Windows 10 vai conseguir correr em processadores ARM e Intel

51 Comentários

A ideia da Microsoft para os seus sistemas operativos passa pela unificação das plataformas em torno de uma única versão, que trará aos utilizadores uma garantia da existência de uma interface comum e a mesmo tempo a garantia das mesmas funcionalidades.

Este processo já foi iniciado pela Microsoft e o Windows 10 deverá ser a primeira versão que terá já parte desta uniformização incorporada no seu código.

As provas ainda não existem, mas rumores agora surgidos mostram que o Windows 10 será mesmo a ponte entre o passado e a futura versão unificada do Windows que a Microsoft procura.

win_10_mobile_1


Espera-se que a unificação do Windows em torno das várias plataformas onde corre possa simplificar vários processos relacionados com este sistema operativo.

Em primeiro lugar será mais simples os desenvolvimentos futuros de novas versões pois será estes vão ser feitos apenas em torno do núcleo único e que é central a todas as versões.

Em segundo lugar o desenvolvimento de aplicações ficará mais simples e facilitado pois existirá uma linguagem comum que será usada em todas as versões e que permitirá às aplicações transitar de plataformas sem qualquer esforço por parte dos utilizadores.

Esta linguagem “universal” existe já actualmente, mas a Microsoft pretende eleva-la a um nível ainda maior e permitir que os programadores criem apenas uma versão das suas aplicações, a universal, e que esta se adaptará automaticamente a todos os ecrãs e a outros elementos particulares.

Sabia-se que o Windows 10 marcaria o início da criação desta versão unificada do Windows, mas esperava-se que esta união fosse ainda impossível de ver por parte dos utilizadores.

A verdade é que rumores agora trazidos pela ZDNet mostram que afinal o Windows 10 pode ser já muito mais do que se esperava. Pode muito bem ser já uma versão que vai ser capaz de correr em processadores Intel e ARM, sem que para isso tenham de existir versões diferenciadas do mesmo, como acontecia com o Windows 8 e o Windows RT.

win_10_mobile_2

Segundo informações obtidas por Mary Jo Foley, da ZDNet, a versão do Windows 10 dedicada às plataformas móveis está prestes a estar terminada e a ser lançada para testes públicos, faltando apenas garantir a sua maturidade para esta disponibilização.

Quando for lançada, deverá seguir o mesmo caminho que tem sido visto na “versão PC” do Windows 10 e que tem resultado em actualizações e melhorias constante.

Este é mais um componente que se espera seja apresentado no suposto evento de Janeiro da Microsoft, onde o Windows 10 deverá ser lançado numa versões de testes mais abrangente e muito mais estável.

É também o primeiro passo no sentido da unificação das diferentes versões do Windows em torno de um núcleo comum e que será a base de todas as versões futuras, independentes da plataforma e da arquitectura onde vai ser corrida.

A revolução do Windows que o CEO da Microsoft, Satya Nadella, prometeu está a acontecer e esta será uma versão completamente nova do Windows, adaptada Às necessidades do utilizador e com ma interface comum e adaptada à plataforma onde corre, mantendo no entanto toda a sua base.

Comentários

51

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de rmcrys
    rmcrys

    A questão aqui não é se corre em ambas arquitecturas mas como irá decorrer a adesão ao ambiente tátil. O problema até agora é que houve desinteresse pelo anbiete tátil da Microsoft, e mesmo as grandes produtoras não adaptaram os jogos ao ecrã Metro/tátil. Se formos ao Windows 8.1 x86 ou RT ver quantos jogos existem na store ou adaptados …é de chorar.

    Falta ver se isso muda.

    1. Avatar de MM
      MM

      Os jogos a sério não se usa tactil, ou lá o que for.
      Serão sempre mouses, game controlers (comandos, volantes, etc).
      O futuro dos jogos não passa por tablets, sistemas operativos com touch! Os futuro dos jogos passa pela realidade virtual, em ambientes virtuais e sensores, em plataformas de controlo de comandos, etc.

    2. Avatar de Sergio
      Sergio

      entao, mas, um tablet é feito para jogos? um smartphone também? julgava que era primeiramente destinado para aplicativos e aumentar a produtividade!
      Quem quer algo portátil para jogos compra uma PSP ou uma Nitendo!
      Quem quer algo para jogar em casa, tem consolas à venda em todo o lado!
      Acho piada definirem a necessidade de terem um telefone de 400EUR, um tablet de 600EUR ou um portátil de 2000EUR, para ter como primeiro destino, jogar jogos e ainda dizerem que um sistema não vale de nada se não tiver 40.000.000 de jogos na store, mesmo que todos não passem de clones uns dos outros!
      Por essa ordem de ideia ninguem compraria um MAC porque jogos são rarissimos, ninguem compraria um blackberry, porque jogos são tb eles raros!

      Um telefone serve para fazer chamadas, enviar mails/sms, pesquisar online, ver documentos e partilhar dados quando necessário. No fundo, manter-se em contacto e partilhar “cenas”.
      Um portatil ou um tablet serve para isso tudo e muito mais(office, programar, trabalhar!).
      Uma consola (portatil ou não) serve apenas para jogar! Dái existirem!
      Como dizia o meu avô “cada macaco no seu galho”, e esta frase aplica-se que nem ginja aos diferentes conceitos de tecnologias e sistemas operativos.

      1. Avatar de jorgeazevedo1
    3. Avatar de filipe
      filipe

      gostava de o ver jogar pro evolution ou um call of duty com ambiente tatil…lolollol… jogos nunca

      outra coisa, num pc uso software a serio e nao aplicaçoes. Aplicaçoes é para tablet e tlm… o Autocad do pc nunca mais pode ser o do telemovel por exemplo…

      por isso nunca poderá ser bem igual…

    4. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      MM / Sergio / Filipe:

      os tablet/tlm, etc säo, näo para aquilo que voces acham que devem ser, mas para o que os donos os quiserem usar.

      Muita gente (eu incluido, outros como eu, também pessoas “mais maduras” e inúmeros do sexo feminino por exemplo) näo säo “hard core” e gostam de jogar jogos “light” ou de aventura/tabuleiro/pensar/etc cujos SoC (ARM/x86) chegam perfeitamente, e com um Input “touch”. Se assim näo o fosse a Apple/Google näo ganhavam biliöes com esse tipo de apps/jogos.

      Agora se voces näo gostam, näo acham útil, estäo no vosso direito. Só que säo a minoria.

  2. Avatar de jafOStes!
    jafOStes!

    Ja metiam a pub sem som… Qe visitar o site as 5h da manha e tlm começar a tocar do nada p acordar toda a gente… É desnecessario, já é a segunda vez.

    1. Avatar de Zelig
      Zelig

      Explica lá isso melhor??

      1. Avatar de nibbleShifter
        nibbleShifter

        é um gajo que não sabe como tirar o som ao telefone. Só isso.

        1. Avatar de AcefaliaMaxter
          AcefaliaMaxter

          Não, é uma preocupação legitima. Pub com áudio intrusivo é uma das piores práticas em termos de websites.

    2. Avatar de Vítor M.

      Isso só acontece no teu, desculpa lá. 😉 não há som nenhum no pplware.

      1. Avatar de joao
        joao

        No meu aconteceu o mesmo. Não foi a horas improprias, mas é chato.

        1. Avatar de Vítor M.

          A sério? A mim não e estou sempre ligado praticamente. Toda a pub que cai.. nenhuma tem som, a não ser que active.

    1. Avatar de MM
      MM

      Já tenho – apesar de não me fazer falta, já instalei.

  3. Avatar de kekes
    kekes

    Grande noticia. Ultimamente a microsoft tem-nos brindado com optimas noticias.

    1. Avatar de Diogo Pintas
      Diogo Pintas

      a microsoft nc levara 1 centimo meu, e so fails(millenium,vista,8), flops(surfaces) e afunda empresas como o skype

      1. Avatar de css
        css

        E tu? que fizeste hoje de melhor?e nos ultimos 10 anos? e 20 anos? e 30 anos?

      2. Avatar de filipe
        filipe

        windows XP, 7 e este 10 que promete?!?!?

      3. Avatar de Rui
        Rui

        Não digas asneiras que só te fica mal.

        Diz-me lá então um SO que seja vencedor e que tenha mais quota de mercado que os SO da Microsoft.

        Repara, só preciso que me digas 1 SO…….. excepto os da Microsoft, como é evidente!

        1. Avatar de Diogo Pintas
          Diogo Pintas

          o macdonalds tb vende muitos hamburguers, sao melhores que os caseiros?

          1. Avatar de Diogo Aleixo
            Diogo Aleixo

            Sem duvida a melhor resposta que alguma vez li.

          2. Avatar de Rui
            Rui

            Estás a perguntar-me se os hamburgers que a Macdonalds descongela para servir nas refeições é pior do que aquele que compras congelado!?

            Se tu ao menos imaginasses o que tu comes como caseiro…. deixa-te de tretas. Sabias que os hamburgers são restos de carne de origem duvidosa? Alguma que já foi rejeitada por conter salmonelas a mais e volta a ser “re-processada” e novamente embalada….

          3. Avatar de Jean
            Jean

            Éssa foi boa!!! kkkk

          4. Avatar de Jean
            Jean

            Mas Rui hambúrguer caseiro é feito em casa com carne moída que você escolhe no açougue (de picanha por exemplo!), com temperos naturais e com farelo de pão duro ou trigo.

      4. Avatar de NewJ
        NewJ

        Tomara tu poderes chegar a um Surface pro 3.

      5. Avatar de censo
        censo

        Deixa lá que a tua opinião também nao é muito importante para eles…

      6. Avatar de Jean
        Jean

        E agora Diogo Pintas o que diz sobre a Microsoft, sobre o Windows 10 gratuito?

  4. Avatar de marcotabuas
    marcotabuas

    Será que isto pode fazer nascer uma alma nova no meu querido Surface RT 1? 😀

    1. Avatar de Roger
      Roger

      A pergunta é, será que quem tem o RT vai poder instalar o windows 10 e passar a ter um tablet com windows normal, sem limitações? Se alguém tiver alguma informação, partilhe

      1. Avatar de MM
        MM

        Eu penso que isto implicará uma maior facilidade na criação de apps transversais, mas acho que a limitação do ARM continuará no que toca aos programas de terceiros – ou seja, não me parece que vás conseguir instalar programas normais num RT.
        No entanto, espero estar enganado, o meu RT ficava bem mais potente! 😀

        1. Avatar de Diego C.
          Diego C.

          Acredito que os aparelhos Windows RT irão rodar o mesmo sistema do Windows 10 para smartphones, compartilhando a mesma loja. Os que utilizam o windows pro 8.1, continuarão a utilizar o sistema para PCs.

    2. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Seria um excelente passo da MS, a ver vamos.

      Quanto a correr apps “normais”: apps compiladas para x86 não podem correr em ARM sem recompilar o código, e isso está dependente do developer. Se ele quiser ter o trabalho óptimo.

      Outro problema MUITO superior, comum a todas as máquinas, é que no mundo do Windows há toneladas de CPU e GPU diferentes, e daí que fazer uma app que corra na generalidade das máquinas e com Matias de x86 e ARM, é uma tarefa “impossível”.

  5. Avatar de Jorge Cunha
    Jorge Cunha

    A ser verdade, o que não acredito, será uma grande “notícia” para a Microsoft e um grande rombo para o Android.

    1. Avatar de Diogo Pintas
      Diogo Pintas

      o android e um SO que so se safa por ignorancia ou precos baixos, deixem as pessoas comprar lumias 530 a 79euros e verem que sao mais fluidos que androids de 500euros

      1. Avatar de rmcrys
        rmcrys

        Diogo Pintas, tu deves trabalhar para o pplware para destabilizar e recaudar “post”: ora dizes que a MS näo leva dinheiro teu, ora dizes que os Lumia säo melhor que os Android 🙂

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Ora nem mais. Comenta a favor de A porque sim e outras vezes contra A também porque sim……….

          Nem é preciso condenar os políticos por serem troca-tintas, há mais por aí!!!!

    2. Avatar de Fernando Rodrigues
      Fernando Rodrigues

      Sendo a fonte da notícia é da Mary Jo Foley, uma das jornalistas mais experts do assunto que acompanha a Microsoft desde a sua fundação, não acredito que seja apenas rumores.

      Acompanho regularmente o programa semanal que ela partilha com o Paul Thurrott e de facto os dois são os mais bem informados no que diz respeito a Microsoft.

  6. Avatar de David Ferreira
    David Ferreira

    e será que a xbox one vai ter direito a um windows 10 lool

  7. Avatar de Dumitru
    Dumitru

    Vom tantas noticias boas da ms e a pplware continua vom una app mesquinha na wp store e desactulizada desde 2012 ( ja toquei no assunto e volto novamente eh altura de darem una revisada na UI e na parte de poder videos! Disseram que ja estao a trabalhar mas demora meses para cer algo! Quando decidirem lancar a app ai ja esta lancado o Windows 10 e mais una vez voca app desactualizada, pena!

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      E agora em portugues….

      1. Avatar de rmcrys
        rmcrys

        Souberas tu falar russo (?) como ele escreve portugues 🙂

    2. Avatar de censo
      censo

      Isso tudo quer dIzer o quê? A app pplware do wp é a que uso para aqui fazer os meus comentários e acho que é das melhores apps.

  8. Avatar de rguerra
    rguerra

    Olá,

    Desculpem a minha ignorância, mas se calhar aqui é um bom sítio para perguntar. A pergunta é: ainda não saiu o Windows 9 e já se fala do 10? Ou vão saltar do 8 para o 10? Alguém pode explicar?

    Obrigado!

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Não vai haver Windows 9. Vão saltar do 8 para o 10.

      1. Avatar de rguerra
        rguerra

        Ok, obrigado, está esclarecido! Vamos então esperar por esse Windows 10!

  9. Avatar de Mário Jorge
    Mário Jorge

    Se eles querem ganhar terreno ao android no campo dos telemoveis e tablets, basta disponibilizarem estas versões gratuitas.
    visto que não existem updates para android, muitos tablets e telemoveis estão desactualizados.

    1. Avatar de Bruno Coimbra
      Bruno Coimbra

      Para écrans inferiores a 8” (se n estou em erro) a versão do Windows é grátis (WP e W8.1) e isso já acontece, esses tablets que tem saído com o windows8.1 n pagaram pelo SO (pelo menos n diretamente n sei se tem de pagar royalties ou assim)

    2. Avatar de Marco
      Marco

      os fabricantes não pagam licenças no mobile.
      Qt ao eles disponibilizarem rom para tablets e smart, não estou a ver, drivers para mil e uma configurações.

  10. Avatar de Karina silva
    Karina silva

    “pergunta é, será que quem tem o RT vai poder instalar o windows 10 e passar a ter um tablet com windows normal, sem limitações? Se alguém tiver alguma informação, partilhe…” boa pergunta também queria saber. isso ta parecendo ate piada
    Oração: O processador é meu pastor, e HD não me faltará! kkk
    http://piadasengracadas.net/as-melhores-piadas/
    vi esta piada ai neste site só assim para poder sorir