Vodafone vai tirar todos os equipamentos da Huawei do core

86 Comentários

Para quem não sabe, grande parte dos equipamentos das operadoras que estão instalados no core (núcleo) das redes é da Huawei. A Vodafone, a segunda maior operadora de redes móveis do mundo, anunciou recentemente que vai remover os equipamentos fabricados pela Huawei do core das suas redes móveis na Europa.

A decisão acontece depois que a Grã-Bretanha ter restringido a ação da empresa chinesa no que diz respeito ao  5G.

Vodafone vai tirar todos os equipamentos da Huawei do core


Huawei apenas em 35% dos circuitos da rede

A Vodafone anunciou recentemente que irá remover os equipamentos da Huawei de segmentos sensíveis e críticos da rede 5G. A decisão afetará as operações na Europa, depois da decisão do Reino Unido em afastar a empresa chinesa.

Sob as novas regras do Reino Unido, as telecomunicações podem continuar a usar a tecnologia Huawei, mas apenas em 35% da rede e em partes não sensíveis.

Em comunicado a empresa de comunicações referiu que…

Tendo como base a decisão do Reino Unido, a operadora irá retirar os equipamentos da Huawei. Tal acontecerá nos próximos cinco anos e preve-se um impacto de 200 milhões na alteração dos equipamentos da Huawei da rede de comunicações da Europa.

Esta não é propriamente “mais uma decisão”, tendo em conta o impacto financeiro elevado. As suspeitas de espionagem continuam a ter enorme impacto na empresa chinesa.

Relativamente ao nosso país, a presença da chinesa Huawei nas redes 5G não tem sido propriamente uma preocupação. No entanto, as operadoras dizem estar atentas e não excluem a hipótese de tomar medidas.

 

Leia também…

Vodafone e NOS juntam-se por uma melhor rede móvel em Portugal

Comentários

86

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Telmo
    Telmo

    Porra, que se lixe á Vodafone
    Se uma operadora ditar seguir com o que o Trump diz então espero que a meo aceite a Huawei

    1. Avatar de iFernando
      iFernando

      É a União Europeia que avisa.

  2. Avatar de Telmo Gaspar
    Telmo Gaspar

    Mais uma excelente campanha de marketing da Vodafone 😀

    1. Avatar de iFernando
      iFernando

      Se a MEO e a NOS não se livrarem das dezenas de milhares de revisores da internet chineses, só me resta mesmo aderir à VODAFONE.

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    Mais uma vez as empresas a mostrar o rabo a América.

    1. Avatar de pauloj
      pauloj

      Antes a América do que a China. Ignorância não é justificaçao!
      Agradeçe e muito aos states a liberdade que hoje gozas! Agradeçe!
      Pois se não fossem eles hoje vivias na miseria ou em algo pior nos GOLAG!

      Podes sempre virar para a China ou Venuzuela!

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        É isso mesmo. Há muita gente a idolatrar a China, mas se vivessem lá nem podiam vir ao Pplware escrever o que lhes apetece.

      2. Avatar de kodiakshadows
        kodiakshadows

        Idiota, não tens pena de ser assim

      3. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Entre a China e a América que venha o diabo e escolha. Se não és espiado por uma então és espiado por outra.

        1. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Queres comparar uma democracia com uma ditadura comunista?

          1. Avatar de Samuel MG
            Samuel MG

            Lê muito bem o comentário. Não estou a falar de regimes. Apenas de quem nos espia.

          2. Avatar de mlopes
            mlopes

            queres dizer entre uma ditadura capitalista e uma ditadura comunista? eu prefiro…nenhuma. o quanto uma é má não faz da outra boa e vice-versa!

        2. Avatar de Kalu
          Kalu

          Esta é a pura verdade..

      4. Avatar de Luís Pacheco
        Luís Pacheco

        Sim é verdade. Mas a América de agora é muito diferente. Só lá estar o Trump muda tudo

        1. Avatar de SergioFerreira
          SergioFerreira

          É “muito” diferente em quê?

      5. Avatar de Amilcar Alho
        Amilcar Alho

        Fica-te muito bem usares as palavras “Ignorância” e “Agradeçe ” no teu comentário…!!

      6. Avatar de Daniel
        Daniel

        @pauloj agradecer o quê? Não podemos agradecer, quando não conhecemos a alternativa… Já agora uma vez, ainda escapa, agora duas???? (refiro-me ao “Agradeçe”… É que nem com corrector lá vai)

      7. Avatar de Entendido
        Entendido

        Tens mais a agradecer à Russia, se não fosse pela Russia hoje falaríamos todos alemão.

        1. Avatar de Lyubov Semenyuk
          Lyubov Semenyuk

          Mas sem mínima dúvida

      8. Avatar de v.simoes
        v.simoes

        Quem te disse que és livre? Julgas que és livre, mas a tua vida é restringida e circunscrita aos ditames da democracia, que julgas viver.

      9. Avatar de Anónimo
        Anónimo

        O que muita gente não sabe é que há uma enorme diferença cultural entre o Ocidente e o Oriente do mundo, pelo que a maioria dos chineses não se importam de viver numa ditadura. Por isso, estãoa comparar laranjas com bananas sem sequer terem provado as bananas.

  4. Avatar de Marcos
    Marcos

    O perigo é real. O governo chinês não é de confiança. Se eles espiam e controlam o próprio povo, podem querer fazer o mesmo noutros países.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Podem querer? Querem mesmo e fazem-no regularmente, sempre que podem.

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      Porque nem houve um rapaz chamado Snowden nem nada…

  5. Avatar de Rogerio Silves
    Rogerio Silves

    Finalmente!

  6. Avatar de greego
    greego

    Os Europeus são assim… Com a Nsa, Cambridge Analytica já estamos habituados, não é !…

  7. Avatar de greego
    greego

    Os Europeus são assim… Com a Nsa, Cambridge Analytica já estamos habituados, não é !…

  8. Avatar de Miguel
    Miguel

    Em Portugal só se vendem Samsung’s e principalmente iPhones logo e indiferente. Xiaomi só compram os que andam de bolsos vazios mas felizmente cada vez menos

    1. Avatar de Alguem
      Alguem

      Isto não tem nada haver com a venda de telemóveis. Isto é relativo aos equipamentos que os operadores tem na sua infraestrutura.

      Sinceramente não percebo muito bem o porquê de andarem a defender empresas como a Huawei, quando existem fornecedores como a Nokia e a Ericsson que tem mais de 100 anos de existência e contribuiram muito mais para as telecomunicações do que a Huawei.

      A nivel economico é bom para estas empresas. Para a Huawei pouca diferença faz.

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Exatamente, temos a Nokia e a Ericsson com muito know-how, e é emprego e riqueza que fica na UE. Além disso não andam a roubar e a copiar as coisas dos outros, como a Huawei sempre fez.

        1. Avatar de Samuel MG
          Samuel MG

          Não foi a Nokia que enviou dados do utilizadores para a china em 2019 !?

          1. Avatar de David Guerreiro
            David Guerreiro

            Smartphones para o mercado chinês por exigência do governo chinês. Se queres vender na China tens que te sujeitar às regras do país. E foi isso que a Nokia fez. Modelos para o mercado ocidental não tem nada disso.

          2. Avatar de Samuel MG
            Samuel MG

            Os Nokia foram vendidos na Europa e não na China.

          3. Avatar de Jorge Carvalho
            Jorge Carvalho

            A Nokia que falas é chinesa.

            Abc

          4. Avatar de Tuaregue
            Tuaregue

            N é a mesma Nokia, isto é o que sobrou depois da venda do dep de smartphones. Ou seja , é o dep de redes.

          5. Avatar de Fábio
            Fábio

            Jorge Carvalho, a marca Nokia usada nos telemóveis é de facto licenciada à HMD, mas a Nokia Solutions and Networks, que é a dos equipamentos de operador, pertence à Nokia “Original”.

    2. Avatar de Urtencio
      Urtencio

      Já vi que percebes do que está a falar!! :facepalm

    3. Avatar de Ribeiro
      Ribeiro

      Deves ser filho de uma nota de 500!…

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Não é preciso ser se rico. Basta arranjares um emprego e fazes a vontade 3mil por mês em Lisboa. Até um canalizador hoje em dia faz mais de 2000

        1. Avatar de LFC
          LFC

          Vives numa bolha.
          O salário médio em Lisboa é de 1.171,9 euros, mas 17,7% dos trabalhadores recebem menos de 600 euros e 29,2% ganham entre 600 e 900 euros.
          https://eco.sapo.pt/2019/11/22/salario-medio-em-lisboa-e-mais-de-mil-euros/

        2. Avatar de Pinto
          Pinto

          LFC, quem quer trabalhar e tem profissões técnicas, só não ganha dinheiro se não quiser, mas a realidade do país é que há muitos que julgam que passar artigos num leitor de códigos de barras deve ser um emprego bem pago.

    4. Avatar de rikardo pereira
      rikardo pereira

      antes pobre e inteligente que rico e um grande burro

      1. Avatar de Pinto
        Pinto

        isso tem muito que se lhe diga….. lol

    5. Avatar de Renato Nismo
      Renato Nismo

      eu não tenho de comprar iphone porque ficou comprovado que tira piores fotos nocturnas que um android média gama com google-camera-night-sight
      go to check on youtube
      #facepalm

    6. Avatar de Luís Pacheco
      Luís Pacheco

      Essa resposta nem sequer é à trave, é totalmente ao lado…

    7. Avatar de Hugo
      Hugo

      Ao início pensei que fosse só ignorância, mas com o “felizmente cada vez menos” percebi que é só hate.
      As melhoras 😀

    8. Avatar de Mário
      Mário

      “Xiaomi só compram os que andam de bolsos vazios mas felizmente cada vez menos”
      Essa foi para rir! Na verdade são os menos ignorantes na área tecnológica que sabem comprar a melhor relação preço/qualidade.
      Vejo ai muita gente de bolsos vazios com iphones de 1300€. È tudo uma questão de Status e/ou prioridades.

    9. Avatar de Bryan
      Bryan

      Essa é boa, definir a compra de um produto devido ter bolsos cheios ou vazios…. Já agora uma informação, sabias que muita gente com bolsos vazios compra Samsung e iPhone

    10. Avatar de FeMeireles
      FeMeireles

      Comentário estúpido!

      Tenho cá por casa 1 iPhone 7, 2 iPhone 8, Huawei mate 20, mi max 3 e mi max 2…
      Só quem é parvo e não conhece a Xiaomi é que diz disparates desses…

      Deves ter um Alcatel de 50eur e conduzes um ‘andante’!

      Pede para te aumentarem a mesada e deixa de ser pedante.

  9. Avatar de PEDRO NUNES
    PEDRO NUNES

    Mas porque raio havemos nós de ter que sujeitar e obedecer a dois parvalhoes como o Trumps e Boris Johnson que só vêem os seus interesses e não têm moralidade para exigir o que quer que seja. E mais o Trumps que anda a espiar tudo e todos. Como ganhou as eleições presidenciais, não foi a espiar e o que tentou fazer para ganhar as próximas não foi espiando na Ucrânia. Qual é a diferença dos chineses? Nós somos espia dos até por empresas e autoridades estatais. Que importa ser espionado por chineses, o Trumps faz o mesmo. Agora não sou é carneirinho obediente e lambe botas para a dar ao sabor destes 2 idiotas. Tenho Huawei gosto muito da qualidade e não só das fotos e continuarei com Huawei que não quiser só tem a perder comigo como CLIENTE.

    1. Avatar de Manekas
      Manekas

      Não sei se sabes, mas a Vodafone é uma empresa inglesa.

    2. Avatar de Hugo Andre
      Hugo Andre

      +1 Todos os ingleses que votaram no brexit que se fdxxxx

      Isto sao claramente monopólios comerciais vindo dos EUA…
      vêm que estão a perder em diversas areas tecnologicas entao bora de estragar todos os outros mercados!

      E a treta do Reino Unido feita cordeirinho foi atras… Nao tarda, está a parte do Norte a pedir independencia pois a maioria deles decerteza que nao votaram brexit!

      Agora que se fdxxx tambem a Vodafone! Eu boicotaria a Vodafone e mudava de Operadora!…
      Vai gastar mais de 200 milhoes so para mudar equipamentos para outra marca que secalhar nao europeia!…
      Quem vai ficar prejudicado com isso sao os clientes que sao Vodafone, e ate mesmo de outras operadoras Europeias, nao verem o 5G tao cedo – estao agora a dizer so para 2025, … e quase decerteza que verao decerteza os preços aumentarem so para cubrirem estes gastos, enfim…

      Tenho Huawei Mate 20 Pro que mw ofereceram, agora com ecrã partido, e nunca gostei das fotos rapidas, pois sao lentasa tirar comparado com outros samrrphones samsung que tive… com esta, pode ser que mude para um Samsung Galaxy S20+ Ultra se me derem dinheiro para comprar um!…
      Ja que o pessoal de Lisboa ganha muito… quem quer dar uns trocos zitos para eu por aqui no mealheiro!?

      Ah esperem para que comprar smarthphone novo, o 5G na chega da Vodafone tao cedo em toda a Europa!… entao mais vale esperar ate este ir mesmo de vela!

      Acho que a profecia do Trump, de dizer fucxxx 5G, we want 6G, acho que daqui nada já vem aí mas é!….

      Cambada…. Tou a ver que neste Mundo vale de tudo para dizer que tem a xxxx maior!…

    3. Avatar de Luís Filipe Marques neves
      Luís Filipe Marques neves

      Por mim é igual,compro um búzio.

  10. Avatar de ze
    ze

    Boa….. Longe com os chinocas

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Longe com eles e que venham as chinesas

  11. Avatar de agamotto
    agamotto

    Quem está por dentro do negócio das telecomunicações conhece bem as práticas desleais da Huawei, que aliás é uma empresa largamente subsidiada pelo estado chinês. Logo esta notícia é bem vinda, vai aumentar o negócio de empresas europeias como a Nokia e a Ericsson.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Sim e então? Como consumidor isso interessa zero . Quero o melhor serviço ao melhor preço nem que seja mão escreva . Roupas e electrónica igual. Vocês a defender empresas fazem me rir

      1. Avatar de agamotto
        agamotto

        Sendo assim porque falas mal da Xiaomi que tem a melhor relação custo-benefício? E aliás, esta notícia nem é sobre equipamentos para consumidores pelo que toda essa tua verborreia é completamente despropositada.

      2. Avatar de mlopes
        mlopes

        nem que seja o quê?! “mão escreva”? por acaso não queria dizer mão de obra escrava, pois não?

    2. Avatar de Joaquim Moreira
      Joaquim Moreira

      Era par rir essa de certeza… vai aumentar é o negócio de outras empresas chinesas isso sim “ah e tal mas a Huawei são uns espiões ” os outros são todos uns santinhos!!!!! é por isso que nos USA sais de casa e como tens camaras por todo o lado estás sempre “controlado” pois deves ahar que não é espionagem … é para a segurança das pessoas, LOL.

  12. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Quem pensa que os chineses são amigos que se mude para a China vai ver o que é bom para a tosse

    1. Avatar de Luís Pacheco
      Luís Pacheco

      Mas o q isso tem a ver? Se calhar tens a maior parte das coisas made in China e a verdade é que se não fosse pir eles pagavas muitas coisas mais caras

    2. Avatar de Henrique
      Henrique

      Boa boa. Agora é que disseste uma grande verdade. E é escusado o insulto pois o objetivo é o debate. Informação util em tempo util não quer dizer que vale tudo. Que somos controlados é evidente. Abaixo a espionagem velha ela de onde vier. Està no adn deles.

  13. Avatar de kodiakshadows
    kodiakshadows

    A UK não é a Europa, e que tal todos na Europa mandarem a Vodafone ao Badam*** e mais os seu carneiros

    1. Avatar de Hugo Andre
      Hugo Andre

      +10.000.000

  14. Avatar de Luis Semedo Duarte
    Luis Semedo Duarte

    Verdade…
    A Vodafone é +/- 65% de capital Inglês, e o restante de capital Sul Africano ( Grupo Vodacom )…
    Leiam as notícias nas entrelinhas, os motivos são claramente outros!

  15. Avatar de sakura
    sakura

    o problema dos equipamentos made in China é que são openSouce…. o codigo está disponivel e são seguros.
    Claro que isto não agrada a NSA que é o mesmo que a UE,
    UK… NSA==Portugal==UE==UK…., etc….. não querm preder o “control”. os “maus” vão roubar dados sempre seja huawei ou nokia ….se querm salvar a NSA (OTAM/NATO) emtão sim, mas a culpa não é da China.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      As coisas da Huawei devem ser mesmo muito opensource. Aliás, os chineses adoram mesmo divulgar o código fonte das coisas, vê-se por exemplo na Mediatek que divulga o código do kernel dos SoCs publicamente

      /ironic mode off

    2. Avatar de Darth
      Darth

      Ser mentiroso é feio

    3. Avatar de Henrique
      Henrique

      Vai trabalhar pra là

  16. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    No final do dia para as pessoas como eu é tudo igual: a espionagem continua embutida no 5G como esteve em todos os G’s anteriores e estará nos futuros G’s… com todas as vulnerabilidades a nível de privacidade e segurança que sempre teve, e continuará a ter, só porque os governos querem os serviços de comunicações extremamente vulneráveis para as suas actividades de espionagem interna e externa.

    Claro que prefiro que na Europa coloquem equipamento de empresas europeias que desenhem e fabriquem com quadros humanos totalmente europeus na Europa, embora isso pouco me sirva na prática no que diz respeito à dita privacidade e segurança das comunicações que continua a ser baixa/ nula.

    E tendo em conta o facto do estado Chinês ser socialista com ambições de tornar todo o mundo socialista que então viraria comunismo, acho que prefiro que não tenham acesso privilegiado aos sistemas de comunicações que poderão desactivar em caso de guerra mundial com muito mais facilidade se for equipamento fabricado por eles… se bem que já por diversas vezes pelo menos na Inglaterra (ou teria sido nos EUA?) se falou na protecção contra impulsos electromagnéticos (EMP) e tanto quanto sei continua tudo desprotegido.

  17. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Grande discussão mas a verdade é que a China não precisa de espiar os países basta ir ao Facebook onde vocês põem tudo desde as horas a que se levantaram até à comida do jantar.

    1. Avatar de Catarina Magalhães
      Catarina Magalhães

      Melhor comentário… Esta malta não tem mesmo noção das coisas… Deixa-los que são felizes a acreditar que espionagem só da China ‍♀️

  18. Avatar de Alex
    Alex

    Só vejo comentários estúpidos pessoa ignorantes, Huawei e uma senão a melhor fabricante de telemóveis, isto tudo está acontecer se chama medo de perder a liderança a Samsung e iPhone se sentiram ameaçadas pela Huawei iria destronar a Samsung já tinha passado a frente da iPhone em termos vendas, a verdade é a Huawei estava cada vez a avançar mais e superar todos as outras empresas com medo principalmente Samsung fizeram com isto tudo se criasse, só não vê quem é burro, isto é tudo para Huawei perder mercado as empresas Samsung e iPhone continuarem na liderança, porque tudo é feito na China até os iPhones e tudo made in China só a Samsung é iPhone estão juntas no mercado tanto iPhones e tudo ecrãs omled da Samsung, eu não sou fanboy de marca alguma posso agora ter um iPhone como ter um Samsung como ter outra marca qualquer, mas tenho olhos na cara e vejo a realidade, iPhone e uma marca cara os aparelhos deles não valem o preço, prefiro Google pixel tem super câmeras super rápidos tenho Huawei mate RS porsche design mete qualquer iPhone um canto eu já tive iPhone XS fui fazer o teste velocidade contra outro telemóvel tenho gama média xiaomi mi a2 lite conseguia entrar nos aplicativos mais rápido até o iPhone XS e um telemóvel de 800 e tal euros, iPhone xs tem boa câmera tem mas Google pixel 3 tenho é o Huawei RS porsche mete iPhone xs tive a um canto bem longe em tudo câmera bateria velocidade, por isso quem pensa tem iPhone tem grande coisa tem é uma ilusão de um telemóvel caro mas no final não vale nada só as baterias mostram logo a porcaria eles são

    1. Avatar de silvestate
      silvestate

      Vê-se que não percebeu no texto: está-se a falar de infraestruturas que permite um simples telemóvel enviar/receber chamadas e dados. E porque raios a Nokia europeia e a Ericsson “chegaram” tarde ao 5G? E porquê os EUA não publicam o que descobriram e assim obrigar a Huawei a fazer as rectificações necessárias e não a sua proibição?

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Eles não chegaram tarde coisa nenhuma. Simplesmente a Huawei faz mais barato, porque é uma chinesice, tem subsídios estatais e rouba IP dos outros. Aliás, a Vodafone Portugal tem 5G da Ericsson em testes, e está operacional.

  19. Avatar de Zé da Costa
    Zé da Costa

    God Bless America

    1. Avatar de mlopes
      mlopes

      a menos que estejas a ser irónico, eu se fosse a ti punha mais tabaco nisso 😉

  20. Avatar de Oliveira
    Oliveira

    “Agradece aos states a liberdade que hoje gozas”.

    Simultâneamente faz rir e lamentar a tua ignorância. A Vodafone justifica a mefida, emprenhafa pelos ouvidos de que a Huawey pode espiar através do 5G. Na verdade é uma desculpa esfarrapada por dois motivos, sendo o proncipal o valor do negócio que envolve a rede 5G e que os states não quetem perder e como sempre recorrem à mentira para denegrir a imagem do rival. Curiosamente a Vodafone não menciona qual a marca dos equipamentos que vão substituir os da Huawey, mas é fácil adivinhar né?
    O segundo motivo que atira esta treta da Vodafone para “conversa mole p’ra boi dormir”, é a denúncia do Snowden sobre as escutas que os states fazem a nível mundial, principalmente aos chefes de estado e nem a própria Merkel escapou. Claro que o Snowden teve de se pôr ao fresco para não preso por denunciar mais grande patifaria dos states. Já o mesmo não aconteceh ao Assanje que denciou outras grandes patifarias dos states a nível mundial e que hoje está preso, algures no Reino Unido, sendo torturado e cujas últimas notícias, dizem que o Assanje pode vir a morrer por estar sendo sujeito a torturas. Isto no país de sua majestade.
    O que prova por a+b que os states não quetem é perder o negócio da rede 5G.
    O resto são patranhas a que os “do os disto tudo” nos habituaram.

  21. Avatar de Darth
    Darth

    Tanto expert por aqui. Estados nem precisam de contratar especialistas para resolverem problemas, basta vir aqui aos comentários que está cheio de cagoes que sabem tudo

  22. Avatar de Pedro
    Pedro

    Eu não vejo é estudos divulgados que comprovem essa espionagem….. Deviam voltar se todos novamente para a Cisco

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Todos espiam todos.
      As empresas na China tem de fazer o que o estado quer, e nos EUA não é diferente (basta pensar no tribunal secreto da NSA)… podem ser regimes políticos diferentes mas os erros estão em ambos em larga escala… e na União Europeia também gostam de espiar à grande! Basta ver que a exportação de equipamento com cifra forte continua a requerer autorização, e o que será que exigem para deixar exportar? Alguém imagina? E nos restantes países é igual, tem todos restrições… por isso a União Europeia também não é muito melhor, pode parecer mas não é.

      Mas no que diz respeito ao 5G podem estar todos descansados porque todos os documentos técnicos contém falhas de segurança e privacidade a todos os níveis de tal forma que permite aos estados a detecção/ identificação e intercepção em tempo real dos terminais e das comunicações… se usarem dados cifrados e autenticados já antes de chegar ao terminal que comunica com as antenas dos operadores é que poderá em alguns casos dificultar tal intercepção e decifragem dentro da rede dos dados em si em tempo real… mas tudo o resto em princípio continuam a conseguir saber.

  23. Avatar de Hurley
    Hurley

    Tudo se resume a dinheiro. Resto é conversa.

  24. Avatar de JRC
    JRC

    É incrível ver alguns a colocarem gostos políticos e tecnologicos sem pensar o quão África sofre. Por conta dos chineses estamos a usar o mesmo telefone top de linha Huawei Mate 30, o mesmo que um europeu. Vocês que vivem nas américas e Europa. Tendem a ter uma política egoísta. Querem tudo pra vocês. O equilíbrio de poder ajuda o mundo porque sabemos que todos podem nos ajudar.