Vodafone obrigada pela Anacom a pagar mais de 1 milhão de euros à MEO

55 Comentários

A ANACOM aprovou recentemente a decisão final sobre o pedido de intervenção para resolução de um litígio entre a MEO e a Vodafone, relativo ao incumprimento dos procedimentos previstos para acesso a postes de telefone, para a instalação de linhas de clientes.

Como resultado desta decisão, e associado a outras imposições, a Vodafone terá de pagar mais de 1 milhão de euros à MEO, pelo tempo em que fez estas instalações e não pagou à MEO.

Anacom MEO Vodafone postes de telefone pagamento

Este litígio resulta da decisão da Vodafone ter deixado de notificar a Altice desde agosto passado para usar os seus postes nas ligações às casas dos clientes. Esta é uma das regras que consta na Oferta de Referência de Acesso a Postes (ORAP).

Na sequência da análise efetuada, a ANACOM entendeu que, não havendo qualquer alteração à versão 3.1 da ORAP, não há fundamento para que a Vodafone tenha deixado unilateralmente de pagar dos valores referentes à ocupação dos postes da MEO e associados aos drops (cabos) dos clientes que foram instalados.

Assim, a deliberação da Autoridade determina que a Vodafone tem de imediato passar a cumprir as regras previstas na versão 3.1 da ORAP, no que diz respeito aos procedimentos relativos à instalação de drops de cliente.

Anacom MEO Vodafone postes de telefone pagamento

A Vodafone fica ainda obrigada a apresentar à MEO os pedidos de instalação de drop de cliente ao, informar a MEO sobre todas as instalações de drops de cliente feitas no período em causa e a pagar os montantes referentes à ocupação dos postes da MEO associados aos drops de cliente.

Como resultado desta decisão, a Vodafone pondera recorrer, procurando contrariar a decisão da Anacom. Do lado da MEO, existe a possibilidade de serem avançados processos contra outros operadores.

A decisão agora tomada pela Anacom vem repor uma situação de ilegalidade que existia há já um ano. A MEO já teria tentado resolver de forma amigável a situação e que irá controlar o cumprimento destas situações, garantindo que irá alertar o regulador caso a situação não se altere em breve.

|Fonte

Comentários

55

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de TSSRK
    TSSRK

    Quando é que a ANACOM toma alguma posição em relação ao traffic shapping e à redução da velocidade da ligação dos utilizadores para compensar o aumento de utilizadores aderentes na zona mas como nao houve aumento nos bastidores quem sofre é o cliente, passa de 12mb para 7mb.

    1. Avatar de int3
      int3

      ADSL? Nem é preciso fazer nada. Tecnologia do século 20.

      1. Avatar de Greenshines
        Greenshines

        E?? Deves pensar que a tec do século 21 te vai safar em caso de colapso. 😛

        1. Avatar de 007
          007

          não interessa de que século é a tecnologia, muita gente neste país tem que gramar com a ADSL e nem os 20 Mb tem direito

          1. Avatar de Arrr
            Arrr

            Ide para o estrangeiro e vede as redes que eles têm em relação a nossa. Mesmo ADSL. QUEM NAO SABE DO QUE FALA E COM O QUEM NAO VÊ

  2. Avatar de miguel
    miguel

    É uma pouca vergonha o que a MEO faz a vodafone em limitar dias e horários de acesso aos postes, quando me vieram instalar a fibra da vodafone o senhor teve que ir embora sem acabar o trabalho porque me disse que a partir das 5:00 não tinha acesso ao poste devido a MEO, e só passado 3 dias a MEO dava acesso e ele podia voltar a subir ao poste.

    E agora a ANACOM vem defender os do costume?
    E o TS que a NOS e MEO fazem ninguém quer saber?

    1. Avatar de duda2018
      duda2018

      A Vodafone faz bem TS na zona de lisboa e ninguém se importa, todas são farinha do mesmo saco, parece que nao mas são!
      Só querem roubar, nao ves os tarifários? so ficaram mais caros! Podiam reduzir

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Não esquecer que devem estar assumir as fachadas dos prédio como postes, lembrar que a mão não paga ocupação nem pede autorização aos donos dodedificiose terrenos para por postes e caixas. E cobra as pessoas passagem de cabos as mesmas.

    2. Avatar de Zé Pedro
      Zé Pedro

      Se fosse ao contrário a Vodafone, faria exatamente o mesmo à MEO ou pior. Limitaria ainda mais dias e horários de acesso a infra-estrutura deles como já acontece em alguns casos

    3. Avatar de Henrique
      Henrique

      E tu acreditas no que ele disse?
      Simplesmente não queria acabar a instalação e deu uma desculpa

    4. Avatar de André
      André

      Eh pá… Desculpa mas foste “comido” pelo técnico da Vodafone. Falso em todos os aspetos…

    5. Avatar de A.m.A
      A.m.A

      Isso é o mesmo que eu querer usar o seu carro sem o seu consentimento!
      Tem de me dizer o de mora….

    6. Avatar de Miguel Ferreira
      Miguel Ferreira

      Desculpa que te diga mas foste mesmo enganado pelo técnico da Vodafone. Essa treta dos horários é ridicula e olha que sei o que falo.

      1. Avatar de António
        António

        Sabe mesmo do que fala? É muito fácil mandar postas de pescado evocando conhecimento sobre o tema. A altice usa e abusa da sua posição dominante no acesso a postes e condutas, obrigando os concorrentes a informar quando têm instalações e limitando as janelas de intervenção, evocando questões de segurança. Estranho que para os seus próprios clientes, o acesso aos postes á noite não acarreta problemas. Enquanto não percebermos que o abuso de posição dominante cria entraves á concorrência e provoca artificialmente aumentos de preços para o consumidor final e menos escolha….

        1. Avatar de Miguel Ferreira
          Miguel Ferreira

          Sei mesmo do que falo. Quanto á posição dominante, porque é que a Vodafone não instala postes, como faz a nós em alguns casos? É caro e não compensa, pois é, mas a Meo tem que instalar e conservar os postes.

          1. Avatar de António
            António

            Miguel, vejamos post do mario. Há janelas de acesso aos postes do Meo para os seus concorrentes

    7. Avatar de Jorge
      Jorge

      Foi bem enganado voce…. Não existe horário para aceder aos postes da PT.

      1. Avatar de Mário
        Mário

        Pode não haver horário, mas o q é certo é q este é imposto à VDF pela PT (09h/18h e apenas dias úteis).

    8. Avatar de Arrr
      Arrr

      Conhece as regras de passagem de drops? Caso não saiba os postes e CVP têm dono. Não é chegar passar cabo e andar.

    9. Avatar de Miguel
      Miguel

      Lol se disse.se que eram ordens do pai natal também acreditavas? Obviamente foi para seguir para outra…

  3. Avatar de Maicon
    Maicon

    A foto a meio da matéria, é de redes áreas/instalações no Brasil. Hehe

    1. Avatar de FESECA
      FESECA

      eu bem que achei estranha tanta confusão de cabos e equipamentos naquele poste!!

      1. Avatar de Arrr
        Arrr

        Aqui até os cabos em paralelo estão acabar

  4. Avatar de mlopes
    mlopes

    parece-me que aqui a verdadeira notícia é a utilização de postes.
    é uma vergonha que, em pleno 2018, ainda se usem postes e respetiva cablagem aérea tanto ao nível das comunicações como da eletricidade

    1. Avatar de arc
      arc

      Nem mais.
      E vamos ainda acrescentar ao tema postes…o uso indevido, da fachada das casas, sem consentimento dos proprietários, e a ENORME burocracia, para se remover essa tralha, e teimam e teimam…mas depois de muito esforço retiram as rendilhagens das fachadas….mas demoraaaaaaaaaaaaaaaa.

    2. Avatar de hommer
      hommer

      o teu comentário é para rir, vê-se mesmo que não tens noção rigorosamente nenhuma de como funciona as instalações tanto das comunicações como da Luz, para dizeres isso… francamente…

      1. Avatar de FESECA
        FESECA

        ele ouviu falar em “pacotes de telecomunicações” e ficou convencido que se compravam no hipermercado mais próximo em embalagens recicláveis de diversos tamanhos.

      2. Avatar de Bart Simpsons
        Bart Simpsons

        Falo da cidade de onde vivo, em Viseu, no centro da cidade, não há um único cabo aéreo. Está tudo nas condutas debaixo da calçada. Por tanto, concordo com o mlopes, mas claro que ainda não é viável fazer isto fora das cidades.

        1. Avatar de Arrr
          Arrr

          Viável é. Não há é €€€€

    3. Avatar de Rosso
      Rosso

      Nem mais. E quem autoriza o espaguete a arruinar a fachada das casas dos cidadãos que nem sequer usufruem dos serviços tv/internet/telefone fixo? Hipocrisia.

  5. Avatar de TT
    TT

    eu pensava que a preferência da Vodafone era paredes de apartamentos. Pelo menos na minha rua é assim, onde há postes/ vivendas não há fibra vodafone, só meo e nos, onde há apartamentos (a 100m das vivendas) há meo, nos e vodafone.

    1. Avatar de JCFB
      JCFB

      errado, aqui na minha freguesia só há vivendas e a fibra (só há da vodafone) passa pelos postes de eletrecidade

      1. Avatar de António
        António

        Porque será? Talvez porque deste modo não tem as limitações artificiais de acesso aos postes ou de sinalizar ao seu concorrente onde e quando tem instalações (e performance comercial)

  6. Avatar de Rafael Encarnação Cardoso
    Rafael Encarnação Cardoso

    É uma vergonha a Anacom defender a monopolização do mercado pela MEO.
    A Anacom afinal serve apenas para defender a MEO e os seus interesses.

    1. Avatar de técnico meo
      técnico meo

      Dou-te um exemplo tu tens um café com parque de estacionamento depois vem o teu vizinho e abre um café ao lado do teu mas este não tem estacionamento, então os clientes dele vão usar o teu estacionamento e ele vai ganhar dinheiro á tua conta!
      A vodafone se que usar as infraestruturas das outras operadora tem de pagar!

      1. Avatar de Bart Simpsons
        Bart Simpsons

        Concordo parcialmente, mas agora imagina se cada uma das operadoras tivesse os seus postes, em vez de 1, tinhas 4 pontes lado a lado. Como é obvio não faz qualquer sentido.

      2. Avatar de Rafael Encarnação Cardoso
        Rafael Encarnação Cardoso

        Um mac em Coimbra decidiu fechar o estacionamento com grades, por que muita gente que lá estacionava nem ia a esse mac.
        Achas que as pessoas foram perder tempo a ir lá dentro para pedir para abrir a grade? As pessoas deixaram de estacionar, assim com os clientes que iam aquele mac deixaram de lá ir.
        Já imaginou se por essa lógica as companhias de água e luz também tivessem que colocar infraestruturas próprias?

  7. Avatar de Apialentejo
    Apialentejo

    A pergunta é:
    Quem paga a ocupação do terreno pelos postes aos donos dos terrenos, usados e ocupados normalemente sem qualquer autorização dos propriétarios ??

    1. Avatar de Avelino Cavadas
      Avelino Cavadas

      Pois lá isso é verdade

  8. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Ainda há desses postes?
    Parecem postes do terceiro mundo.
    Cá na cidade juntam os cabos às paredes das casas. Devia cobrar à Meo e Vodafone, e talvez a EDP por colocarem os cabos na parede da minha habitação.

    1. Avatar de Avelino Cavadas
      Avelino Cavadas

      Deviam quando fazem as estradas porém uns tubos debaixo da estrada para as comunicações mas era quando as estradas são feitas passava tudo por baixo não era passado. Anos não sei porque as câmaras e juntas não passam logo o gaz e telecomunicações de baixo da estrada em vez de passar aos bocados gastavam mais algum e depois cobravam às operadoras uma taxa por. Passagem ganhavam dinheiro penso eu

  9. Avatar de s_junior
    s_junior

    Burrice dos nossos governantes ao perder o controlo da infraestruturas de telecomunicações do pais.
    Também cenas feridas pelo estado só dá m€rd@….

  10. Avatar de s_junior
    s_junior

    *geridas

  11. Avatar de COCHICHO
    COCHICHO

    METAM MIUDAS EM BIKINI QUE ASSIM NINGUÉM SE QUEIXA

    1. Avatar de Falcão Azul
      Falcão Azul

      Ah,ah,ah. 😀 😀 😀

  12. Avatar de Cordeiro
    Cordeiro

    Será legal as operadoras fixarem os seus cabos nas fachadas dos edifícios?
    É recorrente ver cabos arrancados e pendurado s de qualquer maneira menos edifícios que se encontram com obras de conservação, daí advindo perdas de sinal ou avarias. Quem é responsável por isso?

  13. Avatar de Cordeiro
    Cordeiro

    Será legal as operadoras fixarem os seus cabos nas fachadas dos edifícios?
    É recorrente ver cabos arrancados e pendurados de qualquer maneira nos edifícios que se encontram com obras de conservação, daí advindo perdas de sinal ou avarias. Quem é responsável por isso?

  14. Avatar de nop90
    nop90

    Postes, cabos em paredes privadas, parece que estamos em 1998.
    Que vergonha de país não ter uma infraestrutura subterrânea bem pensada e esquematizada gerida por uma entidade neutra. Oh, mas isso não dá votos…

  15. Avatar de Filipe
    Filipe

    Pagas taxas de exploração nas faturas para quê?
    Pagas IMI para quê?
    Pagas por pagar?
    Uma coisa é propriedade privada, a outra e exploração de propriedade pública. A vodafone apenas deveria pagar ao estado assim como comunicar ao estado ou à entidade gestora da rede. Nunca a um concorrente que pode usar técnicas de monopólio de mercado.

  16. Avatar de Benny
    Benny

    Questiono eu, na qualidade de mero cidadão contribuinte quais os critérios utilizados quer pela ANACOM, quer pelo Tribunal que proferiu essa sentença uma vez que pelos vistos a legislação tem 2 pesos e 4 medidas pelo que passo a referir
    – Enquanto cidadão, e para instalar energia eléctrica na minha casa tenho que custear todas as infraestruturas para o efeito. São minha propriedade já que as comprei, paguei e suportei até a carga fiscal. Porém, após o prazo de 10 anos, a infraestrutura passa a ser pública e qualquer pessoa pode aceder e utilizar sem qualquer tipo de encargo ou restrição.
    Ora sendo que a Lei não pode reconhecer privilégios a empresas ou grupos económicos, questiono eu, se alegadamente, a decisão judicial não terá sido ajeitada ao gosto de alguns compadres… e vá -se lá saber porquê. ..

    Senhores da VODAFONE não vão em cantigas.

  17. Avatar de Hugo Marafona
    Hugo Marafona

    Deixem-se estar pois a vodafone não é coitadinha nenhuma.
    Já perdemos muitos clientes por eles empatarem a fibra partilhada e andarem em cima como caes a ver se o cliente passa pa vdf.

    E ausencia de postes? As camaras que gastem dos bolsinhos deles e façam tubagem que para nós tecnicos até é bem melhor! Agora nos postes a PT manda, no chão é para todos e quem é o operador privado que faz isso com o dinheiro dele? Já foste xD

    Querem subterrâneo, as camaras que façam 🙂

  18. Avatar de Damiel
    Damiel

    Toda a infraestrutura que a MEO tem hoje não foi paga com o dinheiro do Zé povinho quando essa valente bosta a que chamam empresa ainda era pública?
    Vergonhoso

    1. Avatar de Hugo Marafona
      Hugo Marafona

      E que culpa tem a MEO nisso???
      O nosso governo maravilhoso é que a vendeu de borla, e a MEO como empresa privada que era ficou sem dizer que não

      Você não fazia igual? Lol

      1. Avatar de FESECA
        FESECA

        a rede de cobre foi vendida à PT (ainda não existiam Meo’s nem Teo’s) em 2003 pela Ministra das Finanças de Durão Barroso, Manuela Ferreira Leite de seu nome, por 500 M€. melhor dizendo, foi mais dada que vendida.

  19. Avatar de Vanessa Silva
    Vanessa Silva

    Não sei qual a veracidade deste anúncio ainda á pouco tempo e muito embora o ADSL esteja a desaparecer e ainda b. Vim me com necessidade de instalar essa tecnologia. Algo que demorou bastante tempo devido a autorização por parte da meo. Eles estão no mínimo a ser informados contrariamente ao q consta este anúncio duvidoso. Será por ser sapo?? Pois…