WikiLeaks revelou o Athena, o spyware da CIA para o Windows

34 Comentários

É conhecido por todos que a grande maioria das agências governamentais tem conhecimento de falhas que afetam os sistemas operativos e que as exploram em proveito próprio.

Depois do sucedido com o WannaCry, chegou uma nova falha. A CIA está a explorar uma falha chamada Athena, que agora foi revelada pela WikiLeaks.

WikiLeaks Athena

Ainda não se sabe muito sobre a Athena, mas a WikiLeaks teve acesso a esta ferramenta e dada a sua perigosidade resolveu torná-la pública, para que a Microsoft e os utilizadores se possam proteger.

Do que é possível ler da informação disponibilizada, o Athena é similar a uma outra ferramenta já conhecida, o Hera, e afeta todas as versões do Windows, desde o XP até ao recente Windows 10.

Once installed, the malware provides a beaconing capability (including configuration and task handling), the memory loading/unloading of malicious payloads for specific tasks and the delivery and retrieval of files to/from a specified directory on the target system. It allows the operator to configure settings during runtime (while the implant is on target) to customize it to an operation.

Com base na informação disponibilizada pelo WikiLeaks, o Athena foi criado pela CIA em conjunto com a empresa de cibersegurança Siege Technologies, que se dedica, entre outras coisas, a desenvolver tecnologias ofensivas de guerra cibernética.

WikiLeaks Athena

A descrição do Athena mostra o seu grau de perigo e as potencialidades que tem quer para a agência quer para outro qualquer atacante que consiga ter acesso a esta ferramenta.

É claro que a CIA estará há já vários anos a explorar a Athena, usando as vulnerabilidades que consegue explorar, para espiar utilizadores do Windows e roubar informação que a agência precisa de aceder.

Depois do grave problema que foi o WannaCry, este poderá ser mais um ponto de exploração para futuros ataques que os cibercriminosos venham a criar. A Microsoft deverá, em breve, apresentar uma solução para este problema, algo que todos os utilizadores devem aplicar, tal como se provou recentemente.

Via: WikiLeaks

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis Braz
    Luis Braz

    Seria mais prudente esperar que a Microsoft corrigisse a(s) falha(s), mas isto sou eu a pensar!

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      Se já existe desde o XP não estou a ver a correção à vista

  2. Avatar de André Dias
    André Dias

    Deviam era hackear toda a CIA para lhe roubarem os dados, para ver se gostam do que andam a fazer ao longo destes anos todos aos utilizadores, sem dizerem nada sobre estas falhas que põem em risco a segurança dos dados das pessoas.

    1. Avatar de José
      José

      Pois como se os outros fossem todos uns santos! O estranho é ver este WikiLeaks sempre tão preocupado com as agencias americanas, recorrendo quanto possivel a traidores, mas é, paradoxalemnte, um autêntico nabo, para ser simpático,, em relação a russos e chineses (que por sinal só têmm um batalhão apenas só dedicado à guerra cibernética!) entre tantos outros. É muito estranho de facto expor com tante veemência os serviços secrtos de um só país. As intensões só eles as sabem!

      1. Avatar de ze manel
        ze manel

        Embora essa “preferência” não seja exclusiva ao wikileaks o que não falta são relatos de ataques vindos da China ou Rússia…
        Acontece que normalmente não são direccionados ao utilizador comum mas sim a empresas e instituições… Os americanos aparentemente têm hábitos diferentes, para além de terem tecnologia de espionagem superior…
        Mais depressa uma agência americana tem acesso ao nosso PC/email do que qualquer outra dos países referidos, talvez por isso haja essa “preocupação” com os americanos.

  3. Avatar de Luís
    Luís

    Felizmente temos o WikiLeaks para nos defender do totalitarismo.

    1. Avatar de José
      José

      Qual totalitarismo? Do Venezuelano? Chinês? Cubano? Norte-coreano? E mesmo da diriva russa? Curioso, sobre esses nem um piu! Chama totalitarismo aos serviços secretos de um país democrático, que lógica da batata.

      1. Avatar de Yaca
        Yaca

        São todos iguais! Mas os norte americanos estão um passo à frente na tecnologia.

      2. Avatar de Mario
        Mario

        Pais democratico os eua ???? Em que o candidato que ganha pode nao ser o que tem mais votos. Pensava que ja ninguem se acreditava nos sonhos americanos mas pelos vistos ainda muita gente anda a dormir Já agora esqueceu-se de referir a arabia saudita. Quanto a Russia, é democratica e tem a duma que é equivalente ao senado, so votam sempre nos mesmos porque depois da vacina de ocidentalismo que apanharam nos anos 90 (miseria, drogas, sida, decadencia) com um bebado ao comando (muito apreciado por sinal pelo ocidente) nao ficaram com vontade nenhuma de repetir a experiencia e o nivel de vida deles desde os anos 90 foi sempre a melhorar , inclusive os Russos ja nao aceitam trabalhar por 500 euros. Para terminar um pais em cujas agencias secretas espiolham toda a gente ate os candidatos presidenciais e tomam parte de um , é o que ?

  4. Avatar de Antunes
    Antunes

    A uns anos vi um documentário como a América usava os serviços do estado ao seu dispor como a NSA ou CIA para roubar informações a empresas da Europa, e depois passavam essas informações para empresas Americanas que ganhavam concursos, sabiam sobre patentes e descobertas cientificas, resumindo tudo verdade…

    Afinal quem é terrorista?

    1. Avatar de Antunes
      Antunes

      *Há uns anos

  5. Avatar de Jose
    Jose

    So bla bla bla, ja fecharam a CIA ? Nao, claro que nao, eles sempre fizeram e vao continuar a fazer.

    1. Avatar de Darth
      Darth

      Fechar a cia? Mas sequer sabes o que é a cia?!

  6. Avatar de Pedro
    Pedro

    Grande novidade, o governo americano sempre controlou o Windows, não é por acaso que o Windows e um monopólio.

  7. Avatar de Ricardo Gaio
    Ricardo Gaio

    Bem, vamos ter mais “fórróbódó” em breve…

  8. Avatar de bilgaitas
    bilgaitas

    Pela quantidade de disco ocupado por uma instalaçao do windows, se percebe que ha lá muito codigo que ninguem sonha sequer para que serve. O caminho que podemos tomar para fugir a este estado de coisas é apenas um. optar por software de codigo aberto, foi para isso mesmo que o criaram.

    1. Avatar de José
      José

      Outro coma teoria das conspirações. O windows é o sistema mais utilizado no mundo, acha que ninguém viu isso? Está a afi9rmar que os americanos são uma espécie de deuses que ninguém consegue superar, a não ser com clamorosas indiscrições de traidores, ao serviço de potências estrangeiras? Ninguém acha estranha esta novela? Curioso como a mente humana é tão discricionária.

      1. Avatar de Mario
        Mario

        ” Ninguém acha estranha esta novela?”

        Jose… tambem tu com a teoria da conspiração???

  9. Avatar de Allez
    Allez

    Alguns comentários ainda me deixam (ligueiramente) positivo em relação ao futuro. Vamos lá pessoal!

    1. Avatar de Allez
      Allez

      *(ligeiramente)

      1. Avatar de Mario
        Mario

        E temos razoes para isso.
        Parece-me que as novas geracoes sao mais despertas, pragmaticas e criticas
        Ha coisa de 10 anos atras era raro encontrar por aqui alguem que nao andasse com os sonhos americanos e quem dissesse algo que pudesse contraiar esses sonhos era logo destratado. Agora ainda se encontram com frequencia os sonhadores mas felizmente cada vez mais gente acordada.

  10. Avatar de Alvega
    Alvega

    Como foi já dito acima, perspectiva-se novos ataques….claro que a culpa é do utilizador, é sempre.
    Talvez seja também dos que aqui e em outros órgãos , passam a vida a propalar as virtudes de tudo o que é proveniente dos EUA, a chamada “boa imprensa”, mas uma vez por outra convinha contar a verdade ás pessoas.
    Nao que as alternativas sejam melhores, mas a impunidade, leva ao abuso e isso é pratica corrente em varias áreas por parte dos comedores de Hambúrguer compulsivos.
    Podia enumerar muitos casos, conhecidos, mas o que mais me ficou na memoria, e revolta, foi criarem um Tribunal Penal Internacional, para julgar crimes de guerra e outros abusos, que serve para todo o MUNDO, excepto para os Americanos, por expressa exigência (IMPOSIÇÃO) destes. Faz lembrar a historia dos Romanos que dominavam toda a Europa, ….toda nao uma aldeia gaulesa nao se deixava dominar.
    Somente lamento que nao vá assistir há queda do império, que como todos os antecessores, irá um dia abaixo, e na parte que me toca, peca por tardio.

    1. Avatar de Mario
      Mario

      “Nao que as alternativas sejam melhores”
      Depende das alternativas 😉

      Sim bem me lembro que os eua foram quem mais andou ai a apregoar o tpi, assinaram o tratado, porém ainda não ratificaram para nao ficarem sujeitos as leis internacionais que andaram a defender e apregoar. O mesmo se passou com o protocolo de Quiote, andaram a vende-lo e apregoa-lo mas quando chegou a hora recusaram-se a ter de o cumprir.
      Uma curiosidade. Sabe que o tpi reconheceu a inocência de Slobodan Milosevic ?

  11. Avatar de Manuel
    Manuel

    Sem a menor dúvida que serviços secretos de vários países andam há muito a explorar falhas de tudo e mais alguma coisa. Quem nos garante que mesmo software livre distribuído por algumas entidades não tem por tras a cia, nsa ou outra sigla qualquer? Faz-me lembrar uma notícia que li há uns anos de um site onde durante algum tempo a malta trocava informação sobre cartões de crédito roubados até que um dia chegaram que se vwio a descobrir que era operado pelo fbi. Acredito haver muito backdoor espalhado em software e sistemas.

  12. Avatar de Pedro
    Pedro

    Por cada ataque ou revelação de falha/breach no Windows, a apple vende milhares de unidades. É caso para dizer “fix your shit Microsoft”. Sinceramente dá-me “nojo” ver o que a CIA, NSA e afins fazem. Felizmente o WikiLeaks mostra-nos toda a verdade (ainda que noutros assuntos não seja um site positivo..)

    Eu pessoalmente não fui para Unix (seja Mac Os ou Linux, tudo igual), porque como gamer a única opção viável é mesmo windows. No dia em que os jogos que mais jogo derem no Linux digo adeus definitivo a este monopólio, até porque o Windows 10 é ridículo.

  13. Avatar de sakura
    sakura

    A google é que começa a publicar falhas do windows …. e se a google o faz pq não os outros, so faz com que windows seja ++++++ seguro.
    danos colaterais são quem não update in time o que é pro vezes complicado.
    (falta de ética) mas é o que temos hoje.

  14. Avatar de VaGNaroK
    VaGNaroK

    Está parecendo Déjà vu, pois está parecendo corriqueiramente falhas a ser exploradas e públicas ultimamente nos sistemas windows.

  15. Avatar de Pedro
    Pedro

    Isto são falhas graves que são exploradas e condenam informação muito importante. E também nos obrigam a ter os updates do Windows sempre ligados, que como se sabe no Windows 10 interferem (e muito) com os jogos online. Quantas vezes não tenho o PC de repente a usar mais CPU (sim os updates usam muito CPU) e o meu ping aumenta, porque o windows decide verificar por atualizações. Nem nos dão opção para sermos nós a procurar, ou está ligado ou…. está ligado. Por regedit desativo os updates automáticos e ligo de vez em quando, mas nem todos sabem fazer isso. Devia haver opção explícita. Cancro de OS basicamente. Mas infelizmente sou gamer e no Linux não posso jogar battlefield nem witcher nem quake

  16. Avatar de Ras'al'Gul
    Ras’al’Gul

    Linux à pelo menos 7 anos. Slackware e/ou Ubuntu/Kubuntu por estes lados. Jogos? Safa-se como se pode. De resto…

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Pois.. é só por isso que ainda não mudei. Jogos. Porque de resto é superior em tudo

  17. Avatar de diogo
    diogo

    Antunes o José têm toda a razão. Democracia? Eu acho que não vives neste mundo. A democracia não existe em nenhum lado. Antunes sabes o que é a Liberdade? Achas que nos supostos paises democráticos existe a liberdade. Onde todas as chamada, mensagens, email , comunicações e muitas outras coisas são escutadas e vistas. Não me venham dizer que a culpa é do terrorismo ou de outra coisa. Pois é tudo mentira, se fosse disso não precisavam de escutar todas as pessoas. Eles fazem isso por duas razões muito simples dinheiro e poder.
    Atenção que eu não estou só a falar dos estados Unidos. na Russia, Israel, Inglaterra, paises europeus, china e muitos outros faz-se o mesmo.

  18. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Eu não percebo porque a CIA insiste nesta receita que quem cai no spyware/ramsoware é todo aquele pessoal que não está atento, ou seja, que informações essenciais e crediveis para a CIA… não existem! Certamente o pessoal que eles querem “apanhar” sabem-se proteger desses ficheiros para esconder realmente aquilo que precisam de esconder…

    1. Avatar de ze manel
      ze manel

      A CIA não teve nada a ver com o ransomware. Simplesmente tinha descoberto essa vulnerabilidade e manteve-a em silêncio, mais tarde depois de exposta pelo wikileaks é que foi utilizada por hackers para ataques ransomware.

      A utilização que a CIA deu à vulnerabilidade ninguém sabe ao certo..Certo é que antes de Março, 100% dos PCs (windows) com o SMB activado eram vulneráveis…

      1. Avatar de Mario
        Mario

        Não teve nada a ver… mesmo nada… nadinha.
        Só deu com a falha e não foi por acaso, foi porque procuraram por falhas e fez o que era preciso para a explorar mas não teve nada a ver… mesmo nada… nadinha.
        Depois como sabem guardar estas coisas e muito bem por sinal, deixaram que lhes roubassem o conhecimento dessa falha e a forma de a explorar. Mas não teve nada a ver… mesmo nada… nadinha.