Wikipedia na falência?

24 Comentários

Wikipedia arrisca fecho por falta de verba! A popular enciclopédia colaborativa só tem dinheiro para se manter em actividade durante mais três ou quatro meses. O aviso foi feito ontem, em Genebra, no âmbito na conferência de tecnologia Lift07 por Florence Devouard, presidente do conselho de administração da Fundação Wikimedia.


Devouard afirmou que, caso não sejam conseguidos mais fundos, “não é impossível que a Wikipedia desapareça”. Recorde-se que as páginas da Wikipedia e dos restantes sites associados à Fundação não têm publicidade, sendo os seus custos com a manutenção dos servidores, ligações à Internet e funcionários pagos com dinheiro proveniente de donativos dos utilizadores.

Fonte: Exame Informática

Partilhar:
Tags:

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jtiago
    jtiago

    Isso é inadmissivel!!!! agora como é que eu e metade da minha turma vamos fazer trabalhos???? looool

  2. Avatar de Ricardo Monteiro

    Naoo.. pego varias informações lá para fazer trabalho da faculdade! =(

    assim nao da, assim nao pode.. =(

    Pq a MS nao patroncina? Coloca um bannerzinho do VISTA la e deu!

  3. Avatar de Christophe Silva

    @jtiago @Ricadro Monteiro
    Este link pode ajudar-vos :p

    Realmente é uma pena que venha a fechar!!

  4. Avatar de jtiago
    jtiago

    obrigado Chrisophe Silva!

  5. Avatar de m4n_in_bl4ck
    m4n_in_bl4ck

    Com uma espécie de Google AdSense eram capazes de se safar…

  6. Avatar de CrV13
    CrV13

    Isto tá mau para a wikipedia…
    Agora como vo buscar a informação que nessecito…
    :S

  7. Avatar de Evandro
    Evandro

    O Wikipedia cresceu muito para acabar dessa forma, é quase impossível ler um texto na internet sem um link para um wiki!

    Com certeza vai aparecer alguém com um dinheiro para ajudar o Wikipédia (assim espero) e quem sabe a mais nova aquisição do Google???

  8. Avatar de Snakk3

    eu acho que um site como estes não pode nunca acabar , se tivesse cartao de credito até eu dava 5euritos para a caixa 😐

  9. Avatar de Evandro
    Evandro

    Estive cá pensando. Será que isso não é jogo do Wikipédia para aumentar a coleta de fundos?? Pensem como será a reação da maioria com relação a isso. Muitos vão ficar desesperados e vão fazer sua doaçãozinha, até eu pensei em fazer. Veja o comentário do Snakk3!

  10. Avatar de keops
    keops

    Não acredito muito nisso, a wiki de facto não tem publicidade e cresceu imenso, os custos de servidores e manutenção e gente a trabalhar devem ser bastante elevados e devem ter crescido bastante. A menos que a wiki consiga um patrocinio não sei como é que se irá aguentar, para muita tristeza minha.

  11. Avatar de Vítor Araújo
    Vítor Araújo

    Quando o Google comprou o YouTube eu lembrei-me logo: Queres ver que a seguir compram a Wikipedia… E não me admirava nada que depois deste tipo de notícias o fizessem.
    É um belo projecto e que vai de encontro às políticas de investimento do Google
    Espero mesmo que a Wikipedia se mantenha, com qualidade, como projecto independente ou não.

  12. Avatar de Miguel Jeri
    Miguel Jeri

    Espero bem que isso não venha a acontecer, mas em último caso um pouco de publicidade e resolve-se o problema, pois oferta não falta. A não ser que ponham o princípio da não-publicidade à frente da sua própria existência.

    Claro que prefiro uma wiki sem ads mas não me posso queixar se num futuro próximo existirem, visto que nunca doei nada! E já fiz imenso uso daquilo 😉 Prefiro uma wiki com ads que não ter nada.

  13. Avatar de Marco Sousa

    Nunca acabará. No máximo chegara a ter um ou outro banner.

  14. Avatar de Bellator
    Bellator

    Tal como todos , espero bem não acabar, é uma grande valia para os trabalhos/duvidas, acho que todos os estudantes concordam, espero mesmo que não acabe. Nem que seja comprada por alguma outra empresa, mas que não acabe, é um grande projecto, e que tem crescido imenso.

    Wiki , Wiki…. :D:D

  15. Avatar de Robert
    Robert

    @CrV13

    Mas nem que não acabe não vai encontrar lá o verbo “nessecitar”!!
    Só brinca, hein!!! hahaha!

    Não acredito que fecha! Talvez mais fundos como disse Evandro!!

    Robert

  16. Avatar de Carlos
    Carlos

    Mais um para o Google adquirir

    Bem Haja
    Carlos

  17. Avatar de dc
    dc

    Exacto, um patriocinio aqui e ali, ou mesmo o método de nos registar-mos para obter-mos a informação chegará para o Wiki continuar! Mas a realidade é que os artigos não param de aparecer e torna-se difícil gerir tanta informação, eh eh

    CUMPS

  18. Avatar de zeto

    A wikipedia não pode ser comprada por nenhuma empresa privada, porque depois iam começar a censurar…

    Seria bom pelo google mas mesmo assim… talvez fechar todas menos a inglesa, visto ser a que tem mais artigos e a mais completa.

    Eu praticamente só uso a versão inglesa.

  19. Avatar de Anibal Ferreira
    Anibal Ferreira

    Preocupações para quê? basta um pouco de publicidade no site e problema resolvido, a mim não me incomoda um pouco de publicidade desde que continue a ter acesso a essa excelente ferramenta de pesquisa.

  20. Avatar de Bikoka Frita

    Se a notícia vem na Exame Informática então fico logo de pé atrás. Um pouco de investigação na net por parte desses jornaleiros permitiria que a notícia fosse um pouco diferente.
    O que se está a acontecer é que com o crescimento da Wikipedia num futuro próximo eles vão necessitar de 5 milhões de USD por ano para manter o projecto. As actuais campanhas apenas conseguem angariar 1 milhão de USD.
    O que a senhora quis dizer é que eles têm de arranjar formas inovadoras de angariar mais fundos.
    Enfim é o nosso jornalismo.

  21. Avatar de Miguel Jeri
    Miguel Jeri

    O google não é diferente das outras empresas. Ter ads é uma coisa, outra muito diferente é ser propriedade de uma empresa. Por outro lado a wiki é uma excelente forma de manter a diversidade linguística, eu pessoalmente uso tanto a versão inglesa como a portuguesa e tenho criado bastantes artigos na nossa língua. Seria uma pena que se reduzisse a uma única versão inglesa.

  22. Avatar de Chagas

    Eu uso e abuso da Wikipédia!

    Na minha opinião penso que publicidade simples no site não iria dificultar o utilizador na navegação mas iria ajudar em parte com as despesas da fundação!

    Vai ser uma pena se a Wikipédia desaparecer! :'(

    Um abraço,
    CHAGAS.

  23. Avatar de NAIR
    NAIR

    Ainda bem que essa PORCARIA do Wikipédia vai fechar. Tomara que feche. Até a China já andou proibindo o acesso ao Wikipédia. Algumas revistas importantes do mundo inteiro incluindo Brasil e Alemanha já implantaram informações falsas para testar o sistema, e as informações foram aceitas. O sistema é fálido. As pessoas das comunidades interiores do Wikipédia é falida. A maior parte da informações são falsas e/ou fragmentadas, sem coesão literária ou até mesmo como consulta. Ou seja, essa PORCARIA tem que sair do ar mesmo.

  24. Avatar de Paulo Henrique - Porto Alegre - Brasil
    Paulo Henrique – Porto Alegre – Brasil

    NAIR!

    no orkut tb tem tudo isso e muito pior!!

    nao foi com este intuito que criaram este site, mas da forma como ele éusado é que estraga!