Windows 10: Não use ferramentas de limpeza do registo

64 Comentários

Considerado como o “coração” do Windows, o registo do sistema mantém várias informações fundamentais para o bom funcionamento entre o sistema e outras aplicações.  No entanto este é também o local onde existe mais “lixo” e daí existirem aplicações para limpar e optimizar.

Mas, com o lançamento do Windows 10, os optimizadores de registo deixam de fazer sentido!



São várias as aplicações “milagrosas” que prometem ajudar os utilizadores a ter um sistema sempre limpo e com a melhor performance possível. Depois de ter sido um assunto debatido no passado, devido ao caso CCleaner, a questão dos optimizadores do registo volta a ser debatida, em especial no reddit.

win10_11

De facto, além do CCleaner, a Microsoft não aconselha qualquer software deste tipo isto porque pode introduzir erros irrecuperáveis no sistema:

Some products such as registry cleaning utilities suggest that the registry needs regular maintenance or cleaning. However, serious issues can occur when you modify the registry incorrectly using these types of utilities. These issues might require users to reinstall the operating system due to instability. Microsoft cannot guarantee that these problems can be solved without a reinstallation of the Operating System as the extent of the changes made by registry cleaning utilities varies from application to application

Não se sabe ainda ao certo quais as alterações introduzidas pela Microsoft no Windows 10 ao nível do registo. No entanto, a decisão final de usar ou não optimizadores no Windows 10 cabe ao utilizador.

Usa alguém optimizador de registo no Windows 10? Se sim, qual?

Comentários

64

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sergio Silva
    Sergio Silva

    Ja usei varias vezes no 10.. e ate agora sem problemas.. mas se desaconselham..

    1. Avatar de Ivo Barbosa
      Ivo Barbosa

      Uso em vários pcs com o windows 10 e só me ajuda…

    2. Avatar de Mota
      Mota

      +1

      Aos anos que uso isto e nunca tive nenhum problema, bem pelo contrário.

  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    Tenho usado o Ccleaner no W10 há uns 4 meses e até agora não tive qualquer problema.

    1. Avatar de fornost
      fornost

      eu também, mas na versão antiga (8.1) me deu um problemão²… eu não fazia backup, agora continuo usando, mas mantenho todos backups do registro. 🙂

  3. Avatar de Seb
    Seb

    Eu uso o advance systamcare e limpo os registos 2 a 3 vezes por semana e sempre que desinstalo algo faço a limpeza completa desse software que desinstalei …

    1. Avatar de Mario Silva
      Mario Silva

      O Advanced System Care é lixo, é PUP.. podes ler na Internet artigos.. ele cumpre coisas que não faz.. e engana os utilizadores, para alem disso só está a fazer mal do que a fazer melhor, então a famosa limpeza de memoria são várias pessoas iludidas, depois queixam-se de BSOD.. ou de problemas no arranque, ou então um programa que não abre ou não funciona como deve ser..

      Cuidado com o registo do Windows..

      CCleaner é 10x mais seguro que o advanced system care, o Advanced System Care é PERIGOSO.. e é APENAS UMA ILUSÃO que não melhora nada!

      A não ser limpar apenas ficheiros inuteis tais como o CCleaner, de resto o que o Advanced System Care faz é utilizar apps nativas do Windows, só que de forma automática, nesse caso prefiro saber onde estou a alterar, do que usar um programa terceiro

      Podes ler aqui tudo sobre o Advanced System Care
      http://www.bleepingcomputer.com/forums/t/421472/iobit-advanced-system-care-good-or-bad/#entry2426877
      http://www.bleepingcomputer.com/forums/t/572589/what-think-about-advanced-system-care-good-or-not-good/#entry3675332

      1. Avatar de Carlos Phantera
        Carlos Phantera

        Isso é tanga meu amigo, fiz parte do desenvolvimento do ASC e nada disso é verdade, enquanto o CCleaner já houve bastantes reclamaçoes de modificaçoes no core do registo que depois são irreparaveis…mas se ñ confia porque ñ limpa o registo manualmente?

        1. Avatar de Vagner Oliveira
          Vagner Oliveira

          Valeu Carlos Phantera, é muito bom ter a opinião de alguém se envolveu no projeto.

        2. Avatar de Luis
          Luis

          das duas vezes que usei o ASC, deu me problemas na maquina e por consequente tive de formatar o pc, por outro lado o CCleaner e o Glary Utilities nunca me deu probelmas!

      2. Avatar de Gustavo
        Gustavo

        engraçado que depois que usei o Advance System Care o arranque ficou bem mais rapido.

  4. Avatar de camt
    camt

    Nada de novo já com os antigos se não tivéssemos cuidado ao limpar coisas do registo também isso podia acontecer.
    🙂

  5. Avatar de Carlos
    Carlos

    Já usei várias vezes o iobit e sem problemas.
    Por enquanto que surpresas aparecem sempre, no ultimo upgrade fiquei sem menu iniciar entre outras coisas.
    Mas tá bem vamos vivendo assim .

  6. Avatar de Rafael
    Rafael

    Será por isto que eu nao consigo usar o meu office nem reinstalar nem abrir nem desinstalar?

  7. Avatar de Freitaz
    Freitaz

    Também muitas empresas dizem que não devem usar jogos/software pirateado desaconselham mas milhões de pessoas fazem.
    Eu uso ate agora nunca tive erros, usei desde o xp ate agora ate to usando

  8. Avatar de Palma
    Palma

    Quanto custa ? o LUMIA 960 DA MOCROSOFT – ESTOU INTESSADO NO Windews 10.1 “Phone” quanto custa ?
    QUERO RESPOSTA EM PORTUGUÊS, OK

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      QUERES UMA RESPOSTA EM PORTUGUÊS? MAS TU NÃO SABES ESCREVER PORTUGUÊS

    2. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Tipo usar o google?
      Mas olha usa o http://www.google.pt que é o português, certo?

    3. Avatar de Ricardo Raimundo
      Ricardo Raimundo

      Forgot to take your medicine my chap?

    4. Avatar de Goncalo
      Goncalo

      Para que queres uma resposta em Português se nem Português sabes?

    5. Avatar de Artur
      Artur

      Nem existe Lumia 960!!

    6. Avatar de John007
      John007

      Bad Craziness.

    7. Avatar de kadu
      kadu

      lol Sim tou farto de ver artigos e comentários no pplware em alemão, russo e chinês…

      1. Avatar de Dinis Coelho
  9. Avatar de Radioaktive
    Radioaktive

    A Microsoft que lance uma ferramenta oficial então!

    1. Avatar de YaBa
      YaBa

      +1
      Ora nem mais.

      A Microsoft sabe tão bem quanto qualquer um de nós que os programadores são desleixados, instalam-se programas mas na grande maior parte das vezes ao desinstalar ficam sempre “restos”.
      Desde o Windows 95 (quando o sistema de registo foi introduzido) que nunca houve nenhum sistema de limpeza ou optimização decente. Sempre foram terceiros a desenvolver aplicações para limpar a “peça” essencial do Windows. Porquê?

      1. Avatar de Alex Fabiano Longo
        Alex Fabiano Longo

        O win10 seria a chance pra eles melhorar o registro do windows, criar uma ferramenta nativa, usei muito o scanreg /fix mas esse sumiu do sistema, deveria voltar e com interface gráfica simplificada.
        quem se lembra do scanreg?

    2. Avatar de José Maria Oliveira Simões
      José Maria Oliveira Simões

      Ainda hà de chegar o dia. O melhor é esperar sentado.

  10. Avatar de José Maria Oliveira Simões
    José Maria Oliveira Simões

    Eu desaconselho o windows 10 por usar o registo. Julgava eu que a Microsoft iria finalmente deixar de usar o registo. Mas não, ainda não aprenderam nada com o minix, Unix, Linux, bsd, hp ux, aix, Data General AOS/VS … etc. Porque não avançaram com o Santa Cruz Operating system que é baseado no Linux ? Sempre faziam melhor figura ! E porque não avançam com um filesystem do tipo do zfs e o uso do raidz ?

  11. Avatar de miguelito
    miguelito

    uso ccleaner e wiseregcleaner todas as semanas desde a versão 10240 com todos os piscos e 0 problemas

  12. Avatar de luis reis
    luis reis

    já tive problemas quer com o Ccleanner, a barra menu iniciar desapareceu, tive também com outro ao ponto de ter que reinstalar o windows

  13. Avatar de Anderson
    Anderson

    Assunto velho, começou a retrospectiva 2015?

  14. Avatar de Paulo Jaime
    Paulo Jaime

    Uso há anos optimizadores e nunca tive problemas….. neste momento uso o IOBIT-ASC 9 sem problemas , no Windows 10 …. tive ocasiões de ter que sacar à unha no ” regedit ” do Windows , ficheiros que não queriam sair e esses sim provocavam instabilidade…….

    1. Avatar de José Maria Oliveira Simões
      José Maria Oliveira Simões

      Esse é umas das queixas eu que tenho. Ter que dar uma marretada no registo à unha é lixado. Aquilo tem lá lixo até dizer chega. Leva-se séculos a limpar a quilo. A outra é haver nabos a escrever no registo. Se não houvesse registo, nada disto se passaria. Já fui obrigado a apagar directórios e programas via martelada no registo.

  15. Avatar de Manuel
    Manuel

    Pois eu utilizei um optimizador de registo de Windows e agora não consigo ver, no canto inferior direito, a ligação sem fios/por cabo

  16. Avatar de daiquiri2
    daiquiri2

    “Limpar” o registo é como desfragmentar um SSD. Só faz mal e é apenas efeito placebo.

    É preciso actualizar as mentalidades do pessoal

    1. Avatar de José Maria Oliveira Simões
      José Maria Oliveira Simões

      Essa do SSD é caricata. o que tem a haver o registo do windoes com a organização e administração da memoria do SSD ?

      1. Avatar de daiquiri2
        daiquiri2

        estava a fazer uma analogia do tempo em que os SSDs apareceram e ainda se pensava ou discutia se tinha-se ou não que os desfragmentar.

  17. Avatar de Victor Martins
    Victor Martins

    Por um lado não é muito bom, limpar os erros de registo que o ccleaner apresenta…
    Quem procura algo especifico, não vejo problema nenhum remover esse problema especifico…

  18. Avatar de ZarkBit
    ZarkBit

    ……Isto dá pra conversa que nunca mais acaba, à imenso tempo que se fala nisto, sem estar a entrar em muitos detalhes sim, a limpeza das chaves de registro pode causar problemas (quando limpas através destas ferramentas/limpeza automática) o ideal é verificar o que vai ser limpo, se não sabes o que é, não mexas, se tens a certeza de que determinada chave não vai ser utilizada então “à partida” pode-se apagar (ya ya é chato limpar manualmente 900 chaves supostamente inválidas *cough*). Uns usam e nunca tiveram problemas, outros usaram e tiveram problemas, por acaso já vi e farto-me de presenciar casos em que a limpeza automática dá barraca, de vez em quando até que faz bem limpar o registro, mas pode causar problemas, só mesmo em casos extremos é que deve ser feito (eu coloco isto na mesma categoria da formatação, apenas como último recurso).

  19. Avatar de Raul Machado
    Raul Machado

    Usar alguém para optimizar o registo? Não sabia que havia optimizadores do registo….

    1. Avatar de ZarkBit
      ZarkBit

      lol, és terrível xD

  20. Avatar de Joaquim Pedro
    Joaquim Pedro

    Utilizo desde o Xp o Uniblue Register Booster /2015 e agora o 2016. Mas também uso o Iobit Malware Fighter e o Advanced System Care Ultimate 8.2 e não notei nenhum problema desde que instalei o W10…

    1. Avatar de Pedro Moreira
      Pedro Moreira

      Isso não presta, o Advance System Care não cumpre o que prometo sugiro que vás ler a internet, Iobit Malware Fighter? Isso não apanha nada! É um desastre total, conselho de amigo mantêm-te longe do software da Iobit.. principalmente o malware fighter que nem chega nem aos pés do MalwareBytes nem de nenhum outro anti-malwarE

      Nem vou falar no Uniblue Register Booster, cuidado.. muito cuidado..

      Todos esses programas que referiste são PUP’s podes ir ler na Internet em foruns especializados! 😉

  21. Avatar de Brickage
    Brickage

    Continuem a utilizar as ferramentas, a Microsoft nunca aconselhou o seu uso e nada mudou no registo no Windows 10 comparado com os SOs anteriores.

  22. Avatar de Tiago Hipolito
    Tiago Hipolito

    Confesso que li esta noticia e instalei logo a versão mais actual do CCleaner. Corri de imediato a limpeza do “lixo” e do registo como tenho feito desde o inicio do desenvolvimento desta fantástica ferramenta e … voila… ainda consigo publicar no pplware, o que quer dizer que continuou a correr bem…

    será impressão minha ou esta noticia já tinha sido publicada antes…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Antes foi uma noticia referente ao ccleaner. No entanto o Ccleaner lançou no dia 17 um update para a sua ferramenta.

  23. Avatar de Mylittlelife
    Mylittlelife

    Eu apenas uso o CCLEANER (+ Disk Cleanup) desde o Windows 7 e os PCs estão super fluídos e sem stress, estando claro que primeiro dou uma olhada no que o CCLEANER sugere apagar do registo. Por norma apago 1x cada 1 ou 2 meses ou após muitas (des)instalações.

  24. Avatar de Silva
    Silva

    melhor de todos o “PrivaZer”

  25. Avatar de fogo
    fogo

    Da última vez que usei o ccleaner lixou-me um programa qualquer da mother board, que arrancava no boot. Isto no windows 8. Nunca mais consegui resolver. É lidar.

  26. Avatar de edivan Baptista
    edivan Baptista

    guidcache… Está faltando ! Como faço para recuperar… Você tem guidcache.reg para a relocação! Urgente!

    edivan.baptista@gmail.com

  27. Avatar de jaugusto
    jaugusto

    Nunca mexo no registo nem com o ccleaner nem com o bleachbit no linux.

  28. Avatar de WEDERSON
    WEDERSON

    Sempre usei o ccleaner pra limpar erros o registro mas de uns tempos pra cá toda vez que usa tenho que restaurar meu computador pra um ponto de restauração anterior a limpeza do registro. Será que alguém sabe o que pode ser isso, pois nunca tive esse problema antes, obrigado.

  29. Avatar de Diogo Jesus
    Diogo Jesus

    À uns dias atrás tive problemas no pc depois de limpar o registo.
    Dava critical file failure e tinha de repor tudo.
    Só consegui perceber que era da limpeza de registo depois de me acontecer a 3ª vez.
    Depois disso já fiz a actualização do Ccleaner e nunca mais me voltou a acontecer

  30. Avatar de Dinis Coelho
    Dinis Coelho

    Alguém usa Glary Utilities ?

  31. Avatar de Jose Freitas
    Jose Freitas

    Utilizo actualmente o AVG PG Tune Up, sem qualquer problema. Já utilizei vários desde o Win XP e 0 problemas. Com o cc cleaner sim, já tive problemas.

  32. Avatar de Tarcis
    Tarcis

    Eu uso o Windows registry repar

  33. Avatar de SD
    SD

    Eu uso o CCleaner no WIN 10 e nunca me deu problemas.

  34. Avatar de César Machado
    César Machado

    Uso a própria ferramenta do Windows 10: sfc.exe /scannow – ative o cmd em modo administrador antes de executar a ferramenta

  35. Avatar de Antenor Paiva
    Antenor Paiva

    Utilizem o Revo Uninstaller Pro. Com ele você desinstala os programas a também já limpa resíduos deixados por eles no registro.