Voos para Portugal: Certificado digital e teste negativo deixam de ser obrigatórios

21 Comentários

O mundo mantém-se em estado de pandemia por COVID-19, provavelmente porque os números continuam elevados. Em Portugal os dados revelam que ainda há muita gente a morrer por causa da doença, mas o cenário está “controlado”. Há, no entanto, algumas limitações que continuam a cair.

A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) informou hoje que os passageiros de voos com destino ou escala em Portugal deixam de ter de apresentar o certificado digital ou teste negativo à COVID-19.

Certificado digital e teste negativo deixam de ser obrigatórios nos voos para Portugal


COVID-19: Há outras regras que se mantêm…

Em comunicado, a ANAC refere que, na sequência da entrada em vigor, hoje, do despacho conjunto n.º 8022-D/2022, de 30 de junho as transportadoras aéreas deixam de estar obrigadas a exigir aos passageiros, aquando do embarque de voos com destino ou escala em Portugal continental”, a apresentação de comprovativo de realização de teste para despiste da infeção por Sars-CoV-2 com resultado negativo, de certificado digital covid UE ou de certificados de vacinação ou recuperação emitidos por países terceiros, aceites ou reconhecidos em Portugal.

“Com a entrada em vigor deste novo regime as transportadoras áreas e os passageiros deixam de estar sujeitos às medidas restritivas, aplicáveis em matéria de tráfego aéreo, no âmbito do combate à pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2, que duraram até 30 de junho de 2022”, refere.

Certificado digital e teste negativo deixam de ser obrigatórios nos voos para Portugal

De acordo com o despacho n.º 8022-D/2022, publicado na quinta-feira em Diário da República, é revogado o despacho n.º 4829-A/2022, de 22 de abril, que determinava “as medidas aplicáveis em matéria de tráfego aéreo, aeroportos, fronteiras marítimas e fluviais e define os termos e requisitos do respetivo sistema de verificação, bem como a supervisão do seu funcionamento”.

Segundo se lê no diploma que hoje entrou em vigor, “a situação epidemiológica vivida em Portugal na sequência da pandemia da doença covid-19 tem-se mantido relativamente estável, resultado da elevada cobertura vacinal, da emergência de novos fármacos para a doença grave e de um maior conhecimento sobre a infeção”.

Adicionalmente, “também no contexto internacional, nomeadamente no quadro da União Europeia, a evolução da situação epidemiológica deixou de justificar a adoção de medidas excecionais em matéria de tráfego aéreo, aeroportos e fronteiras marítimas e fluviais”.

De acordo com as regras atualmente em vigor, mantém-se a obrigatoriedade o uso de máscara em hospitais, lares de idosos e farmácias.

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Ter certificado digital hoje em dia vale zero, qualquer pessoa vacinada contrai a doença e transmite, logo a segurança é zero. O teste também não é infalível, se a pessoa estiver ainda no período de incubação, é fácil dar negativo.

  2. Avatar de Manuel Costa
    Manuel Costa

    Alguém não recebeu o memorando. Ainda hoje a minha esposa viajou de Genebra para o Porto e foi obrigada a apresentar o certificado de vacinação para… poder entrar em Portugal.

  3. Avatar de Indignado
    Indignado

    Na minha opinião que vale o que vale a menos que a pessoa tenha sintomas acentuados o resultado do teste e mais o menos aleatório.
    Sei e uma pessoa que foi de ferias ao México no retorno o teste deu positivo fez mais dois e ao terceiro deu negativo, entrou no avião como se nada se passasse e dois dias depois de chegar a cada ficou de molho.
    Há muito pouco civismo no nosso pais !!!

  4. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    Que a OMS, volte a repor a anterior definição de Pandemia. Pandemia é um termo que permite a aproximação á agenda 2030. Engenharia social em curso. A pergunta do costume: siga o rasto do dinheiro.

    1. Avatar de AlexS
      AlexS

      “You will own nothing and be happy”

      Mas pergunta-lhe se as patentes também deixarão de existir …

  5. Avatar de KodiakShadows
    KodiakShadows

    Lisboa e a Europa vai continuar a ser uma farm de virus. Esta atitude prova que as vacinas nada protegem e eu sei bem do que digo. Com 3 doses e as últimas duas semanas em casa com Covid.

    1. Avatar de Fusion
      Fusion

      Acho que depende muito das pessoas e dos corpos, só levei uma dose a mais de um ano, duas semanas atrás tive covid e nem dei por ele, sei que tive porque pessoas conhecidas tiverem e fui fazer o teste por curiosidade..
      Seja como for acho que isto do COVID esta mais relacionado com a saúde geral do corpo do que propriamente os boosters de vacinação que uma pessoa tem

      1. Avatar de Pablo
        Pablo

        Como kkr gripe…

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Alguma vez ouviste dizer que se fosses vacinado não contraias a doença? É que o que as vacinas que temos atualmente são boas é na prevenção da doença grave, e se estás há 2 semanas em casa é porque não é grave senão estarias no hospital, que seria bem pior.
      A questão é que a eficácia das vacinas caiu bastante desde a sua criação, pois foram baseadas na estirpe original, e o que hoje temos em circulação predominantemente em Portugal são as sub-variantes BA.4 e BA.5 (especialmente esta) da Ómicron. As mutações foram bastante substanciais. Eu também estou vacinado, contrai, e fiquei 7 dias em isolamento, não foi fácil, mas estou aqui hoje. Há pessoas com muito poucos sintomas, outros com bastantes e com sequelas prolongadas.

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        E depois há tipo aquelas 1700 pessoas hospitalizadas atualmente, de fato, a vacina impede a doença grave, continuem a pensar por aí, se tem gente hospitalizada, por algum motivo é, e não será coisa leve se não ficava em casa.

  6. Avatar de Toni
    Toni

    Ainda a semana passada entrei em Portugal pelo aeroporto de Lisboa e não me pediram. Fizeram bem, é bom senso não aplicar regras estupidas.

  7. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Ainda hoje ando de máscara,vejam bem.Devo ser algum tipo de ave rara. 🙂

    1. Avatar de helder11
      helder11

      És, definitivamente. E não só por usar máscara.

    2. Avatar de Luis Rosalino
      Luis Rosalino

      Eu tmb, eu em supermercados uso. Epá desde o momento que durante a pandemia vi pessoas em supermercados baixarem a mascara para espirrar (enfim nem sei como adjetivar essa ação) que sempre que vou ao supermercado uso mascara, e não me sinto mal com isso nem deixo que as outras pessoas, que não conheço lado nenhum, me façam sentir mal com isso!

    3. Avatar de Fernando Jorge
      Fernando Jorge

      Por mim…. se te apraz, podes usar máscaras o resto da vida.

  8. Avatar de Nadi
    Nadi

    Eu acho que ao fazer amor deves tb usar máscara.

  9. Avatar de Pablo
    Pablo

    A paranóia entrou na cabeça das pessoas…
    Máscaras, máscaras e mais máscaras… “Vacinas”, “vacinas” e mais “vacinas”…

  10. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    Sempre á procura dos primeiros lugares da Europa em taxa de inoculação e infecções. Bem mereciamos um desconto da indústria farmacêutica na participação desta fase de estudo. E analisar o resultado destes ensaios na saúde geral da população?

    1. Avatar de Joaquim Sobreiro
      Joaquim Sobreiro

      Não haverá qualquer estudo oficial de efeitos indesejáveis destes produtos da indústria farmacêutica, porque estas estão isentas de responsabilidades, por contrato de aquisição e os governos, que as compraram não vão querer resultados dos riscos assumidos com a compra.

  11. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Ainda ontem recebi mais uma SMS para levar a vacina do Covid.
    Isto é cá com cada burro….
    Desde o início da pandemia que os mando bugiar mais as vacinas.
    Não quero essas vacinas e cá em casa ninguém as levou.
    Nem respondo às SMS…
    Continuam a mandar não sei porquê.
    Deve ser por terem muito stock e é para despachar.
    Pois bem, esperem por mim que já lá apareço…

    1. Avatar de Godlike
      Godlike

      Não és o único.