Vodafone Portugal cobrou a mais por serviços aos clientes

23 Comentários

Quando se fala em queixas, as operadoras costumam liderar os rankings. Tal acontece porque têm muitos clientes, mas também porque por vezes há situações que correm menos bem. A justiça decidiu que a Vodafone deve restituir aos clientes os valores cobrados por serviços extra.


Vodafone Portugal: Valor a pagar tem de ser apurado pelo Tribunal…

A Vodafone Portugal cobrou serviços a mais aos seus clientes. Em fevereiro de 2022, transitou para julgado a decisão que determinou que a operadora de telecomunicações deve devolver os montantes cobrados em excesso aos clientes, segundo revela o Observador. A justifica ficou do lado dos clientes após a ação coletiva movida pela Citizen’s Voice .

Octávio Viana, presidente da Citizen’s Voice, contextualiza ao Observador que “a juíza de primeira instância entendeu que cada lesado teria de executar legalmente a sentença, ou seja, entrar com um processo a título individual”. A associação recorreu e, em simultâneo, avançou com “vários lesados” para “execuções junto dos tribunais”. E, conforme explica, “todas as decisões até agora foram de que a sentença tinha de ser liquidada”. E, já esta semana, o Tribunal da Relação de Lisboa “confirmou” o entendimento dos clientes, “ou seja, de que tem de ser o tribunal a apurar o que é que cada lesado de facto tem de receber.”

o juiz terá agora de “determinar o apuramento daquilo que a Vodafone tem de pagar”, podendo optar por “diferenciar o valor a atribuir a cada lesado” ou por “ter o montante ‘x’ a dividir por cada lesado”, explica Octávio Viana.

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de luisa
    luisa

    Incrível a ladroagem que estas empresas fazem!

    1. Avatar de António
      António

      Incrível também é a juíza obrigar que cada cliente lesado tenha que reclamar em tribunal. Porquê encher os tribunais e obrigar o cliente a pagar a um advogado? Se sabe que a Vodafone levou a mais, obrigue a restituir a todos! Simples assim!

      1. Avatar de Offshore
        Offshore

        Chama-se a lei Marítima… Você quando nasceu deram-lhe um número para o registar como propriedade estatal… Como passou a ser um número passou a ser tratado como produto e não como ser vivo. Como tal sempre que precisa de ir a um tribunal presisa de ser representado por um advogado inscrito na ordem para o representar, porque para a justiça você não tem o direito a responder porque não existe…. Estude isso e vai ver que a escola foi uma mentira….

        1. Avatar de Cristóvão Colombo
          Cristóvão Colombo

          O comentário mais defasado da realidade que li hoje.
          -Os cidadãos não são produtos.
          -Os cidadãos são o estado, claro que havendo maiorias absolutas desvirtu-se a democracia.
          -Não precisa necessariamente de advogado para ir a tribunal.
          -Você tem direito a responder e a defender-se, mas parece-me obvio que cada um com as suas competências, não arriscaria a minha defesa ao senhor, como também não arriscaria ser alvo de uma intervenção cirurgica realizada pelo senhor.
          -A escola não é uma mentira, mais facil mentira é o seu comentário porque não deve ter tido uma boa escola.

          E sem querer parecer grosseiro, mas com o nome Offshore, parece-me que a sua escola foi de estudos como ludriviar o sistema tributário, apenas se o significado for que o seu conhecimento é Offshore do seu cerebro.

  2. Avatar de Nuno Palma
    Nuno Palma

    Deve ser do sono… mas não encontro no texto que serviços e que valores cobrou a mais.

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      Como a ativação automática de pacotes adicionais de internet quando o plafond se esgota.

  3. Avatar de Hugo Santos
    Hugo Santos

    Estas decisões nunca fazem jurisprudência, e é disto que se fazem valer as empresas.

    1. Avatar de JMS
      JMS

      Qualquer decisão judicial transitada em julgado é jurisprudência.

  4. Avatar de Rruella
    Rruella

    até o mês de Fevereiro deste ano tinha casa com Meo e móvel com Vodafone. O móvel com dois cartões e cada com 15Gb.
    Tanto eu como a minha esposa nunca extrapolamos os tais 15 Gb ao contrario.
    Bem o fato é que resolvi unir casa e móvel em uma só operadora, e fiz mau mesmo muito mau, quando escolhi a Vodafone.
    Cobraram já no primeiro mês um valor absurdo de móvel alegando que um dos cartões tinha extrapolado o limite de 15Gb.
    Depois de muita conversa resolvi pagar. Depois estou dentro de casa com o router no hall e quando vou ao meu quarto já não tenho wifi, o mesmo acontece na sala, isto tanto para um como outro cinco passos.
    Pedi para resolverem o assunto do wifi com o que eles chamam de super wifi. Resultado para ter o super wifi tenho que pagar mais, e a instalação também, é cobrada.
    Tanto sabem que o problema é existente que até já tem o remédio.
    Depois na altura optei pela Vodafone porque eles tem, ou dizem que tem uma box que trabalha por wifi, mas que depois foi preciso meter a cabo para trabalhar.
    Enfim quando terminar a fidelização minha solução virá.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Ser azelha da nisso

      1. Avatar de José
        José

        Começa logo pelo “fato”!

    2. Avatar de Ze Nandoooo
      Ze Nandoooo

      Alterar no router o “canal” de emissão do sinal wi-fi pode ajudar a teres melhor sinal pela casa…

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        O canal de emissão em nada tem a ver com o alcance do sinal. Têm a ver com a utilização de largura de banda numa determinada frequencia (canais). Se tiver muitos routers à volta que utilizem o canal 6 por exemplo, se estiver a usar o mesmo canal poderá ter quebras na largura de banda e consecutivamente perdas de velocidade. Agora isso em nada tem a ver com o alcance do sinal wifi.

  5. Avatar de Mário Silva
    Mário Silva

    Pedi a cessação do período de fidelização com a Vodafone. Na altura na área de cliente e na fatura vinha que faltava 8 meses e valor de 95€ mais IVA. 2 dias depois do pedido no mesmo sítio já estava que faltavam 13 meses e o valor a dever é de 173€ mais IVA. Felizmente tirei imagem do site e tenho a fatura guardada…

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      A data de contratação fica registada

  6. Avatar de Victor von Frankenstein
    Victor von Frankenstein

    Mudem todos para a Digi este ano que vem o cartel tem que levar uma porrada…

    1. Avatar de Jony das couves
      Jony das couves

      Para o ano termina a minha fidelidade . Se a digi for boa e para lá que eu vou. Não gostei do golpe que fizeram com a linha do aumento de 7 porcento. Tinha renovado a 3 meses. Assim que tiver oportunidade vai de vela.

      1. Avatar de Bruno M.
        Bruno M.

        +1 mas tinha noção que ia haver aumentos.
        Quando fiz renovação certifiquei-me que não renovaria com os telemóveis. Acabei por renovar apenas o serviço TV/NET/VOZ.

        Entretanto tirei de lá os telemóveis. Mudei para a Woo.

        1. Avatar de Diogo
          Diogo

          Mas, a Woo é NOS…

          Estou muito bem com o tarifário Yorn da Vodafone 20gb por apenas 11€ mês, pois sou cliente faz alguns anos e a Anacom forçou as operadoras a mudar esse tipo de tarifários.

          1. Avatar de livreseforsopamim
            livreseforsopamim

            2.95 WEEK. n é bem 11 eur mes! Mas 12.60 num mes de 30d. Por acaso uso um cartao desses.

  7. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Grandes trafulhas.

  8. Avatar de Alex Pinto
    Alex Pinto

    A Vodafone ja faz isto a clientes que gostam a muitos anos. Comprovei varios lesados desde o seu inicio

  9. Avatar de Manuel da Rocha
    Manuel da Rocha

    Não era só a Vodafone. A MEO andou a fazer o mesmo a quem têm cartões UZO, pré-pagos. Além do valor do mês com valores miseráveis de internet, fui obrigado a colocar um contador de tráfego no telemóvel. E adivinhem: A MEO dizia que usava os 2gb em 15 dias, no contador nem 300mb eram usados. Depois de reclamar, disseram que o erro era meu e os valores deles estavam certos, ao cabo de 3 vezes a acontecer o mesmo apresentei queixa formal numa loja. Depois disso, recebo um cartão em casa, com uma carta a dizer que o meu cartão tinha um problema e a “MEO fazia a simpatia de oferecer um cartão, com portabilidade do seu número, valor e tráfego restante no momento da activação”. No mês seguinte, o valor contado era o mesmo que o contador registava. Mesmo assim, fiquei sem 1 mês (em 2) que paguei, devido aquele “lapso”. Por isso a operadora sabia bem o problema mas, só depois da queixa formal o corrigiram. Imagino que existam vários milhares de cartões com o mesmo problema, só que as pessoas não usam a internet, daí não darem por isso. Por outro lado, foi curioso que o problema surgiu quando mudaram os tarifários, aumentando os preços e dando mais 10% de tráfego.
    No final pensei que será mesmo política da empresa registar 4 vezes o tráfego feito, para obrigar os clientes a pagar muito mais, já que não aceitam pagar mensalidades, onde podem cobrar extras, pela mesma razão.