WhatsApp excluirá a sua conta se não aceitar a partilha de dados com o Facebook

55 Comentários

As empresas estão a ser obrigadas a aumentar a transparência sobre o que recolhem de dados dos utilizadores. Contudo, organizações como o Facebook, que tem vários serviços líderes de mercado, querem muitas vezes fazer as suas próprias regras. Nesse sentido, o Whatsapp introduziu mudanças importantes nos seus termos de uso e política de privacidade.

Segundo o que foi dado a conhecer, o WhatsApp excluirá a sua conta se não aceitar a partilha de dados com o Facebook.

Ilustração do uso do WhatsApp, o serviço do Facebook


Facebook quer tudo o que puder recolher da vida dos seus utilizadores

Nos termos de utilização do serviço WhatsApp é referido que “O respeito pela sua privacidade está codificado no nosso ADN. Desde que começamos o WhatsApp, aspiramos construir os nossos serviços com um conjunto de princípios de privacidade sólidos em mente.”. Portanto, isto é o que está plasmado como o termo de honra deste serviço.

Mudam-se os tempos e parece querer mudar-se o ADN. Assim, o serviço de mensagens do Facebook está a alertar utilizadores de vários países sobre uma atualização nos seus termos de serviço e política de privacidade que deve entrar em vigor no próximo mês.

As “atualizações principais” dizem respeito à forma como o serviço processa os dados do utilizador, “como as empresas podem usar os serviços alojados no Facebook para armazenar e gerir os seus chats do WhatsApp” e “como fazemos parceria com o Facebook para oferecer integrações entre os produtos da Empresa do Facebook “.

 

É fácil: ou aceita as regras do Facebook, ou fica sem o WhatsApp

Em breve, o WhatsApp começará a partilhar os seus dados com o Facebook. Se não aceitar, então não poderá usar mais o WhatsApp. Aqui a condição é, ou aceita partilhar os dados, ou a sua conta do WhatsApp é encerrada.

Portanto, esta condição de uso da aplicação com estas regras é uma completa reviravolta que começou quando o Facebook adquiriu o serviço em 2014. Conforme podem estar lembrados, na altura, o WhatsApp garantiu aos utilizadores que os seus dados permaneceriam privados e não seriam partilhados com o Facebook.

O respeito pela sua privacidade está codificado no nosso DNA, e nós desenvolvemos o WhatsApp ao redor deste objetivo de saber o quanto menos possível sobre você: Você não precisa nos fornecer o seu nome e nós não pedimos pelo seu endereço de email. Nós não sabemos a sua data de aniversário. Nós não sabemos o seu endereço. Nós não sabemos a sua localização. Nós não sabemos o que você curte, o que você pesquisa na internet ou nem mesmo coletamos suas coordenadas de GPS. Nenhuma destas informações tem sido coletada pelo WhatsApp, e nós não temos nenhum plano para mudar isto.

A declaração pode ser lida integralmente do blog da empresa.

 

Dados partilhados com o Facebook

Segundo o que pode ser lido nas novas políticas disponibilizadas aqui, esta são as razões pelas quais o WhatsApp irá partilhar dados com o Facebook:

  • ajudar a melhorar a infraestrutura e os sistemas de fornecimento;
  • compreender como os nossos ou os seus Serviços são utilizados;
  • promover a segurança, a proteção e a integridade no seio dos Produtos das Empresas do Facebook, por exemplo, protegendo os sistemas e combatendo o spam, ameaças, abusos ou atividades ilícitas;
  • melhorar os seus serviços e as suas experiências de utilização, tal como apresentar-lhe sugestões (por exemplo, de amigos ou ligações de grupo, ou de conteúdos interessantes), personalizar funcionalidades e conteúdos, ajudando-o a realizar compras e transações e mostrando ofertas relevantes e publicidade no seio dos Produtos da Empresas do Facebook;
  • Disponibilizar integrações que lhe permitam ligar as suas experiências do WhatsApp com outros Produtos das Empresas do Facebook. Por exemplo, permitindo-lhe ligar-se à sua conta do Facebook Pay para pagar artigos no WhatsApp ou permitindo-lhe conversar com os seus amigos noutros Produtos das Empresas Facebook como, por exemplo, o Portal, ligando-se à sua conta de WhatsApp.

Em resumo, ou aceitam as regras, ou então, para aqueles que recusarem, não poderão usar mais o WhatsApp.

 

WhatsApp diz que utilizadores europeus não precisam partilhar dados

Depois da polémica ter disparado, uma porta voz do WhatsApp veio afirmar que os utilizadores europeus não serão forçados a concordar em partilhar informações pessoais com o Facebook.

Assim, a plataforma de propriedade do Facebook, que tem mais de dois mil milhões de utilizadores globalmente, atualizou os seus termos de serviço num movimento que gerou uma confusão generalizada sobre os seus planos futuros.

É de salientar que os termos poderão ainda necessitar de uma leitura atenta por parte do utilizador.

Notícia atualizada às 08:00 dia 8 de janeiro

Comentários

55

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Redin
    Redin

    Bem que eu ando dia para dia para deixar o WhatsApp e parece que este vai ser o gatilho.

    1. Avatar de Felipe Cardoso
  2. Avatar de Vasco
    Vasco

    Bem que gostava de usar mais o telegram, mas agora toda a gente só conhece o WhatsApp.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Compreendo essa problemática. A ideia é sermos o motor da mudança e não esperarmos sempre pelos outros, porque eles esperam por nós… Não sei se isto te incentiva, mas a mim incentivou.

      Mudei definitivamente para o Telegram e encerrei o Whatsapp no verão passado. E não me arrependo de nada. Há meia dúzia de contactos meus que ainda não aderiram ao Telegram.

      Não há opções perfeitas. Nem gostaria que toda gente adisse ao Telegram, porque aí fica com os focos todos virados para ele.

    2. Avatar de M.P.
      M.P.

      Como disse o Ellon Musk: “Usem o Signal!”

      E os downloads dispararam..

      Nao poderia estar mais de acordo, até o Snowden já o recomendou em alternativa as outras apps de mensagens.

  3. Avatar de Mário
    Mário

    Eu bem faço publicidade ao Telegram, mas o povo não quer largar o WhatsApp, estão habituados

  4. Avatar de Jonny
    Jonny

    É desta que vejo livro do WhattsApp quando esta regra entrar em vigor por favor voltem a publicar a noticia. Obrigado!

  5. Avatar de Robin
    Robin

    Facebbok esse site de censura no controle ?
    Pontapé na bunda.
    Telegram agora é que é

  6. Avatar de PTO
    PTO

    Se for assim bem podem encerrar a minha conta, de certeza que irei sobreviver.

  7. Avatar de Daniel
    Daniel

    Bem, o Facebook está mesmo com pressa que o processo de antitrust que está a ser preparado dê inicio o quanto antes… bem como fazer com que na Europa aconteça o mesmo.

  8. Avatar de KodiakShadows
    KodiakShadows

    Telegram, Signal e Wire são boas alternativas. Os meus contactos têm estes instalados.

  9. Avatar de anon
    anon

    o comum mortal só usa whatsapp… não conhecem o telegram por exemplo, que é open source e faz as mesmas coisas sem precisar de “partilhar dados” para “melhorar os serviços”.

    1. Avatar de anon
      anon

      ps: já para não falar nos clientes para windows e afins que não têm de ter o telemóvel ligado à net ao mesmo tempo para se usar, ao contrário do whatsapp.

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Não precisas do telemóvel ligado porque as tuas mensagens estão todas guardadas nos servidores do Telegram… Os teus dados estão todos automaticamente “partilhados”.

        1. Avatar de sdfg
          sdfg

          se pensas que no whatsapp nao acontece a mesma coisa.. precisas de abrir os olhos

          1. Avatar de Nuno
            Nuno

            Se leres o meu o comentário, eu apenas contrariei a sugestão do Telegram como solução para isso…

            Mas já que estás com isso, é uma questão de leres a Privacy Policy:
            https://www.whatsapp.com/legal/updates/privacy-policy-eea

            “We do not retain your messages in the ordinary course of providing our Services to you.”

            “If a message cannot be delivered immediately (for example, if the recipient is offline), we keep it in encrypted form on our servers”

            O único problema que eu tenho com o Whatsapp é em relação aos Backups, que NÃO vão encriptados para o Google Drive:
            https://security.stackexchange.com/questions/212062/why-does-whatsapp-not-encrypt-google-drive-backups

            Mesmo eu não fazendo backups, os outros fazem, por isso… “defeats the purpose”.

  10. Avatar de Abreu
    Abreu

    E o regulador europeu nada diz?

  11. Avatar de Kalu
    Kalu

    E se não tiverem Facebook, nao podem ter wattsapp? Uso o telegram.

    1. Avatar de Atum
      Atum

      O WhatsApp e o Insta são do grupo do Facebook

      1. Avatar de Alex
        Alex

        Boa pergunta..quem como eu, fez um trabalho de desintoxicação pessoal e se livrou do Facebook a mais de 4 anos e que sequer Insta tenho (e nem faço questão de ter)…?

      2. Avatar de José Fonseca Amadeu
        José Fonseca Amadeu

        E então? Podes ter whatsapp sem ter facebook ou instagram..

        1. Avatar de Luis
          Luis

          José Fonseca, ainda não percebeste pois não?

  12. Avatar de Informático Amador
    Informático Amador

    Só não fechei a conta no whatsapp porque os meus contactos teimam em não querer migrar para o Telegram. Pode ser que agora o façam. E quando isso acontecer, whatsapp, adios

  13. Avatar de Vita1978
    Vita1978

    Simples, preferencialmente passa se a usar o Signal, caso queiram algo mais conhecido, Telegram.
    Por questões de segurança para mim prefiro o Signal.

    1. Avatar de Mª Victória
      Mª Victória

      Foi o que me indicaram como sendo mais seguro e com excelentes funcionalidades. Pode confirmar, por favor, comparando um e outro (Whatssap e Signal)
      Muito grata. Aceite um abraço

  14. Avatar de Pedro Martins
    Pedro Martins

    O melhor mesmo é usar todos, WhatsApp, telegram, signal, skype, discord, slack, zoom, email, …

  15. Avatar de Leal
    Leal

    Força Signal

    1. Avatar de Valdemar Santos
      Valdemar Santos

      +1

  16. Avatar de greego
    greego

    Leva um pontapé, o qual já devia ter levado…

  17. Avatar de DevilMayCry
    DevilMayCry

    Não tenho Facebook nem irei abrir conta para continuar a ter WhatsApp, por isso é menos 1 , o que não faltam são alternativas, e boas.

  18. Avatar de Luis Fialho
    Luis Fialho

    Speaking to MailOnline, a WhatsApp spokesperson said: ‘There are no changes to WhatsApp’s data sharing practices in the European region (including UK) arising from the updated Terms of Service and Privacy Policy. For the avoidance of any doubt, it is still the case that WhatsApp does not share European region WhatsApp user data with Facebook for the purpose of Facebook using this data to improve its products or advertisements.’
    Noticia aqui: https://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-9122271/WhatsApp-users-LOSE-access-accounts-unless-agree-share-data-Facebook.html

    1. Avatar de João Nogueira
      João Nogueira

      A questão é que eles não explicam isso no “pop up” e esperam que o incauto e normal utilizador carregue no “Aceito” com medo de perder acesso… Deste modo têm o acordo voluntário para fazer a patilha de dados…

      1. Avatar de Mª Victória Campos
        Mª Victória Campos

        Exactamente, senão porque iriam agora bombardear-nos com esse aviso, todos os dias, aqui na Europa? Suspeito, não. Já não confio e não tenho receio de mudar.
        Esta situação, num primeiro tempo irá causar um enorme desencontro entre pessoas, eventualmente perda de força e coesão, mas em berev as pessoas saberão organizar-se. É uma questão de termpo.Por vezes é preciso perder uma batalha para, mais lá ao longe ganhar a guerra!MUDAR;MUDAR;MUDAR!

  19. Avatar de jorge
    jorge

    Tenho lido que o mais seguro é o signal, falta saber se é falso ou verdade, mas o sapo vai perder muita gente, a mim nao me perde porque nao uso, mas cada um pode usar tudo quanto ele quiser.

    1. Avatar de Sergio
      Sergio

      Na Comissão Europeia, o signal foi a aplicação escolhida para uso oficial pelos seus empregados.

  20. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Só fico triste foi em 2014 os donos oficiais terem vendido o whatsapp e fazerem o contrato que fizeram… se n souberem do que falo pesquisem pela net que é bem explicito.

  21. Avatar de cassandra
    cassandra

    E quem não tem Facebook? minha mãe não tem.vai ficar sem watsap

    1. Avatar de bAware
      bAware

      Não precisa de ter facebook. Eles partilham na mesma 😉

  22. Avatar de Hugo
    Hugo

    Viva o telegram, passo bem sem o whatsapp e o Facebook.

  23. Avatar de Carlos Sa
    Carlos Sa

    Mas segundo li num site estrangeiro. Aqui na Europa não se aplica devido a lei europeia.. Mas vamos ver no que dá. Eu não uso.

  24. Avatar de Hugo
    Hugo

    Quem não tiver facebook será excluído do whatsapp?

  25. Avatar de Joao Campos
    Joao Campos

    Telegram. Aproveito para vos convidar para o @DomoticaPortugal

  26. Avatar de Miguel Gandara
    Miguel Gandara

    E esta notificação aparece quando?

  27. Avatar de David
    David

    Olá pplware e que tal informarem que na UE e Reino Unido essa medida não vai acontecer?

    https: //observador.pt/2021/01/08/whatsapp-obriga-utilizadores-a-partilhar-dados-com-o-facebook-ue-e-reino-unido-ficam-de-fora-da-medida/

    1. Avatar de Vítor M.

      Isso foi feito logo pela manhã. Vê a atualização da notícia no final.

      1. Avatar de David
        David

        Correcto, peço desculpa mas não me estava a aparecer essa actualização, fiz uma limpeza de cash e verifico isso, pois já tinha visto ontem a notícia 🙂

  28. Avatar de Mª Victória Campos
    Mª Victória Campos

    Afinal não percebo: os usuários da União Europeia e Reino Unido ficam de fora….ou não?
    Grata ao site pplware se puder esclarecer de forma explicita.
    Data limite para entrar em efeito.
    Obrigada e Bom Ano a toda a Equipa de PPLWARE
    Abraço