Wikipedia em CD!

12 Comentários

A versão em CD da Wikipedia, enciclopédia on-line criada a partir das contribuições dos cibernautas, já está disponível para compra, com cerca de 2.000 artigos para aceder sem ligação à Internet. Esta versão da Wikipedia, que custará 14 dólares (cerca de dez euros), reúne 1.964 artigos, dos 1,7 milhões publicados on-line, exclusivamente em inglês, de áreas como literatura, arte, geografia, história, e ciências.

Wikipedia CD


Os artigos que constarão do CD foram seleccionados e visionados por voluntários que, sob a orientação de Martin A.Walker, professor de química da Universidade de Nova Iorque em Potsdam, verificaram a qualidade dos artigos escolhidos.Assim, não deverá haver o risco de encontrar artigos mal redigidos ou errados devido a actos de vandalismo que ocasionalmente ocorrem na Wikipedia on-line.

O objectivo desta versão multimédia da enciclopédia é estender o acesso a pessoas que não têm ligação à Internet.«Existem muitas pessoas que não têm acesso à rede. Possuem computador, mas não têm acesso à Internet, ou têm um acesso lento. Além de que se pode estar num local que não tenha acesso», afirmou Walker.

Esta é a realização de um desejo antigo do fundador da Wikipedia, Jimmy Wales, que nunca escondeu a sua vontade de ver a enciclopédia em versão multimédia off-line ou mesmo em versão papel.

Homepage: Wikipedia on DVD
Fonte: Diário Digital

Partilhar:
Tags:

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de sSs
    sSs

    Wikipédia em formato fisico? Já em formato web é a vergonha que é…

    A wikipédia tem um objectivo excelente mas existe muita desinformação na wikipédia… Prefiro dizer simplesmente “não sei” a pensar que sei quando afinal está completamente errado!

  2. Avatar de JS
    JS

    desde ja peço desculpas pois isto n é assunto deste post :S mas gostava de saber se algume me podia ajudar. É o seguinte, existe maneira de por uma password num disco externo,ou seja, tenho um disco externo e gostava que cada vez que o ligasse a um computador pedi-se password, sem password nao tem acesso ao disco…Isto é possivel?

    Muito obrigado e mais uma vez peço desculpa

  3. Avatar de filipe
    filipe

    Considero que a ideia um bocado se gosto, visto que o wikipedia foi feita por muito internautas e agora estarem a vender essa informação, pelo menos podiam dispender para download a wikipedia.

    Uma coisa é certa o Jimmy Wales já veio dizer que ou arranjava patrocinadores ou a wikipedia não durava muitos mais meses devido aos custos que tem, e ser gratuita.

    @JS também estava interessado um ter essa informação 😉 Não sei se o TrueCrypt da para esse efeito!

  4. Avatar de nrocha

    2 mil artigos é muito pouco, considerando que a versão online tem 1.7 milhões.

  5. Avatar de Anibal Ferreira
    Anibal Ferreira

    Parece-me que abusaram um pouco no preço, apesar de que nestes tempos nada é barato.

  6. Avatar de Carlos

    Existem enciclopédias 100% crediveis em cd ou dvd, a Wiki tem o seu sitio que é a net e mesmo assim está a perder muito prestigio, fora da net não tem interesse absolutamente nenhum, mais vale ir há taberna gastar 0s 10€ em “mines” e pagar umas rodadas aos velhotes que ao menos aprende-se realidades nem que sejam da vida .

    Bem Haja
    Carlos

  7. Avatar de Miguel
    Miguel

    Realmente que desperdício de dinheiro… mais vale pegar no dinheiro e ir a uma biblioteca consultar uma enciclopédia a sério…
    Acho que também existe uma versão em Português. (pelo menos no btuga tem lá o torrent… lol)

  8. Avatar de criswell
    criswell

    fiz o download do .iso, mas agora como o gravo para um dvd ou cd?

  9. Avatar de Alexandre Figueiredo

    @JS perguntou:

    “(…)existe maneira de por uma password num disco externo,ou seja, tenho um disco externo e gostava que cada vez que o ligasse a um computador pedi-se password, sem password nao tem acesso ao disco…Isto é possivel?”

    Existe! Chama-se TrueCrypt e foi mencionado recentemente aqui no Pplware. Podes encontrar o post onde está a descrição aqui.

  10. Avatar de Alexandre Figueiredo

    criswell perguntou:

    “fiz o download do .iso, mas agora como o gravo para um dvd ou cd?”

    Se tiveres o Nero podes usar um destes métodos:

    1 – No explorador do Windows, clica no ISO com o botão direito do rato e escolhe “Open with…” e depois escolhe o Nero na lista de programas que aparece. Depois basta clicares em Ok.

    2 – Abre o Nero Burning Rom (não é o Nero Express), vai ao menu “Recorder” e depois escolhe “Burn image…”. Procura o teu ISO e clica em Ok.

    Espero ter ajudado.

  11. Avatar de Jorge Salvador
    Jorge Salvador

    Vou Já fazer o download.

  12. Avatar de Cabral
    Cabral

    o preço ta um pouco elevado