Vou deixar de programar para os outros! Vou criar uma empresa

13 Comentários

Quantos de nós já pensámos em deixar de trabalhar para o nosso patrão e abrir a sua própria empresa? Na maior parte dos casos a primeira coisa que nos surge como problema é a carga fiscal em Portugal.

Num mundo cada vez mais globalizado a boa notícia é que cada vez mais cada um de nós é livre de fazer as suas próprias escolhas e neste sentido, cada um de nós é livre de escolher a jurisdição onde quer sediar a sua empresa. Então o que nos espera?

silicon_00


Na altura de decidirmos onde devemos sediar a nossa empresa de TI há três perguntas fundamentais a fazer:

  • 1. Onde está a maioria dos meus clientes?
  • 2. Onde está a maioria dos meus fornecedores?
  • 3. Planeio ter colaboradores contratados à minha empresa?

Vamos agora por partes: se as respostas às duas primeiras perguntas for:

  • a) A maior parte do peso da faturação da minha empresa vai estar fora de Portugal;
  • b) A maior parte do peso das empresas que são fornecedoras da minha empresa estão fora de Portugal;

Então estamos à partida habilitados para abrir uma empresa fora de Portugal, e de escolher de forma consciente um cluster de desenvolvimento tecnológico mundial e de renome internacional. Quantos de nós sonhámos ser possível estar à distância de apenas alguns procedimentos técnicos especializados por uma consultora portuguesa de renome internacional a abertura de uma empresa nos EUA, com um escritório virtual (com reencaminhamento ativo e personalizado de chamadas e de correspondência em Silicon Valley) e conta bancária corporativa num banco local nos Estados Unidos? E é importante sublinhar: tudo isto é possível sem qualquer tipo de necessidade de viagens. Um banco nos EUA é tão ou mais seguro como qualquer banco em Europa – não se tratando de um offshore puro, é uma banca competente, rigorosa e com compliance que transmite seriedade e solidez para todo o mundo. O cliente fica com acesso à conta bancária via internet, telefone e à partida, com um cartão de débito em nome da empresa.

Outra situação que importa configurar: “a maior parte dos meus clientes e dos meus fornecedores estão fora de Portugal, mas penso que vou ter colaboradores em Portugal.” Neste caso particular é imprescindível criar uma empresa Portuguesa (ou abrir uma filial da empresa estrangeira) onde alocar estes recursos. Esta empresa, nova, ou filial da estrangeira rege-se pelas leis Portuguesas e deve pagar todos os impostos a que está obrigada em Portugal – mas pode também comprar serviços a preços de mercado a qualquer empresa sediada no estrageiro.

E de um ponto de vista fiscal, que impostos configura a empresa? Nos EUA, 0% de VAT (o equivalente ao IVA) no que diz respeito a vendas efetuada para todo o mundo, exceto para interior do Estado em que a empresa for incorporada. A empresa também não terá impostos a pagar relativos aos resultados da mesma.

1428674528_usa_main_image

A empresa nos EUA tem contabilidade organizada? Tem uma contabilidade semi-organizada – pelo menos até aos 3 milhões de dólares por ano de faturação, a empresa não tem de ser mensalmente auditada nem apresentar uma conciliação bancária. Paga apenas um pequeno imposto, e preenche o annual tax report (via um CPA – Certified Public Accountant), trabalho que na maior parte dos casos fica apenas por cerca de 500€/ano.

E proteção legal dos sócios, existe? Este procedimento é seguro e legal? Sim, qualquer cidadão em Portugal pode ser acionista ou director de uma empresa nos EUA. Ainda sobre esta matéria, aqui acresce a seguinte informação que importa relevar: na prática existem dois tipos de empresas possíveis de ser incorporadas nos EUA – as LLC (Limited Liability Companies) e as Corporations. No caso das primeiras existe registo público de quem são os sócios e os diretores; no caso das segundas, só é público quem é o diretor da empresa e não o acionista.

Num mundo globalizado cada um de nós deve ter a perspicácia de tomar decisões alicerçadas nas vantagens competitivas que existem. Uma empresa estrangeira, sem representação e sem actividade permanente e fixa em Portugal não pode concorrer ao Portugal2020, mas aqui temos de tudo um pouco no que diz respeito a benefícios: brutais vantagens fiscais, vantagens a nível de reputação internacional – no sentido de que é mais fácil internacionalizar uma empresa de direito americano do que uma empresa Portuguesa.

Agora a pergunta é: quando é que vai finalmente deixar de programar para o seu patrão e constituir a sua própria empresa, com sede, conta bancária nos EUA e escritório em New York ou Silicon Valley?

Partilhar:
Tags:

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Redin
    Redin

    Eu contínuo a necessitar de sociedade para abrir a minha empresa. Algum programador com conhecimentos de protocolos de segurança e comunicações para criar um servidor de email inovador. http://Redin.com.pt ou http://facebook.com/Antispam.P2T

  2. Avatar de redefoca
    redefoca

    Pedro Pinto vais-me desculpar desta vez vou ter de fazer uma critica ao artigo. Qual a bibliografia deste artigo? Ou será, que ele transmite a tua experiência pessoal? Quando dizes “é uma banca competente, rigorosa e com compliance” baseas-te em que outros livros, artigos, etc?

    Se for a tua experiência pessoal acho louvável. Senão penso que o artigo merece mais rigor.

    Cumprimentos

  3. Avatar de Kowalski
    Kowalski

    Se for abrir empresa no Brasil, prepare-se para enfrentar uma burocracia gigantesca e ainda pagar 40% de tributos mais os pesados encargos trabalhistas…

    1. Avatar de Marcelo Caetano
      Marcelo Caetano

      E ainda ver toda uma corja de corruptos malditos desviando boa parte desses tributos.

    2. Avatar de MIguele
      MIguele

      Que isso?1 Exagero da sua parte! Conhecemos vários empresários de sucesso no Brasil sem esse problema, veja o exemplo do filho do Lula. Nasceu sem um tostão no bolso e um pouco depois do pai passar a ser presidente do Brasil, através de muito esforço próprio e independente da burocracia e dos impostos ficou bilionário.

      1. Avatar de Pedro Paulo
        Pedro Paulo

        o que hoje sabemos ser uma grande mentira em que muitos acreditam sem nunca ter fontes.

  4. Avatar de Pedro
    Pedro

    E eu que nem para o patrão consigo programar!

    Pensei que era um artigo informativo mas afinal era publicidade. Não deixa de ser útil a informação mas tanta coisa para mostrar o serviço.

  5. Avatar de Felipe Teixeira
    Felipe Teixeira

    Mas isto não será um passo maior que a perna? Quer dizer vou abrir uma empresa e mando me logo para os USA? Penso que este concelho e mais indicado a quem já tem uma startup com algum fluxo de negócios.

  6. Avatar de Pedro Alves
    Pedro Alves

    Gostei muito do artigo. Há vários conceitos implícitos que importa reter.

    Parabéns.

  7. Avatar de N. Carvalho
    N. Carvalho

    Pessoal, se têm um bom EMPREGO agarrem-se a ele! Ser patrão implica responsabilidades, chatices com os empregados, problemas e mais problemas, impostos e mais impostos para pagar, os clientes não pagam, no final do mês é preciso pagar salários e impostos e onde está o dinheiro… Enfim, e cada mês é sempre a mesma dose e esqueçam o tempo para a familia, mas, o que lixa mesmo tudo são as escolhas diárias que se têm de fazer e as responsabilidades dai decorrentes que depois não podem atribuir a um chefe ou ao patrão! rsrsrsrs. 1 mẽs de Férias? Esqueçam!!! E isto é só a ponta do iceberg lolololol Ouvi dizer num café que é assim, mas, não acredito…

    1. Avatar de Gusmão
      Gusmão

      @N. Carvalho, não podia estar mais de acordo !!!

      Eu hoje sou patrão (mas pouco) e já lá vão 6 anitos em que não sei o que são férias, 8 horas de trabalho (são mais 14/16H por dia), desempenho todas as funções na minha empresa (os meus colaboradores, não)…

      Enfim, que saudades tenho eu de voltar a ser um colaborador (quadro superior e bem remunerado que fui), assim que o mercado o permitir , pela minha parte volto a ser colaborador e não “patrão”…

      A carga fiscal, um estado persecutório e nada compreensivo, a imensa burocracia, justiça lenta ou parada para se penalizar que não nos paga, enfim, pensem muito bem antes de se lançarem a ser “patrões” !

    2. Avatar de pmf
      pmf

      Estava para escrever no mesmo sentido… também devo ter estado nesse café! 😀

      Sem retirar o real valor do artigo, que o tem e obrigado Pedro Pinto, um dos problemas de muitas das novas empresas que proliferam pelo nosso país, é precisamente pela ideia de “eu é que sei disto e estou a encher os bolsos ao meu patrão”.
      Mentalizem-se que um bom técnico nunca substituirá um bom gestor e vice-versa!
      Nem qualquer deles subsiste sem o outro.
      Um empresa (corporação) é mesmo o que a palavra significa.
      Apenas uma equipa corporativa (sem qualquer denotação politica) e polivalente pode singrar e crescer muito ou pouco consoante a qualidade dos seus técnicos e gestores, mas… sempre e só, quando juntos pretendem o mesmo objectivo.
      Não esquecendo a seriedade de ambos e espírito de “vestir a camisola”.
      Um bom vendedor nunca chegará a chefe de vendas!
      Memorizem esta frase e adaptem-na ao que quiserem!!!

  8. Avatar de asdnd100ccc
    asdnd100ccc

    não e assim tao simples como o titulo aparenta ser.
    falo por experiencia 😀