Windows 10 Creators Update: Como estamos de privacidade?

29 Comentários

Desde que foi lançado o Windows 10 sempre foi apontado como um “sistema espião”  pelo facto de recolher muita informação. As críticas foram muitas e até a própria União Europeia se mostrou muito preocupada, querendo mesmo saber o que a Microsoft faz com a informação recolhida do sistema.

Com o Windows 10 Creators Update a Microsoft abre o jogo e revela que tudo é agora ainda mais transparente e o utilizador tem maior controlo sobre o que a Microsoft pode ou não fazer.


Como já tínhamos informado aqui, a Microsoft preparou um novo centro de privacidade que dá ao utilizador mais poder no que se refere à recolha de dados por parte da Microsoft. Num publicação disponível no blog da empresa (ver aqui), a Microsoft explica em detalhe as novidades introduzidas ao nível da privacidade com o novo Windows 10 Creators Update.

Primeiro o sistema apresenta mais informação sobre todas as novas funcionalidades, a política de privacidade foi também ajustada e o utilizador passa a ter mais controlo sobre os dados recolhidos.

A Microsoft criou também uma nova interface onde reune todas as opções relativas à privacidade tal como mostra a seguinte imagem.

A Microsoft tem vindo a mostrar a transparência do seu sistema no que diz respeito à privacidade. Com as opções agora disponibilizadas, os utilizadores têm um melhor controlo das informações que a Microsoft recolhe, podendo decidir se deixam ou não que essa informação siga para os servidores da Microsoft.

Com todas as opções agora disponibilizadas, acham que ainda há razões para desconfiar da Microsoft? 

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de António Sousa
    António Sousa

    Durante o processo de upgrade, desativei todas as opções e siga…

    1. Avatar de Nitroglycerine
      Nitroglycerine

      E que consequências tem essa pratica? Deixas de ser “observado” para sempre pela Microsoft? Não me digas que o sistema de recolha de dados que faz parte do sistema operativo vai deixar de funcionar…!

  2. Avatar de Freitas
    Freitas

    Vai haver sempre razão para desconfiar, é uma empresa que vive de informação para melhorar os seus produtos.

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      A Google e o Facebook,como exemplo, VENDEM a informação que recolhem para melhorar os seus…lucros!! E não vejo ninguém preocupado ou a deixar de expor a sua vida nas redes sociais…prefiro a “política” da Microsoft!!

      1. Avatar de Freitas
        Freitas

        Mas isso não é novidade, isto é só um tapa olhos, ou acreditas nas políticas deles?

        1. Avatar de Joao
          Joao

          Se é um tapa olhos e estás assim tão certo disso, processa-os. És capaz de ganhar uns belos trocos. Ou se calhar não é assim tão tapa olhos e apenas aceitas as coisas como são porque não estás para te chatear.

          1. Avatar de Freitas
            Freitas

            Só acredita quem quer.

    2. Avatar de censo
      censo

      Como é que achas que as outras tecnológicas funcionam? vão a tua casa pedir informações ?

      1. Avatar de Freitas
        Freitas

        Sabes ler o artigo e juntar o meu comentário é que não parece, não disseste nada de útil.

        1. Avatar de censo
          censo

          Não respondeste às minhas perguntas. Desculpa, à minha pergunta. A segunda é só retórica, caso não tenhas percebido…

          1. Avatar de Freitas
            Freitas

            lol deves te achar esperto, senão nem comentavas, a tua resposta está no meu primeiro comentário.

          2. Avatar de Freitas
            Freitas

            Andei a ler os teus comentários, e digo te sem comentários, arranja uma ocupação que isso está a fazer-te mal, mas estamos a falar do Windows ou dos outros, o artigo é para Windows, comentar Windows e responder a perguntar que foi feita.

  3. Avatar de djofight
    djofight

    spybot antibeacon

  4. Avatar de Miguel
    Miguel

    Mesmo que tenha esta opção ninguém sabe o que realmente se passa no sistema que pode ainda assim recolher dados. pode ser um gênero de uma aplicação flash que seja máscara por fora mas que não altera nada e ainda assim recolher. prefiro software livre e agora que tive problemas com instalação de programas. em duas máquinas diferentes porque pura​e simplesmente não consigo instalar e não são programas crackados, são programas free, para mim chega. já só estava a usar programas livres no sistema da Microsoft e fazem isto. um era o burnawere e o outro era o format factory. agora só uso Open source. bye Microsoft

    1. Avatar de censo
      censo

      Isso é já mania. Está no ramo das patologias. Precisas de tratamento. Open source é a solução? Isso só pode ser para rir…

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        sem comentários

        1. Avatar de censo
          censo

          Então ? Ainda não descobriste como não partilhar dados ? Eu sei, e é muito fácil. Experimenta desligar a ligação… É assim com todos os sistemas.

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            gostas que o trump saiba o que fazes. be my guest Mr censo. shutting down all system

  5. Avatar de Luís M
    Luís M

    Estou a usar o W10 Home e ainda não encontrei a opção para adiar as atualizações. É ou não possível adiar?

    1. Avatar de J. Frazão
      J. Frazão

      Definições >> Atualizar e Segurança >> Windows Update >> Opções Avançadas.
      Mas não sei se terás essas opções de adiamento na versão Home. É provável que esteja disponível apenas na versão Pro.

      1. Avatar de Luís M
        Luís M

        Não existe funcionalidade de pausar os updates no W10 home, supostamente era uma das novidades deste update.
        Banhada, era única novidade que me interessava.

  6. Avatar de Luis Gervasio
    Luis Gervasio

    Como nos podemos queixar de privacidade quando há pessoas que põe tudo nas redes sociais…

    1. Avatar de Nitroglycerine
      Nitroglycerine

      Isso é com elas. Há claramente uma necessidade de exibir, de se mostrar a quem quer ver. Se vão de férias ao estrangeiro, têm de o publicitar. Muitas vezes antes da abalada, ou durante a estadia. Como consequência, quando regressam descobrem que foram visitado pelos amigos do alheio…

  7. Avatar de Luis Gervasio
    Luis Gervasio

    Como nos podemos queixar de privacidade quando há pessoas que põe tudo nas redes sociais…

  8. Avatar de poiou
    poiou

    Até podem desactivar a recolha de informação (se deixa de enviar ou não a informação, isso é outra história), mas depois não podem exigir cortanas, pesquisas de acordo com os gostos e etc.
    A inteligência artificial (usada nas cortanas e outros que tais) precisam de aprender com a nossa informação.

  9. Avatar de Valter Schulz
    Valter Schulz

    Não vejo o pessoal fazendo postagens sobre questão de privacidade de como o Google, Facebook e diversos outros sites fazem com os dados pessoais, não estou defendendo a Microsoft, se não quiserem ter problemas com privacidade não usem internet!, impossível!, não?

  10. Avatar de Filipe V
    Filipe V

    Usem ferramentas com o Spybot AntiBeacon e o Shutup10 para desligar a telemetria.

    1. Avatar de censo
      censo

      ….que recolhem a informação…e sabes lá o que fazem com ela. Se calhar depois vendem-na aos interessados, em pacotes !

  11. Avatar de stealth
    stealth

    uau, mais uns botoes para o pessoal brincar, que fixe. quero mais