Vodafone Portugal: Pacotes “SmartNet” estão a chegar?

59 Comentários

A operadora MEO lançou em abril os Smart Net, que consistem em pacotes temáticos (Messaging, Social, Vídeo, Música e Email&Cloud) que reúnem as aplicações mais utilizadas desse tema.

Apesar de ainda não estarem disponíveis na Vodafone Portugal, em Espanha a operadora já disponibilizou aos clientes algo idêntico.


Ao longo dos anos, as operadoras têm vindo a adaptar-se às necessidades dos seus clientes com o objetivo de obter a melhor satisfação dos mesmos mas também para explorar áreas que até agora ninguém tinha apostado e assim obter receita.

A MEO lançou recentemente os pacotes SmartNet e é provável que a Vodafone Portugal seja a próxima a ter este tipo de pacotes isto porque a operadora já lançou na vizinha Espanha o Vodafone Pass.

De acordo com a página do produto no site da operadora em Espanha, o Vodafone Pass custa 3€ para quem usufruir das apps direcionadas para as redes sociais ou 5€ para o pacote MUSIC PASS. Sobre estes pacotes, pode ainda utilizar um destes serviços VPN gratuitos, para navegar na Internet de forma 100% anónima.

As vantagens

Apesar destes pacotes aumentarem o preço da mensalidade, poderão compensar os clientes que usufruem bastante das apps associadas às redes sociais e também música. Vamos ver quando chega a Portugal!

Clientes Vodafone, gostavam de ter isto?

Comentários

59

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Victor F.
    Victor F.

    Boa!
    Até gosto desta ideia, mas olho actualmente ao serviço RED que tenho e saber que apenas disponho de 500Mb em cada telemóvel e faz-me questionar se isto não deveria ter sido já implementado neste tarifário mas pronto, é provável que vá aderir ao pacote social

    1. Avatar de MikeyInThehouse
      MikeyInThehouse

      Tinhas e tens o yorn X mais 25.
      O pacote mais caro fica-te a cerca de 18€ mês (3.99 *4 mas tens de contar com o meses que tem 5 semanas dai ter a margem de erro de 2€) e tens 5Gb de net + 5gb para youtube ou twitch. 10.000 Minutos e SMS/MMS para Yorn/ Vodafone + 5.000 Minutos SMS/MMS Para outras operadoras e rede fixa.
      Mais os acesso as aplicações sem gastar dados. Whatsapp, messenger, etc.

      Agora para teres acesso a esta oferta só se fores a uma Loja official da Vodafone e questionares sobre o pacote Yorn X mais de 25.
      Vão falar-te no RED mas não vás em cantigas. Agora se te encontra fidelizado ao serviço do RED, tough luck.

      Agora tens de ver as necessidade da tua família e se fica mais em conta que o RED.

      Cá em casa somos 3 a utilizar o Yorn X.
      A minha a mais velha tem o pacote do meio, eu e a minha mulher temos o de 5Gb, tenho um custo mensal de +- 84€ (2x 18€ + 13€ = 49€ +35€ do pacote 3Play)

      1. Avatar de José Rodrigues
        José Rodrigues

        Falta dizer que para teres isso tens de ser ainda uma criança… Gente crescida não tem acesso a esses tarifários de estudante pé-rapado..

        1. Avatar de Kitsh
          Kitsh

          Na altura que saiu esse tarifário não havia limite de idades. Eu aderi logo e já tenho 34 anos

        2. Avatar de André
          André

          Não necessariamente. A Vodafone tem muitas vezes este tarifário aberto a outras pessoas. Quando foi criado, durante uns meses deu para toda a gente aderir.

          1. Avatar de José Rodrigues
            José Rodrigues

            Actualmente não, nem há mais de 1 ano que eu saiba.

          2. Avatar de André
            André

            A última vez foi em maio de 2016.

        3. Avatar de MikeyInThehouse
          MikeyInThehouse

          Estas errado eu aderi a este tarifário em Setembro do ano passado! E ainda a dois meses consegui o mesmo tarifário para a minha sogra e cunhada por isso é que referenciei-o!

          Tens é que ir à loja e falar no programa. Eles só falam nele se a pessoa perguntar por ele!

        4. Avatar de MikeyInThehouse
          MikeyInThehouse

          Julgo que o Jorge Rodrigues não deve de ter lido o que escrevi!
          O programa chama-se Yorn X mais de 25 por alguma razão!
          O “Mais de 25” que dizer, para pessoas com mais de 25 anos.
          Existe duas condicionante para adesão do programa, uma é que a malta só pode aderir ao tarifário de 3.99€ Semana ,ou pelo menos foi a informação passada na loja!
          A segunda é que no caso de querer inscrever varias pessoas, exemplo uma família, os números todos devem ficar associados somente a um NIF e ser associado só a esse NIF!
          Após a associação não será possível associar mais números ao NIF indicado!

      2. Avatar de José Carlos da Silva
        José Carlos da Silva

        É o que tenho também, e é – para mim – o melhor do mercado neste momento. Talvez o WTF tenha umas vantagens, mas o Spotify faz compensar.

        Usas os 5GB de dados (que não contam nas apps) na totalidade? Se te justificar o downgrade para o de 1GB (que tem todas as apps grátis também), poupas uns trocos e perdes o Spotify. Mas subscreves depois o Spotify Family e pode acabar por compensar.

    2. Avatar de Carlos Martins
      Carlos Martins

      Eu tenho 2 cartões Red com 7GB cada e 5000min para todas as redes por 11,99€ cada. Acho que por este preço é dificil arranjar melhor. Tens de tentar renegociar.

  2. Avatar de Freitas
    Freitas

    Eu não, se ainda fosse um conjunto de aplicações mais usamos, agora um conjunto em que só se usa uma.

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      ^Isto, além de que isto é um atentado à neutralidade da Internet, tal como foi o passo dado pela MEO.

      1. Avatar de Pedro H.
        Pedro H.

        +1 Concordo. As operadores nem sequer deveriam pensar em fazer isto, mas infelizmente o tuga ignorante nestas coisas vai comprar. “Ena fixe, compro um pacote para o miúdo e só usa o facebook”. Resultado, sucesso de vendas e passa a ser a norma. Depois quem sofre é o resto do pessoal que precisa do tráfico indiscriminado e como não é “massa crítica de mercado” não “temos pacotes” ou então pacotes bastante caros!

    2. Avatar de Aquele
      Aquele

      Concordo Freitas.
      A diferença aqui é os valores.
      3€ por mês é um nicho e excusas de pagar +de 10€ por um monte de apps que não usas.
      Isto era viável se o cliente pudesse selecionar as apps que quisesse. Aí sim.. isto ia ter um sucesso tremendo. Eles querem decidir pelos clientes e ainda aplicar valores absurdos.. obviamente que a larga maioria das pessoas ignora a oferta.

  3. Avatar de iDroid
    iDroid

    De forma alguma, vai contra a neutralidade da net.

  4. Avatar de Pedro
    Pedro

    Eu nunca subscreveria tal coisa, eu quero um pacote de dados que me dê a possibilidade de usar as aplicações que quero e navegar na net à vontade, penso que isto é uma maneira de aumentar as receitas das operadoras, obrigando as pessoas a subscreverem vários pacotes diferentes, evitando aumentar os GB no global, mantendo por exemplo o tráfego normal a 5GB e ilimitado para os pacotes subscritos.

  5. Avatar de Luís M
    Luís M

    Para mim não faz sentido discriminar o tráfego por tipo de aplicação, mas já se nota cada vez mais empresas a querer deitar a mão à Internet.

  6. Avatar de eachtime
    eachtime

    estes pacotes são a derradeira facada na neutralidade da internet

  7. Avatar de Eliseu
    Eliseu

    Que estupidez, é pagar um valor por telefone e Internet conforme as suas necessidades e está feito,

  8. Avatar de Tugamania
    Tugamania

    Mais uma ” invenção ” para ” mamar ” dinheiro ao pessoal…

  9. Avatar de Tiago Vilhena
    Tiago Vilhena

    Apesar de ser contra o controlo do que fazemos com os nossos dados (sim, já deviam estar incluidos no pacote já que se querem tanto associar às necessidades dos clientes), talvez pudesse ser algo a ter em conta caso fossemos nós a escolher as apps que não gastam dados de uma lista e pagar 1eur por exemplo por cada app. Agora impingirem a utilização de certas apps e ainda termos que pagar por isso não me parece grande ideia. Simplesmente mantenho a minha utilização e não ouço musica nem vejo filmes online. Só em modo offline.

  10. Avatar de Santos
    Santos

    Se for como o Vodafone up que nem um mês dura e estamos a ser taxados 1 todos os dias por falta de carregamento não compensa

  11. Avatar de renato
    renato

    especialmente os preços 42€ por 1 serviço melhor que 60€ em portugal

  12. Avatar de Pedro
    Pedro

    alguem sabe se atualmente os pacotes com internet incluida pode usufruir dos dados todos na UE? No meu caso tenho 2gb de net movel

  13. Avatar de Hugo
    Hugo

    E assim acaba a neutralidade da internet… onde os dados são discriminados… isto é uma bosta… em vez de aumentarem os limites de dados que são uma treta andam a inventar m3rda5 destas que não interessam a ninguém…

    1. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Ora aqui outra pessoa que pensa como eu.

    2. Avatar de Nuno José Almeida
      Nuno José Almeida

      Devagar devagarinho, vão matando a internet, vamos ver daqui a uns anos como vai ser.

    3. Avatar de Paulo
    4. Avatar de Ze_Pirata
      Ze_Pirata

      Calma Flor, não te enerves.
      Acho que fazem muito bem. Assim evitam-se os excessos e as velocidades ficam mais equilibradas para todos.

  14. Avatar de Ze
    Ze

    Falta cá a Free em Portugal…
    2€ mensais para o Telemovel…!

    http://mobile.free.fr/

  15. Avatar de David
    David

    Não percebo… como podemos ser taxados nas App tipo facebook e instagram!? Actualmente não somos, vamos passar a ser?

    1. Avatar de André
      André

      Atualmente não somos?! Como assim?! À exceção dos tarifários para jovens, todos os outros pagam internet.

    2. Avatar de zé

      O que estes pacotes fazem não funciona como estás a pensar. O habitual é existir um tarifário que inclui X quantidade de dados de internet por mês (indiferenciada tal como deve ser).
      O objectivo destes pacotes é uma pessoa pagar um determinado valor (além do que já paga pelo tarifário que tem) para que os dados das aplicações de cada pack não sejam contabilizados no plano normal.

      Ex: se uma pessoa paga 5€ / mês para ter 1GB de internet no tele, ao aceder ao facebook está a consumir dados que vão ser descontados desse 1GB. Ao subscrever um dos packs uma pessoa fica a pagar os 5€ +5€(pack) e todo o trafego que faz no facebook já não é contabilizado no 1GB.

      Parece-me mal. Obviamente a internet deve ser usada para o que bem entendermos e a distinção entre apps nao devia ser feita.

  16. Avatar de Pedro
    Pedro

    Resumindo. Uma grande palhaçada e mais uma estratégia de marketing agressiva de forma a angariar receitas para os administradores passarem férias juntamente com o ‘outro’ em Palma de Maiorca.

  17. Avatar de Hélder Pinho
    Hélder Pinho

    Quando há tarifários que oferecem o tráfego de facebook/messenger/whatsapp/instagram/snapchap/skype/spotify, estas “propostas” são completamente ridículas.

  18. Avatar de Sargas
    Sargas

    Não gosto da ideia. Já basta bimestralmente deduzirem 1,5 Euros. É a única operadora a praticar tal asneira.

    1. Avatar de André
      André

      Não é a única. 1,8€ na MEO e 1,2€ na NOS. Ambos os valores são mensais.

  19. Avatar de J. Bond
    J. Bond

    Igual aos políticos. Cambada de chulos. Mas o tuga gosta e bate palmas. Cada povo tem aquilo que merece.

  20. Avatar de julinhe
    julinhe

    quando o roaming for mesmo a custo zero, acho que vou mandar vir um cartao da republica checa ou da polonia , por menos de 20 euros mês temos chamadas, sms, mms e internet ilimitada 😉

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Penso que não vai ser tão simples assim, penso que saiu uma lei que vai impor limites das chamadas/SMS/internet em roaming

    2. Avatar de Alvega
      Alvega

      Boa malha, mas nao te esqueças de quando pensares em fazer algo, tipo trabalhar, ires para a Republica Checa, e podes ficar por lá até a reforma.
      Nao conheço o pais, mas pelo que sei é bom.

  21. Avatar de julinhe
    julinhe

    t-mobile polonia, 70 zlots sensivelmente 17 euros mês , chamadas sms mms e net ilimitada.

  22. Avatar de Joao Pedro
    Joao Pedro

    Estão a tentar transformar a internet numa televisão por assinatura. Isto não é “smart net”, isto é “dumb net”.

    Não vejo a hora da UE vir com uma directiva para acabar com esse tipo de assinatura.

  23. Avatar de NMF
    NMF

    Nop, não faz sentido.
    Diferenciar o trafego só é bom para as operadoras.
    Queremos é limites mais altos ou até não ter limites

  24. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Aquilo do music pass é napster? 😛

  25. Avatar de Alvega
    Alvega

    Pois eu por 16.495€ tenho net 4G da MEO, com 30Gb, (Tinha mais, mas reduzi, pois nao precisava) e meo Go, que por sinal é uma Bosta, somente funciona devidamente quando ele quer, nao quando eu quero.
    Quanto aos pacotes, acima, acho bem, nao como censura, mas como MORALIZAÇÃO, cada qual usa o que quer, e nao prejudica as velocidades dos demais.
    Nao chega ? facil, 16.495€ net 4G da MEO, ilimitado…(treta, sao 30GB).

    1. Avatar de José
      José

      A que tarifário se está a referir?

      Obrigado

  26. Avatar de Fábio Santos
    Fábio Santos

    Às vezes acho que pago muito de serviços,mas depois fazendo bem as contas mais vale estar quieto e deixar o que tenho! vodafone fibra 100mb tv+net+voz 26,90€(oferta da box) + Yorn X +25 5gb por 16€ e a mulher Yorn X 10€ = 52,90€/mês e não tenho preocupações de tráfego e tenho Spotify premium.. acho que não posso me queixar!

  27. Avatar de Bruno D.
    Bruno D.

    Não percebo estes comentários…
    “isto é sempre a roubar”
    “só é bom para o operador”
    “isto não presta e o tuga burro aplaude”

    Desculpem lá.. quem é que vos obriga a aderir? Querem plafonds mais altos? Também eu mas isso custa dinheiro. Ou acham que alguém vos vai dar as coisas de borla?
    Fazem comparações com operadores de outros países e nem sequer têm noção do que estão a comparar. Falar mal por falar é fácil. Os mercados não são comparáveis, nem que seja pela dimensão do número de consumidores.

    Estes pacotes não limitam a utilização da internet. Quem tem o pacote já tem um plafond de internet no tarifário base. Será que é assim tão dificil perceber que isto é bom para muita gente? A minha mãe, a minha tia, o meu vizinho, whatever, só usam redes sociais. Porque é que em vez de subscreverem um pacote 1 GB que custa 10€, não subsrevem um smart net que custa 5€? Só têm a ganhar com isso.
    Qual é o problema? Não gostam porque não podem aceder a outro tipo de conteúdos? Tudo bem, a oferta não é para vocês. Há alternativas.

    Se é bom para as operadoras? Com certeza que sim, senão não lançavam a oferta. Além disso, também é bom para os clientes. Não é para todos? Claro que não. Nada é bom para todos. O João quer um 4P mas para a utilização que faço de serviços de telecomunicações só preciso de um 2P. Isso faz com que o 4P “seja uma roubalheira para o tuga burro que aplaude”? Não. Só faz com que não seja um serviço bom para mim.

  28. Avatar de Henrique
    Henrique

    Hoje dirigi-me a uma loja vodafone oficial para um pedido de portabilidade e falei-lhe do yorn +25 ao qual me disseram que tinha sido uma campanha. Alguém conseguiu mudar para o tarifário yorn com nif +25 anos?

    1. Avatar de André
      André

      De momento não há nada disponível. Com sorte, em breve, haverá uma nova campanha.

  29. Avatar de Carlos Dias
    Carlos Dias

    É tudo uma grande treta, vou ou site e na cobertura lê-se acesso a fibra, vai se a contratar na residência e em todo o prédio é o serviço mais fraco, ainda agora comprei um equipamento 4g, vai a chama para o call center da empresa e é preciso um curso para entender. E o mais caricato e que os pontos já voaram, o resto tem de ligar para 12712. Lá vem o Call center, a anacon anda a nanar. O sinal analógico na rua augusto correia, 17, 3° esquerdo, 4760-125, só pode ser uma anedota

  30. […] Spain and Portugal. Lisbon-based telecommunications firm MEO has been rolling out packages (link in Portuguese) that provide users with data plans limited to specific apps. Customers using […]

  31. […] offering data packages for specific bundled packages of zero-rated apps on mobile data plans in April. The plans are grouped by application type such as “messaging” and “music” for €4,99 a […]

  32. […] offering data packages for specific bundled packages of zero-rated apps on mobile data plans in April. The plans are grouped by application type such as “messaging” and “music” for €4,99 a […]

  33. […] Spain and Portugal. Lisbon-based telecommunications firm MEO has been rolling out mobile packages (link in Portuguese) that provide users with data plans limited to specific apps. Customers will be […]