Vodafone: Há contactos a aparecer nos telemóveis dos clientes! O que se passa?

49 Comentários

Atualização: Vodafone Portugal esclarece a situação.

Durante o dia de ontem, depois de ser confirmado um ciberataque à Vodafone e de milhares de clientes verem o seu serviço afetado, a empresa iniciou rapidamente os trabalhos para o repor. As comunicações através de ligações 3G ficaram disponíveis logo pela manhã, ainda que com algumas limitações, e à noite o serviço 4G já estava a começar a ser reposto.

No entanto, neste processo, muitos clientes começaram a ver os números da Vodafone a surgir nos seus contactos. Será que foi mais um ataque?


No final do dia de ontem, foram muitos os clientes começaram a reportar problemas relacionados com a app MyVodafone. Em concreto, utilizadores iOS viram surgir dezenas de contactos de apoio da Vodafone na sua lista de contactos.

Clientes Vodafone têm contactos criados que não pediram. É grave?

Ainda que não haja uma declaração oficial da Vodafone Portugal, aparentemente, segundo informações relacionadas, devido ao ataque, a empresa efetuou um reset da APP MyVodafone.

Nesse processo, os contactos de apoio e telemarketing foram adicionados à app novamente, para identificação dos contactos. Depois deste processo, espera-se que a empresa os volte a remover para que deixem de surgir na lista de contactos dos clientes.

Aguardamos que a Vodafone Portugal esclareça esta informação. O mais importante é que o aparecimento desses contactos não fará parte de nenhum novo ataque ao serviço. Recorde-se que, segundo a empresa, não houve roubo de dados de clientes com este ataque.

Neste momento, são ainda muitos os clientes Vodafone que estão a ter problemas de comunicação, mesmo com a rede 3G e 4G.

Atualização [11:45]

A Vodafone Portugal enviou ao Pplware um esclarecimento sobre a questão dos números que estão a surgir a alguns cliente:

A Vodafone esclarece que os números listados debaixo do contacto Vodafone que aparecem em algumas listas de contactos dos clientes pertencem todos à Vodafone. Decorrem de uma funcionalidade da APP My Vodafone, já existente, que permite ao cliente identificar a origem do número chamador associado a campanhas de marketing. O objetivo desta funcionalidade é dar aos clientes a possibilidade de atender, ou não, chamadas provenientes da Vodafone. A disponibilização destes contactos, ao abrigo desta funcionalidade, não está relacionada com o ciberataque.

Caso os clientes não pretendam identificar o número chamador como Vodafone, podem apagar este contacto do telefone.

Última hora: Vodafone Portugal alvo de ciberataque

Comentários

49

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tomaz
    Tomaz

    Muitos clientes continuam sem conseguir receber chamadas!
    A informação de ontem à tarde que a rede 3G para voz está totalmente reposta não é correcta, e as pessoas continuam incontactáveis por chamada de voz desde 2ª à noite, comprovado nas zonas de Lisboa e Coimbra.

    1. Avatar de Vítor M.

      Obrigado pela informação.

    2. Avatar de TugAzeiteiro
      TugAzeiteiro

      Confirmo! E hoje de manhã a TV também está Off!

      1. Avatar de Mikas
        Mikas

        Também fiquei sei TV, mas no dia seguinte desliguei da corrente a TV Box e ao reiniciar voltou ao normal. Experimentem para ver se funciona.

    3. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Na maioria dos casos só estão a funcionar comunicações entre vodafone mas pelo menos os dados moveis parecem estar restabelecidos.
      Serviço TV depende da zona.

    4. Avatar de Ângelo Abreia
      Ângelo Abreia

      Por aqui na zona do Porto já parece estar normalizado pelo menos na rede 3G, consigo enviar SMS, fazer chamadas entre Vodafones e outras redes desde a noite de ontem, durante a tarde de ontem é que fazer uma chamada era só a 3ª o 4ª tentativa que chamava e as SMS chegavam ao destino as vezes com um atraso de 30min

    5. Avatar de mlopes
      mlopes

      sim é totalmente verdade até hoje às 13h e tal em aveiro e ílhavo. a partir dessa hora melhorou mas a utilização do serviço de dados ainda continua com interrupções a esta hora

  2. Avatar de No entanto,
    No entanto,

    Eu na segunda feira, por volta das 20h30, 21h00, tentei instalar uma VPN manhosa no meu portátil, que estava ligado a uma rede Vodafone. Ela não fez o que eu queria (ver conteúdos no KODI), mas não sei o que puderá ter feito….
    Isto pode ter aberto “as portas” para a Vodafone ter sofrido o ataque, e eu ser cúmplice sem querer, ou estou a viajar muito devido á minha falta de conhecimento do que um software manhoso pode fazer?
    (pergunta séria)

    1. Avatar de irritadiço
      irritadiço

      Nada disso, tu e muitos fazem isso. Isso é corriqueiro. Há coisa mais importantes que podem motivar estes ataques. Por exemplo, existe um ou mais provedores de IPTV portugueses que têm como ISP a Vodafone e como é óbvio estáão todos em baixo. Ora estes ditos provedores IPTV oferecem os canais premium a muita gente e sendo o ISP vodafone, instituições anti-pirataria podem ter pedido informações privadas à vodafone sobre estes clientes e a vodafone borrifou-se, então atacaram a fonte via DDOS.

      Um ataque DDOS nunca poderá ser feito de fora para dentro, até pode mas é muito mais difícil ter êxito, tem de ser dentro da rede interna da vodafone. Alguém entrou lá “físicamente” usando engenharia social e usou vários computadores ou aparelhos para fazer o ataque, todos eles ligados na rede interna da vodafone bem configurados remotamente para usarem os recursos uns dos outros ao máximo. E a fonte até pode ser um raspberry pi com aquele linux que nós sabemos dentro do autoclismo de um dos WC da vodafone a fazer o ataque, desde que esteja dentro da rede interna e com privilégios de administrador, que não devia ser fácil, mas algum dirigente ou funcionário com privilégios de administrador descuidou-se na vida pessoal e PIMBA…

      Isto é muita letra e pouco sumo, mas assim de repente digo-vos que vai demorar até estarem a funcionar a 100% e estas empresas tipo Vodafone, NOS, MEO e outras sofrem ataques destes diariamente mas fora da rede interna, o problema é quando o ataque é feito de dentro…

      1. Avatar de No entanto,
        No entanto,

        Fico mais descansado.

      2. Avatar de Ze das Quintas
        Ze das Quintas

        Sim embora não concordando muito que o DDOS não tem tanto efeito de fora para dentro, foi sem sombra de duvida um ataque com alguem com acesso interno a empresa, bastaria sim senhor um raspberry PI montado num wc da rede interna da empresa para ter acesso root, muito similar ao ataque do Mr Robot

      3. Avatar de Cyber
        Cyber

        O problema é que pode ser usada a rede externa para aceder a rede interna e ficar lá sem ser detectado enquanto são escalados privilégios de utilizadores até conseguir provocar danos na rede interna

      4. Avatar de TideMáquina
        TideMáquina

        Tomaste a medicação ao pequeno almoço? Um RPi sozinho não tem como fazer uma rede inteira ir abaixo, deixa de ver séries lol

    2. Avatar de Carlos Almeida
      Carlos Almeida

      Não fique preocupado que não deve ter sido por sua causa que a Vodafone foi atacada.
      O quase total apagão na rede não deve ter origem na sua VPN

    3. Avatar de Saraivada
      Saraivada

      Já viu o transtorno que causou? Faça o favor de se entregar às autoridades.

      1. Avatar de No entanto,
        No entanto,

        A brincar a brincar, ainda ponderei ir lá com o portátil explicar a situação…

        1. Avatar de Samuel MGor
          Samuel MGor

          Não se preocupe!! Quase todos usam VPNs!! Este ataque foi um ataque de RansomWare falhado!! Volto a frisar que NÃO foi através da sua VPN.

        2. Avatar de cat
          cat

          Se está tão preocupado e com tanta vontade, sempre pode lá ir confessar que usa um serviço de iptv ilegal. Acredito que receberá uma multa, a qual poderá servir de expiação para os seus pecados. Em alternativa, vá ao padre que ele lhe manda rezar umas quantas avé marias. Fica bem mais barato !

          1. Avatar de No entanto,
            No entanto,

            Muito agradecido! Vejo que tomou a sua dose diária de sarcasmo.
            Fico feliz que siga os conselhos do médico 😉

  3. Avatar de czarito
    czarito

    Confirmo também a TV off na zona de Braga

  4. Avatar de Str
    Str

    A primeira reacção pública por parte das empresas é tranquilizar os clientes garantindo que os dados dos mesmos não foram comprometidos, mas também já aconteceu dias depois virem desculpar-se dizendo que afinal os dados também foram roubados. Esperemos que não seja o caso. Mas só daqui a mais uns dias saberemos a extensão dos estragos.

  5. Avatar de Pedro
    Pedro

    Acredito que este problema apenas se verifique a clientes iOS que deram permissões de acesso a lista de contactos à aplicação my Vodafone

  6. Avatar de Jorge
    Jorge

    Sempre tive isso no telemóvel. E acho que só acontece no iPhone.

  7. Avatar de Diogo
    Diogo

    Os contactos estão relacionados com campanhas de Marketing.

  8. Avatar de Tiago
    Tiago

    Em Barcelos ainda não tenho TV, e tanto faço chamadas e recebo, como não consigo

    1. Avatar de Zé

      E pagar a conta, já fez?

  9. Avatar de Nuno F.
    Nuno F.

    Ao ver esta notícia, fui ver os meus contactos e, de facto, lá está esta lista toda de números…

  10. Avatar de Aléxis C.
    Aléxis C.

    Eu na Alemanha, continuo sem conseguir aceder às redes 3g, 4g e 5g desde segunda feira. Tenho só acesso muito básico através de edge o que é insuficiente para a maioria das apps funcionarem. :/

    1. Avatar de S
      S

      Mas qual a rede? Vodafone Pt? Ou Vodafone De?

  11. Avatar de Nuno Ferreira
    Nuno Ferreira

    Até ver um exemplo na minha mão não acredito. Não existe protocolos para criação externa de contatos.

    1. Avatar de cat
      cat

      Tb acho que não. Isto tem ares de desculpa esfarrapada por parte da vodafone. Ainda não querem admitir a real extensão do ataque. E talvez nunca o façam.

    2. Avatar de Navegante
      Navegante

      Os desenvolvedores têm permissão para adicionar contactos à lista, e se der permissão à app para aceder à lista de contactos, a app deve coonseguir aceder em background. Deve ter sido esse o caso.

      https://developer.apple.com/documentation/contacts

  12. Avatar de S
    S

    Bom dia. Eu já tinha visto esses contactos no meu telemóvel antes do ataque de ontem e já tinha reportado isso à Vodafone. Só reparei nesses contactos há cerca de uma semana

  13. Avatar de Bill
    Bill

    Box de TV off.

  14. Avatar de Narciso Miranda
    Narciso Miranda

    Fui ver…e nao tenho nada no meu…

    1. Avatar de cat
      cat

      É normal em pessoas a cumprir pena suspensa XD

    1. Avatar de Carlos Almeida
      Carlos Almeida

      O mundo está a ser alvo de ataques cibernéticos sistemáticos

  15. Avatar de Nuno Silva
    Nuno Silva

    Clientes Lycamobile também com os serviços em baixo, visto funcionar em cima da rede Vodafone.

  16. Avatar de SteveRobs
    SteveRobs

    Que sucata de segurança!

  17. Avatar de dptmateus
    dptmateus

    Bom dia,

    E o número +972 3-9786661 que me aparece na listagem com o nome da Vodafone, também é da Vodafone? O indicativo parece ser de Israel.

    AHAHAHAHAHAHAHAA

  18. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Tenham medo… muito medo!
    Isto é o resultado de anos e anos de génios a procurar buracos por onde entrar…
    Todos os emails que voçês abrem de phishing e que ahhh afinal era virus… e que não fizeram nada de especial na altura… voilá… 🙂
    Agora que os Lapsu$ também se estão a aproveitar de tudo e todos para se publicitarem ai isso estão….

  19. Avatar de Carlos Almeida
    Carlos Almeida

    Será que o maravilhoso ADSL da Vodafone está a funcionar?
    Eu tambem pensai que não havia até ver um a fazer uploads a 500K

  20. Avatar de sergio
    sergio

    Isso prova que as operadoras todas, vendem os nossos dados a operadoras terceiras de marketing.
    Nesse caso alguns números são da vodafone outros são empresas de marketing ou call centers marketing associados à vodafone.
    Os nossos contactos valem imenso dinheiro pá.
    O Facebook e Watsapp também vendem os contactos.

  21. Avatar de jhonathan@jhonathan.com
    jhonathan@jhonathan.com

    Gostaria era de abrir my app vodafone ter minhas faturas pagas por 10 anos!

  22. Avatar de Ainda não tá!!!
    Ainda não tá!!!

    09 Fev 16:46
    Além dos serviços de TV ainda intermitentes continuam inativas comunicações de e para a Rede Fixa da Vodafone.
    Para quando um Serviço de Apoio obrigatoriamente GRATUITO para os ISP’s?
    Lembro ainda que as antigas linhas fixas analógicas funcionavam mesmo em situações de falta de eletricidade local e hoje em dia os telefones fixos não funcionam mesmo que tenham 100% de carga de bateria, pois em situações de emergência a rede eléctrica é das primeiras a falhar.

  23. Avatar de Tá quase mas ainda não tá!
    Tá quase mas ainda não tá!

    Além dos serviços de TV ainda intermitentes continuam inativas comunicações de e para a Rede Fixa da Vodafone.
    Para quando um Serviço de Apoio obrigatoriamente GRATUITO para os ISP’s?
    Lembro ainda que as antigas linhas fixas analógicas funcionavam mesmo em situações de falta de eletricidade local e hoje em dia os telefones fixos não funcionam mesmo que tenham 100% de carga de bateria, pois em situações de emergência a rede elétrica é das primeiras a falhar.

    09 Fev 16:46

  24. Avatar de Samuel MGor
    Samuel MGor

    Alerta:
    Os ataques vão continuar até que alguém os pare.