Windows ou macOS para quê? Instale o Linux Manjaro (8)

20 Comentários

Depois das nossas rubricas “Adeus Windows ou macOS! O elementary OS tem o que precisa” e “Farto do Windows? O Linux Mint 18 tem tudo o que precisa“, a nossa aposta recaiu agora sobre o já popular Linux Manjaro, uma vez que tem como base o Arch Linux.

Mas o que tem de tão especial o Linux Manjaro? Vamos conhecer melhor esta distribuição.


Depois de mostrarmos quais as apps que podemos encontrar dentro de Acessórios e também as ferramentas de sistema nativas hoje vamos saber quais as ferramentas para a Internet que vêm já instaladas no Linux Manjaro. Como podemos ver pela imagem seguinte temos o browser Firefox, o popular Transmission para torrents, o uGet…entre outros. Vamos conhecer melhor algumas destas ferramentas.

Avahi SSH Server /Avahi VNC Server

A  AVAHI é implementação também open-source do zero-configuration networking (zeroconf) que inclui um sistema para descoberta de serviços multicast DNS/DNS-SD. O Avahi é um daemon que permite descobrir automaticamente recursos na rede e proceder à respetiva ligação. No caso do Linux Manjaro estão disponíveis o Avahi SSH Server e o Avahi VNC Server para descoberta de servidores SSH e VNC, respetivamente.

HexChat

O HexChat é um popular cliente de IRC. Este cliente é baseado no XChat, mas ao contrário deste, o HexChat é totalmente gratuito para Linux e Windows. Comheça melhor esta ferramenta aqui.

uGet

O uGet (formalmente UrlGfe) é um gestor de downloads, open source, multi-plataforma (Windows, MacOS e várias distribuições Linux) que foi escrito em C. Este gestor oferecer muitas funcionalidades interessantes, das quais se destacam o:

  • Resumo de downloads
  • Suporte para vários downloads em simultâneo (até 20 em simultâneo)
  • Download de torrents
  • Agendamento de downloads
  • Suporte para FTP
  • Multi-Procolo (HTTP, HTTPS, FTP, BitTorrent e Metalink via arial2)
  • Suporte para FTP
  • CLI
  • Controlo dos limites de largura de banda
  • Histórico de downloads

E por hoje é isto! Esperamos que tenham gostado e não se esqueçam que este tipo de artigos são direcionados para iniciantes no mundo do Linux.

O Linux Manjaro é uma das distribuições mais bonitas e user-friendly, que facilita a “entrada” dos utilizadores no mundo do Arch Linux. É uma rolling distro e tem total compatibilidade com os repositórios do Arch (AUR – Arch User Repository).

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de KAN
    KAN

    instalei em um dual core e2180 com 2gb porque é o maximo de esforço e sacrificio que dou em qq LInuXO distro.

    é bonzinho, mas fds sera deletado.

    1. Avatar de Danilo
      Danilo

      Gnome não é uma interface pra ser usada em um dual-core, ainda mais com 2 GB de RAM! Poupe-me!

  2. Avatar de fgh
    fgh

    Li um artigo do pplware que diz que linux não é seguro , por isso continuo no windows da Microsoft pois é uma empresa seria que presa sempre pela segurança dos utilizadores .

    1. Avatar de Filipe Coelho
      Filipe Coelho

      Lol, tenho de parar de ver cenas destas enquanto estou a beber, lá se vai outro teclado

      1. Avatar de SoulReaver
        SoulReaver

        Mesmo =D =D =D

    2. Avatar de Danilo
      Danilo

      Use BSD então! Mas nem todos tem capacidade de usá-lo, é para bem poucos, enquanto isso fique no seu Windows achando que está seguro.
      Deves ter antivírus, anti-rootkit, anti-spyware, anti-malware, anti-adware, anti-tudo-que-imagina, mais o firewall porco do Windows.
      Ainda assim tás mais inseguro que ao usar o Linux e BSD!
      Nem precisa-se de antivírus em ambos. Apenas um firewall é o suficiente, se queres ainda mais segurança, procure por extensões para o navegador. Existem diversas no quesito segurança e privacidade. A maioria das pragas vem do navegador!

  3. Avatar de scp
    scp

    Linux Manjaro ou Linux xyz para quê? Instale o Windows 10.

    1. Avatar de Danilo
      Danilo

      Instale o Windows e não tenha privacidade nenhuma dentro do próprio SO!

  4. Avatar de Vitor
    Vitor

    Alguém me dá o site para baixar o setup do Linux manjaro???

  5. Avatar de Danilo
    Danilo

    Pelo visto o Gnome tornou-se uma das interfaces gráficas oficiais além do KDE e Xfce.
    Muito interessante.
    Gostei do facto d’ele terem removido boa parte dos processos zumbis, que infelizmente o Ubuntu continua a mantê-los.
    Percebi uma certa leveza do Gnome. Está a usar bem menos RAM. Aparementeme os leaks de RAM foram consertados ou melhorados! Gnome iniciando com 430 MB de RAM. Que sonho! Abre-se o Chrome fica na casa dos 720 MB de RAM. Pouco tempo atrás o Gnome já iniciava com mais de 1 GB de RAM em idle, com nada além da interface aberta.
    A equipe de devs do Gnome estão de parabéns! Espero que o façam ficar que nem o KDE. O KDE Plasma atualmente está consumindo por volta de 350 MB a 450 MB de RAM em idle, bem semelhante ao Gnome atual. Espero que o Gnome fique cada dia mais “leve”, afinal, uma distro minimalista como o Gnome, sem muitas funções de customização não deveria ser tão comilona de RAM e CPU! Bom saber que tão a melhorar isso.
    Só não gostei do facto de terem removido a possibilidade de usar a área de trabalho como desculpa de “evolução do Nautilus”. Afectou o Budgie desktop também, devido ao Nautilus – e nem adianta usar o Gnome Tweaks pois a opção de usar ícones na área de trabalho sequer aparece.

    1. Avatar de cat
      cat

      Duas coisas:
      1 – O Gnome não é uma distro.
      2 – A RAM é muitas vezes ocupada pelo SO com processos de arranque rápido, de indexação, etc. Acho que faz sentido, caso haja suficiente memória que a mesma sirva para algo útil em vez de estar lá, vazia, só para “fazer bem aos olhos” de quem olha para o gestor de processos. Não se preocupe, caso o SO precise dela, acaba com esses processos para a libertar … aliás todos os SO’s modernos funcionam assim, de uma forma que faz sentido, a não ser que o utilizar não queira fazer sentido. Aí também pode configurar o SO para ter muita memória vazia, sozinha, sem fazer nada, a olhar para si … desconsolada …

      1. Avatar de Danilo
        Danilo

        1 – Não leu o preciso desenhar?
        “Gnome tornou-se uma das interfaces gráficas oficiai …”
        Não disse que era uma distro. Se dei a perceber isso, desculpe mas não foi esse o caso. Me refiro especificamente ao Gnome modificado usado no Ubuntu.

        2 – Não importa, recentemento foi confirmada problema de leaks de RAM no Gnome. Sei que o Gnome utiliza muito da RAM para cache, mas o excesso usado por uma interface tão minimalista é triste. Se compararmos o Gnome com KDE, o KDE consegue oferecer muito mais opções de customizações e também consegue ser minimalista, tudo isso sem utilizar tanta RAM e CPU como o Gnome.
        Customização no Gnome é basicamente, Gnome Tweaks + Extensões.
        Mas ultimamente eles tem consertado esses leaks e o Gnome tá usando cada vez menos RAM, em idle ao iniciar usa aprox. 450 MB com os efeitos desligados. Antes, era 1,2 GB só ao iniciar.

  6. Avatar de ovigia
    ovigia

    testem o MXlinux que irão ficar surpreendidos.

    debian stable com xfce com n tools da própria distro que a debian não tem.

    super estável e muito leve.

    1. Avatar de Danilo
      Danilo

      É cool, mas vem muita coisa inútil instalada.

      1. Avatar de ovigia
        ovigia

        exemplos?

        a versão 17.1 tem o que qq desktop/laptop necessita, claro que acrescento sempre mais umas coisitas mas de resto não é bloated…

  7. Avatar de Danilo
    Danilo

    A propósito, essa notícia deveria está na categoria “Linux”.

  8. Avatar de cat
    cat

    E depois da óbvia crítica sobre uma punch line que não faz qualquer sentido, a pplware continua nesta senda de desinformação. É claro que não vou substituir um SO pelo outro lol …