Windows Azure – O novo Windows!

21 Comentários

Afinal não se chamará Strata como se chegou a veicular, o novo Windows com sistema cloud computing acaba de ser anunciado, será o Windows Azure.

O Windows Azure será uma sistema baseado como disse anteriormente na filosofia cloud computing que permitirá armazenar serviços de gestão de serviços para a Azure Services Platform. O Windows Azure irá oferecer aos programadores e criadores um espaço com toda a tecnologia e segurança mediada pela Microsoft.

Essa tecnologia estará presente na utilização e na demonstração de conhecimento utilizando o Microsoft® Visual Studio® 2008. A tecnologia existente estará também disponível no suporte aos mais populares padrões e protocolos incluindo SOAP, REST e XML. O Windows Azure é uma plataforma aberta que suportará linguagens e ambientes tanto da Microsoft como de terceiros.

Resumo das aplicações disponíveis no Windows Azure:

Mais serviços existentes no Windows Azure:

  • Serviços de programação:
    – Possibilidade de executar aplicações web ASP.NET ou código .NET na “nuvem”
    – Ambiente de armazenamento de serviços que inclui o Internet Information Services 7.0 e Microsoft .NET Framework 3.5 SP1
    – Segurança suportada através de directivas Code Access Security flexíveis
    – Portal web que o ajudará a implementar e actualizar os seus serviços de forma fácil e rápida

  • Serviços simples de armazenamento de dados
    – Bolhas (bubble-sort), tabelas e filas são armazenados na “nuvem”, em ligação constante à programação local
    – Acesso autenticado e replicação tripla para manter os seus dados seguros
    – Acesso fácil aos dados com interfaces REST simples, disponíveis remotamente e a partir do datacenter
  • Ferramentas de desenvolvimento
    – Ambiente completo para implementação offline, incluindo serviços de programação e armazenamento
    – SDK completo com ferramentas e amostras
    – Add-in para o Visual Studio que permite a depuração local

Download: Microsoft Windows Azure SDK 1.0.0.0 October 2008 CTP [3.36MB]
Download: Descrição pormenorizada do Azure Service Platform [2.71MB]
Mais Informações: Microsoft Portugal
Homepage: Windows Azure

Partilhar:
Tags:

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo Afonso

    Estou mesmo muito curioso acerca deste novo Windows. Acho interessante o conceito.
    _________________________
    http://onlinestuff.blogs.sapo.pt

  2. Avatar de Gabriel

    bah, nao gostei la muito deste novo Windows =(

    ___________________
    http://www.ntelemoveis.com

  3. Avatar de Manuel Reis

    Esperem, está a vir a piada irónica acerca do nome…

    Será que nos EUA se vai chamar Windows AzureUS?

    (Ah, o bom velho sapo ao qual mudaram o nome…)

  4. Avatar de Nixon
    Nixon

    Nao percebi.
    É um novo sistema operativo ou um pacote de serviços a oferecer pela internet ao consumidor?

  5. Avatar de Vítor M.

    Manuel Reis 😉 bem visto.

    Nixon quer-me parecer que para já será um incubador de projectos apadrinhados e alojados num espaço ameno protegido pela Microsoft.

    Mas ainda não percebi onde começa e acabar o conceito “sistema operativo” que se chegou a falar!

  6. Avatar de Luís Alves Pinto

    Não é um sistema operativo.

    Gabriel: não tens que gostar. Não foi feito para os utilizadores comuns gostarem dele. Não foi feito para ser conhecido do grande público. Foi feito para ser usado num ambiente empresarial e para ser discreto e invisível.

    É uma plataforma aplicativa de distribuição e parece ser um concorrente directo ao Websphere da IBM.

    Não é feito para particulares. Estes utilizarão aplicações (Web ou outras) sob a forma de serviços que, estes sim, explorarão a plataforma Azure, mas o utilizador não terá consciência disso (e não quer saber). Tal como actualmente muitas aplicações funcionam através do Websphere sem que saibamos disso.

  7. Avatar de Manuel Reis

    (e agora, para algo completamente diferente… um comentário a sério)

    Será que isto não é mais uma forma da Microsoft tentar conquistar o Mundo da Informática e, quiçá, todos os PCs a nível mundial? É que um sitema operativo baseado na internet… Hummmm… Cheira-me a esturro…

    No entanto, se um dia as previsões de Groening se realizarem e o Mundo for governado por uma cabeça dentro de um aquário, perfiro que seja o Ballmer ao Nixon. E daí… É melhor pensar mais um bocadinho…

  8. Avatar de Vítor M.

    A Microsoft já percebeu que o mercado tem regras e necessidades diferentes daquelas que em tempos sustentaram o monopólio da Microsoft, o próprio Steve Ballmer afirmou isso em Lisboa.

    Ninguém tenha dúvidas que mais década menos década não fará sentido termos discos na nossa máquina para guardar software, se a largura de banda crescer ao ritmo esperado, será tecnologicamente viável termos tudo a “correr” na “nuvem”, isto é, remotamente com espaços virtuais.

    Hoje já temos o Google que disponibiliza ferramentas utilizadas por muitos no seu dia a dia, para que ter isso localmente?

    O sentido é esse e a Microsoft com o Azure vem preencher esse espaço. Em breve será adicionado a este sistema o Office e teremos um conjunto de ferramentas de produção e armazenamento muito parecido com o que temos no nosso PC (cenários mais básicos).

    Posteriormente, com a saída do Windows 7 já veremos a interacção, o novo Windows terá mais “dependência” do Azure e direccionará algumas acções para a nuvem.

  9. Avatar de aver
    aver

    Traduzi assim o que a Microsoft diz que é o Windows Azure (azul-marinho)

    “É uma plataforma baseada na internet, dimensionável (i. é, que pode, atingir escalas distintas) alojada nos centros de processamento de dados da Microsoft que fornece um sistema operativo e um conjunto de serviços de desenvolvimento que podem ser usados individualmente ou em conjunto”

    Penso que se dirige essencialmente a empresas, que não precisarão de adquirir servidores dispendiosos, podem fazer correr as aplicações a partir dos servidores da Microsoft e aí alojar os dados. penso que também haverá aplicações particulaures.

    Quanto aos nossos computadores sem disco. Eu cá não poria toda a informação nas “clouds” (nuvens).

  10. Avatar de R00KIE
    R00KIE

    Com ou sem largura de banda eu quero um disco no meu PC. Conteúdo para ser visto na net tudo bem já que é para estar disponível para todos é igual ao litro onde está. Coisas pessoais ou confidenciais são para ser guardadas localmente e fechadas a sete chaves.

  11. Avatar de Jaime
    Jaime

    Num futuro não muito distante com ou sem wireless vamos ser todos vigiados e
    deste modo tanto faz de uma maneira ou outra. Não vale a pena preocuparmo-nos antecipadamente. Saudações para todos !

  12. Avatar de TopPlus
    TopPlus

    Hum…. com este post lembrei-me de:

    http://appengine.google.com/
    http://code.google.com/

    …deve ser daqueles déjà vu’s de dormir pouco.

  13. Avatar de aver
    aver

    Por falar em semelhanças … há muitas entre o Azure e o Amazon Elastic Compute Cloud (Amazon EC2)

    http://aws.amazon.com/ec2/

    (Esta Amazon é a Amazon Web Services. Não a das vendas online)

  14. Avatar de Nixon
    Nixon

    Okapa, percebi.

  15. Avatar de Antonio
    Antonio

    Fantastico, já não preciso pagar um alojamento windows para testar projectos sem ser local ou mesmo ter k usar os servers da escola…. epá esta iniciativa veio mesmo a calhar. Assim já começo a gostar mais da microsoft…

    Humm mas quando a esmola é muita o pobre desconfia…ainda não descobri a falcatrua…é verdade k ainda não testei…a ver vamos

  16. Avatar de Antonio
    Antonio

    Epá a mim parece-me bem esta ferramenta, só tráz vantagens independentemente da dimensão do meu projecto posso-o testar em ambiente real e sentir o efeito de outras ferramentas, infelizmente também oriundas da microsoft, mas verdade seja dita, têm grande potencial…estou a falar de ASP.NET, AJAX etc..

    Um sistema operativo por estranho k pareça já aqui foi publicado um serviço semelhante eyeOS 1.6.0

    Pplware
    Continuem o bom trabalho

  17. Avatar de Luís Alves Pinto

    António, o que não pareces perceber é que o Azure não é destinado a particulares mas sim a empresas!

  18. Avatar de Rodrigo Z
    Rodrigo Z

    Isso eu concordo ……provavelmente terá foco em empresas……..So queria faze uma pergunta, alguem sabe pra quando está previsto o lançamento? e algum valor estimado??

  19. Avatar de Iran
    Iran

    Isso e totalmete inviavél, guardar seus fontes em um ambiente Microsoft, oque ganho com isso?

  20. Avatar de Markus Christen

    Ola,

    http://channel9.msdn.com/brasil/

    Nesse espaço você encontrará diversos vídeos e áudios com discussões e entrevistas gravadas com os principais arquitetos e profissionais da plataforma Microsoft.

    Abraço

  21. Avatar de Anonimo
    Anonimo

    So tenho uma coisa a dizer, nada como o bom e velho XP, microsoft ultimamente esta fazendo SO como se fossem piadas!!
    Ate mais..