Saiu hoje uma nova versão para os developers.. 🙂

    1. Avatar de Bruno Silva
      Bruno Silva

      Windows Phone 7.5.7712 beta for ISV saíu no dia 27, pelo menos eu tive no dia 27, e podes verificar os screens no meu Facebook!
      facebook.com/livebetas

      1. Avatar de Ganhoto
        Ganhoto

        Peço desculpa, até pensava que tinha saído mesmo hoje..
        Também ja tenho essa versão.
        achei uma coisa interessante, quando vou ver a versão no Telemóvel, já não diz Trial..

  8. Avatar de nuno
    nuno

    esta empresa tens os dias contados

    1. Avatar de RaCcOn

      Como todas as outras!
      Todos os dias contam mais um dia 😉

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        Muito boa resposta

  9. Avatar de TunesPequeno
    TunesPequeno

    Será que o WP7 consegue chegar ao patamar do Android e do iOS ?

    1. Avatar de aver
      aver

      Impossível não é. Há um factor de que se tem falado que pode impulsionar o Windows Phone que é a saída do Windows 8 em 2012, com melhor integração com o Windows Phone.
      Se essa integração for feita pode empurrar muitas empresas para a utilização do Windows Phone. Há muitas a adoptar o iPad, mas ainda é incerto.
      O mercado dos smartphones/tablets vai crescer tanto nos próximos anos que mesmo que o Windows Phone fique bastante abaixo do Android e do iOS ainda vai vender muitas dezenas de milhões de equipamentos. Mas há quem lhe dê o segundo lugar em 2015, atrás do Android.

      1. Avatar de a Friend®
        a Friend®

        Eu acredito mais na teoria que ele irá ter um disparo de vendas por 2 factores decisivos.

        1. Está mais bem estruturado de raiz, o que permite updates mais longinquos assim como atrai mais depressa programadores pela consistencia do sistema. E a Microsoft tem uma grande vantagem, programadores é o que lhes não falta…

        2. Com a parceria da Nokia irá juntar duas coisas importantes, a Nokia é uma marca que embora esteja em baixo tem um grande renome internacional e continua a ser a marca que mais o povo conhece. Tendo como aliado um SO simples de se usar, descomplicado e promissor em Apps, isso poderá levar o WP7 a ter um impulso gigante de vendas e para o publico geral a adopção será mais bem aceite que o Android por esse motivo.

        As marcas não metem o dedo, nem as operadoras. Quem comprar um WinPhone7 sabe o que está a comprar.. não corre o risco de se “assustar” com os mods que poderiam lá vir…a prejudicar não sõ a simplicidade como também a performance da máquina.

        1. Avatar de Bruno Silva
          Bruno Silva

          Concordo plenamente contigo!
          A saber que a Microsoft usa um pouco das maneiras da Apple. Exige aquele hardware especifico ou superior, no Coração do programa nínguem mexe, só mesmo a Microsoft.

    2. Avatar de zelig
      zelig

      Eu em casa já tenho dois telefones com o win7 e estou satisfeito,é a integração total com o pc secretaria , etc.
      com o ifoda e droide é limitado, é só publicidade.

      1. Avatar de a Friend®
        a Friend®

        Nesta altura do campeonato deverias evitar esse tipo de comentários…

        Embora ele tenha estuturas sólidas para ter um bom futuro, ainda tem muito caminho a percorrer para apanhar o Android e iOS, a todos os níveis, até mesmo na integração com PCs e Mac’s. Até o Ballmer que é um valente cromo o admite, como no video acima.

      2. Avatar de Bruno Silva
        Bruno Silva

        O Windows Phone 7.5 Mango é muito bom e muito melhor que a concurrência.
        Mas o iPhone não é mau, senão ele não reinaria.
        Quanto ao Android, continuo a dizer, a Google vai dar tamanho tombo… eles utilizam exactamente a mesma politíca que a Microsoft usava no Windows Mobile, é que é sem tirar nem pôr, desde ao Marketplace, ROMs, Gadgets, etc…

        1. Avatar de racpxt
          racpxt

          Essa previsão do tombo vem irá juntar-se ao leque da lista de previsões certeiras:
          -Que o Live maps iria tirar o Google maps e o Google Earth do mapa.
          -Que o apoio da MS ao HD-DVD iria ser a aposta vencedora.
          -Que o Gmail iria ficar sempre na sombra do Hotmail.
          -Que o Bing rapidamente iria fazer peito ao Google e muito possivelmente ultrapassá-lo.
          -Que a Xbox360 iria ser a rainha das consolas, venderia mais que ambas as concorrentes juntas, e que a Nintendo nem os preocupava, pois certamente não teria volume de vendas para ser considerada uma concorrente.
          -…

          Uma coisa é o querer, outra é o ser…

          1. Avatar de Carlos
            Carlos

            Acho que estás a ver o filme um bocado ao contrário… O GMail está na sobra do Hotmail e até mesmo do Yahoo!Mail. O Hotmail tem 364 milhões de utilizadores, o Gmail 191 milhões (o Yahoo! tem 280 milhões).

            A XBox 360 é sim a rainha das consolas, fez a Nintendo sair do mercado das consolas High End (ou vais comparar a Wii à Xbox 360?) e vende mais que a PS3, globalmente vendeu mais 5 milhões de consolas que a PS3 (e se não fossem os japoneses terem uma enorme preferência pela PS3, a diferença seria ainda maior).

            No último ano o Google perdeu 16% da quota de mercado para o Bing, e o Bing atingiu 31%, coisa que nunca ninguém imaginava que fosse acontecer (nem provavelmente a própria Microsoft).

          2. Avatar de racpxt
            racpxt

            @Carlos
            Xbox 360 rainha? Em 2º com uma vantagem curta para o 3º concorrente (que saiu mais de um ano depois)? Ainda para mais a PS3 para além de estar a vender mais, tem mais unidades vendidas que tinha a 360 quando tinha a mesma “idade”.

            E tirar a Nintendo das High End? Isso é totalmente disparatado. A Nintendo sempre fez o que melhor soube: qualidade na simplicidade. Apostar no talento e na criatividade acima das especificações técnicas. Foi por isso que sempre foram os reais com as suas consolas portáteis “básicas e limitadas”. Falharam nisso e N64 e GameCube foram quase fiascos. E agora voltaram ao seu lugar. Dizer que foi atirada para outro segmento por uma marca que ainda não tinha vingado na época em que foi lançada é rebuscar a coisa ao extremo… A seguir vais dizer que a Nintendo se sentiu intimidada pelo estrondoso sucesso da primeira Xbox e por isso mudou de rumo… 😀

            E ficar na sombra é algo tipo 3-4 vezes inferior, não perto de 2x vezes. E não te esqueças que uma grande parte das contas hotmail/live são “apenas” contas de “messenger”, que mal são usadas para email.

          3. Avatar de Whaven
            Whaven

            Onde foste buscar esses factos? playstationfanboys.com? A xbox continua a ter mais cópias vendidas.
            “55 million Xbox 360 units have been sold, putting Microsoft’s console just five million units ahead of the PlayStation 3.
            The Xbox 360, which launched a year before the PlayStation 3, has been buoyed by the success of ten million-selling motion-sensing add-on Kinect.”

            http://www.eurogamer.net/articles/2011-07-26-ps3-xbox-360-sales-neck-and-neck

        2. Avatar de racpxt
          racpxt

          @Whaven

          Devo ser mesmo fanboy de algo que não tenho, nem me vejo a comprar tão recentemente. Talvez nunca mesmo.

          Mas quando a PS3 foi lançada, a 360 já tinha mais de 5 milhões de unidades vendidas. As vendas semanais da PS3 a nível mundial têm rondado os 110K-140K/semana nos últimas semanas, enquanto que a 360 ronda os 100-110K.

          http://www.vgchartz.com/hw_annual_summary.php

  10. Avatar de @hot
    @hot

    se ele ainda nao saiu como sabes que e muito bom?

    1. Avatar de Ganhoto
      Ganhoto

      Eu como developer tenho acesso à nova versão que saiu dia 27..
      Eu só a saquei ontem e já estou com o mango no meu WP7.
      é Assim que sabemos se é bom ou não.

      Cumps

  11. Avatar de Diogo Ramalho

    Gostava imenso de ver mais artigos sobre o windows phone no pplware! 🙂

  12. Avatar de pedro duarte
    pedro duarte

    o wp7 tem aplicações e jogos excelentes, em 3d. no entanto aqui só vejo review de iphone…

    1. Avatar de Vítor M.

      Estou a tratar disso. Muito em breve já vamos ter reviews brutais de WP7 😉

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Acho bem! 😀

  13. Avatar de Bruno
    Bruno

    Eu tenho um HTC Surround com wp7 e estou muito satisfeito, só tem um problema o marketplace e xbox live nao funcionam no Brasil.

  14. Avatar de roger

    nossa fiz uma pesquisa no mercado livre axei o wp7 por 700 pra mim esta barato d+

    no primeiro dia de uso axei super super rapido comparei com o galaxyII e o wp7 quase ganho mais se levar em consideração o celular o wp7 ganha^^

    alem de ser rapido ele é extremamente util a multitarefas e aainda o bing esta completamente sincronizado a sistema de voz uma coisa que o andrroid da google nao tem só com App de terceiro!

    por fim a unica coisa que eu axie de contra wp7 é por que ele tem ate agora poucos app mais,ele é um SO novo e daqui alguns dias APARECE BASTANTE