Vodafone lança o primeiro tablet 4G em Portugal

50 Comentários

Com a disponibilização do serviço 4G em Portugal, as operadoras começaram a ter necessidade de ter no seu catálogo equipamentos que fizessem uso da nova tecnologia. Não se podem imitar a ter apenas equipamentos de acesso à Internet e vão começar a disponibilizar telefones e tablets para fazerem uso da rede 4G.

A Vodafone Portugal lançou ontem o Samsung Galaxy Tab 8.9 LTE – o primeiro tablet preparado para a rede 4G/LTE disponível no nosso País. Este tablet permite a ligação à recém-lançada tecnologia 4G, suportando velocidades que podem chegar a 100 Mbps.


O novo Samsung Galaxy Tab 8.9 LTE vem equipado com o sistema operativo Android Honeycomb (versão do sistema Android específica para tablets) e inclui um processador dual-core de 1.5 GHz, 16 GB de memória interna e um ecrã táctil TFT de 8.9 polegadas.

O Samsung Galaxy Tab 8.9 LTE chega hoje às lojas Vodafone e à loja online por €569,90. Está também disponível com condições especiais para Clientes profissionais e empresas.

Para que os utilizadores possam tirar o máximo partido do novo Samsung Galaxy Tab 8.9 LTE e desfrutem das vantagens da tecnologia 4G, a Vodafone disponibiliza os planos Best Net 4G, com velocidades de download até 50 Mbps ou 100 Mbps e mensalidades de €49,99 e 59,99€, respectivamente.

Aos Clientes que adquiram o novo Samsung Galaxy Tab 8.9 LTE e subscrevam um destes planos, a Vodafone oferece 50% de desconto nas mensalidades referidas durante 24 meses.

Depois do lançamento, em Junho de 2011, do primeiro equipamento de 4ª Geração Móvel (Vodafone Connect Pen K5005), a Vodafone volta a ser pioneira com o lançamento deste tablet 4G, sendo certo que vai continuar a disponibilizar outros equipamentos móveis 4G assim que estiverem disponíveis para serem lançados comercialmente.

Tal como nas anteriores tecnologias de comunicações móveis, a Vodafone está a liderar o desenvolvimento do 4G em Portugal, dotando o País de infra-estruturas de banda ultra-larga para responder à cada vez maior exigência de velocidades e volumes de dados e disponibilizando novos serviços aos seus Clientes através de smartphones, tablets, portáteis e outros dispositivos.

Homepage: Samsung Galaxy Tab 8.9 LTE Vodafone

Partilhar:
Tags:

Comentários

50

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui "ALL" Sousa
    Rui “ALL” Sousa

    So agora e que cheguei à conclusão que o iPad 3 não tem 4G cá em Portugal, eu a pensar que o problema era só na Austrália xD

    1. Avatar de Alexandre

      O 4G do iPad 3 só funciona nos Estados Unidos e Canadá.

      1. Avatar de Joaquim Vieira

        Podem crer ainda por cima que tenho colegas exitadissimos para comprar o Ipad 3 e que levaram uma “bofetada” do 4G xD

        Questiono-me se por acaso a apple irá fazer um update?

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Não sei se a bofetada foi da Apple ou das operadoras nacionais.

          Havia dois lotes na frequencia 2100Mhz que nenhuma operadora comprou.

          Seja como for, acho que a Apple devia ter feito o iPad um pouco mais universal.

          saudações

          1. Avatar de RCS
            RCS

            O ipad só funciona com 4G nos EUA e Canada. Se quisessem lançar um 4G na Europa e no resto do mundo faziam como a Samsung e lançavam um modelo compatível.
            Levas uma bofetada da Apple, principalmente por não te informarem que o ipad não é 4G em 98% dos países do mundo ( um bocado sensacionalista, mas é verdade ).

          2. Avatar de Rui
            Rui

            @RCS,
            “4G LTE apenas é compatível com as redes AT&T e Verizon nos EUA, e redes Bell, Rogers e Telus no Canadá. ”
            Está na página da Apple para quem quer ler 🙂

        2. Avatar de Rui
          Rui

          PS: existe muita gente que compra o iPad na versão wifi e para esses, como é o meu caso, o 4G, 3G ou o que for, não faz falta e só por aí o equipamento é espectacular.

          Além disso, para os conteudos actuais na net, o 3.5G já é muito bom, quando funciona. Era melhor colocarem o 3.5G a funcionar correctamente no país em vez de lançarem o 4G.

          Não estou com isto a desculpar a Apple por ter lançado o iPad com o 4G que lançou

        3. Avatar de Carlos
          Carlos

          Um update de sofware que muda o chip de rádio era um espetáculo!

    2. Avatar de Eu mesmo

      quem aconselhar comprar o Ipad é pq n tem discernimento, tenho dito

      1. Avatar de Eu mesmo

        o ipad 3, o ipad2 aconselha-se pq baixou de preço e está entre no top 3 de tablets

  2. Avatar de Alguem
    Alguem

    Anuncio falso. A TMN quando anunciou a sua rede LTE colocou á venda o Samsung Galaxy S II LTE e o Samsung Tab 8.9 LTE, e a Vodafone não é o primeiro operador a comercializar rede LTE. Todos os ISP moveis tiveram as suas redes LTE desbloqueadas ao mesmo tempo pela Anacom. A unica coisa que a Vodafone fez primeiro foi a publicidade de resto está no mesmo patamar que a TMN. Só a Optimus é que foi a ultima anunciar.

  3. Avatar de Alguem
    Alguem

    ja me esquecia, a pen lte foi disponibilizada antes da rede, tambem por ambas as operadoras (vodafone e tmn)

  4. Avatar de Eurico Pita
    Eurico Pita

    Boas a todos os leitores.

    Só uma questão aqui ao amigo Pedro Simões. Ora a Vodafone lança o primeiro Tablet 4G? Então e a noticia do dia 19 que a TMN Também lançou o mesmo Tablet e o Samsung Galaxy S2 LTE? Ok estive a ler a noticia melhor e reparei que vocês só receberam os equipamentos para testes, e que dentro em breve iriam estar disponíveis nas lojas. Desculpa 🙂

    Quanto ao Samsung Galaxy Tab 8.9, é melhor ou “equivalente” ao 10.1? Isto sem olhar ao aspecto do 4G….

    1. Avatar de Hugo Cura

      O Galaxy Tab 8.9 LTE (P7320) tem melhor GPU e CPU que o de 10.1:
      – MSM8660 Adreno 220 contra Tegra 2
      – dual-core 1.5GHz vs dual-core 1GHz

      Existe muita informação errada acerca do GT 8.9 P7320. Eu tenho-o aqui e com o devido software verifiquei que se trata mesmo de um Adreno 220 (e não Tegra 2) e tem 768MB RAM (e não 1GB).
      Tem uma fortíssima capacidade de captação GPS, nunca me passou um assim pelas mãos.

      1. Avatar de Eurico Pita
        Eurico Pita

        Obrigado Hugo, estou ilucidado….

        De facto já me disseram que o GPS é forte. Fiquei um pouco desapontado com o GPS lock do meu Galaxy S2, demora muito tempo sem a rede 3G.

        Bem um grande abraço e continuação de bons artigos 🙂

  5. Avatar de RF
    RF

    Isto é tudo muito bonito.. mas já viram o preço mensal do 4G? Das duas uma, ou o 3G baixa de preço para que o 4G fique mais barato, ou não iram ter grande sucesso com o 4G em Portugal.. está tudo em crise!

    1. Avatar de Daniel Vieira
      Daniel Vieira

      25€ é caro?

      1. Avatar de Anonimo
        Anonimo

        Esse valor é so por 6 meses e depois ficas agarrado durante mais 18 meses…

        1. Avatar de Hugo Cura

          Não, esse valor é mesmo por 24 meses.

  6. Avatar de aver
    aver

    Só uma precisão quanto ao preço da assinatura, deste e doutros operadores – não é bem um desconto de 50% durante dois anos, é um período de fidelização de dois anos com mensalidades de €25 ou €30.

    Eu não posso fazer um contrato desses com a Vodafone a €25 e depois se vir que na minha zona quado houver uma rede LTE da Optimus – se for melhor mudo. Se e quando houver várias redes LTE, a menos que usem a mesma infra-estrutura (rede de antenas), a questão vai-se pôr como no 3G, sobretudo de início.

    Também convém saber se, mesmo com a assinatura de €50 e de €60 o equipamento está bloqueado ou não e, mesmo desbloqueado, se funciona na frequência da concorência, Isto porque em Portugal há três frequências de LTE (outra, dos 2100MHz, que dava para o novo iPad, a licença foi posta à venda mas nenhum operador a comprou).

    São os meus 2 cts. para a conversa, numa altura em que tenho mais dúvidas que certezas.

    O novo iPad WiFi com ligação à rede 3G custa mais €599. É só um dado para a questão,

    1. Avatar de aver
      aver

      … Custa €599, mais €30

  7. Avatar de The Man
    The Man

    O 3G em Pt ainda é tão instável, o 4G para ser utilizado em condições ja as marcas lançaram mais 5 tablet’s por isso.

    O Facto do iPad não ter o 4g a funcionar em PT não me chateia minimamente, dou muito mais valor a outros aspectos.

    1. Avatar de RCS
      RCS

      Eu por acaso tenho sempre rede 3G por onde ando. Não noto essa instabilidade. Mesmo em movimento, considero a rede 3G já bastante boa ( pelo menos na zona de grande lisboa ).

      Seria interessante o pplware fazer um teste à rede 4G. Principalmente à latência! Se a latência for uma treta, o upgrade para a rede 4G não é uma urgência.

      1. Avatar de Hugo Cura

        Sim, está testado. Será publicado muito brevemente.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Viva,
          Só por curiosidade e se souberem… foram a leilão 2 lotes (F1 e F2) na frequencia 2100Mhz e que ninguem comprou. Se fossem comprados, seriam compativeis com o iPad “4G”? Alguma explicação das operadoras para não comprarem essa frequencia?

          http://www.telemoveis.com/noticias/resultados-do-leilao-4g-lte-portugal-conhecidos-23649.html

          Saudações

          1. Avatar de Hugo Cura

            Sim, seria compatível.
            É simples. Existem conjuntos de frequências utilizados: ou 700/1700/2100 ou 800/1800/2600 [MHz]

            A gama 700MHz não foi colocada em leilão, até porque é nela que está a ser usada a TDT (canal 56 750~758MHz), logo a frequência 2100 ficou imediatamente inviável.

          2. Avatar de Rui
            Rui

            Ok, mas não poderiam comprar a 2100 isoladamente? ou teria que fazer parte do bloco 700/1700/2100?

            Estranhei o facto de ter ido a leilão e ninguem ter pegado nela… 🙂

          3. Avatar de Hugo Cura

            Não sei…
            A frequência 2100 implica um equipamento 700/1700/2100, que “foge” do restante.
            Provavelmente existem normas europeias que regulam este tipo de coberturas, e 2100MHz poderá não estar autorizado para comunicações LTE na europa.
            Repara que só a Vodafone adquiriu nos 900MHz, mas não sei com que finalidade. Ao que parece os 900MHz interferem com a comunicação utilizada na via ferroviária. Eventualmente será para WiMax ou assim, não sei.

  8. Avatar de Eu
    Eu

    A notícia não devia ser actualizada para o lançamento ser ao mesmo tempo de todos os operadores? Pelo que consigo apanhar nas várias noticias parece que ninguem se adiantou na comercialização dos mesmos (ou estou enganado?).
    Esta guerra de quem é o primeiro a lançar e depois sairem noticias incoerentes e erradas não me parece producente.

  9. Avatar de Serva
    Serva

    Boa tarde ,

    A Apple pura e simplesmente com a arrogância que lhe é conhecida , vendeu os equipamentos Ipad só com as frequências dos USA e Canadá , borrifando-se para as outras partes do Mundo , o que por si só demonstra uma grande falta de respeito , daí os Australianos estarem a devolver os Ipads , as desculpas que o 3G é instável em Portugal são uma pura mentira , é evidente que ainda existem pontos de Portugal continental que ainda não recebem qualquer sinal de rede móvel , quanto mais o 3G , mas diria que a nossa percentagem de território sem qualquer cobertura é de certeza absoluta muito inferior a que existe nos USA , no Canada não tenho a certeza , por isso neste caso existem sempre pessoas a tentarem dourar a pílula não sei com que objectivo .

    Cumprimentos

    Serva

    1. Avatar de aver
      aver

      A tua fonte sobre as devoluções na Austrália continua a ser a mesma “A Apple aceita devoluções” … se alguém quiser devolver ?

      https://pplware.sitedev.pt/high-tech/tecnologia-retina-display-explicada/comment-page-1/#comment-519254

  10. Avatar de Serva
    Serva

    Boa tarde de novo ,

    E para as frequências Europeias a Apple só lançará o 4G lte em 2013 , quase no calendário de outro novo IPAD , fantástico não é ?

    Cumprimentos

    Serva

    1. Avatar de Hugo Cura

      É muito provável que essa capacidade surja já este ano no iPhone 5.

      1. Avatar de Eu
        Eu

        Mas apenas para as frequências Americanas, certo!?

        1. Avatar de Hugo Cura

          Não há certezas de nada, mas se a Apple não lançar (já no próximo dispositivo) uma versão compatível com as frequências LTE utilizadas na europa, digamos que vai ficar um pouco aquém.

  11. Avatar de Serva
    Serva

    Hugo ,

    Boa tarde , e achas que se vai chamar Iphone 5 , ou só Iphone , com as specs melhoradas e mais do mesmo ?

    Outra questão que é muito importante , as vendas dos Ipads em todo o mundo vão certamente cair , nem se percebe mesmo nada da estratégia da Apple , ou melhor , talvez confirme o que eu tenho vindo a dizer há umas Luas , a Apple pensa que é o centro do Universo e que tudo tem de gravitar a sua volta , temos N situações a do Flash é uma delas , mas a teimosia em não incluir portas que possibilitem armazenamento externo ou uma livre transferência de ficheiros via Bluetooth ou até fazer uma chamada de vídeo nativamente para qualquer outro dispositivo é prova disso mesmo de uma arrogância extrema que tenta condicionar tudo e todos , ainda bem que existe concorrência senão éramos capazes de voltar a ditadura mas informática .

    Cumprimentos

    Serva

    Cumprimentos

    Serva

    1. Avatar de Hugo Cura

      Não faço ideia… pelo que se vê por aí é bastante provável que a dimensão do ecrã suba, pelo menos, para 4″. Deve também trazer NFC e de certeza que o design será diferente. É esperar para ver.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Espero que continue com o ecrã de 3.5
        É um dos motivos pelo qual opto por apple em vez de android. Por norma os androids de topo tem ecrã de 4 ou superior… e não gosto de equipamentos “grandes”

    2. Avatar de RaCcOn

      Por essa mesma razão é que a esmagadora maioria das marcas vão sempre atrás da Apple.

      Flash, vai deixar de ter suporte para dispositivos mobile.
      Entradas USB, estão e vão desaparecer.

      Tablet, todos se riram quando saiu o primeiro iPad, agora anda tudo com tablets.. 😉

      1. Avatar de Eu mesmo

        lol USB vai desaparecer? vejo mais equipamentos com USB 3.0 q com thuderbold ou lá como se chama, só pelo facto de ter compatibilidade com os equipamentos superiores é um factor mto importante

      2. Avatar de Serva
        Serva

        Não me faças rir a estas horas da noite , sff , já agora também vão desaparecer as HDMI ?

        Tudo com o tempo se torna obsoleto , mas há que ter noção da altura exacta para largar certas tecnologias , e que eu saiba no que se refere ao Flash , já a 3 anos que se anuncia a morte do flash , mas o que é um facto é que ele ainda está aí e mesmo depois da Adobe não dar mais suporte para o Flash ainda vai continuar a existir durante mais alguns anos , alguém se encarregará de dar continuidade .

        Cumprimentos

        Serva

        1. Avatar de Serva
          Serva

          Hugo para quem disse que o flash estava morto ?…é de facto ma ironia , mas é a vida .

          Cumprimentos

          Serva

      3. Avatar de Hugo Cura

        Por falar em flash e iPads… Olhem este vídeo, principalmente no momento que o coloquei a começar:
        http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=n0lnSlGjErs#t=334s

  12. Avatar de Serva
    Serva

    Thanks

    Serva

  13. Avatar de aver
    aver

    Voltando ao tema do Galaxy Tab / LTE. Já alguém comprou um equipamento com LTE ? Que tal ?

  14. Avatar de José Leite
    José Leite

    É preciso é ver uma coisa!!Custa 570 euros(114 contos na moeda antiga),e se vocês aderirem por um qualquer plano tarifário estarão presos por um contrato de 24 meses!!Ou seja,mesmo com a redução de 50% nas mensalidades durante este período,estarão 2 anos a pagar forte e feio!!E,segundo vocês,se a tecnologia 4G não funciona nestes equipamentos não será uma tontice comprá-lo??

    1. Avatar de aver
      aver

      O 4G LTE funciona no Galaxy Tab 4G LTE. Não funciona no iPad WiFi +4G.

      Também “funciona” em todos os tablets só WiFi ligados à rede LTE através de um Router LTE, que é capaz de ser a melhor solução, se de facto a rede LTE valer a pena, porque dá para ligar vários equipamentos com uma única assinatura. Já anda um Huawei por aí.

      Quando sair um do tipo Huawei Kanguru my-fi e eu andar por zonas com LTE experimento.

  15. Avatar de Felipe Brandao
    Felipe Brandao

    a REDE 4G aqui no Brasil vai vir só em 2014?
    comprei um iphone 4S pensando em 4G futuramente e nao sei na verdade se tem disponibilidade 4G nele, mas acho q terá sim, pq nos EUA tem 4G e a ultima geraçao do iphone é o 4S como que nao tem 4G no iphone 4S????

    1. Avatar de Hugo Cura

      O iPhone 4S não suporta redes LTE, conhecidas como 4G.