Windows 8 resiste a 85% dos vírus detectados…

53 Comentários

… nos últimos 6 meses

A segurança do Windows sempre foi muito questionada principalmente com a facilidade com que um utilizador Windows apanha um software malicioso.

Apesar de ser conhecido pelas suas falhas de segurança, a Microsoft não tem ficado de braços cruzados e tem feito grandes melhoramentos. O Windows 8 é a prova do novo caminho que a gigante de Redmond irá traçar nos próximos anos.

A nova interface do Windows não é o que o faz muito diferente das versões anteriores, a sua estrutura, estabilidade e segurança, é o que o torna melhor que qualquer das versões anteriores.


A conhecida empresa de segurança Bitdefender, realizou recentemente um teste no Windows 8 muito interessante, dias depois de ter lançado para o mercado as suas novas suites de segurança.

A empresa pegou em 385 amostras dos mais populares malwares que foram encontradas nos últimos 6 meses e para verificar a segurança implementada na nova versão do Windows, instalou-as.

Sem o Windows Defender activado, 234 amostras foram imediatamente executadas, 138 não foram executadas por várias razões, as quais não foram especificadas, 6 delas deixaram de funcionar antes de causarem qualquer dano e as últimas 7 amostras, foram bloqueadas pelo UAC (User Account Control).

Desta forma, os resultados não foram muito diferentes dos obtidos no Windows 7 (262 amostras executadas com sucesso), não fosse o caso que no Windows 7 os testes terem sido realizados com o Windows Defender activado.

Então para equacionar as coisas, foi activado o software de segurança nativo do Windows e os resultados obtidos foram completamente diferentes. Das 385 amostras, 322 foram imediatamente detectadas e apagadas pelo Windows Defender e 61 conseguiram passar a verificação do software de segurança.

A conclusão que tiramos, é que a segurança no Windows 8 foi bastante melhorada, uma detecção e exterminação de 85% das ameaças mostra que a Microsoft tem estado a fazer um belíssimo trabalho nesta matéria, já que o Windows 7 ficou-se pelos 32%.

Claro que a Bitdefender, como produtora de soluções anti-vírus, tentaram rodar esta situação a favor deles referindo que o Windows 8 está sujeito a ser infectado pelos conhecidos malwares, mas esqueceram-se de que só com o Windows Defender conseguiu detectar e eliminar 85% dos 385 malwares usados, onde simplesmente 61 conseguiram resistir.t

Apesar das melhorias serem notórias, os resultados podem ser considerados muito tendenciosos, as informações e detalhes são escassos e por ser uma empresa de soluções de segurança, que fez os testes dias depois de ter lançado a nova versão dos seus produtos optimizados para a nova versão do Windows.

Uma das questões que pode surgir é, porque não revelaram quantos dos malwares usados, funcionam em Windows 7 e Windows 8?

Obviamente que certos malwares são optimizados para funcionarem melhor numa versão do que na outra.

Em qual sistema foram detectados estes malwares, Windows 7?, Windows 8?

Várias outras questões podem ser colocadas.

Apesar das grandes melhorias que a Microsoft fez no Windows Defender, ainda não são suficientes para eliminar as hipóteses de aquisição de soluções de segurança externas, no entanto, é notória esta nova marca.

A Microsoft começou realmente a mexer onde realmente deve mexer, o novo caminho que a Microsoft está a começar a traçar já está a mostrar alguns frutos, esperemos que as futuras versões dêem ainda mais frutos.

Press Release

SYDNEY/AUCKLAND, Nov. 9, 2012 – Newly launched Window 8 is prone to infection by some 15 per cent of the 100 malware families most used by cyber criminals this year, even with Windows Defender activated, Bitdefender testing revealed.

Windows 8, with Windows Defender running, was infected by 61 malware threats of 385 of the most popular malware samples in a controlled test carried by leading virus researchers over the past week. Another sample bypassed Windows Defender but crashed on execution, and another one ran but was blocked by User Account Control, so no payload was delivered.

“As a means of protecting a computer from viruses, data theft and other type of malware, Windows Defender is better than nothing,” said Bitdefender Chief Security Strategist Catalin Cosoi. “But it’s not a whole lot better. Most of the popular antivirus can do better. The conclusion is clear: Using your PC without a security solution is extremely risky.”

The malicious sample set consisted of the families of malware detected most frequently in the past six months by the Bitdefender Real-Time Virus Reporting System. A The malware that successfully bypassed Windows Defender was capable of granting backdoor access to the system, intercepting keystrokes, stealing online games credentials, and more.

When tested without Windows Defender activated, the results were worse. Of the 385 samples, 234 ran successfully. Another 138 samples could not be started on the machine on various reasons, six e-threats executed but then crashed, and seven others launched but had their payload was blocked by UAC.

“Even if the new operating system boasts a major overhaul in terms of visuals with the introduction of the Advanced UI, Windows 8 with the default antivirus solution activated registers alarming detections rates similar to the one registered by Windows 7,”said Bitdefender Chief Security Researcher Alexandru Balan.

O que acham destes resultados?

Partilhar:
Tags:

Comentários

53

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de FB
    FB

    À partida, quando li que o Windows 8 resistia a 85% dos vírus e que deixava entrar os outros 15%, pareceu-me desastraso. Mas a verdade é que desactivaram o antivírus pra poder infectar o SO a belo prazer. Ao conseguir remover os 85% das infecções já instaladas, não me parece mau de todo. Mas o que mais me interessava era que com o antivírus activado não deixasse passar nenhum, em cima dos 100% de sucesso. 🙂

    1. Avatar de Hélder Ferreira

      Só com o Windows Defender bloquear 85% dos vírus usados é muito bom.
      Ainda assim, o utilizador necessita do uso de produtos externos e mais sofisticados.

      Mas em todos os casos, parece-me, que a Microsoft fez um excelente trabalho nas melhorias do Windows Defender.

      1. Avatar de MrT
        MrT

        Mas o windows defender do Windows 8 não é particamente a mesma coisa que o microsoft scurity essencials. com a diferença de que vem colado à raiz do SO?

        De qualquer forma, actualmente com estas soluçoes da microsoft, só apanha virus quem quer. Eu desde que saiu o essencials que o utilizo, e nunca tive problemas.

        1. Avatar de Tony_tha_Mastha
          Tony_tha_Mastha

          O próprio MSE desactiva o windows defender no windows 7.

        2. Avatar de Jose
          Jose

          Sim, no Windows 8 o Windows Defender é o Microsoft Security Essentials, já foi dito pela a Microsoft, tanto que não podemos instalar o Security Essentials no Windows 8.

          A versão do Windows 7, apenas detecta spywares.

          1. Avatar de Jose
            Jose

            Microsoft: “Windows Defender for Windows 8 and Windows RT provides the same level of protection against malware as Microsoft Security Essentials. You can’t use Microsoft Security Essentials with Windows 8, but you don’t need to — Windows Defender is already included and ready to go. But if you’re looking to protect a PC with an older version of Windows, you can use Microsoft Security Essentials to help guard against viruses, spyware, and other malicious software. It provides free* real-time protection for your home or small business PCs.”

          2. Avatar de Hélder Ferreira

            Sim, já foi referido duas ou três vezes aqui nos comentários.

    2. Avatar de Jose
      Jose

      Não há nenhum anti-virus com 100% de sucesso, em nenhum sistema operativo.

      1. Avatar de Marcos Silva
        Marcos Silva

        peço desculpa mas isso nao é verdade o AS400 nao tem virus nem nunca vai ter.
        é só um aparte tenho 3 AS400 nem sequer preciso de me preocupar com isso.

        1. Avatar de Jorge
          Jorge

          Não concordo totalmente. Embora o AS/400 em si não seja “atacado” por vírus, ate porque programação RPG a esse nível não e para todos, partes do sistema servem muitas vezes de “transporte” por exemplo no serviço Netserver/IFS de pastas partilhadas.

          1. Avatar de Carlos
            Carlos

            Ahah!
            Fia-te na Virgem e não corras.
            Se há malware para sistemas SCADA, tens alguma dúvida que também há para sistemas iSeries?

      2. Avatar de Redin

        Pois não, mas há um anti-SPAM com 100% de sucesso em qualquer rede e qualquer sistema operativo.

        OBS: Apesar de ser um Off-topic, não pude perder a oportunidade de o dizer.

  2. Avatar de António Pereira
    António Pereira

    A melhor defesa de um PC encontra-se no utilizador.

  3. Avatar de Carlos Ferreira
    Carlos Ferreira

    Não há nenhum que tenha 100% de sucesso…portanto, está bom 🙂

  4. Avatar de DoContra
    DoContra

    Ora… isso são problemas de juventude do Windows 8.
    Não se preocupem que em breve não resistirá a tantos vírus. 😉

  5. Avatar de JP (djlinux)

    Mais do mesmo, quando aparecem notícias a dizer que o Windows 8 tem grandes falhas de segurança, em menos de uma semana inventam logo algo para mandar areia para a cara dos utilizadores Windows. E claro, se eles dizem, todos acreditam…Enfim.

    1. Avatar de Hélder Ferreira

      Todos os sistemas têm falhas de segurança.
      No entanto, voltamos novamente ao assunto já debatido milhares de vezes, o preço a pagar pela grande utilização é esta, malwares, exploração de vulnerabilidades, etc.

      Se o Windows não fosse o sistema mais usado em todo o mundo, nem 1/3 das falhas actualmente conhecidas se conheciam.

      Apesar de ser mau, é bom para saber onde a Microsoft deve melhorar e as melhorias são feitas a longo prazo.

      1. Avatar de Helder
        Helder

        Sempre que uma falha é corrigida o windows fica melhor e mais seguro (na maioria das vezes!).

        Os sistemas baseados em linux, se algum dia chegarem ao main stream de utilizadores “comuns”, vão ser completamente trucidados por todo o tipo de virus e malware e tudo de mau que é constantemente atirado ao windows.

        Depois é ver quantos “voluntários” resolvem os problemas…

        1. Avatar de JP (djlinux)

          Mas quem é que falou em Linux? É por causa do meu nick. Serio? Posso mudar para JP (djwindows) Fica melhor? … Por amor da santa !!!

          E já agora não queiras comparar milhares de pessoas a olhar para um código (Linux Kernel) todos os dias a procura de falhas e um Windows em que a maioria das falhas são descobertas por Hackers que já usaram e abusaram dessa mesma falha…

      2. Avatar de JP (djlinux)

        Não digo o contrario Hélder, se existem falhas, qualquer que seja o SO, é bom saber-se para se poder “tapar” a falha, mas a Microsoft nunca foi boa em “tapar” essas falhas de modo rápido, demora sempre demasiado tempo.

        Eu só escrevi aquilo porque dia 5 deste mês, surgiu uma noticia em que se pagares por uma certa “aplicação”, essa “aplicação” da controlo total e quando digo total é mesmo TOTAL (lol) sobre outros computadores com Windows 8.

        Para ser mais concreto, a “aplicação” custa 40€, mas alguns antivírus (38 de 43) conseguem a detectar. Mas se pagares 100€ nenhum antivírus a detecta. A pessoa que fez essa “aplicação” ainda se da ao luxo de cobrar 350€ para quem quiser o código para o “evoluir”. Isso sim para mim é uma notícia a temer, para quem usa Windows 8 claro, ainda para mais quando existem provas que isso funciona ( basta “gloogar”).

        Ps: não tenho nada contra o Windows 8, bem pelo contrario, graças a ele existem mais pessoas a usar o Linux :p (brincando)

        1. Avatar de Hélder Ferreira

          Ainda gostava de ver a veracidade da coisa.

          Cheira-me a não ser nada de novo e ser mais um a usar o código do famoso ZeuS que continua a proporcionar a criação de muito poderosos vírus, poderosas botnets, e afins.

          1. Avatar de JP (djlinux)

            http://www.h-online.com/security/news/item/Trojan-bargain-with-Windows-8-support-1740800.html … ai tem a “notícia”, no fim tens uma outra “notícia” que confirma que funciona… E se procurares no Google vez outras muito mais graves e algumas delas no Windows 8… Agora digo, com isto a correr por “net fora” porque que nenhum site “tuga” fala nisto? Se eu usasse Windows gostava de saber isto, certo? Acho que não estou a pensar mal.

            Claro que tem sempre a parte de poder ser mentira, mas neste caso acho que seriam demasiados “ataques” para ser mentira…

            Mais uma vez repito. Não estou a criticar o Windows, pois usei durante mais anos do que uso Linux. Só estou a tentar chamar a atenção, não acreditem em tudo o que lêem…

          2. Avatar de Hélder Ferreira

            JP tal como suspeitava, este vírus não é recente.
            A tecnologia usada por este vírus é a RAT (Remote Administration Tool) usada em todas as botnets e em vírus mais poderosos.

            Portanto, é normal funcionar em Windows, já que foi criada em Windows para Windows.

            No entanto a Xtreme RAT é a versão actualizada para funcionar em Windows 8.

            Este tipo de tecnologias são muito difíceis de bloquear devido às suas protecções homemade, tal como se viu com os derivantes da Stuxnet, ZeuS, Flame, etc.

          3. Avatar de JP (djlinux)

            Bom dia,

            Eu sei que não é recente, mas ta aperfeiçoada. O que me faz confusão é ninguém se preocupar com isto, ou eu ando muito distraído ou quem devia falar nela não fala. Acho que é uma questão de tempo até começarem a aparecer pessoas a “chorar” a dizer que perderam o controle do PC.

    2. Avatar de Miguel Ribeiro

      Não deve ter lido a notícia…
      Este estudo, a ser tendencioso, seria contra a Microsoft, uma vez que a empresa que o efectuou tem um produto que protege contra vírus em windows.

      1. Avatar de JP (djlinux)

        Eu sei Miguel, mas não deixa de afirmar que o Windows esta mais seguro.

    3. Avatar de ridelight
      ridelight

      E o que te leva a crer que as noticias que afirmam que o 8 tem graves falhas de segurança merecem mais credibilidade que esta?

      Tu podes acreditar no que queres e queres restringir essa possibilidade aos outros?

      É obvio que tem falhas, todos os SO tem, é o que tem menos falhas? Não se sabe, mas se os Universos dos outros SO fossem equiparados aos dos utilizadores Windows provavelmente teriam tantos ou mais problemas que o Windows 8.

      Agora dizerem que o Linux ou o IOS é mais seguro, é o mesmo que compararem a segurança de um automóvel, com a da minha cadeira do escritório.

      1. Avatar de JP (djlinux)

        Olá ridelight,

        Tenho uma mania que é não acreditar em tudo o que se lê, muito menos nos dias que correm. Prefiro ver com os meus próprios olhos. Outra mania que tenho é não falar/escrever sem ter a certeza do que estou a dizer/escrever 🙂

        “Agora dizerem que o Linux ou o IOS é mais seguro, é o mesmo que compararem a segurança de um automóvel, com a da minha cadeira do escritório.” Onde é que eu disse isso? O.o

        é por causa do meu nick? Posso mudar para JP (djwindows) que não vai mudar nada no que digo ou escrevo 😉

  6. Avatar de Bill Gates

    Só o facto das passwords do usuarios do windows estarem armazenadas em plain text / hex parte tudo x)

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Tens graça!
      O Windows nem sequer guarda as senhas, só guarda uma hash MD5
      Mas obviamente o facto de falares do Bill Gates, que já não está na Microsoft há uns 10 anos, já diz tudo.

  7. Avatar de James Bond

    UUUaaaauuuu! 🙂 Vou já instalar o Windows 8! Assim, sim!
    Assim é que dá gosto funcionar com o Windows! Assim é que é que o Windows dá luta. É assim que eu gosto do Windows, por causa da adrenalina que provoca aos mariscadores de vírus…

  8. Avatar de Pedro
    Pedro

    15% já cá cantam

  9. Avatar de AlexAlex
    AlexAlex

    Resta esperar que os vírus, que também são softwares, recebam seus “upgrades” para o Windows 8. Daqui uns meses que esses testes serão mais interessantes.

    1. Avatar de Hélder Ferreira

      Esperasse até lá actualizações às base de dados e actualizações ao Windows, deve sair dentro de dias várias actualizações de segurança para o Windows 8.

      1. Avatar de Kingdra
        Kingdra

        Algo muito interessante que notei no Windows Defender é que o mesmo é actualizado todos os dias mal ligo o pc portanto sim isto ta muito bem afinado, e o facto de usar o windows defender aligeira em muito o sistema.

        Se bem que ainda me deixa de pé atras usar só o windows defender mas ate agora sem razão de queixa.

  10. Avatar de Marco Almeida
    Marco Almeida

    Ora o Windows 8 vem já com antivirus pré instalado (Microsoft Security Essentials –> Novo Windows Defender).

    O windows 7 não.

    Será que o Windows 7 + Microsoft Security Essentials não teriam o mesmo género de resultados?

    Penso que só assim seria justo o comparativo.

    1. Avatar de Hélder Ferreira

      São coisas à parte.
      O teste foi feito perante aquilo que vem nativo no sistema, o MSE não vem nativo no Windows 7, logo seria desequilibrado.

      Foram feitos os testes com o Windows Defender, software de segurança nativo do Windows, independentemente se um seja o MSE e o outro não.

    2. Avatar de Carlos
      Carlos

      Há 2 diferenças, como o Hélder já disse, o 8 já vem com o Defender, o 7 não. A outra diferença é que o 8 expande o SmartScreen a todo o sistema. Se tentares correr um qualquer programa sacado da net, mesmo que não uses o IE, se for um programa de origem e reputação duvidosa vais ter dificuldade em fazê-lo.

  11. Avatar de JC
    JC

    Convem referenciar que a microsoft implementou também um sistema de sandbox para as apps, o que vem diminuir em muito as possiveis infeccoes atraves das mesmas. Posso dizer que a microsoft se esforçou mesmo muito para optimizar o sistema operativo, conseguindo melhorias muito significantes nao so na parte de incorporação de um sistema de antivirus / antimalware muito eficaz mas tambem a nivel de perfomance.

  12. Avatar de Paulo Bastos

    85% acho mesmo assim pouco, devia ser melhor, mas nada é 100% seguro.

  13. Avatar de irlm
    irlm

    Novo Software Malwarebytes

    Anti-rootkit

    majorgeeks.com/Malwarebytes_Anti-Rootkit_d8018.html

  14. Avatar de Marcio Faria
    Marcio Faria

    Sei não…com a criação que tive faz parecer que as meninas estão em vias da 1ª menstruação. Salvo raras exceções declarações de preferências com ou sem fundamentos em nada importam. A notícia é sobre algum avanço na defesa do sistema. Pronto! É só isso e não é pra gostar nem para tomar posições ou partidos. Não gostou? Não acreditou? Não era isso que queria ler? Morra! De preferência de raiva mesmo.

  15. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    o melhor sistema operativo é criar o seu próprio sistema operativo.
    Eu não quis começar falar do linux e tal , pois utilizo linux , mas Microsoft também já podia ter acabado com os vírus , bastava mudar o seu sistema de instalação dos programas , mas uma verdade é certa e eu sou utilizador de Linux , mas quando utilizava windows era muito raro apanhar um vírus , o problema é que o pessoal instala programas de toda tanga , e depois da-se mal , no linux há pessoal que abusa e abusa de scripts pois também poderá se dar mal , existe alguns vírus para linux e ate através do wine ate se pode executar vírus do windows mas só afecta a pasta do windows , mas em linux é mais difícil haver um vírus que afecte todo sistema , poderá afectar a directoria de utilizador, mas para que um vírus seja executado para todo sistema tem que ter permissões ROOT , logo só quem quer é que poderá apanhar algum tipo de vírus em linux , hora no windows também poderia ter um sistema de permissões como nos sistemas UNIX isso tornaria o windows mais seguro , mas a Microsoft não quer isso , por diversas razões.

    1. Avatar de JP (djlinux)

      Sim tens razão. Nisso o Linux vai estar sempre um passo a frente do Windows.

  16. Avatar de Pedro
    Pedro

    Sempre usei Windows, todas as versões e agora o 8 em 2 máquinas. Nunca, nunca tive problemas de segurança e não ando em pézinhos de lã pela web.

  17. Avatar de belz
    belz

    sou utilizador (principalmente) mac e nunca encontrei disso, embora saiba que o osx tambem tem alguns virus. Ja testei este windows 8 e fico muito contente por notar que esta muito melhor que os anteriores. É optimo saber que estamos a entrar numa epoca com 3 grandes: windows, osx e ubuntu! (na minha opiniao)

  18. Avatar de Marco Almeida
    Marco Almeida

    Pela Experiência que tenho em Windows, em assistência técnica, tenho assistido muito mais ao problema do adware que é instalado às toneladas do que propriamente vírus.

    Lá está mesmo que haja um software excelente haverá sempre utilizadores medíocres relativamente à gestao e manutenção do mesmo.

  19. Avatar de Miguel
    Miguel

    Sinceramente, acho que 85% e’ um resultado normal. Esses malwares foram desenvolvidos tendo como target o windows 7. Eu ate’ esperaria que o windows 8, sendo lançado depois destes malwares serem conhecidos, estivesse mais próximo dos 100%.

  20. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    Considerando que o Windows Defender do Windows 8 tem o MSE integrado nele, e vem activado por defeito, pode-se dizer que melhoria na segurança foi “gigante”, pois foi de não proteger nada (há que dar a mão à palmatória – no Windows 7/Vista ter o Windows defender é a mesma coisa que não ter nada) para uma protecção minimamente fiável, contra virus, trojans e spywares, em tempo real – de tal modo que o Windows não nos alerta para a falta de software antivirus.

    Acho que a integração do MSE no Windows 8 foi uma excelente jogada. Utilizadores leigos que não se preocupam com a segurança dos seus sistemas passam a estar protegidos, de certa forma, sem terem de gastar o seu “precioso” tempo a instalar/configurar outras suites complexas.

  21. Avatar de Xunga
    Xunga

    Mac OSX é o futuro!!! 🙂

  22. Avatar de Alex
    Alex

    Desligaram as defesas e puseram os vírus dentro e depois ativaram, para ver o que detetava.

    Agora deviam era ter feito também um teste em condições normais. Que era com as defesas todas ligadas, para ver qual os vírus que deixaria passar.

  23. Avatar de wallacemaxters - Brasil

    Bom saber que a Microsoft está empenhando na segurança do usuário e melhorando os mecanismos de defesa do seu novo sistema operacional – Windows 8.

    O problema é que, hoje em dia, cria-se um bloqueio para uma ameaça, mas aí vem alguém e cria uma outra pior.

    Como sempre digo em informática: Nada é tão seguro que não possa ser burlado.

    Parabéns pelo post!

  24. Avatar de Jeferson
    Jeferson

    Quer segurança no PC? -Deixe-o desligado…hahahaha