Windows Mobile 6.5?

12 Comentários

A Motorola vai abandonar definitivamente as plataformas Linux Java (MOTOMAGX) e Symbian em benefício das plataformas baseadas no Android e Windows Mobile.

Esta resolução estará a levar a Motorola a atrasar o lançamento de um segmento novo dos seus dispositivos móveis.


Na verdade a Motorola pretende colocar uma nova versão do Windows Mobile nos seus smartphones, mais concretamente a versão Windows Mobile 6.5, versão que não estaria nos planos (que se conheça) da Microsoft, pois a versão Windows Mobile 7 está já na forja.

Segundo declarações de Sanjay Jha, engenheiro executivo da marca, o investimento foi enorme no desenvolvimento e aplicação das plataformas actuais e o resultado não sortiu o efeito desejado, perdendo considerável fatia de mercado para as plataformas mais estáveis e flexíveis.

A Motorola espera lançar na segunda metade de 2009 telefones baseados no Windows Mobile 6.5 e um aparelho com plataforma baseada em Android para a época de férias de 2009.

A Microsoft não confirma a saída desta versão, do Windows Mobile 6.5 também não reagiu ao facto de Snajay Jha admitir que o actual Windows 6.1 “não oferece a experiência de utilização que a Apple consegue no iPhone. No entanto, ao olhar para as capacidades do novo Windows Mobile 7 e mesmo do 6.5, afirma que são novidades significativas que vão melhorar a plataforma da Microsoft”.
__________________________________________________________________________


__________________________________________________________________________O Actual Windows Mobile 6.1, que equipa por exemplo o Omnia, já potencia a introdução de tecnologia recém chegada aos dispositivos móveis, conseguindo mais que a plataforma do iPhone. No entanto, o seu grande handicap é mesmo a interacção com o touch screen, será provavelmente aqui que veremos um salto qualitativo do próximo (seja lá qual for) Windows Mobile.

Homepage: Windows Mobile

Partilhar:
Tags:

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de viperbruno
    viperbruno

    “A Motorola vai abandonar definitivamente as plataformas Linux Java (MOTOMAGX) e Symbian em detrimento das plataformas baseadas no Android e Windows Mobile.”: O que eles tem contra o symbian? So se for o preco elevado do mesmo.

  2. Avatar de Paulo Dias
    Paulo Dias

    Para mim a plataforma Symbian é uma das mais, se não a mais, estável de todas e tem potencialidades infinitas. Eu uso correntemente dois equipamentos baseados na plataforma Symbian e tenho-vos a dizer que não troco por nada. Já utilizei equipamentos que funcionavam em Windows Mobile e deixavam-me muito a desejar. Volto a frisar, o Symbian é a melhor plataforma que pode ser utilizada apesar da sua utilização inflacionar bastante o preço dos equipamentos.

  3. Avatar de JRPFernando

    @viperbruno
    Não devem ter nada contra o symbian, apenas conseguem ver as vantagens do WM e do Android em relação ao mesmo que estagnou na evolução.

  4. Avatar de flavio
    flavio

    No texto, a palavra “detrimento” foi equivocadamente usada. Acredito, no entender da notícia, que o correto seria em “vantagem, proveito”.
    Site muito bom, visito diariamente. Parabéns!

  5. Avatar de sheldon
    sheldon

    Prefiro Symbiam 😛

  6. Avatar de mmick
    mmick

    eu já utilizei quase tudo o que é SO e sem dúvida os que mais me convenceram a nível geral em telemóveis foram o do iphone e o S60 v3. O problema do symbian é que agora está praticamente fechado a aplicações 3rd party e muito bem protegido… O Windows 7, apple e symbian em 2009 vão bombar nos ecrãs HD e com novos desenvolvimentos.

  7. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    O iphone nem corre aplicações em paralelo.
    Pode funcionar muito bem e de forma relativamente fluída.
    Agora em termos de flexibilidade do SO é fraquito.

  8. Avatar de Paulo Albuquerque

    O Symbian é uma plataforma anacrónica recheada de problemas, é lento, a gestão de memória é um pesadelo e é preciso aprender extensões C++ proprietárias para programa-lo. Isso ou optar por programar em Java ME. É um cadáver que a própria Nokia (proprietária do SO) tem pressa em abandonar.

    Quanto ao Windows Mobile, a versão 7 já está prometida há muito tempo. Mas com os percalços no desenvolvimento do Vista, e com a sua recepção miserável pelos utilizadores a Microsoft está-se a ver obrigada a focar no seu negócio base deixando esta plataforma para segundo plano.

    O futuro pertence aos sistemas operativos mais flexíveis como o Linux e o OS X (o iPhone corre uma versão simplificada dos seus irmãos mais velhos).

  9. Avatar de Filipe Lourenço
    Filipe Lourenço

    Tava à espera de ver um video sobre o 6.5 ou o 7… 🙁

  10. Avatar de nfu
    nfu

    O Paulo Albuquerque disse tudo.

    Especialmente para quem é programador, a plataforma Symbian é um pesadelo, e nem as mais recentes evoluções compensam a arquitectura mal pensada desde o início.

    Os que apontam a v3 do Symbian como sendo muito boa, na realidade estão de certeza a falar das “aplicações” de raíz e embutidas de fábrica pelo fabricante, mas esquecem-se que são aplicações que, para funcionar como funcionam (aparentemente ok), não são mais que sucatada por cima do retalho mal construído que é o kernel Symbian.

    E já a própria Nokia reconheceu que o Symbian já teve o seu tempo, actualmente tem que ser esquecido…

  11. Avatar de KOISO
    KOISO

    no mundo mobile aNDROID é k é o caminho…la vai a google ganhar outra vez xP

    o symbian v3 tipo o do nokia n73 ou n95 é lixado pk n deixa instalar aplicaçoes k bem entendemos..mas ao menos existe uma forma dos crackar 8)

  12. Avatar de Joao Fonseca
    Joao Fonseca

    Alusivamente ao SymbianOS, o seu fim já estava previsto e não é de agora.
    Falando de Windows Mobile, penso que ainda tem um pouco que evoluir na estabilidade, mas ganha no factor em que existem “N” aplicacoes e o facto de ser fácil escrever aplicações para este Sistema Operativo.
    Agora, Android, baseado num kernel linux, muito leve, apresenta alguns aspectos negativos desde já, que é a sua estabilidade a 100% poderá demorar um pouco a chegar, e com isso o windows / mac poderão ganhar pontos.
    Por outro lado como é OpenSource vamos ter muito boa gente a escrever aplicações para a plataforma, como vemos actualmente nas dists para Desktop.
    Note-se que ainda vai demorar um aninho ou dois a ser implementado numa pecentagem de mercado “mobility” já consideral, visto que neste momento só é apresentado no GooglePhone. O preço também não é nada agradável, pelo que penso que devia haver alguma versão low-cost do googlephone, isto pk a comunidade OpenSource não é constituida principalmente por pessoal cheio de €€€ que gasta mais de 500€ num equipamento.

    Abraços.