Windows 11 tem uma funcionalidade que não é atualizada há 30 anos. Sabe qual é?

17 Comentários

O Windows 11 é uma das mudanças mais radicais no sistema operativo desde o Windows 8. A Microsoft quis deixar o passado para trás com uma interface repensada para melhorar a experiência do utilizador. No entanto, há uma caraterística que não foi atualizada em 30 anos. Sabe qual é?


Windows mantém design de 1994

Dave Plummer, um antigo funcionário da Microsoft conhecido por criar o Gestor de Tarefas e outras funcionalidades essenciais do Windows, partilhou um facto interessante no X. Plummer revelou que a funcionalidade de formatação de disco mantém o design original de 1994.

O que é mais surpreendente é que o dialog, que apresenta opções como a capacidade, o sistema de ficheiros e a label do volume, foi uma solução temporária.

Eu escrevi este dialog numa manhã chuvosa de quinta-feira na Microsoft no final de 1994.

Peguei numa folha de papel e escrevi todas as opções e escolhas que podia fazer em relação à formatação de um disco, tais como sistema de ficheiros, label, tamanho do cluster, compressão, encriptação, etc.

Escreveu Plummer.

 

O antigo programador do Windows NT refere que utilizou o Visual C++ 2.0 para gerar um dialog vertical com todas as opções ordenadas.

Não era elegante, mas servia até aparecer uma interface de utilizador elegante.

Acrescentou. Curiosamente, isso nunca aconteceu e a Microsoft manteve o design inalterado.

O dialog de formatação de disco do Windows é uma das muitas funcionalidades do sistema operativo que mantêm o aspeto e a sensação clássicos. Enquanto alguns criticam a falta de uma atualização, Plummer está orgulhoso do seu trabalho.

Se fosse uma coisa má, acho que já a teriam mudado.

Respondeu a um dos seus seguidores descontentes.

 

Por que é que a Microsoft mantém funcionalidades antigas?

Nos últimos meses, a Microsoft removeu algumas funcionalidades antigas que foram mantidas no Windows 11. Algumas delas, como o Explorer, foram redesenhadas para se adequar à nova estrutura, enquanto outras (WordPad) desapareceram porque não são mais usadas.

O Painel de Controlo é uma parte desse passado que muitos utilizadores da Microsoft rejeitam, mas existem razões convincentes para não o remover. Ao contrário do macOS, o Windows está instalado em centenas de milhões de computadores empresariais e governamentais. A eliminação de uma funcionalidade ou a atualização do design de uma funcionalidade requer uma análise minuciosa do seu impacto.

O Windows é vítima do seu próprio sucesso, razão pela qual atualizações como o Windows 8 ou 11, que incluem mudanças radicais na sua interface, nunca chegam a arrancar. As pessoas que utilizam o Windows há muito tempo estão habituadas a determinadas definições e formas de fazer as coisas.

A remoção completa de uma funcionalidade antiga pode ser confusa para estes utilizadores.

 

Leia também:

Microsoft: vai ser muito simples gerir as distribuições Linux dentro do Windows

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jota
    jota

    O que está bem feito, está bem feito! Muitíssimas vezes, apenas para dar uma nova cara, estraga-se o que está bem feito!

    1. Avatar de VTPC213
      VTPC213

      Isto. Não mudem o que funciona.

    2. Avatar de danyyelmendes
    3. Avatar de PGR
      PGR

      Tal e qual !!!

  2. Avatar de Pedro António
    Pedro António

    «As pessoas que utilizam o Windows há muito tempo estão habituadas a determinadas definições e formas de fazer as coisas». Estão tão habituadas, ou tão formatadas que já não conseguem trocar de sistema operativo,!

    1. Avatar de MLopes
      MLopes

      se quiserem conseguem.
      há alternativas no mercado embora dado o preço de algumas, não sejam acessíveis s muitos utilizadores comuns.
      outras até são gratuitas

    2. Avatar de Marcos
      Marcos

      Eu uso dual boot com Linux mint e digo está muito user-friendly…. até jogos no Steam já é possível jogar com boa performance….no entanto por alguns motivos mantenho o Windows….e na verdade até gosto de ambos…..

      1. Avatar de Pedro+António
        Pedro+António

        Sim eu usei a distro endeavouros e gostei mas acabei por voltar ao w11 porque gosto também deste sistema e permite maior ou mais fácil sincronização com o smartphone. Acho que o w11 melhorou.

  3. Avatar de Marcos
    Marcos

    O painel de controlo é muito útil e uma forma simples de gerir todas as funcionalidades do PC. Não descarto as novas interfaces de definições mas na realidade para fazer a mesma coisa enchem a interface do utilizador a navegar no meio de um monte de menus que fazem precisamente a mesma coisa e enchem o PC de “palha”

    1. Avatar de k
      k

      Já estão desde o windows 8, desde 2012, a refazer o painel de controlo “novo”. Até aqui só conseguiram espalhar funcionalidades por vários sítios. Não são necesariamente melhores e algumas interfaces até são objetivamente piores (a das impressoras e a das redes são ambas uma bosta)
      E pior, de vez em quando lembram-se de as mudar de sítio mesmo dentro dos novos sitios.

      Como consequencia temos 2 paineis de controlo e coisas espalhadas, o que nunca fez sentido para mim excepto num cenário de transição enquanto as funcionalidades são portadas do velho para o novo. Mas 14 anos a fazer portabilidade disto, por mais complicado que possa ser, é demasiado. Ou fazem ou não fazem, ficar a meio é que não. Até porque o painel de controlo antigo nao tinha problema nenhum, tinha bastado dar-lhe um visual mais moderno, talvez reorganizar algumas coisas e estava bom. Não era preciso terem reinventado a roda… ainda por cima quando só conseguiram criar meia roda neste tempo todo.

      1. Avatar de Marcos
        Marcos

        De acordo um aspecto mais moderno e ficava plenamente actual…..

  4. Avatar de Ken
    Ken

    If it ain’t broke, don’t fix it…

  5. Avatar de CA
    CA

    Há varias coisas no W11 que estão a funcionar mal ou que não entendo porque são apresentadas e passados uns dias já não funcionam.