Windows 7 – Novas funções… parte I

55 Comentários

Já temos falado sobre algumas das novas funções que provavelmente farão parte do mais recente, futuro, sistema operativo da Microsoft. Começam no entanto a aparecer mais e melhores pormenores sobre essas tais funções.


Este vídeo mostra algumas que já conhecemos de terceiras aplicações, algumas conhecemos de ferramentas já adquiridas pela Microsoft. Depois de ver este pequeno vídeo, fiquei com a sensação que no próximo Windows, o utilizador dispensará muitas das mais basilares ferramentas para os serviços actuais.
.


.
Ao fornecer novas aplicações embutidas no sistema como cliente FTP, ferramenta de captura de ecrã, novas ferramentas de análise de sistema, novo editor wyswyg para blogues, duplo espaço de edição para o Internet Explorer, novos plugins, mais rapidez e menor consumo de recursos, a Microsoft estará a cimentar uma nova e diferente estratégia para o seu sistema operativo.Não quero dizer que a estratégia seja em todo o seu plano, uma novidade, não, aposto que será como sempre o fez, apresentará algumas novidades mas acima de tudo apresentará novidades já polidas noutros suportes, saltando as sempre difíceis “dores de crescimento”.

Não estou a fazer qualquer juízo de valor, apenas falo no que julgo ser o caminho já traçado para o novo Windows. Nos próximos meses outras novidades estarão a ser difundidas, sempre cercadas do mistério que caracteriza o desenvolvimento de um Windows.

Partilhar:
Tags:

Comentários

55

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de mind
    mind

    Realmente, não é nada voltado a inovação, mas com certeza foca na praticidade, é isso que muitos usuários gostariam de ter em dose maior do que nos outros windows, resta apenas saber o quanto pesado essa praticidade irá custar, seja de hardware a custo monetário.

  2. Avatar de Ganondorf
    Ganondorf

    Que venha uma coisa decente, pelo menos desta vez…

  3. Avatar de JB
    JB

    Pq seria diferente desta x?

    😀

  4. Avatar de BlinZK
    BlinZK

    Off-topic

    E uma coisa que não me lembro de ver resolvida em nenhuma versão do WIndows…
    Janelas 95, Janelas 98, Janelas XP, Janelas Vista… e agora Janelas 7
    Já que é só janelas… será que existe uma forma de imprimir a “árvore” (estrutura) de directórios??
    Há alguns anos atrás, quando trabalhei com Macintosh, isso era uma opção das pastas. E era muito fácil imprimir a estrutura de um directório. E bastante util, em algumas situações, como reuniões de trabalho, etc.
    Mas no MS WIndows, nunca vi essa funcionalidade.
    Claro que, me vão dizer para fazer Print Screen, usar o programa A ou B que faz isso.
    Mas e o próprio SO, porque não faz??
    Ou faz e sou eu que nunca dei com a ferramenta?

    A ver se alguém me esclarece 😉

    *Cheers*

  5. Avatar de vis
    vis

    BlinZK diz: tira printscreen 😀 😀

  6. Avatar de Hugo

    @Blinkzk Desculpa, mas o windows sempre teve o comando “tree”. Não sei se é o teu conceito de arvore de directorios, mas é a unica arvore de directorios que o windows tem.

  7. Avatar de nosila
    nosila

    BlinZK

    o windows faz tudo e mais alguma coisa pá, ora vê
    clicas no prt sc
    abres o paint (tecla do windows + E, e escreves “mspaint”, para os caloes como eu 😛 )
    colas, gravas, imprimes, e ta a andar… ^^

    Como viste, nao foi necessário utilizar programas que nao viessem com o win :PP

  8. Avatar de Pad
    Pad

    Bela evolução, finalmente temos um explorer à maneira.

    @BlinZK
    Só se fores pela linha de comandos, lista o directório, copias para um editor de texto e imprimes.

  9. Avatar de a2502485
    a2502485

    existe um programa que faz exatamente isso, uma mini aplicação, procura no google ou assim, eu ja tive, para imprimir as estruturas dos meus dvds carregados de mp3 para poder saber onde esta o que quero !!

  10. Avatar de sLUGo

    @BlinZK

    ls -R |grep ./ > lista.txt

  11. Avatar de Paulo
    Paulo

    Me pergunto se é necessário todo esse “lixo” extra que o sistema operacional da Microsoft trás embutido…

    Tipo, se eu quisesse paintbrush, IE, FTP ou antivírus…eu intalaria um aplicativo para tal…da minha escolha…
    O que quero do sistema é apenas o sistema…não quero pagar por nada mais…
    Quero apenas q me facilite a manutenção/manipulação do sistema…e deixe o resto em paz…

    É uma opinião apenas…separar o sistema operacional do resto que vem embutido.

  12. Avatar de Morbus

    A aproximar-se do Linux…

  13. Avatar de Davide Abreu
    Davide Abreu

    Linha de comandos na pasta desejada : tree > lista.txt
    Abres o ficheiro lista.tx que esta na mesma pasta, com o notepad++ e metes em estilo MS-DOS e mandas imprimir…
    Ta bem que mandei abrir o notepad++ que não vem com o windows mas quase toda gente utiliza isso ^^

    Cumps

  14. Avatar de BlinZK
    BlinZK

    lol ninguem entendeu o que eu quis dizer.
    EU SEI várias maneiras de obter um print da estrutura de directórios. Basta puxar um pouco pela cabeça e chega-se lá.
    Agora… porque raio a Microsost nunca se lembrou de incluir no Explorador do Windows um “Imprimir lista de pastas”, ou algo do género?? 😛

  15. Avatar de BlinZK
    BlinZK

    Microsoft* (antes que pensem que foi brincadeira)

  16. Avatar de rui almeida

    @off topic:

    já há algum tempo que foi colocada aqui no blog uma informação de um site que fazia um teste de compatibilidade do nosso site pessoal em diversos browsers.
    No fim do teste mostrava a informação se o nosso site era compativel com uma serie de browsers (ie, fx, opera etc). alguem me consegue relembrar o url desse site? estou farto de procurar e nada 🙁

    obrigado

  17. Avatar de Telmo M.
    Telmo M.

    @ BlinZK
    tantas ferramentas tantas porras e as vezes o que da jeito é esquecido…

  18. Avatar de Starkiller
    Starkiller

    já tou memo a ver… ya metam mais porcaria assim dps temos que instalar um DVD9 ou um bluray de SO niceeeeeee

  19. Avatar de Nuno Peralta

    Nunca irá ser possível a gente poder mover a ordem das aplicações abertas na barra do iniciar?

    Às vezes dava tanto jeito poder mover… tal como os separadores do IE7 e tal =P

  20. Avatar de Jay LX
    Jay LX

    Além de me parecer uma pouco fake (tem sempre esta sensação desde o (longhorn), não houve ali nada que me levantasse a saia… Inovação = 0

  21. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    Onde é que está a inovação?? Há pois o windows anda um bocado atrasado iamgino o compiz nessa altura. E deve ser pouco lento deve. (o 7)

  22. Avatar de Dário
    Dário

    portanto quem dizia que o Vista era o “novo” millenium” tinha razão…

  23. Avatar de Miguel Chaves
    Miguel Chaves

    A única ‘coisa’ que vejo ali de diferente é umas tabs em cima e pouco mais..

    Assim coisas de se lhe tirar o chapéu não vi nada..

    Sem contar que esse menino que aí vem deve querer hardware do pesado :S

    Viva ao Linux 😀

  24. Avatar de MC
    MC

    Mas para que porra alguém quer uma ferramenta para imprimir directamente a estrutura de directórios?
    Acho piada aos utilizadores dos MAC que dizem que as máquinas deles não apanham vírus… CLARO! Ninguém se chateia em fazê-los para meia dúzia de users…
    Só para terem uma noção, em Dez/2007 o MAC OS X tinha cerca de 234 vulnerabilidades críticas contra 12 do Windows Vista… e ainda criticam!
    BAH!

  25. Avatar de Ricardo

    a microsoft acho que devia pensar, fazem SO com milhares de recursos quase todos inuteis e que so fazem ‘peso’.

    aquelas cenas que faz mais falta nao qerem saber, os users acho que qerem uma maquina fixe e rapida para os recursos (muito pesados) do office, e internet, downloads e msn.
    e cada vez mais se juntam os jogos, tipo o crysis e ganda jogo, mas no meu vista com grafica fixe e 2 gigas de ram, ficava mal coma mer**

    fazem aplicativos que servem para coisas basicas e acrescentam-lhes mariquices para ficarem bonitos e recursos inutilizaveis.

    nao estou contra o windows, porque sempre usei e nao o vou deixar de fazer.

    cumps

  26. Avatar de Ricardo

    e acho que o vista nao esta mal como dizem, tem mais recursos que o xp, pesquisa no menu iniciar, os atalhos nas janelas, info dos discos no ‘meu computador’.

    e essas cenas de mudar o xp e adicionar recursos do da em merd@, fica feio, espero qe o 7 seja o vista com a velocidade do XP num pc de 5 gigas de ram, e deixem.se de merdas, o que intresa e o SO o resto o pessoal saca xD

  27. Avatar de akueda
    akueda

    é um mimo e sempre será um mimo… lol

  28. Avatar de Telmo
    Telmo

    offtopic: tenho teclado com aquelas tipicas teclas de volume, play, pause, etc. Mas o problema é que so vêm configurado para o WMP. Alguem sabe se da para configurar para o winamp? cumps.

  29. Avatar de BlinZK
    BlinZK

    @MC

    Em primeiro lugar, eu que lancei o tema, nem sou utilizador de Mac. Fui só durante 2 anos da minha vida, por questões profissionais e não me considero um utilizador nem defensor dos Mac.
    Em segundo lugar, se a ti não dá jeito imprimir a estrutura de directórios, podes no mínimo admitir que a muitos outros possa dar jeito.
    Por fim.. já experimentei Windows, MacOS e Linux (Ubuntu) e não há SO’s perfeitos. Todos eles tem coisas boas e más e todos estão sujeitos a críticas.
    Um pouco de modéstia também faz sempre bem 😛

  30. Avatar de Miguel Jeri

    Estou a usar o Vista há duas horas e já só penso no XP…

  31. Avatar de Nuno Peralta

    Se toda a gente odeia o Vista e só quer o XP, então porque é que toda a gente instala patchs para transformar o XP num vista autêntico? -.-‘

    Adoro o Vista e não o troco por mais nada!
    Tenho há mais de um ano e não estou arrependido!

  32. Avatar de Edskyline-Brazil
    Edskyline-Brazil

    E aí meus irmãos blz….

    Pessoal é o seguinte: Chore quem quizer, mas o windows xp sp2 (o sp3 ainda não considero tão confiável a instalação, por isso só o instalei na máquina mais velhina…pra teste…rsrsrrsrsrs…) é talvez o melhor sistema operacional da atualidade. Nem linux, nem vista, nem nada…..A galera que curti o linux eu até entendo a questão do monopólio da microsoft e talz…..Mas venhamos e convenhamos…Para que um sistema operacional é criado? Para facilitar a vida do usuário e não complicá-la mais ainda. Linux……Ainda é complicado SIM. Deixemos a demagogia de lado OK. Se vc saca blz, mas é muito mais racional e cômodo se utilizar um sistema mais inteligente e que necessite menos conhecimentos “técnicos” do user para rodar legal…Esse é meu ponto de vista. Como diz a ilária, irônica, mas de certa forma, correta frase:

    “O computador é uma máquina que veio para resolver problemas que não existiam antes de sua criação”….Profundo não…srrsrrsrrsrs…Isso se aplica perfeitamente aos SO.

    Windows vista….há…É só uma criança que acabou de nascer, pode amadurecer bastante….a menos que…o tal codename Seven….transforme-o num novo Windows ME…..Tão lembrado do fiasco do ME? Pois é. Alguém hoje usa ME ou usou ou conhece alguém que usa??????

    É complicado e estranho que um SO que acaba de entrar em vigor (Vista e suas diversas versões..rsrrsrsr) já esteja prestes a conhecer o seu sucessor,,,, Não acham? O problema que vejo é que tudo o que o povo aqui falou, sobre inovações da microsoft, é verdade…..Falta gente com criatividade como os desenvolvedores do firefox, por exemplo…e vários outros opensources que detonam os fechados……

    Quer um conselho….vc que acaba de adquirir um pc novo….
    Mete 2 GB de ram e se delicie com a leveza, agilidade e praticidade do XP sp2….quanto ao sp3 “aí são outros quinhentos”….rsrrsrs

    Um abraço a todos….
    Parabéns pelo site Vitor….Parece redundância, mas faço questão de te parabenizar por disponibilizar um site que traz muitas novidades informáticas, além de abrir espaço democrático e interessante para trocas de idéias e colocação de pontos de vista!!!!!!!….O pplware é um dos meus favoritos.

    Bom trabalho. Té mais pessoal.

  33. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Sempre a mesma guerra dos SO. lol eu sou dos unicos que defendo todos os sitemas operativos. Muitos dizem o linux é do melhor, mas eu o que faço no meu pc pessoal é jogar e trabalhar no autocad, ora bem 2 coisas impossiveis no linux, logo por muito que queira deixar o windows n posso!
    Agora se eu tiver um pc mais antigo que necessite de ir a net, fazer um trabalhos de escrita e pouco mais prefiro o linux ao windows.

    Todos se queixam do vista a meu vêr por varias razões: ou têm uma versão basic, home ou home premium instalada, no caso dos jogos não têm o directx 9 instalado, drivers provavelmente têm uma das versões acima referidas, ou por ultimo o seu pc tem mais de 2 anos ou não custou mais de 300euros!
    Eu uso o vista, consegue ser tão ou mais compativel que o xp, dá 1/10 dos erros, e nunca tive de carregar uma unica vez no reset, quanto a rapidez consegue ser tão ou mais rapido que o xp desde que se tenha um pc decente!

  34. Avatar de Miguel Jeri

    De certeza que os que instalam os patchs para ficar com aspecto de Vista não são aqueles que preferem o XP. Estás a meter pessoas completamente diferentes no mesmo saco.

    Não duvido que haja quem muita gente que instale os patchs, mas daí a dizer que são esses que preferem o XP…

  35. Avatar de ZeX
    ZeX

    O Vista, quando ainda era Longhorn, também prometia o paraiso na terra e mais qualquer coisa.
    O que apareceu depois foi o que já se sabe e cuja maior inovação foi o trazer a possibilidade oficial de um “Upgrade” para a versão “anterior” do SO. 😉
    Porque é que o próximo será diferente agora que a M$ começa a mostrar alguns sinais de deslizes nos lucros?

  36. Avatar de ZiLOG
    ZiLOG

    Não vejo nada de especial…

  37. Avatar de diaz
    diaz

    eu vejo algo de especial
    quand mostram no video o processador e a ram que aquilo come
    minha nossa senhora
    ta a comer um 1,7Gb
    e o processador anda sempre a matraquilhar

    O.O

  38. Avatar de Henrique
    Henrique

    Boas pessoal, alguem conhece um software tipo o que aparece no video, blog e website designer com aquele interface. Abraços

  39. Avatar de AERC
    AERC

    Tenho os dois SOs instalados, Vista e XP. De facto do Vista é mais robusto, melhor a nível gráfico e mais rápido a responder em algumas tarefas! Mas…é um comilão! Quer de RAM dede DISCO. Para além de o processador e o disto estarem sempre em actividade. Parece que está a desfragmentar sempre o disco ou coisa parecida. Não faço ideia o porquê disso, mas que está sempre a roer está! Alguém sabe pq?
    De resto..quando me farto de um trabalho no outro.

    Abrs

  40. Avatar de diaz
    diaz

    o vista bem afinado fica no ponto, com poucos processos ( excluidos todos os desnecessarios que o utilizador não usa, e que não afectam a estabilkidade do sistema )
    Outra coisa muito porreira no vista que ja verifiquei, ele adapata-se a quantidade de ram que tens no teu pc.
    mas instala o vista manager e afina o vista a partir dai, não vai ficar levezinho como o xp, mas a performance almentara certamente

  41. Avatar de Tim
    Tim

    Comentários muito fraquinhos. Dúvidas muito básicas. De facto, existem burros e ociosos.

  42. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    @Edskyline-Brazil
    Mas tu j+a experimentaste algum linux??? Vê-se que não.

  43. Avatar de Luis Rodrigues
    Luis Rodrigues

    Desculpem o fora de contexto mas já matei a cabecinha e não consigo reabilitar a vista da pasta as minhas imagens em pelicula de filme simplesmente esta hipotese de visualização desapareceu alguem pode ajudar onde será o problema.?

  44. Avatar de _Planax_
    _Planax_

    @Telmo

    Preferences> Global Preferences> Global Hotkeys

    E metes o visto nas duas coisinhas que lá estão! 🙂

  45. Avatar de Edskyline-Brazil
    Edskyline-Brazil

    Nuno José

    Com certeza…
    Já experimentai algumas distribuições e sinceramente prefiro windows as distribuições linux que outrora usei.

    Só pra deixar claro

  46. Avatar de Edskyline-Brazil
    Edskyline-Brazil

    Nuno José

    Como sabe que não usei ou não conheço linux?
    Só de curiosidade irmão.

    É bom afirmar apenas o que se tem convicção. Ou então deixar claro que é SEU ponto de vista. Se não vc pode acabar falando besteira.

  47. Avatar de Luis Rodrigues
    Luis Rodrigues

    Telmo podes especificar melhor não encontro global preferences em nenhum menu.
    Obrigado

  48. Avatar de fgonçalves

    experimentem linux e deixem-se de SOs complicados

  49. Avatar de Telmo
    Telmo

    Luis Rodrigues, as global hotkeys estão por baixo do General Preferences, ja achei.

    _Planax_ thanks 😉

  50. Avatar de Antonio
    Antonio

    Para quê o Windows 7 quando tenho o Mac OX X 10.5 Leopard da Apple?

  51. Avatar de aver
    aver

    Ora aqui está uma notícia interessante – motherboards da ASUS com um micro-sistema operativo Linux e algumas aplicações como o Firefox. O arranque é quase instantâneo – pode-se começar a navegar na internet em dois segundos, muito antes de o Windows (ou o Ubuntu) acabaram o seu arranque (em cerca de dois minutos). Isto é que é pressa 😉

    http://www.downloadsquad.com/2008/05/15/splashtop-linux-interface-coming-soon-to-every-asus-motherboard/

  52. Avatar de Rui Roseno

    Não sei como é que pensam competir com o Leopard com isto.. mas enfim.. Tudo o que vejo aqui é complicado demais pra um sistema que supostamente haveria de ser mais simples que o vista.

  53. Avatar de vector
    vector

    Para printarem ou simplesmente listarem em txt folder trees podem usar um programinha muito util chamado PrintFolder!

    Ja agora e como até há aqui malta que percebe da coisa, tou com um core2duo e 4gb ddr2 em dual-channel e tou a usar o xp64bit mas já me deparei com falta de drivers para ligar por ex: o meu telemovel ao pc que funcionava bem no xp32bit, devo instalar o vista64bit ou perder a capacidade dos 4gb de ram e meter o vista32bit? é um dilema que nao consigo resolver se puderem dar as vossas opinioes……………..