Windows 3.11 acaba em Novembro

36 Comentários

A Microsoft anunciou que o Windows para Workgroups 3.11 será oficialmente descontinuado em Novembro.


O Windows 3.11, aquele sistema operativo lançado em Dezembro de 1993? Exactamente. Apesar de a versão comercial deste sistema operativo da Microsoft já ter sido descontinuada há muito tempo (substituída pelo Windows 95) só a 1 de Novembro de 2008 o projecto Windows 3.11 será terminado por completo.

.
A Microsoft já não produzia nem dava assistência ao Windows 3.11 para computadores, mas este sistema operativo ainda era utilizado como solução embutida para motorizar variadas máquinas como caixas registadoras ou sistemas industriais.

Os jactos da Virgin ainda utilizavam o 3.x para o sistema de entretenimento a bordo, noticia a BBC. Este Windows precisava de um processador a 10 MHz, 640 KB de RAM, 7 MB livres em disco e uma placa gráfica que suportasse CGA, EGA e VGA.

O Vista, em comparação, precisa de um processador a 1 GHz, 512 MB de RAM, 20 GB de disco e uma placa gráfica com pelo menos 32 MB de memória. Exame Informática

Partilhar:
Tags:

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de _Planax_
    _Planax_

    Belos tempos!

    C:\> win

  2. Avatar de lulzzz
    lulzzz

    qual é o nome da musica colegas ?

  3. Avatar de Wolf
    Wolf

    A música é dos Skillet – Rebirthing

  4. Avatar de Francisco
    Francisco

    @lulzzz

    A música chama-se Rebirthing e é de uma banda chamada Skillet.

  5. Avatar de souza
    souza

    @lulzz
    A musica é: Rebirthing – Skillet (está na pagina do video)

  6. Avatar de souza
    souza

    eish tanta resposta à pergunta do lulzz lol

    Ainda me recordo de fazer C:\> win para arrancar o windows 3.11 quando ainda andava no 5º ano.
    Como diz o _Planax_, bons velhos tempos! heheh

  7. Avatar de lulzzz
    lulzzz

    lol já vi qual é.

  8. Avatar de freedy
    freedy

    loooool pelo menos tinha minesweper, copas e solitário…

    Um pouco antigo mas pelo menos creio que nestes sistemas operativos não existiam crashes nem BSOD’s…

    Bons velhos tempos…

  9. Avatar de lulzzz
    lulzzz

    ena pá tantas repostas lol.

    Obrigado.

  10. Avatar de MagiNcia
    MagiNcia

    Yap… ainda tenho as disquetes cá em casa com o windows 3.11 e com o ms-dos. Nostálgico ^^

    1. Avatar de charles

      Amigo, vi seu post. Tem como enviar os aqreuivos deste win 3.11 ?

  11. Avatar de MagiNcia
    MagiNcia

    *disquetes do windows 3.11 e do ms-dos

  12. Avatar de Nuno José Almeida
    Nuno José Almeida

    E pá o 3.11 servia mesmo só para abrires o word e o excel o corel etc mas nessa altura era mais jogos e andar a mecher no autoexec.bat e config.sys a poupar e maximar ao máximo o sistema para os jogos correrem melhor. Bons tempos,

  13. Avatar de Nuno
    Nuno

    É verdade quando saiu o 95 e se viu a diferença para o 3.11 eu até fiquei parvo mas mesmo assim manti-me fiel ao DOS por mais algum tempo

  14. Avatar de Sniffer
    Sniffer

    Hahahaha!!! Ainda ontem estava lembrando dele. Minha aula de Windows foi “pra entrar no windows digite “win” e tecle enter”. Fim da aula.

    A primeira coisa que fiz foi tirar todas as janelas para fora da tela, e não conseguia colocá-las de volta. Levei umas boas horas até conseguir…

    Mas eu tenho vergonha de dizer em que ano foi isso.

  15. Avatar de Sniffer
    Sniffer

    Ah, e ainda tenho o Manual do MS-DOS 6.
    Só por gratidão e preciosismo.

  16. Avatar de Flecha
    Flecha

    Este é que era o verdadeiro “Janelas”!

  17. Avatar de Redux
    Redux

    E quem se lembra do GEM?
    http://en.wikipedia.org/wiki/Graphical_Environment_Manager

    Cheguei a ter esse software no meu Amstrad 8086… Hummm… 😉

  18. Avatar de Diogo Alves

    Isto sim era “O” Windows….

    Nada de mariquices tipo vista….

    Já deixou muitas saudades…

  19. Avatar de camexias
    camexias

    eu ainda tenho o meu IBM com o Windows 3.1 a funcionar. e como ja disseram C:\win para arrancar. jogave-se pouco mas ainda dava. ainda a pouco tempo passei os jogos de la para um pc mais recente. tudo por disquete.

    daki a alguns anos ponho o pc no museu.

  20. Avatar de camexias
    camexias

    esse pc ja tinha DVD. o meu ainda e mais antigo. tem um monitor onde liga o sistema todo. e so tem disquete.

    este foi o meu primeiro pc e so o tive aos 7 anos mais ou menos em 1997

  21. Avatar de Nixon
    Nixon

    já não tinha acabado?o 1º windows no pc, o qual eu saía para o DOS, para jogar àqueles joguinhos loucos…

  22. Avatar de Jorge Miguel

    o windows 3.x não era sistema operativo, era apenas ambiente de janelas… mas mesmo assim era nice.. tinha jogos diferentes do velho msdos 😉

  23. Avatar de RaCcOn

    Upa upa, pensei que isso já tinha sido completamente descontinuado…ainda tenho cá um computador que usa isso…
    se bem me lembro era 4 disquetes…na altura ainda usava ms-dos e quando estive a instalar o win 3.11 foi uma noite inteira lol
    bons velhos tempos!

  24. Avatar de zl
    zl

    nesta altura poucos conheciam o Linux

  25. Avatar de Rafael Dinis
    Rafael Dinis

    o meu primeiro computador foi um 386 e tinha este S.O.
    Grande maquina!

  26. Avatar de antxnix
    antxnix

    confesso q a primeira vez que digitei win no dos, me impressionei com o que vi.

    mas ja vai tarde, pensei que nem existia isso. kkk

  27. Avatar de Bruno Miguel

    Apesar de a versão comercial deste sistema operativo da Microsoft já ter sido descontinuada há muito tempo (substituída pelo Windows 95)

    Na realidade, o Windows 95 até ao ME eram Win 3.11 com um interface gráfico. Depois vieram os outros e o código do Win3.11 continuou por lá – acho que ainda é parte da base do Millenium 2.0.

  28. Avatar de Jefferson

    Bons tempos mesmo!! Que não voltam mais… 🙁

  29. Avatar de Vasco Silva
    Vasco Silva

    Já tive este SO! Aliás, tenho ali as disquetes dele e do MS-DOS 6….. Inda me lembro de jogar nele o MicroMachines, o SimCity 2000, PinBall, Mario, Lotus, Lemmings, entre outros…. O meu 1º pc era com ele…. E inda não foi há mt tempo, knd o tive andava no 5º-6º ano, agr tou no 11º… xD

  30. Avatar de PSIlva
    PSIlva

    Nao foi revolução nenhuma.. foi sim publicidade em massa. muito antes deste ja o commodore amiga e o machintosh usavam VERDADEIROS SO´s em ambiente de janelas. o Win3.11 nao era mais que um programa executado em cima do MS-DOS..

  31. Avatar de Shogun
    Shogun

    “Um pouco antigo mas pelo menos creio que nestes sistemas operativos não existiam crashes nem BSOD’s…”

    Existiam crashes claro.Lembro-me ate que ocupava bastante espaço no disco e k mal o utilizava porque n me entendia com as janelas,perferia o dos apesar de ser mt pekeno.Há algo que de facto me ocorreu ao ler este artigo e ver o video,o aspecto base do windows n mudou praticamente nada desde o win 3.11,o mesmo sistema de janelas,um ambiente de trabalho 2D,apenas 1 ambiente de trabalho,inexistencia de docks,apenas akela barra lateral inutil e que consome imensa memoria,penso que em 15 anos poderiam ter feito mais evoluções ao nivel do sistema grafico,n deixa de ser um sistema estavel e com o qual ate gosto de trabalhar,tal como gosto de trabalhar com linux,dependendo do que estiver a fazer,mas o aspecto grafico e a interface poderia ter evoluido ao longo do tempo,quase que me arrisco a dizer que a diferenca entre o win 3.11 e o windows vista é a diferenca entre eu ter um desktop com um papel de parede a dizer sec XX e outro a dizer sec XXI,tudo o resto continua igual.

  32. Avatar de Fidas
    Fidas

    Bombástico! O windows deixou muita pessoa de boca aberta. Eu na altura já “bricava” com janelas num S.O. muito mais potente, o Amiga OS esse sim deixa muitas saudades. E sim sou da época em que se fazia o Load”” (nos fabulosos ZX Spectrum) e se afinava o “Azimuth” dos leitores de cassetes.
    Mas indiscutivelmente o sr. Bil Gates veio ajudar a revolucionar os sistemas operativos…..de certa forma já me sinto mais velho face à generalidade dos comentários que li. Excelente blog.

  33. Avatar de dajosova
    dajosova

    Uns breves comentários:

    – 3.11 era uma versão para redes, a versão mais usada era a 3.1. Nessa altura a internet ainda não havia sido massificada.
    – servia perfeitamente para jogos e variados programas da época. Não era só para processar texto ou folha de cálculo
    – 32 MB de RAM eram impensáveis num PC doméstico para a maioria dos utilizadores. Eu, por exemplo, tinha um Schneider com 3MB de RAM (2MB SIMM + 1MB onboard). Mais tarde fiz um upgrade para 5MB total.

    Bons velhos tempos em que se valorizava a tecnologia ao nanómetro e o autodidatismo terá sido, sem dúvida, uma experiência marcante e enriquecedora.

    P.S.: Abraço e cumprimentos especiais aos da geração DOS.

  34. Avatar de IceCube
    IceCube

    Isto bombava no meu primeiro PC Olivetti 286 16Mhz – 40MB – 1MB RAM Expansível a 8MB on Board e 16MB com Extensão de memória

  35. Avatar de pedro

    eu quero abaixar o windows 3.11 para istalar no meu pc so para conhecer como que é mas ja procurei por tudo mas não acho.

    se alquem quiser me ajudar nessa busca me endique um sati ou me mande o istalador do windows 3.11 pelo e-mail fe.ni2008@hotmail.com