Vodafone Espanha foi atacada! Acesso a dados sensíveis

16 Comentários

A gigante das comunicações Vodafone sofreu recentemente um ataque, segundo reporta o Instituto Nacional de Cibersegurança Espanhol (Incibe). Do incidente de segurança resultou a exposição de dados sensíveis de clientes.


De acordo com o Incibe, “foi detetado um acesso não autorizado aos dados de um colaborador da Vodafone, através do qual foram comprometidos os dados pessoais e bancários de um número limitado de clientes, os quais foram notificados por SMS ou email.

Segundo as revelações, os dados afetados, que não incluem senhas de acesso, estão associadas a contas de empresas e os seus utilizadores autorizados e particulares, mas não a clientes pré-pagos.

Revela a agência Efe que os dados acedidos incluem o nome, a identificação ou número fiscal, número de contacto, mail, morada e conta bancária dos afetados ou de clientes da empresa prejudicada, além do número de telefone no caso dos particulares.

O Incibe classificou o incidente com um nível de importância alta (quatro em cinco).

No site da Incibe existem uma série de recomendações para os utilizadores afetados.

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jon@X
    Jon@X

    Esta tecnológica parece-me à deriva e vende uma imagem que não corresponde à realidade. Não é a 1ª vez e creio que não será a última. Bem se pode dizer, um gigante com pés de barro!!!

  2. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    A melhor é o aviso para não ceder informações a estranhos, informações essas que a Vodafone não teve o cuidado de manter confidenciais e protegidas. O investimento em cibersegurança por muitas dessas empresas é muito baixo, e depois dá nisto. Os hackers simplesmente aproveitam o descuro destas empresas. Aposto que a Amazon é alvo de tentativas destas diariamente, mas é uma empresa com muitos cuidados.

    1. Avatar de lr
      lr

      A Amazon é uma empresa quê? olha de quem tu foste falar…

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Já viste ser anunciado algum leak dos clientes da Amazon ou da Google? Não me recordo…

  3. Avatar de Jorge Gourmet
    Jorge Gourmet

    A meo e cllaramente a melhor e maia segura operadora em Portugal. Fujam da vodafone e outras que usam os vossos dados e os vendem a terceiros

    1. Avatar de John
      John

      Talvez o problema é que não sabes mas posso mostrar varias imagem em que o grupo Lapsus$ tinha acesso interno a ISP MEO

    2. Avatar de Manuel
      Manuel

      ahahahahahahahahahahahahahaha.
      Deixa me rir mais 1 bocado.

      1. Avatar de John
        John

        Rir Só se for de ignorância 🙂

    3. Avatar de mikado
      mikado

      Vamos lá a ver… A MEO foi atacada, a Vodafone atacada foi e a NOS? Nunca ouvi nada de ataques à NOS.

  4. Avatar de Comentador Comediante
    Comentador Comediante

    Esta empresa está cada vez pior. Parece ter ficado parado no tempo, sem motivo aparente. A Meo há mais dum ano que andava a anunciar projeto piloto de 10Gbps, onde andam os 10Gbps da Vodafone? Em vez disso andaram a perder tempo com “fibra transparente”. Mas isto cabe na cabeça de alguém? Para quê ter fibra em todas as divisões, se a velocidade não passa de 1Gbps (velocidade essa, inclusive, que dizem não ser “garantida”. Para isso um velhinho cabo cat5e fecha e sobra).
    Entretanto a Meo migrou tudo de 1Gbps/200Mbps para 1Gbps/400Mbps. A resposta da Vodafone? Nada…
    Em termos de preços? Tudo igual ou superior à concorrência, para velocidades inferiores. 35 euros por mês para 200Mbps, quando o mesmo na concorrência tem 500Mbps!
    É má gestão, não há outra justificação.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      A desculpa deles é que o serviço deles é superior, por isso paga-se mais.

  5. Avatar de bot101
    bot101

    Não sei se estará relacionado, mas desde manhã que não consigo fazer login tanto no site como na app deles…

    1. Avatar de Luis Henrique Silva
      Luis Henrique Silva

      Somos 2.
      Mas certamente estará relacionado.

  6. Avatar de Luis Henrique Silva
    Luis Henrique Silva

    Agora até o My vodafone está sem acesso.

    1. Avatar de mikado
      mikado

      Só se for em Espanha pois o em Portugal está a funcionar lindamente.

  7. Avatar de Pijama
    Pijama

    É uma vergonha autentica uma operadora de telecomunicações sofrer uma ataque informático de que forma for e não agirem de imediato… Deviam no minimo de ser precessadas e obrigadas a pagar os clientes 3 meses de faturação à borla, aprendiam certamente