Waydip – Empresa Portuguesa nas 50 mais inovadoras do mundo

19 Comentários

A Waydip, uma empresa de base tecnológica sediada na Covilhã (Parkurbis – Parque de Ciência e tecnologia da Covilhã), fundada por dois jovens mestres em Engenharia Electromecânica pela Universidade da Beira Interior (Francisco Duarte e Filipe Casimiro), que se dedica ao desenvolvimento do projecto Waynergy, um sistema de aplicação no pavimento para gerar energia eléctrica a partir do movimento de pessoas e veículos sobre a sua superfície, foi considerada pela Kauffman Foundation, uma das mais reputadas fundações para o empreendedorismo a nível mundial, uma lista com as 50 startups mais promissoras a nível mundial.

waydip_00

Esta empresa surgiu no seguimento da vitória no Prémio Inovação EDP Richard Branson 2010 por parte do projecto Waynergy e tem já um ano de existência, tendo já em 2011 vencido o Prémio Nacional de Inovação Ambiental com o seu primeiro produto, Waynergy People: consiste num pavimento para aplicação em locais com elevada movimentação de pessoas, que permite capturar a energia libertada pelas pessoas para o pavimento e transformá-la em energia eléctrica, contribuindo assim para a redução das despesas energéticas do local.

waydip_01

Em declarações ao Pplware, Francisco Duarte refere que “A Waydip, com o projecto Waynergy, mostra que a ciência e tecnologia nacional não fica atrás dos outros países, podendo ser tão competitiva e inovadora como noutros locais de maior reputação”

Para 2012 a empresa está a preparar o lançamento de novos produtos, mais orientados para as estradas, onde a quantidade de energia libertada pelos veículos é maior, podendo assim gerar mais energia eléctrica comparativamente às aplicações para pessoas.

Homepage: Waydip

Partilhar:
Tags:

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro
    Pedro

    parabéns!!!

  2. Avatar de smonteiro
    smonteiro

    Muitos parabéns aos dois. Tive o privilégio de ser colega de curso do Francisco Duarte terminar o curso com ele , e conhecendo-o só vos posso dizer que este fantástico projecto vai sem dúvida alguma revolucionar a forma como geramos energia.

  3. Avatar de Carlos D
    Carlos D

    Ja tinha visto ha algum tempo uma reportagem sobre esta empresa, e sobre este mesmo produto. Espero que consigam bastante sucesso.

  4. Avatar de Pedro Silva
    Pedro Silva

    Muito bom!! Espero todo o sucesso nos vossos produtos.

    Afinal Portugal também tem coisas boas!!!

    Parabéns.

  5. Avatar de Dk Solarium
    Dk Solarium

    Portugal em 1º! realmente tenho muito orgulho no pessoal que aposta no meu país, é sinal que podemos contar com profissionais de qualidade. Muitos parabéns!

  6. Avatar de Emanuel
    Emanuel

    algo se passa para o estado do pais ser o que é, com tanta gente com novas ideias por ai.

  7. Avatar de pph
    pph

    Quem diria que o maluco da KTM ia fazer tanto furor fora das duas rodas 😛

  8. Avatar de Pedro
    Pedro

    Muito bem! Estão de Parabéns!
    Continuem o bom trabalho!
    Precisamos de mais exemplos positivos nestes dias de pessimismo…

  9. Avatar de Hmartins
    Hmartins

    Parabéns aos dois por este feito.
    Engenharia Electromecânica em força..

  10. Avatar de Ryan
    Ryan

    Parabens. Continue o bom trabalho.
    Era bom que isto se multiplicasse por mais alguns projectos e sem intervencao da politica.

  11. Avatar de Pedro Torres
    Pedro Torres

    Mas alguém tem qualquer dúvida que o grande problema do nosso país são os políticos baixos que temos?! Não são a nossa juventude e qualidade mais do que suficiente de conseguir de Portugal um cantinho à beira mar plantado.

    Se dependesse da nossa juventude teríamos no nosso país uma fonte inesgotável de sucesso e prosperidade. Mas como temos uma classe politica que só pensa em “mamar” há grande e há francesa, então só nos resta suspirar por melhores dias…

    Parabéns à dupla pelo projeto. Certamente vamos ouvir falar de vós ainda mais não tarda nada.

  12. Avatar de pá gajo
    pá gajo

    Qual a relação entre o TCO do equipamento e a energia produzida na sua vida útil, ou seja, o custo real da energia produzida?

  13. Avatar de serva
    serva

    As minhas felicitações aos 2 que não conheço infelizmente pessoalmente , mas que como outro leitor referiu , já tinha visto uma reportagem na TV .

    Os nossos Políticos são um desastre completo , mas os nossos empresários têm também as vistas muito curtas , querem dinheiro fácil , muita ostentação e pagar muuuuuuiiiiiiito pouco de salário .

    Esta nossa geração de jovens tem o melhor índice de educação que o nosso País alguma vez teve , e custa-me ver todos os dias os jovens a imigrarem para conseguirem ( NÃO MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA ) , mas para term um simples emprego .

    Os meus sinceros Parabéns a estes 2 empresários , precissavamos de mais clones .

    Votos de grande sucesso para OS VOSSOS projectos

    Aceitem os meus sinceros cumprimentos

    Serva

  14. Avatar de dudas
    dudas

    Ao menos podiam por o site também em Português

  15. Avatar de dudas
    dudas

    Ao menos podiam por o site em Português

  16. Avatar de Hugo Matos
    Hugo Matos

    este é um assunto pelo qual me interesso bastante e acho que um futuro sustentável passa por soluções deste Género, mas este não é muito inovador…

    http://www.powerleap.net/
    http://www.pavegen.com/

    mas parabéns na mesma por se fazer em portugal e no interior…

  17. Avatar de Mrodrigues
    Mrodrigues

    Os meus parabéns à Waydip, mas os valores apresentados parecem-me muito optimistas, 10W por cada passo e 240W por cada automóvel, parece-me demasiado…
    Vou aguardar por resultados práticos 😉

  18. Avatar de MySeLf
    MySeLf

    Very nice!!!

    Boas notícias para portugal para variar um bocado! 🙂

    Esperemos que não se vejam forçados a voar para outras paragens derivado à falta de apoio do nosso governozinho.

  19. Avatar de Fernando Pereira
    Fernando Pereira

    O pedido de Patente 105126 carece de novidade e atividade inventiva, por isso foi recusada. Não existe nem nunca irá existir a Patente do sistema Wayenerg porque o mesmo foi considerado uma cópia de várias patentes internacionais, entre elas a mais velha data de 1973.

    (pag. 10 do Boletim da Propriedade Industrial)
    http://www.marcasepatentes.pt/files/collections/pt_PT/49/55/400/415/2012-05-15.pdf
    A nível internacional, pedido de Patente WO2011145057, o mesmo sucedeu, podendo consultar-se o relatório de pesquisa, Pag. 3 e 4, em:
    http://worldwide.espacenet.com/publicationDetails/originalDocument?FT=D&date=20120301&DB=EPODOC&locale=pt_pt&CC=WO&NR=2011145057A3&KC=A3&ND=4