Vodafone lançou serviços 4G em Portugal

40 Comentários

A Vodafone Portugal começou ontem a comercializar serviços 4G sobre a sua rede de quarta geração móvel.

Ao iniciar a prestação de serviços sobre a tecnologia 4G, a Vodafone volta a posicionar-se na linha da frente na disponibilização de serviços inovadores aos seus Clientes, depois de ter sido o primeiro operador em Portugal e um dos primeiros em todo o mundo a lançar um equipamento preparado para a rede 4G.



Inicialmente, a cobertura 4G da Vodafone abrange uma mancha significativa de Lisboa e Porto, estando igualmente presente nas restantes capitais de distrito (Aveiro, Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Portalegre, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu), bem como Funchal e Ponta Delgada. A cobertura será progressivamente alargada ao resto do País.

A Vodafone disponibiliza dois novos planos de Banda Larga Móvel para que o utilizador usufrua das vantagens da tecnologia 4G, com velocidades de download até 50Mbps e até 100Mbps com mensalidades, respectivamente, de €49,99 e €59,99.

Também ontem a Vodafone lançou a campanha ‘Pioneiros 4G’ que oferece um desconto de 50% sobre o preço da Vodafone Connect Pen K5005 em conjunto com 50% de desconto na mensalidade dos planos 4G durante 24 meses.

Com esta campanha os Clientes podem adquirir a pen 4G, compatível com a actual rede 3G, por €79,9 e utilizar o serviço 4G da Vodafone a partir de €24,9 por mês.

Para além da pen 4G, a Vodafone disponibilizará outros equipamentos móveis 4G, como smartphones e tablets, assim que estiverem disponíveis para serem lançados comercialmente.

As maiores velocidades e menor latência (tempo de resposta) associadas ao 4G permitem uma melhoria significativa num conjunto alargado de serviços, criando novas realidades na tecnologia móvel, como jogos multi-player online, serviços cloud de alto desempenho, streaming de áudio e de vídeo e aplicações inovadoras em áreas como a saúde, segurança ou educação.

O 4G traz também benefícios claros para o segmento empresarial, tanto na utilização em mobilidade como por se assumir como alternativa a ligações fixas de telecomunicações, com maior abrangência e facilidade de instalação.

Recorde-se que a Vodafone foi o único operador que adquiriu cumulativamente espectro 4G e espectro na faixa dos 900 MHz, especialmente destinado a serviços 3G, no leilão realizado em Novembro último, o que lhe permite proporcionar a melhor experiência de utilização de dados em mobilidade em Portugal, reforçando o seu compromisso com uma liderança inequívoca no desempenho da rede e na qualidade do serviço aos Clientes.

Tal como nas anteriores tecnologias de comunicações móveis, a Vodafone vai liderar o desenvolvimento do 4G em Portugal, dotando o País de infra-estruturas de banda ultra- larga para responder à cada vez maior exigência de velocidades e volumes de dados e disponibilizando novos serviços aos seus Clientes através de smartphones, tablets, portáteis e outros dispositivos.

Homepage: Vodafone 4G

Partilhar:
Tags:

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Maia
    Pedro Maia

    Será agora com o 4G que se vai puder mandar MMS de maior dimensão que 300Kb ?! ou nisso nao vai haver alteração nenhuma ?! tanta tecnologia com tanta qualidade, e depois nao podemos partilha-la a não ser por Email(net) claro !

    1. Avatar de Daniel

      O MMS ainda se usa!!??

    2. Avatar de Rui "ALL" Sousa
      Rui “ALL” Sousa

      iMessenger all the way! xD

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        whatsapp all the way ?

  2. Avatar de BrunoG.
    BrunoG.

    Este “4G” é LTE?

  3. Avatar de Pedro Coimbra e Costa
    Pedro Coimbra e Costa

    Caríssimos, por favor elucidem-me, se apenas a Vodafone comprou espectro “Vodafone foi o único operador que adquiriu cumulativamente espectro 4G e espectro na faixa dos 900 MHz….” porque é que existe o anuncio da PT a 4G(um anuncio até bastante engraçado ao 4G – 4=3+inf)?

    1. Avatar de n3XXuS
      n3XXuS

      Esse anúncio é uma cópia de outro anúncio já existente… logo não é assim tão engraçado.

    2. Avatar de Abel
      Abel

      Deves estar a fazer alguma confusão… Uma coisa é a internet móvel, o caso da Vodafone, outra coisa é o 4G na Fibra, caso da Meo…

      1. Avatar de Carlos Silva

        4G na fibra?! Acho que tu é que tás confuso 😛

    3. Avatar de Ricardo H.
      Ricardo H.

      Só em final de abril, com a libertação do espectro dos 800 MHZ, para já alocado à televisão analógica, a PT vai aumentar a cobertura para os 80%.

    4. Avatar de alexandre
      alexandre

      Lê primeiro antes de falar.

      achas que a pt que ia andar a vender gato por lebre?

      http://tek.sapo.pt/noticias/telecomunicacoes/tmn_avanca_com_duas_ofertas_de_4g_1227763.html

    5. Avatar de Ricardo Batista
      Ricardo Batista

      A Vodafone foi a única operadora a adquirir espectro na faixa dos 900 MHz, que permite uma melhoria de cobertura do 3G.
      O 4G opera em bandas diferentes (800 e 2600 MHz), que foram adquiridas pelos 3 operadores.

  4. Avatar de aver
    aver

    Só que o LTE americano e o europeu funcionam em faixas de frequência diferentes.

    Se o iPad 2012 com LTE (3G+4G LTE+umas coisas) que for vendido na Europa for o mesmo dos EUA o LTE não vai funcionar … pelo menos é o que se diz.

    1. Avatar de Miguel Ribeiro

      Sim, são diferentes, mas tal como os telemóveis, a versão vendida cá terá que ser diferente.

  5. Avatar de Mário Cardoso
    Mário Cardoso

    4G??? Eu nem sei o que é o 3G na minha terra, quanto mais o 4G!

    Se as operadoras evoluíssem os seus actuais serviços e os disponibilizassem em todo o território, o pessoal era mais feliz (ou não)!

    1. Avatar de Daniel

      Os operadores ganham dinheiro é nas cidades.
      Colocar uma antena que custa milhares de euros para meia dúzia de pessoas não é rentável.

  6. Avatar de n3XXuS
    n3XXuS

    O que eu acho piada é que no Japão, a NTT Docomo já tinha lançado serviços de 4G no natal de 2010, sendo que em Abril de 2011 já tinha maior parte de Tokyo, Osaka e Nagoya com cobertura 4G. Mas claro, Portugal é sempre o mesmo país atrasado…

    Atenção, o meu comentário não é nenhuma crítica a este artigo ou ao pplware, apenas ao país em que vivemos…

    1. Avatar de PT@UK
      PT@UK

      Muda de país.

      1. Avatar de n3XXuS
        n3XXuS

        Não vai demorar muito a acontecer por isso não te preocupes que eu também não.

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      Elucida-me onde é que o nosso país é atrasado nesse aspecto? Só porque não foi o primeiro ou segundo? wtf?

        1. Avatar de Paulo Teixeira
          Paulo Teixeira

          Tambem nao percebi aquele comentario, os japonocas sao sempre os primeiros e depois?? se esta gama de frequencia mata-se tu ias saber sem ters sofrido 😛 nao é bom ser assim atrasado como tu dizes??
          Abraço

      1. Avatar de n3XXuS
        n3XXuS

        O nosso país também não é o segundo nem o terceiro, mas o problema nem sequer passa por aí. Estão a fazer anúncios a um meio que já existe há algum tempo como se fosse algo que nasceu ontem e é novidade para todos. Pode ser novidade para os portugueses, tudo bem. Mas o pior é que nem o 3G conseguem assegurar a 100%, mesmo em cidades como Porto ou Lisboa e acho que quem usa 3G consegue confirmar o que estou aqui a dizer…

  7. Avatar de Paulo Bastos

    Muito caro, assim não dá, só mesmo para “gestores” de empresas.

  8. Avatar de Fabio Valente
    Fabio Valente

    Bonito, e se a cobertura for superior como indicam será optimo!

    No entanto, agora com estas velocidades estonteantes a vodafone vai continuar a cortar a velocidade para 128kbits ao fim de 15GB de tráfego ?

    No site não encontrei nada em contrário.

  9. Avatar de GSM-Chega
    GSM-Chega

    “… com velocidades de download até 50Mbps e até 100Mbps…”
    Falta as operadoras dizerem que o equipamento tem que estar parado, perto da antena e a ver a antena se não, lá se foi o prometido.

    1. Avatar de Daniel

      E a única pessoa ligada nessa antena…
      Mas com o 3G é igual.

    2. Avatar de Ricardo Batista
      Ricardo Batista

      Em termos tecnológicos, o 4G promete bastante mais que o 3G. A eficiência espectral é maior e portanto teremos maiores débitos. Além disso, a latência (essencial para online gaming) passa a ter valores reduzidos, iguais aos do serviço fixo.

  10. Avatar de Tito
    Tito

    Se for como o 3.5g podem ir para o ca….. em 7 Mb de velocidade contratada nunca consegui passar dos 3Mb

  11. Avatar de Tito
    Tito

    Tens é que ir para baixo da antena e puxar um cabo…

  12. Avatar de João Ramiro

    Para Santarém foi me dito na loja que só no final de Abril os serviços 4G entrariam em funcionamento

    Não se esqueçam que o equipamento custa 150€ (particulares)

    https://loja.vodafone.pt/homephone/pack.htm?pid=765,10&nome=Vodafone+Connect+Pen+K5005

  13. Avatar de Miguel Machado

    É sem duvida com agrado que vejo esta noticia, apesar de não ter nenhum equipamento para o efeito, a verdade é que muita coisa vêm ai e que neste momento me põe com um pé atrás no que toca à troca do meu iPhone por um 4S…

  14. Avatar de Bruce
    Bruce

    Quem vai pagar 150 euros pela pen? Acusem-se… supostamente ninguém.
    os tarifários são exactamente os mesmos na PT… combinação de preços? onde? coincidências como sempre…

    1. Avatar de Mondrulho
      Mondrulho

      promoção inicial de 50% de desconto assim como na mensalidade… assim já fica num preço convidativo… e se a pen custa 150 euros entao o ipad 3 nao é assim tao caro 🙂 netbook+pen=450 euros… nao é infinito mas quase… lol

  15. Avatar de Paulo Roberto
    Paulo Roberto

    Pedro, boa noite. Estou fazendo meu trabalho de conclusão de curso sobre Redes 4G e gostaria, caso possua, que me enviasse material.

    abs

  16. Avatar de Pedro
    Pedro

    Isto é tudo muito engraçado mas o essencial é que eu estou no litoral (Alhadas, Figueira da Foz)
    E 3G inexistente, ADSL fraca qualidade menos de 2Mb/s e muito instavais… portanto… Fico feliz por este avanço de tecnologia mas nada que eu consiga usufruir nos proximos anos…

  17. Avatar de Prodígio
    Prodígio

    De que vale o 4G?

    Só serve atingirmos o limite de tráfego mais depressa…