Vodafone: Nova tecnologia OpenRAN pode diminuir fatura do cliente

11 Comentários

Se analisarmos as propostas das operadoras ao nível de tarifários verificamos que são, no seu todo, idênticas. Há algumas operadoras que conseguem oferecer melhores serviços, outras melhores débitos mas na hora de pagar nenhuma é atrativa do ponto de vista de valores.

A Vodafone quer mudar tal cenário e ver-se livre da Huawei, Ericsson e Nokia. Para isso, a operadora tem já em testes a tecnologia OpenRAN.


De acordo com a Reuters, a Vodafone tem já em testes uma nova tecnologia rádio no Reino Unido. Trata-se de uma tecnologia denominada de OpenRAN que foi desenvolvida pela própria Vodafone e Intel. Esta tecnologia permite que a Vodafone não dependa de terceiros (Huawei, Ericsson e Nokia), para a sua infraestrutura de comunicação. Desta forma pode oferecer preços mais atrativos aos clientes finais no futuro.

A empresa começou por realizar alguns testes nos seus laboratórios localizados na África do Sul. Agora a Vodafone tem já em curso testes no Reino Unido.

OpenRAN – A tecnologia aberta para comunicações da Vodafone

A tecnologia OpenRAN padroniza o design de hardware e software na infraestrutura. Além disso, é também um standard para mastros e antenas que compõem a rede de acesso por rádio capaz de transportar chamadas e dados móveis.

Para a Vodafone, esta pode ser uma boa oportunidade para conseguir oferecer tarifários mais atrativos. Esta tecnologia garante suporte para serviços 2G e 4G e está pronta para ser lançada na Europa. A partir de hoje, a empresa de telecomunicações britânica vai começar a disponibilizar esta tecnologia em 120 áreas rurais no Reino Unido.

Partilhar:

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de André
    André

    “Desta forma pode oferecer preços mais atrativos aos clientes finais no futuro”
    Ou então cobrar o mesmo que as outras mas ter maior margem de lucro 😀

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      É isso mesmo. O consumidor final vai beneficiar zero disso.

  2. Avatar de Rui
    Rui

    Fantástico 😉 Quando a Huawei e outros fabricantes já estão a preparar as especificações para o futuro 6G estes vêm falar de 2G e 4G para as zonas rurais?!! Já se está a ver todo um valor acrescentado agora que avançamos a passos largos para o IoT. Não me parece que vá ter sucesso. Enfim mete Intel americana e Vodafone britanica e isso poderá explicar a notícia.

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Na minha opinião a huawei neste momento fala demasiado principalmente quando está com problemas relativamente aos seus futuros telemóveis não terem serviços da google e não haver possibilidade **pelo menos atualmente** de o utilizador instalar os serviços caso queira(compreendo que para muitos isto seja ótimo, mas para o mercado geral é uma desvantagem). E além disso, é tudo muito bonito falar de 6g, quando o 5g ainda nem está completamente implementado ou até mesmo funcional comparando com 4g pelo menos. E sabendo o país em que vivemos, em que a realidade adsl ainda existe bastante, e zonas que apenas têm 2g, vai ser uns longos tempos até se tornar usável.

    2. Avatar de mmendez
      mmendez

      Não sei se percebe que o 5G é nocivo a saúde humana não foi por acaso que a Bélgica parou a implementação do 5G antes de se efectuar mais estudos.
      Eu não faço tensões de comprar equipamentos 5G

      1. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        Mesmo sem o equipamento 5G a radiação vai estar por toda a parte, terão de colocar centenas de milhares, talvez milhões de antenas tal é a pouca área que aquilo cobre nas frequências mais elevadas.
        Nas frequências normais, é mais ou menos o mesmo número de antenas.
        Conhecendo-se a como funcionam as operadoras, quem não tem agora o 2G/ 3G/ 4G, pode contar que o 5G também não deverá aparecer.
        Felizmente o satélite por toda a parte está prestes a tornar-se uma realidade e para muitos passará a ser a verdadeira alternativa às “Internet Móveis” que nunca lá irão chegar, e se chegarem é com “aquela” (não) qualidade que já muitos conhecem.

  3. Avatar de MMM
    MMM

    Quem iniciou o Open RAN foi a Nokia e a Huawei é a única que não participa.
    Muito giro para laboratório e inovação, mas quando o custo de integração, baixa performance e limitação nas funcionalidades disponíveis acaba mata antes de nascer.

  4. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Pelo menos foi a primeira operadora a iniciar esta nova tecnologia em toda a Europa !! Foi a pioneira.E não esquece quem mais precisa,que são as pessoas que vivem nos meios rurais.Muito bem,Vodafone !! 🙂

    1. Avatar de zezinho
      zezinho

      lol, já ganhaste a tua comissão hoje!

  5. Avatar de Maritns
    Maritns

    “ver-se livre da Huawei, Ericsson e Nokia” e abraçar a INTEL!?

  6. Avatar de Luís Filipe
    Luís Filipe

    Só para rir, a PT já a alguns anos que o material que está por detrás de alguns pontos finais de cliente já é PT-inovação e alcatel. Em relação a Huawei nesta altura devera ter 80% da rede desde o Core principal até a BTS ou no caso de IPTV até a casa dos clientes, estaría a Huawei preocupada com não quererem utilizar a sua tecnologia? Na regra geral, baixo custo=baixa qualidade.